Automação de conteúdo em empresas

Conheça todos os benefícios de trabalhar com a automação de conteúdo em empresas!A ideia da automação de conteúdo em empresas vem ganhando seu espaço no mundo do empreendedorismo e da tecnologia.

A possibilidade de automatizar certos processos que irão trabalhar conjuntamente para o sucesso e a maior produtividade de uma empresa, se torna desejada e imprescindível em todos os segmentos do mercado.

O que significa a automação de conteúdo?

Primeiramente, para compreender o que é e quais as funcionalidades da automação de conteúdo em empresas, é necessário conhecer um pouco sobre o conteúdo e sua produção.

O que é conteúdo?

Se você já ouviu falar sobre Marketing de Conteúdo, provavelmente ouviu também sobre o conteúdo trabalhado nessa estratégia. Esse conteúdo pode se dar através de:Conheça alguns tipos de conteúdo criados para atrair e converter leads.

  • E-books;
  • Webinars;
  • Blogs;
  • Email Marketing;
  • Redes Sociais;
  • Vídeos;
  • Templates;
  • White Papers.

Todo conteúdo é criado e oferecido à clientes e potenciais clientes de uma empresa ou startup, como forma de engajá-los. Esse potenciais clientes, também chamados de Leads, serão atraídos pelo seu conteúdo. Com isso, a partir da estratégia do Funil de vendas, esses leads passarão por diversas etapas.

Ao final, o interesse dos leads pela sua empresa irá se converter em vendas, transformando os leads em clientes do seu negócio.

Portanto, automação de conteúdo refere-se a um grupo de softwares que trabalham de modo automático para converter os visitantes e usuários de seu conteúdo em leads. Por fim, transformando-os em verdadeiros clientes.

Essa automação funciona como um atendente personalizado. Digamos que, por exemplo, você tenha um e-commerce. Cada visitante que acessa sua loja e busca seus produtos, terá um atendimento individual a fim de concretizar uma ação. Neste caso, a ação que deverá ser efetuada é a de compra.

Como funciona a automação de conteúdo em empresas?

Agora que você já entende um pouco mais sobre o Marketing de Conteúdo, podemos aprofundar no tema desse post.

Automação do Conteúdo tem o significado em seu próprio conceito: automatizar o conteúdo criado, ou seja, fazer com que o conteúdo criado seja oferecido aos leads de forma automática.

A partir do momento que um visitante demonstra interesse em seu conteúdo, ele se torna um lead.Essa automação, entretanto, se inicia no momento de conversão de um visitante. Lembra do lead que explicamos há pouco? Então, a partir do momento que esse visitante (de seu site, por exemplo) demonstra interesse em seu conteúdo, ele se torna um lead. Portanto, agora você consegue captar mais informações sobre seu cliente, a fim de conhecê-lo melhor.

A vantagem dessa ideia, é que, anteriormente, esse lead era só mais um visitante em seu site. E, agora, ele demonstrou interesse em seu conteúdo e em sua empresa.

Com isso, você pode atendê-lo de uma maneira melhor, concretizando interesses tanto desse lead como da sua empresa. Ou seja, se o seu cliente encontra as informações que precisava, dentro do seu conteúdo, ele pode realizar as ações que necessitava.

Ao mesmo tempo, a sua empresa também realiza ações que necessitava, pois, a partir de um conteúdo de qualidade, conquistou mais um visitante, que se torna um lead e, provavelmente, se tornará um cliente!

E é aí que o processo de automação de conteúdo em empresas entra em ação!

É no processo de pós-conversão que a automação de conteúdo é realmente utilizada. Agora que você possui vários novos clientes, o que fazer para fidelizá-los?

E a resposta é: nutrição!

Você deve nutrir seus clientes utilizando o que? Seu conteúdo!

Você deve oferecer ainda mais conteúdos para educá-los sobre sua empresa. E, assim, reforçar o relacionamento entre seu negócio e seus clientes!

