Utilizando o App Marketing como estratégia digital

Aprenda já a utilizar o App Marketing como estratégia digital para alavancar o seu aplicativo no mercado, conseguindo destaque entre os concorrentes e otimizando seus negócios!Como vivemos em um era dominada pelos aplicativos, utilizar o App Marketing como estratégia digital é imprescindível. Ou seja, é necessário criar maneiras de garantir o sucesso de um app, principalmente se for novo no mercado. Para aprimorar as oportunidades de sucesso de seu negócio digital, é necessário também divulgá-lo, trabalhando relações entre um app e seu público. Além disso, os canais a serem trabalhados devem ser selecionados a partir do conhecimento desse público.

O que é App Marketing?

Como vivemos em uma era digital, as informações circulam rapidamente e novidades surgem todos os dias. Portanto, é necessário focar nos clientes, atraindo-os constantemente! E é aí que entra o App Marketing como estratégia digital.

O App Marketing refere-se a uma estratégia cujo objetivo é atrair usuários para realizar o download de um app.

Além disso, o app marketing tem a capacidade de garantir que os usuários utilizem o aplicativo de forma contínua! Essa estratégia faz com que o aplicativo seja constantemente utilizado, agregando valor e gerando interação!

Como o App Marketing é essencial para o sucesso de um aplicativo?

O App Marketing como estratégia digital, tem papel essencial no sucesso de um negócio. E com negócios digitais não é diferente.

Portanto, utilizar o marketing para alavancar o seu aplicativo agrega diversos benefícios ao seu negócio.

Cria expectativa

O que muitos empreendedores não sabem, é a importância de utilizar o marketing antes mesmo do lançamento de um produto ou serviço.

Ao divulgar um aplicativo antes de seu lançamento, você gera curiosidade e cria expectativa nos usuários. Além disso, ao gerar essa espera pelo novo app, você reúne informações sobre o seu público. Isso pode se tornar outro benefício, que discutiremos mais adiante desse texto.

Portanto, trabalhe também na campanha e no planejamento de pré-lançamento de seu app! Utilize o App Marketing como estratégia digital para alavancar o seu app antes mesmo de seu lançamento!

Preserva o interesse após o lançamento

Se você já lançou o seu app e não utilizou do app marketing durante o pré-lançamento, não se preocupe!O App Marketing tem a capacidade de prolongar o uso de um app após o seu lançamento no mercado!

O App Marketing como estratégia digital pode ser utilizado também após o lançamento.

É claro que o uso do app marketing antes do lançamento é importante. Entretanto, utilizá-lo para manter o interesse após o download é igualmente fundamental!

Só porque alguém baixou o seu app não significa que ele será utilizado por bastante tempo. Você deve trabalhar para manter o interesse do usuário pelo seu aplicativo, especialmente durante os primeiros dias após o download.

Aumenta a atração e retenção de usuários

O App Marketing como estratégia digital fará com que mais pessoas que possuem interesse em seu segmento baixem o seu aplicativo. Entretanto, ele fará também com que essas pessoas utilizem o seu app de forma constante e contínua.

Destaque no mercado

Além dos benefícios apresentados acima, o App Marketing como estratégia digital possibilita seu destaque no mercado. Com a grande quantidade e opções de apps, encontrar novas maneiras de se destacar é primordial!

Portanto, ao utilizar o App Marketing como estratégia digital, você trabalha uma das várias formas de atração de clientes.

Como utilizar o App Marketing como estratégia digital de forma efetiva?

Utilizar apenas o App Marketing como estratégia digital pode não trazer os benefícios desejados para a sua empresa. Apesar de não existirem regras, há algumas ações que podem ser usadas para que essa estratégia seja efetiva.

7 dicas para otimizar o sucesso de seu app

Conheça o seu público alvo

Primeiramente, em todo planejamento de marketing, é necessário conhecer o seu público alvo, também conhecido como segmento alvo. Como o marketing refere-se à comunicação, é necessário saber com quem você está falando. Assim, uma mensagem será entregue e compreendida de forma positiva. Portanto, ao utilizar o App Marketing como estratégia digital, preocupe-se com a forma de comunicar uma mensagem.

Para conhecer o seu público alvo, você deve agregar e coletar informações sobre seus clientes e potenciais clientes. Há algumas maneiras de definir o seu público alvo, sendo as mais utilizadas:Conheça o seu público alvo para otimizar a comunicação entre a sua empresa e os seus clientes e potenciais clientes!

A partir dessas estratégias e ferramentas, você obtêm informações cruciais sobre seu segmento alvo, como:

  1. Idade;
  2. Ocupação/Cargo;
  3. Segmento de empresa em que trabalha;
  4. Redes sociais que utiliza;
  5. Principais problemas e dificuldades;
  6. Soluções que busca;
  7. Tempo gasto no ambiente online.

