Brainstorming- Dicas e benefícios para uma chuva de ideias

Ganhe as melhores estratégias através do brainstormingCriada pelo publicitário Alex Osborn a brainstorming é conhecida como uma técnica de chuva de ideias que pode fazer a diferença na sua Startup! O brainstorming é um conjunto de um grupo para exposição de algo que precisa ser resolvido e em conjunto você vai obter ideias e soluções.  Aprenda como fazer um brainstorming na sua empresa e confira os benefícios.

 

O que o brainstorming faz dentro da minha empresa?

Ter um relacionamento bom com sua equipe contribui para que o brainstorming flua melhor, porque se sua equipe tem uma boa interação ela terá mais liberdade na hora de expor as ideias, será mais verdadeira e a chance de obter uma solução eficiente é bem melhor. Você pode Toda ideia é valida em um brainstorming, seja para mudar o rumo da chuva de ideias ou para trazer o diferencial para seu produto.separar materiais para cada um estudar individualmente e depois fazer uma reunião com todos, assim você escuta todas as propostas de soluções e decide em conjunto qual é a mais adequada.

Essa técnica pode ser utilizada por várias partes da empresa, seja na publicidade em criações de campanhas de marketing ou em soluções de programação por exemplo. Também, podem ser utilizada na criação de personas ao criar um app, na construção de palavras-chaves, criação de textos, reestruturação de projetos, entre outros.

Dicas para facilitar o brainstorming:

Essas dicas de ferramentas e de como aproveitar melhor um brainstorming vai fazer toda diferença! A primeira dica é bem simples: Post-it! Quando se está fazendo um brainstorming eles são muitos práticos para as ideias as quais vão surgindo.  Mesmo porque eles podem ser um bom ponto de Conte com sua equipe, a ideia de um dos seus membros pode ser a chave que faltava para o seu produto!partida para começar a chuva de ideias. Essa técnica acaba coma possibilidade de apenas uma pessoa dominar a discussão. Além disso, essa técnica do Post-it permite que nenhuma pessoa seja influenciada por outras ideias.

Outra dica essencial para a chuva de ideias funcionarem, quem estiver ouvindo todas as ideias deixe que cada pessoa apresente apenas uma solução, após todos apresentarem se mais alguém tiver mais de uma solução volte nesta pessoa, é importante todos participarem e ouvir a todos sem priorizar ideias.

Uma dica complementar a de cima é deixar bem claro para a equipe não fazer nenhum julgamento precipitado, isto interrompe a criação de ideias e nesta e em próximas vezes isso pode prejudicar algum membro e ele hesitar de falar, e outras ideias que pode ser aproveitadas na empresa.

Você pode utilizar a técnica de brainstorming para diversas oportunidades dentro da sua empresa:

  1. Pode usá-lo para determinar causas e problemas.
  2. Definir o planejamento passo-a-passo de um projeto.
  3. Usa-lo para definir em qual problema ou oportunidade trabalhar.
  4. Criar novas ideias de projeto.

Além de ser muito benéfico para sua empresa o brainstorming encoraja as pessoas a trazerem todos os tipos de ideias de projetos independentes se elas forem boas ou ruins.  Quanto mais ideias melhor! Pode ser um processo divertido, basta todos seguirem as regras de uma boa convivência que o brainstorming flui saindo da forma tradicional de pensar colocando você a frente dos seus concorrentes.

 

Cuidado!

  • Não leve mais de 12 pessoas para a reunião, e separe sua equipe por grupos.
  • Busque quantidade ao invés de qualidade, a parte de seleção de ideias fica para depois, quanto mais, melhor.
  • Traga pessoas com perfis diferentes para diversificar a chuva de ideias
  • Tenha um material de estudo já organizado.
  • Ideias ruins devem ser bem aceitas e sem nenhum questionamento para não quebrar o fluxo de ideias
  • Não cometa o erro de deixar apenas 3 pessoas ocuparem 70% falando suas ideias , a oportunidade para todos é essencial, se não a chuva de ideias não faz nenhum sentido.

Estratégias de brainstorming – confira!

Você sabia que pode usar a técnica de brainstorming oposta?  Se o objetivo da chuva de ideias é melhorar tal produto você fará um brainstorming oposto de como piorar aquele produto, e isto pode ser feito para qualquer pauta do brainstorming.  Acredita-se que analisando a ideia de maneira inversa é possível criar novas ideias. Muitas vezes a equipe fica com um bloqueio Não desmereça ninguém em um brainstorming as ideias são essenciais para a construção de um bom produto.criativo, ideias assim pode facilitar o processo.

O mapa mental também é outra estratégia a ser utilizada no processo de brainstorming! Também conhecido como mindmapping. Você precisa em primeiro lugar escrever o que precisa ser solucionado de forma bem resumida e circular as principais palavras que indicam o problema. Essa técnica funciona muito bem para quem possui facilidade com conteúdos visuais e ela pode ser aplicada a equipes virtuais.

Após isso, você precisará conectar palavras em comuns que liguem todas elas. Ao você analisar as palavras separadamente você consegue criar conecções entre ideias que muitas vezes você não tinha percebido antes.

Outra estratégia é a utilização de um mural, você colocaria muitas palavras e imagens relacionadas ao tema escolhido, esse mural pode facilitar a criatividade da equipe, sendo que ele vai estar exposto para todos, além disso, pode ser aplicada ao meio digital também!

Você precisa ter alguns cuidados para utilizar o brainstorming sem arruiná-lo:

  • Dê chance a todos, você precisa se atentar a isto ao invés de priorizar membros da sua equipe.
  • Não deixe a conversa algo maçante, deixe as pessoas a vontade e não prolongue a técnica para não prejudicar a qualidade das ideias.
  • Deixe sua equipe pensar individualmente primeiro antes de reunir sem ter nada pronto.
  • Escolha o percursor do projeto, ou seja, quem vai realiza-lo dentro da empresa para ser o decisor.
  • Preste atenção na dinâmica dos grupos.

Muitas vezes somos desencorajados a dividir um ponto de vista por acreditar que não vai ser possível ser aplicado. Hoje, podemos ver que isto pode ser um mito em nossas cabeças, o brainstorming trás essa oportunidade da equipe se unir para somar resultados positivos.

Esperamos que você tenha entendido todas as dicas e tome o cuidado necessário para poder utilizar essa técnica. Ela bem aplicada trás um benefício muito grande para sua empresa. Que tal conhecer sobre tecnologia colaborativa?

[Total: 1    Média: 1/5]