E com o processo de automação de conteúdo em empresas, você consegue suprir todas as necessidades de todos os novos clientes!

Porque trabalhar com a automação de conteúdo?

Há diversos benefícios derivados da automação de conteúdo em empresas. Vamos citar os mais relevantes e de maior impacto.

Frequência de publicações

A partir da automação de conteúdo em empresas, há a possibilidade de aumento na frequência de publicações, tanto em blogs como em redes sociais. Esse aumento na frequência permite:

  • Determinação prévia de publicações, que estabelece um padrão de entregas;
  • Publicações frequentes, o que aumenta a visibilidade e alcance da empresa;
  • Maior engajamento sobre as publicações, já que pode-se determinar dias e horários de publicação.

Divulgação do conteúdo

Com os conteúdos prontos e otimizados para serem oferecidos aos leads e clientes, você pode divulgar esses conteúdos em diferentes plataformas. Assim, você pode atingir públicos que não são constantes em diversas redes sociais. Ou seja, alguns clientes podem utilizar do Facebook mas não do Instagram. Por isso, você deve apostar em diversas plataformas digitais para atingir todos os clientes e potenciais clientes.

Portanto, através da automação de conteúdo em empresas, torna-se possível programar as publicações em diversas plataformas, disseminando o seu conteúdo no âmbito virtual.

Qualidade de publicações

A partir dos conceitos de padronização e divulgação citados anteriormente, tem-se a qualidade.É imprescindível manter o foco na criação e divulgação de um conteúdo relevante e de qualidade!

Você pode estabelecer um padrão de publicações e divulgá-las em diversas plataformas. Entretanto, se o conteúdo não for relevante e nem de qualidade, seus esforços serão em vão.

Em meio à enorme quantidade de informações facilmente acessadas, os usuários online buscam, e reconhecem, um conteúdo de qualidade. Portanto, esteja atento ao tipo de conteúdo que será criado, e se certifique que ele seja relevante, verdadeiro e de qualidade.

Concretização das estratégias

Com a automação do conteúdo, você consegue programar e monitorar as etapas do funil de vendas, a fim da conversão de leads. Você pode programar as etapas de forma individual, dando ênfase a cada potencial cliente.

Outro aspecto positivo da automação do conteúdo em empresas, é a produtividade da equipe de vendas da sua empresa. Antes de os leads serem trabalhados por essa equipe, eles serão trabalhados de modo individual. Ou seja, os esforços da equipe de vendas só serão utilizados no momento em que o lead ser considerado um prospect.

Equipe enxuta

The Lean Startup é um livro que trabalha a ideia de criar startups de sucesso a partir de uma equipe enxuta.Já que o trabalho de preparação do lead é realizado de forma automática, não é necessário manter uma grande equipe de marketing.

Portanto, você pode ter na sua equipe, profissionais realmente necessários para o funcionamento e crescimento de seu negócio.

Ao contrário do que muitos pensam, ter uma equipe enorme não significa maior produtividade. Há até mesmo um livro do autor Eric Ries, chamado “The Lean Startup“, que trata exatamente da importância de manter uma equipe que seja realmente necessária.

A partir disso, a automação de conteúdo em empresas permite, também, maior produtividade.

Gerenciamento de contas

A partir da estratégia de automação de conteúdo em empresas, você garante uma maior produtividade, já as postagens não precisam ser feitas manualmente. Além disso, caso você gerencie contas de seus clientes, com a automação, as chances de publicações serem feitas em contas erradas, são reduzidas.

Outro ponto interessante, é o fato de que postagens e publicações podem ser realizadas nos finais de semana, sem afetar a vida pessoal dos profissionais. Se você está se perguntando qual a necessidade de postar durante o final de semana, saiba que há uma forte necessidade, mas que depende do segmento do cliente.

