Como funciona o Agile Marketing nas Startups?

Saiba como o Agile Marketing otimiza sua empresa, facilitando e agilizando a resolução de problemas!O Agile Marketing veio para solucionar os problemas dos empreendedores, sem reduzir a produtividade de uma equipe. Por meio dessa estratégia, é possível efetivar a solução de problemas, otimizando até mesmo o funcionamento de uma empresa!

Portanto, para saber como o Agile Marketing funciona, continue a ler nosso conteúdo e otimize a produtividade e os lucros de seu negócio!

O que é Agile Marketing?

O Agile Marketing, ou Marketing Ágil, é uma estratégia que visa dividir um problema a fim de resolvê-lo mais facilmente. Ou seja, uma grande tarefa é dividida em partes menores, sendo realizadas por uma ordem pré-determinada: prioridade, prazo, facilidade, etc.

Ao final de cada etapa de realização de uma tarefa, uma parte do projeto está pronta, podendo até mesmo ser entregue.O Agile Marketing lida com o planejamento, gestão de tempo e adaptabilidade dos profissionais de marketing.

Sendo assim, Agile Marketing trabalha com planejamento, gestão de tempo e adaptabilidade dos profissionais de marketing.

Portanto, o agile marketing auxilia na adaptação de mudanças que, no ambiente digital, são constantes.

Para realizar essas adaptações, o agile marketing utiliza de diversos sistemas e métodos que facilitam essas mudanças. Alguns desses métodos são:

É fato que existem diversas outras metodologias utilizadas e até mesmo algumas criadas unicamente para uma empresa. Sendo assim, continue a ler para conhecer sobre essa estratégia imprescindível!

Como surgiu o Agile Marketing?

O termo agile marketing teve sua origem no setor de TI, na área de desenvolvimento de software. Afinal, esse segmento é o que mais recebe mudanças e atualizações em um curto período.

Veja os aplicativos, por exemplo. Eles estão em constante mudança, passando por atualizações semanais e até diárias.

Além disso, ainda há as mudanças relacionadas à experiência do usuário, imprescindível em todo projeto de TI.

Portanto, foi-se necessária a origem de uma estratégia que facilitasse e otimizasse esses projetos. A partir disso, outras áreas também passaram a aderir à estratégia de agile marketing!

Assim, os profissionais de marketing conseguem aderir às alterações e mudanças com maior facilidade e efetividade!

Como funciona o Agile Marketing nas empresas?

Vamos apresentar os 8 fundamentos do agile marketing que visam grandes e relevantes resultados para empresas. É válido lembrar que não se tratam de regras, visto que algumas empresas precisam personalizar alguns elementos das metodologias.

Entretanto, os fundamentos que vamos apresentar agora são bastante relevantes para diversos segmentos de empresas. Portanto, saiba mais sobre cada fundamento e veja quais podem ser adaptados para seu negócio!

1. Motivação da equipe

O primeiro elemento que vamos apresentar agora está relacionado às equipes de marketing das empresas. Como você já sabe, ter uma equipe profissional e capacitada é essencial para o sucesso de uma empresa!

A motivação da equipe reflete na qualidade dos produtos e na produtividade dos profissionais!Assim, criar e manter uma motivação positiva das equipes é imprescindível, já que tem influência direta na produtividade. Ou seja, a motivação da equipe reflete na qualidade dos produtos e na produtividade dos profissionais!

Sendo assim, trabalhe para manter seus colaboradores sempre motivados, focados em criar e entregar o melhor produto ou serviço para seus clientes e leads!

Por meio de treinamentos, workshops, e-books, ambientes inovadores e aprendizado constante, por exemplo, as equipes poderão trabalhar mais motivadas!

2. Atenção nos clientes

Assim como a equipe, os clientes são fundamentais para o sucesso de todos os negócios e segmentos de mercado! Afinal, os consumidores são os que adquirem produtos e mantêm a economia em constante circulação.

Entretanto, muitos empreendedores ainda enxergam o cliente de forma errada. Eles acreditam que os clientes só fazem parte do processo final: a compra. Além disso, após a compra, muitas empresas desconsideram o valor desse cliente, focando na captação de novos.

No entanto, os clientes devem ser considerados muitos antes do consumo final. 

Todo produto deve ser criado com foco nos clientes. Assim, é necessário ter em mente algumas questões como:

  • Como o meu produto pode solucionar o problema do cliente?
  • Quanto meu cliente pode pagar por essa solução?
  • Como posso chegar ao meu cliente, mostrando-o que posso resolver seus problemas?
  • Como satisfazer meu cliente?
  • Como agregar valor ao meu produto a partir da satisfação dos clientes?

A partir disso, a satisfação do cliente deixa de ser um fim e passa a ser um meio também!

Portanto, saiba que para o aumento de seus lucros e da expansão de seu negócio, os clientes são imprescindíveis! Sendo assim, saiba como entregar produtos e serviços positivos, relevantes e efetivos para seus clientes.

Além disso, é importante manter contato com seus clientes para que eles não sejam apenas mais um consumidor. Trabalhe o valor de cada cliente a partir da estratégia de pós-venda, por exemplo!

3. Comunicação efetivaA comunicação da sua empresa deve ser objetiva, clara e efetiva a fim de que a interação com seus consumidores seja positiva para seus negócios!

A comunicação de uma empresa engloba basicamente os dois tópicos acima: equipe e clientes!

Portanto, é imprescindível que ela seja clara, verídica e unificada, a fim de que seja efetiva!

A partir disso, faça com que a comunicação da sua empresa seja relevante para todos. Afinal, ela é uma das faces do seu negócio. Ou seja, a comunicação é uma das responsáveis por apresentar informação ao mercado, a fim de otimizar uma empresa e atrair clientes!

