CANVAS: Modelo de Negócio

CANVAS modelo de negócioVocê já deve ter pensado no que pode fazer para estruturar melhor suas ideias e o seu modelo de negócio de forma bem simples. Ainda não descobriu um jeito? O CANVAS é o que você precisa.

 

 

 

 

O que é o CANVAS: Modelo de negócio?

Para alcançar o seus objetivos como empreendedor, é necessário a organização interna do seu investimento, você deve saber quem é o seu cliente, qual a importância do problema que você pode resolver, como lucrar financeiramente e tudo deve estar em ordem para entregar satisfação ao seu cliente. Com esses e outros aspectos o seu Modelo de Negócio estará em formação.

O CANVAS pode te ajudar muito, a metodologia criada por Alex Osterwalder e Yves Pigneur, apresentada no livro Business Model Generation (Quadro de modelo de negócios), é um ferramente simples que facilita obter todos os aspectos do seu empreendimento em uma folha.  Auxiliando nos processos de criação, diferenciação e inovação dos projetos, a ferramenta CANVAS é muito usada em Startup e empresas novas para definir o Modelo de Negócio, mas também é útil para empresas já em andamento.  A montagem do CANVAS fornece um mapa com os pontos chaves para o seu negócio, o que não subsistiu o seu plano de negócio em si, pois é uma ferramenta usada mais para o dia a dia.

Vantagens do CANVAS

  • CANVAS - Modelo de NegóciosFormação rápida da proposta para potencializar os objetivos, antes do produto ou serviço.
  • Fácil identificação do Modelo de Negócio.
  • Ajuda a apontar e eliminar o que é mais importante no momento.
  • O Painel é de fácil mudança, podendo fazer uso de posts its, para acrescentar ou eliminar alguma informação, além de poder ser uma forma de organização estética.
  • Direciona as pessoas envolvidas no projeto na mesma proporção, assim todos conhecem os objetivos e aspectos da empresa de uma maneira simples.
  • Cria envolvimento igual de todas as partes envolvidas, viabiliza a oportunidade de opiniões de todos, gerando indicadores para inovações estratégicas.
  • Além de reduzir tempo e recursos para a sua produção.

É importante lembrar que o Modelo de Negócio é diferente de Plano de Negócio. Com a ajuda do quadro, você poderá aperfeiçoar o seu Modelo de Negócio. O CANVAS possui vantagens diferentes do plano de negócio. O plano de negócio é mais detalhado, requer maior tempo para produzi-lo e empresas novas que não conhecem muito bem suas variáveis podem acabar fazendo um plano fora da realidade.

Passo-a-passo CANVAS

A melhor maneira de preencher o CANVAS é imprimir o quadro e ir preenchendo com anotações dos elementos nos post-its, para melhor visualização use uma cor diferente para cada elemento. Se preferir preencher o CANVAS em formato digital também é possível pelas ferramentas  Web2CanvasCanvanizer ou o aplicativo Sebrae Canvas. O processo de preenchimento é mais satisfatório e completo quando feito em equipe, pois a discussão e inovação de ideias geram melhor resultado em grupo.

CANVAS: Modelo de Negócio

O CANVAS cobre as quatro principais áreas de um negócio: clientes, oferta, infra-estrutura e viabilidade financeira.

1. CANVAS Segmento Clientes:

É o seu público-alvo, ou seja, define as pessoas ou empresas que você irá atender. É importante montar um perfil do seu cliente, (como as pessoas que utilizam seu produto/serviço se comportam? Quais são suas necessidades? Qual a sua idade?). Não existe um perfil perfeito do seu cliente, mas montar características que possivelmente ele possui ajuda a reconhecer melhor o mercado consumidor. Lembrando que você pode ter vários segmentos de clientes distintos para o modelo de negócio do CANVAS fazer sentido. Por exemplo, as plataformas de jogos como Play Station e Xbox. Essas plataformas tem o segmente de cliente “Jogador” e o segmento de clientes “Produtores de Jogos”. Os jogadores somente irão comprar o console caso tenha bons jogos criados para ele. Em contrapartida, os produtores de jogos só irão produzir jogos caso haja jogadores na determinada plataforma. Portanto, os dois segmentos de clientes são necessários para o funcionamento do modelo de negócio. Fique atento pois pode ser o caso do seu projeto!

2. CANVAS Segmento Canais:

Modelo de Negocio CANVAS seguimento clienteDepois de esclarecer quais são seus potenciais clientes, é hora de decidir qual o meio de comunicação você chegará até eles, como será feita a distribuição e venda do produto ou serviço. Isso inclui estrategias de marketing na área da comunicação e a maneira que a empresa será divulgada. Na parte de distribuição é como o cliente compra e recebe o produto ou serviço, como a compra online e o recebimento pelos Correios por exemplo. Nessa etapa considere o canal no qual o seu cliente seja alcançado com maior eficácia levando em conta o custo-beneficio. Qualquer tipo de contato que você tiver com o cliente pode ser considerado um canal. Se neste processo você necessita enviar um e-mail para seu público-alvo, e-mail também seria um canal.