O Instagram, por exemplo, é mais acessado nos finais de semana, entre 13 e 18 horas. Então, se você possui uma pizzaria e quer atrair mais clientes durante o fim de semana, porque não anunciar no Instagram, durante o fim de semana? Portanto, é claro que publicar aos fins de semana não é obrigatório. Isso dependerá do cliente e das redes sociais. O Facebook, por exemplo, já não atrai tantos usuários à sua rede a entre sexta e domingo.

Portanto, pesquise sobre os melhores horários, bem como horários a serem evitados, para gerenciar melhor as contas e canais da sua empresa!

Mensuração de resultados

A automação de conteúdo em empresas permite o monitoramento e a mensuração das informações oferecidas aos visitantes e clientes. Com as Landing Pages, por exemplo, é possível perceber quais tipos de conteúdo foram de maior interesse dos usuários.

Você tem conhecimento, também, do número de acessos ao seu site, leitores do blog, número de e-books baixados, abertura de emails, entre outros. A partir disso, você pode continuar apostando nas estratégias que funcionaram bem, e também aprimorar os materiais e conteúdos que não foram tão relevantes para os leads.

Maior número de vendas

Este é o benefício mais desejado a partir da automação de conteúdo em empresas: o crescimento das vendas.

Com a estratégia de automação, os leads serão trabalhados de forma individual, o que oferece melhor garantia para a conversão destes em clientes. A partir disso, os leads serão, certamente, convertidos em clientes, já que concretizarão vendas.

Portanto, a automação permite maior preparo dos leads pela equipe de marketing de uma empresa, acarretando em vendas.

Relacionamento com o cliente

Com a automação de conteúdo em empresas, o relacionamento entre empresa e cliente é otimizado!O relacionamento com o cliente é fortalecido e otimizado a partir da automação de conteúdo. Isso deve-se ao fato de que cada cliente é trabalhado de forma personalizada.

Se a sua empresa lança uma enquete, por exemplo, questionando qual o melhor sabor de pizza, com a automação, você perceberá qual cliente respondeu queijo e qual respondeu pepperoni. E é claro que eles serão trabalhados de formas diferentes.

Os clientes que escolheram queijo, por exemplo, serão direcionados para conteúdos relevantes aos seus interesses. A mesma estratégia ocorrerá para os que escolheram pepperoni.

Portanto, a partir da automação de conteúdo em empresas, você pode personalizar e, com isso, otimizar o atendimento com cada cliente. Por fim, o relacionamento entre a sua empresa e o cliente, será fortalecido.

Qual profissional pode realizar essa automação?

A criação de conteúdo para a atração de potenciais clientes é, geralmente, realizada por um redator ou um profissional de marketing. Para criar o conteúdo, é necessário que o colaborador escreva bem e se atualize sempre, para que possa oferecer conteúdos relevantes e de qualidade. Entretanto, é importante que este profissional tenha conhecimentos em marketing de conteúdo para que seus esforços sejam concretizados.

A estratégia de SEO pode aprimorar o trabalho do marketing de conteúdo.

Algumas estratégias podem auxiliar os criadores de conteúdo, aumentando as chances de sucesso dos materiais criados. Dentre elas estão:

Portanto, se você deseja trabalhar com a criação de conteúdo, é necessário ter conhecimento das estratégias de marketing de conteúdo, para garantir o sucesso de seus materiais.

Algumas ferramentas 

Há várias ferramentas para otimizar a automação de conteúdo e empresas, algumas gratuitas e algumas pagas. Não há, necessariamente, uma ferramenta melhor que a outra. Isso dependerá dos objetivos de comunicação que a sua empresa pretende atingir.

Geração de Leads:

Email Marketing:

Relacionamento com o cliente:

Conclusão

Portanto, investir em automação de conteúdo em empresas é um ponto bastante positivo para se diferenciar entre os concorrentes a aumentar a produtividade de seu negócio. Agora, que tal ler um pouco sobre a estratégia de Mobile Marketing para atingir mais clientes e concretizar vendas?

[Total: 0    Média: 0/5]