Boostrapping – comece sua startup

Boostrapping, um incentivo que opera com o minimo de recursos.O que falta para tirar sua ideia do papel? Recursos? Apoio? Financiamento? Podem existir diversas formas de conseguir todo esse aporte e impulsionar sua empresa. Uma dessas maneira é o Boostrapping, um incentivo que opera com o minimo de recursos.

O que é Boostrapping? 

A expressão Boostrapping surgiu nos anos 50 e vem se tornando cada vez mais importante para as startups. Difícil de traduzir mas com fácil entendimento,

Você sabe o que é boostrapping?  Tem o significado de um chute inicial e para empresas significa dar um chute inicial para abrir sua Startup em que você usará os seus próprios recursos e preferencialmente economizando o máximo que você puder! Veja nossas dicas sobre boostrapping e empreenda já!

Você enxuga todas as despesas como na Lean Startup e não receber apoio financeiro de nenhum investidor.

Esse foi um termo muito usado no século XIX para descrever tarefas difíceis e até mesmo impulsiveis, como pular uma cerca alta puxando suas próprias botas com as mãos. Fazendo a analogia, Boostrapping para a startup é chegar aos objetivos quando não se tem um ambiente favorável.

Boostrapping possuem valores básicos e fortes.Apesar de ser uma startup começando de uma maneira bem enxuta e pequena, Boostrapping não tem o objetivo de gerar pequenos lucros que sejam o suficiente para se manter. Startups como Boostrapping, geralmente possuem valores básicos e fortes, como sempre visar a satisfação do cliente. Outra característica é não especular, os empreendedores procuram avaliar todas as possibilidades de negócio e sempre seguros de suas decisões. empresas como Microsoft e Dell começaram como uma Boostrapping, pois tem a característica de possuir grande potencial no mercado e serem experientes.

Dicas para agir ao realizar um Boostrapping

  • Monte um site bem simples, pois toda empresa precisa de um site para que você faça sua divulgação no meio digital.  No começo, como seus recursos são poucos utilize de estruturas gratuitas, e depois você vai otimizando Não é impossível crescer iniciando sua Startup com boostrapping!com o tempo.
  • Busque um lugar adequado para o seu trabalho e para que os seus clientes possam te procurar para fechar contratos. Para sair mais em conta você pode utilizar de coworkings ou dividir espaço com outras empresas.
  • Contrate serviços de extrema importância, nessa hora é preciso que você e o seu sócio economizem até poder ir construindo sua equipe aos poucos. Então contrate os serviços que você realmente não consegue realizar sozinho.

Estrutura do Boostrapping

É importante que o empreendedor esteja disposto a aperta as economias, pois todo capital investido na empresa será dele, podendo muitas vezes ter um gasto que está fora do planejado por esquecer de pequenos detalhes.

Quando falamos em boostrapping queremos dizer que você vai abrir uma empresa através de uma economia que você fez durante algum tempo, ou pode pegar emprestado com banco, amigos ou até mesmo a família em último caso.

É importante deixar claro que este investimento partirá somente de você e não terá auxílio de um investidor. VocêNão deixe de tirar sua ideia do papel empreenda através do boostrapping! deve estar com medo e inseguro de arriscar, mas tem jeito sim de montar sua Startup com poucos recursos, na verdade você precisa saber como aproveitar o seu dinheiro.

Você pode empreender com uma jornada dupla ou através de uma reserva financeira. Explicando melhor, quando você empreende através de uma jornada dupla você pode continuar no seu emprego atual e abrir uma Startup, assim você financia seu novo negócio com parte do seu salário e se dedica a noite e alguns fins de semana.

Já com a reserva financeira você provavelmente guardará seu dinheiro quando estiver trabalhando em outra empresa até sua Startup estabilizar e você poder pedir demissão.

E qual é a vantagem do Boostrapping? Liberdade e inovação no meio empreendedor! Afinal, não tem nada melhor do que fazer o seu tempo e investir em uma ideia que já estava pensando há mais tempo.  Parece impossível, mas sabemos que muitas empresas já iniciaram assim, o importante é ter foco e determinação!

Como abrir uma Startup com Boostrapping?

Se o seu capital não for o suficiente, tome cuidado quando pensar em fazer empréstimos com familiares e amigos, pois se sua startup não der certo, você ficara em uma situação complicada. Mas se mesmo assim precisar de um empréstimo, tenha em mente que o banco não é seu parceiro.

Se o seu negócio trouxer um retorno financeiro maior que o esperado ou se acabar com todo o seu capital o banco vai receber o mesmo montante do dinheiro independente do resultado da sua startup.  Além dessas formas de empréstimo, existe o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o FINEP ( Financiadora de Estudos e Projetos) que exige burográcia e receber o financiamento também.

Boostrapping é um tentativa de alçar seu empreendimento.Uma boa estrategia é manter o emprego fixo enquanto o seu negócio ainda não toma forma, e só depois com a segurança financeira dedique-se somente a startup.

É preciso tomar cuidado quando tiver muitas tarefas e não conseguir focar em uma de cada vez de acordo com as prioridades. Se tiver um sócio no Boostrapping é mais recomendável que um fique na empresa e o outro tenha o trabalho paralelo.

No bootstrapping começamos o negócio sem ajudar externas, por isso você precisa ter cuidado. O ideal é  fazer um planejamento detalhado antes de começar no trabalho. O empreendimento não é tarefa fácil  portanto monte um modelo de negócio eficaz, o CANVAS é um bom início. O Boostrapping é um tentativa de alçar seu empreendimento, com um mercado dinâmico e com concorrentes que inovam sempre.

Quando falamos que muitas pessoas acreditam ser um negócio difícil de se criar através do boostraping eles não estão completamente enganados, pois o boostrapping não é para qualquer um. É um número bem reduzido de pessoas que iniciam uma Startup através do Bootstrapping pois suas características são bem limitadas. Entretanto se você não tiver coragem de iniciar o seu negócio através do boostrapping não se desespere, existem as aceleradoras, investidores anjos e outros recursos que não se encaixam aqui no boostrapping mas que também são caminhos para montar uma Startup!

Diante disso, esperamos que você tenha aproveitado o conteúdo ao máximo e empreenda seja através de boostrapping ou de outra forma! Coloque sua ideia fora do papel e torne-se um empreendedor! E que tal aprender um pouco mais sobre plano de negócios?

 

[Total: 1    Média: 5/5]