3. CANVAS Segmento Relacionamento com Cliente:

A empresa deve estabelecer uma relação com o cliente, para melhor atende-lo futuramente e fideliza-lo, pois influencia a experiência de cada consumidor com a empresa.  Pode ser o relacionamento pessoal (baseada na interação humana), self-service (a empresa fornece todos os meios necessários para que o cliente consiga se auxiliar por conta própria, como em sites) ou automatizadas (um tipo de self-service com serviços automatizados, como em empresas de telecomunicação). Que tipo de relacionamento os clientes espera que você tenha com eles? Qual é o custo de cada um? Como ele se integra ao restante do seu modelo de negócios? Essas perguntas podem te orientar para escolher a melhor forma de relacionar com o cliente.

4. CANVAS Segmento Proposta de Valor:

Proposta de valor CANVASTalvez seja um dos mais importantes blocos no preenchimento do CANVAS. É a descrição de forma simples sobre o que a empresa oferece e a forma que ela se diferencia dos concorrentes. Deve conter os motivos que os clientes vão escolher comprar na sua empresa, seja ela a satisfação, inovação e outros aspectos. Você deve ressaltar caraterísticas que diferenciam sua empresa como: preço, personalização, design, conveniência, causas defendidas, projetos sociais/ambientais, posicionamento no mercado, dentre outros. A proposta de valor do CANVAS está diretamente ligada a solução do problema que o seu público alvo enfrenta. Tente identificar quais são as dores e os problemas passados pela sua clientela, através desses problemas identifique quais são as propostas de valores que encaixam e solucionam os mesmos. Como dito no segmento clientes, caso você tenha mais de um cliente, consequentemente terá propostas de valores diferentes para cada um deles. É recomendável a utilização de post-its da mesma cor para um determinado segmente de cliente e sua respectiva proposta de valor. Desta forma o CANVAS fica ainda mais fácil a visualização.

5. CANVAS Segmento Atividades-chave:

São as ações necessárias para você entregar ao seu cliente a proposta de valor, nelas estão incluídas os processos que você irá utilizar como: desenvolvimento de software, marketing e produção.  Deve estar em harmonia com o canal, relacionamento com o cliente e outros aspectos do CANVAS. Não é necessário descriminar ações necessárias em todos os tipos de negócio, como “pagamento de contas” ou outras atividades nesse sentido. Tente adicionar atividades que estão diretamente relacionadas com os demais blocos e que, caso elas não existam, todo o modelo de negócio não funcionaria.

6. CANVAS Segmento Recursos-chave:

Como o nome já induz, são os recursos mais importantes para manter e dar suporte a sua empresa. Eles podem ser físicos, financeiros, intelectuais ou humanos. Para cada modelo de negócios são necessários diferentes recursos. A empresa beeStart  por exemplo, oferece serviços para transformar ideias inovadoras em aplicativos de celular gerando lucro, os recursos necessários giram principalmente da mão-de-obra de pessoas capacitadas nas áreas de programação de softwares e design. Caso você seja uma aceleradora de empresas, como a Techmall, um dos recursos primordiais seria o próprio espaço físico que é oferecido às startups aceleradas.

7. CANVAS Segmento Parcerias:

Parcerias no Modelo de Negocio CANVASSão as alianças de negócios que completam o seu quadro, são os fornecedores e parceiros para mantar em perfeito funcionamento a empresa, principalmente se forem responsáveis por alguma atividade-chave.  São exemplos de parcerias: alianças estratégicas entre não competidores, competição (parcerias estratégicas entre concorrentes), joint ventures (parceria de duas ou mais empresas com objetivos em comum), relação comprador-fornecedor. As alianças podem modificar completamente o seu modelo de negócio CANVAS. Vale a pena gastar um tempo refletindo e imaginando diversos cenários possíveis neste bloco. Só não esqueça de anotar todas as ideias nos post-its e adicionar no CANVAS para evitar o esquecimento!

8. CANVAS Segmento Estrutura de Custos:

São os recursos necessários para que a estrutura proposta funcione. Deve envolver os recursos dos canais, relacionamento com clientes e até as fontes de receita geram custos, sejam eles custos fixos ou variáveis. Você deve ter certeza de quais custos são realmente importantes para o seu modelo de negócio, quais são os mais caros e mais baratos, levanto em conta o custo-beneficio. Não é necessário muita precisão, apenas uma estimativa por alto sobre quais seriam os gastos para o funcionamento mensal ou anual do projeto.

9. CANVAS Segmento Fonte de Receitas:

Representa o dinheiro que o seu negócio gera. Dependendo do seu modelo de negócios, poderá ter uma ou mais fontes de receita. Alguns exemplos de fonte de receitas são: venda de produtos ou serviços, taxa de assinatura, aluguel, corretagem e venda de anúncios. Você deve considerar se o seu cliente está realmente disposto a pagar o valor proposto e se a forma de pagamento está de acordo com o seu mercado consumidor. Vale ressaltar o quanto cada fonte de receita contribui para o total da receita. Não se esqueça que cada segmente de cliente pode trazer uma fonte de receita diferente. Liste todas para que o CANVAS fique bem completo para sua avaliação!

CANVAS Modelo de Negocio

 

Após montado todo o CANVAS com a sua equipe, pendurá-lo em algum local visível é de extrema importância. Seu objetivo é proporcionar mudanças no modelo de negócio com maior facilidade. Por isso recomenda-se o uso de post-its para facilitar a remoção e adição de novas ideias nos blocos explicados neste artigo. Não perca tempo e monte logo o seu CANVAS!

 

 

Em muitas empresas novas é difícil obter lucro inicialmente, uma vez que ainda não estão posicionadas no mercado e por não ter muitas experiência, atualmente existem os Investidores Anjos , que investem e dão suporte às empresas, venha conferir.

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