4. Agregar valor

É imprescindível trabalhar para sempre agregar valor ao seu negócio. Portanto, trabalhar com marketing de conteúdo, por exemplo, é uma das maneiras de entregar produtos de qualidade para seus clientes. Assim, você agrega valor ao seu negócio!

Com a criação de conteúdo, você passa a trabalhar seus clientes e leads com base no funil de vendas. A partir disso, você consegue prever possíveis erros, realizar ajustes para otimizar as vendas e aprimorar a visão dos seus clientes sobre sua empresa!

Uma outra estratégia imprescindível para agregar valor à sua empresa, é o Branding. Com isso, você otimiza a visão do mercado e dos consumidores com relação ao seu produto/serviço e marca!

5. Atenção aos detalhes

Entregar produtos de qualidade em um tempo ágil é fundamental para o sucesso de um negócio. Entretanto, esse processo só é positivo se feito de forma contínua. Ou seja, qualidade e agilidade são relevantes quando trabalhados continuamente!

6. Estratégias práticas

É imprescindível planejar e analisar. Entretanto, para que o planejamento e a análise sejam efetivos, eles devem ser colocados em prática!Planejar e analisar estratégias é essencial em todas as equipes de uma empresa. Entretanto, essas estratégias só serão relevantes se forem funcionais!

Portanto, dê ênfase em ideias que possam ser colocadas em práticas de forma rápida e efetiva. Assim, você terá acesso a informações reais e concretas sobre o mercado, as vendas de seu produto, seus consumidores, etc.

Além disso, você parte para o estágio de teste, lançando sua empresa no mercado e interagindo com informações factuais!

7. Sintético, não simples

Primeiramente, sintético e simples são normalmente utilizados como sinônimos. Entretanto, esses dois termos devem ser diferenciados.

  • Sintético: refere-se a algo completo mas objetivo. Se tratando de um aplicativo, por exemplo, ele deve solucionar todos os problemas de um usuário de forma prática e objetiva. Ao mesmo tempo, ele não possui burocracias e outros obstáculos que impedem certas ações no uso do app.
  • Simples: já o adjetivo simples, refere-se ao minimalismo. Assim, o mesmo app terá as principais funcionalidades que solucionam alguns problemas do usuário. Diferentemente do sintético, o simples foca nos principais itens, limitando diversos outros elementos secundários, por exemplo.

Portanto, cabe a você e a sua equipe aprender quais as dificuldades e obstáculos de seus clientes. Assim, você poderá criar produtos cada vez mais completos, sintéticos e relevantes para seus consumidores!

8. Análise e avaliação de desempenho

O último elemento do agile marketing, refere-se a análise e avaliação do desempenho. Após a realização de diversas estratégias, é imprescindível analisar os dados para verificar os resultados dessas estratégias!

A partir disso, sua equipe poderá tomar decisões mais coesas e fundamentadas. Portanto, acompanhe as métricas e analise quais estratégias devem ser mantidas e quais devem ser substituídas ou otimizadas!

Como trabalhar o Agile Marketing na estratégia de Conteúdo do seu negócio?

Lembra que falamos sobre agregar valor ao seu negócio por meio da criação de conteúdo? É fato que existem várias estratégias a fim de otimizar um negócio. Entretanto, o marketing de conteúdo que citamos como exemplo é a principal forma de aprimorar a visibilidade de sua empresa!Conheça e selecione os tipos de conteúdo para serem trabalhados em seu negócio, otimizando e aprimorando sua empresa frente o mercado e os consumidores!

O seu conteúdo, – seja ele sobre a produção de vídeos, evergreen content ou as tendências de Design para 2019é uma ação duradoura!

Com a criação de conteúdo, você agrega valor a sua marca e solidifica resultados positivos, permanentes e relevantes!

Sendo assim, é importante trabalhar algumas técnicas em sua empresa, como:

  • Interação com seu público-alvo: é imprescindível que seu negócio esteja presente nas redes sociais utilizadas por seu público-alvo. A partir disso, sua comunicação será relevante, aprimorando a interação com seus leads e clientes;
  • Feedback da sua persona: por falar em público-alvo, criar uma persona e considerá-la em suas decisões é fundamental. Portanto, crie conteúdos de qualidade para esse público, visando sua satisfação e feedback positivo;
  • Adaptação ágil a alterações: inovar é uma das chaves para o sucesso de uma empresa. É imprescindível criar coisas novas e interagir de formas diferentes a fim de modernizar e adaptar com facilidade frente aos novos obstáculos do mercado.

Portanto, com uma equipe profissional, será possível trabalhar o agile marketing na sua estratégia de conteúdo de forma efetiva!

Conclusão

Por fim, agora que você leu tudo sobre agile marketing, é hora de relembrar os principais pontos desse texto para concretizar seus conhecimentos!

  • Agile Marketing são as estratégias que visam resolver problemas de forma rápida e relevante;
  • O agile marketing utiliza de alguns métodos para simplificar a resolução de problemas, como: o método Scrum, Kanban, Lean Development, Feature-Drive Development, RUP e OpenUP;
  • O agile marketing surgiu, primeiramente, na área de TI e passou a ser utilizado no setor de marketing e comunicação;
  • O agile marketing considera 8 elementos que resultam em fatores positivos para os negócios. Esses elementos vão desde a atenção aos clientes até a análise e verificação de métricas.

Sendo assim, você já pode começar a implementar o agile marketing em seu negócio! Se você pretende tornar sua empresa ainda mais ágil e efetiva, que tal aprender sobre o Machine Learning?

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