Efetivando o App Marketing como estratégia digital, o conhecimento de seu público alvo pode agregar benefícios ao próprio app. Se você entende que a maior parte de seu público alvo utiliza o sistema iOS, você pode realizar atualizações para esses dispositivos, por exemplo.

Converse com seu público

As pessoas que utilizam o seu app ou apps similares ao seu, têm opiniões que podem melhorar bastante um produto ou um serviço. Portanto, esteja atento aos comentários positivos, mas também aos problemas que esses usuários reportam sobre os apps.

Como eles utilizam constantemente um aplicativo, os usuários conhecem os reais problemas do produto. Ou seja, ouvir o que eles têm a dizer pode ser um grande diferencial de seu negócio. Assim, ao colocar App Marketing como estratégia digital em prática, saiba que o seu público pode ser um grande parceiro na busca pelas melhorias de seu aplicativo.

Conheça os seus concorrentes

Conhecer os seus concorrentes é tão importante quanto conhecer o seu público alvo. A forma como os seus concorrentes trabalham pode te dar insights positivos para melhorar suas ações de marketing. Além disso, você conseguirá perceber quais tipos de ações de marketing engajam e atraem – ou não – o seu público.

Saiba então como funcionam os apps de seus concorrentes, observe o que há de positivo e negativo e, principalmente, o que há de diferente. Esteja atento ao diferencial de seu negócio para que você possa agregá-lo ao App Marketing como estratégia digital de sua empresa!

Utilize do ASO

ASO significa “App Store Optimization” e corresponde ao SEO do Google, mas para aplicativos. Seja na Google Play Store ou na App Store, o ASO pode ajudar a garantir o sucesso do App Marketing como estratégia digital de seu aplicativo.

Ao utilizar o ASO para planejar as palavras-chave de seu app, você irá apresentá-lo ao público alvo e o número de downloads de seu app será otimizado.Ao realizar buscas na internet, os usuários utilizam de termos específicos para encontrar uma determinada informação ou app. Nos dispositivos mobile, para encontrar um aplicativo, os usuários utilizam as lojas de apps. Portanto, no meio de um oceano de apps, é necessário fazer com que o seu app seja mais facilmente localizado. E é aí que entra o ASO.

O principal objetivo do ASO é analisar palavras-chave. Essas palavras-chave referem-se aos termos utilizados pelos usuários para encontrar algo de seu interesse no momento. Esses termos previamente determinados, têm o poder de trazer mais resultados, no Google, para um site ou blog, mas também para as lojas de aplicativos.

Para que essa estratégia seja positiva, certifique-se que a palavra-chave principal esteja no nome desse app. As outras palavras-chave devem estar na descrição do aplicativo.

Analise as métricas

Analisar as métricas das suas ações é imprescindível para o sucesso do App Marketing como estratégia digital. É uma maneira de descobrir se seus esforços foram positivos ou negativos. Caso sejam positivos, você saberá que pode continuar utilizando dessa estratégia. Se forem negativos, você poderá descobrir meios de otimizá-los!

Há algumas ferramentas que podem ser utilizadas para essa a realização dessa análise e vamos apresentá-las à você!

Engajamento

O engajamento refere-se ao conjunto de informações ligadas ao uso do aplicativo. A frequência com que seu app é utilizado, tempo por sessão em que o app é utilizado, quais e quantas telas estão abertas por sessão, etc.

Funil de vendas

Se você está envolvido no universo do empreendedorismo, provavelmente já deve ter ouvido falar do funil de vendas. Caso não conheça, o funil de vendas é uma estratégia de atração, captação e conversão de clientes. Ele possui 3 etapas:Utilizar o funil de vendas em sua empresa pode ser a chave para o sucesso de seus negócios!

  • Topo de funil: você utilizará de ideias e conceitos que são do interesse do público que você pretende atingir. Entretanto, isso deve ser feito de uma forma superficial, para atrair potenciais usuários, não estando diretamente ligada ao seu negócio.
  • Meio de funil: no meio do funil,  suas estratégias serão um pouco mais direcionadas, já que o potencial cliente compreende que necessita de uma solução para o problema que possui.
  • Fundo de funil: na última etapa do funil, é o processo de conversão. Aqui, o potencial cliente se torna um cliente e deve ser trabalhado a fim de efetivar a fidelização do mesmo.

A partir destas etapas, você saberá quem faz o download de seu app, quem utiliza a versão paga e quem utiliza a gratuita, entre outros.

Retenção

Para medir a retenção, você deve saber qual o exato conceito de usuário ativo. Assim, você poderá saber o número de usuários considerados ativos de seu aplicativo.

Receita por cada usuário e custos

A partir da divisão da receita total do app pelo número de usuários ativos, você irá saber qual o valor da sua receita por cada usuário.

Os custos podem ser basicamente divididos em dois tipos:

  1. A divisão entre o valor investido em um determinado tempo e o número de downloads.
  2. O mesmo valor investido pelo número de usuários ativos.

Há também uma ferramenta, o Mobile App Analytics, que fornece informações relevantes sobre um aplicativo. Com isso, ele auxilia no crescimento e desenvolvimento de aplicativos!

Portanto, utilize de ferramentas e estratégias para medir os seus esforços e verificar se o seu aplicativo está sendo efetivo no mercado!

Utilize Call-To-Action

Os Call-To-Actions, ou CTAs, referem-se à chamadas que convencem um usuário a realizar uma determinada ação. Os CTAs devem ser trabalhados atentivamente para que sejam efetivos. Eles variam de acordo com cada objetivo do negócio.Utilizar Calls-to-Action pode ser um fator de sucesso para os seus negócios, já que visa atrair os seus clientes para realizar uma ação.

Ou seja, se você pretende aumentar o número de downloads de seu app, é interessante utilizar CTAs que apresentam um argumento positivo para os usuários.

Se você possui um app de meditação, por exemplo, é interessante criar CTAs como:

  • “Comece o seu dia de forma relaxada”;
  • “Saiba como otimizar a sua produtividade”.

O objetivo principal de um CTA é criar um desejo no usuário, a partir de seus interesses. Portanto, quanto mais CTAs bem pensados forem utilizados maiores as taxas de conversão. Isso resultará no sucesso do App Marketing como estratégia digital!

Site Mobile Friendly

Os buscadores privilegiam sites que são Mobile Friendly, ou seja, sites que se adaptam em diferentes plataformas e dispositivos, principalmente os mobile (smartphones e tablets).

Portanto, caso o seu aplicativo tenha um site, certifique-se de que ele é Mobile Friendly.

Recursos visuais

Outro ponto importante a ser considerado são os recursos visuais, imagens e vídeos, que permitem melhor visualização de funcionamento de um app. Nas lojas de apps, além das palavras-chave na descrição, coloque screenshots de algumas funcionalidades de seu app. Isso fará com que o usuário entenda mais sobre o seu app antes de baixá-lo, aumentando as chances de download.

Redes Sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas para que os usuários compartilhem o seu app com amigos e família, aumentando a taxa de downalods!Em plena era digital, utilizar as redes sociais é imprescindível para qualquer tipo de negócio, principalmente os digitais. Então, saiba utilizar as mídias sociais para estar próximo de seu público alvo, construindo sua presença no ambiente online.

Acrescentando botões de compartilhamento, você pode fazer com que usuários compartilhem o seu app com amigos e familiares. Além disso, você ainda pode incentivar os usuários a compartilhar o app, oferecendo descontos, acessos premium, entre outros. Com isso, o App Marketing como estratégia digital será positivo, otimizando o número de downloads e cadastros.

Se tratando do relacionamento com seu público alvo, você pode utilizar as mídias sociais para solucionar dúvidas e problemas que os usuários possam ter. Além disso, você pode utilizá-las para informar os usuários sobre novidades e atualizações de seu aplicativo.

Algumas ferramentas para divulgar novos aplicativos

Há algumas ferramentas que auxiliam suas ações de App Marketing como estratégia digital. Não há ferramentas melhores que outras e, sim, ferramentas mais apropriadas que outras. Tudo dependerá dos objetivos do seu negócio.

Algumas das principais ferramentas são:

  1. App Annie: fornece informações sobre os apps bem classificados e quais possuem maior número de downloads, além de monitorar os concorrentes e apps similares;
  2. Appsee: apresenta insights sobre o comportamento do usuário em tempo real;
  3. Apptivo: tem como objetivo construir e consolidar a marca do aplicativo, melhorar a experiência do usuário e também acompanha o comportamento e interações do usuário;
  4. Localytics: oferece análise de dados sobre o seu aplicativo, apresentando ações positivas e negativas de seu produto;
  5. Optimizely: trata-se de uma ferramenta de teste A/B, que permite testar variações diferentes de design, abordagens, etc, a fim de verificar qual a melhor versão;
  6. Sensor Tower: oferece informações sobre os apps bem classificados e mais baixados, além de dicas para que o seu app também seja melhor classificado;
  7. Tune: aprimora a experiência do usuário através dos testes A/B, informa o que pode ser melhorado dentro do aplicativo, analisa impressões, instalações, cliques, etc. Além disso, tem a capacidade de medir a eficácia de anúncios que são investidos em dispositivos mobile.
  8. UpSight: analisa métricas, disponibiliza testes A/B, automatiza o marketing e otimiza anúncios pagos dos apps.

Conclusão

O App Marketing tem o poder de aumentar o número de downloads de um aplicativo. Além disso, ele trabalha o relacionamento entre seu app e o usuário que realizou o download. Isso deve-se ao fato de que o App Marketing trabalha tanto o pré-lançamento quanto o pós, aumentando o ciclo ativo, ou seja, o tempo de uso de seu app.

Portanto, agora que você já sabe a importância de realizar o App Marketing, que tal aprender sobre Mobile Marketing para otimizar a divulgação de seu negócio nas plataformas mobile?

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