Como anunciar links patrocinados no Google?

Saiba já como anunciar são links patrocinados de forma efetiva para atrair clientes e aumentar os lucros de sua empresa!Atualmente, grande parte das empresas e empreendedores buscam divulgar seus negócios nos ambientes digitais. E  uma estratégia para realizar essa divulgação é o processo de anunciar links patrocinados.

Links patrocinados são uma estratégia de investimento imprescindível em qualquer negócio e startup. Portanto, aprenda já a trabalhar essa estratégia para divulgar seus negócios e atrair clientes!

O que são links patrocinados?

Se você trabalha com marketing digital e marketing de conteúdo, provavelmente conhece a estratégia de anunciar links patrocinados no Google. Mesmo que você não conheça essa estratégia, você já deve ter visto links patrocinados em suas pesquisas no Google.

Links Patrocinados são anúncios all type, ou seja, anúncios apenas em forma de texto. 

Sabe quando você faz uma pesquisa no Google, seja uma pesquisa por voz ou de forma tradicional, e aparecem links para diversos sites diferentes? Há uma divisão entre os links patrocinados e links não patrocinados feita pelo Google.

Empresas que sabem como anunciar links patrocinados, geralmente, são os primeiros links vistos pelos usuários. 

E se esses links são os primeiros a serem vistos, eles também são os primeiros a serem acessados por esses usuários. Afinal, se empresas na primeira página do Google são as que mais recebem visitantes, imagine a quantidade de usuários que recebem os primeiros links nas primeiras páginas!

Além disso, os anúncios (assim como os links patrocinados) em redes sociais já são fortemente trabalhados pelas empresas. Esses anúncios são divididos em:

  • Custo Por Clique (CPC): os anunciantes pagam por cada clique no link;
  • Custo Por Mil (CPM): os anunciantes pagam a cada mil impressões;
  • Custo Por Ação (CPA): os anunciantes só pagam quando alguma ação pré-determinada é realizada;
  • Custo Por Visualização (CPV): os anunciantes pagam por cada visualização individual.

A partir disso, você otimiza o tráfego pago para seus sites, landing pages e blogs!

Tráfego Pago X Tráfego Orgânico

A principal diferença entre tráfego pago e orgânico está diretamente ligada aos links.

O tráfego pago é exatamente o tráfego gerado pelos links patrocinados. Ou seja, empresas e empreendedores pagam ferramentas do Google para que seus links sejam mostrados nas primeiras posições de uma pesquisa específica.

Entretanto, somente pagar o Google não irá garantir que seu link ocupará as primeiras posições do buscador. Ao longo desse conteúdo vamos apresentar a forma efetiva de ocupar os primeiros lugares de uma pesquisa no Google!

E o tráfego orgânico?

Os demais links, que não são patrocinados, são os links que trabalham com o tráfego orgânico. Os acessos são espontâneos aos sites que trabalham o tráfego orgânico.

Ou seja, os usuários chegam ao seu site sem o uso de anúncios.

Quais as vantagens de anunciar links patrocinados?

Após descobrir a diferença entre tráfego orgânico e pago, você deve estar se perguntando: se eu posso atrair clientes e leads de forma orgânica, por qual motivo eu pagaria para atrair os mesmos consumidores?

Para responder a sua dúvida, vamos apresentar as vantagens de anunciar links patrocinados em seu negócio!

Retorno a curto prazoAnunciar links patrocinados é um trabalho de retorno a curto prazo, sendo possível ver resultados dessa estratégia após pouco tempo.

Primeiramente, respondendo à questão acima, gerar tráfego orgânico depende do trabalho de marketing de conteúdo. E, apesar de ser um trabalho imprescindível em uma empresa, é um processo demorado.

Ao contrário do tráfego orgânico, anunciar links patrocinados é um trabalho de rápido retorno.

Portanto, a curto prazo já é possível verificar os resultados positivos dessa estratégia!

Otimiza aquisições e conversões de leads 

Anúncios bem trabalhados e relevantes têm a capacidade de atrair um grande número de pessoas. A partir disso, essas pessoas que possuem interesse em seu produto serão convertidas mais facilmente.

Portanto, os links patrocinados atraem leads, facilitando e aprimorando o processo do funil de vendas de um negócio!

Reduz custos 

Com a otimização de aquisições e conversões de leads, os custos de marketing são reduzidos.

Portanto, ao investir em links patrocinados, seus investimentos em marketing (que, geralmente, são mais caros) são reduzidos!

Otimiza a presença de uma marca

A maior visibilidade de uma marca tratada no tópico acima, otimiza a presença de uma marca na mente dos usuários e consumidores.

Portanto, uma empresa presente nas mesmas plataformas utilizadas por seus clientes, possuem maior credibilidade e passam mais confiança aos consumidores!

Aprimora outras estratégias de marketing

Anunciar links patrocinados também aprimoram as demais estratégias de marketing de seus negócios!Além de diversas outras vantagens, anunciar links patrocinados aprimoram outras estratégias de marketing de sua empresa, como Link Building, Marketing de conteúdo e digital, App Marketing, etc.

Sendo assim, os links patrocinados aprimoram a visibilidade de uma empresa.

Portanto, a partir disso, há maior aproximação entre as empresas e os usuários, otimizando a experiência de usuários e clientes!

Como anunciar links patrocinados no Google?

Agora que você já sabe o que são e quais as vantagens de anunciar links patrocinados, é hora de saber como utilizar essa estratégia para otimizar sua empresa!

Palavras-chave 

Para que os links sejam considerados relevantes para as primeiras posições do Google, é imprescindível trabalhar as palavras-chave de sua empresa.

Tanto empresas que trabalham com tráfego pago quanto orgânico devem considerar as palavras-chave para atrair mais visitantes para seus sites.

Os bots do Google consideram o trabalho de SEO de um site ou blog a fim de decidir quais sites estarão nas primeiras posições da página de pesquisa.

Além disso, outro fator que deve ser considerado, é o fato de que as palavras com alto volume de buscas também possuem cliques com preços mais altos.

É a regente lei da oferta e demanda. Quanto mais um produto é desejado, maior será o seu preço!

Portanto, trabalhar palavras-chave que definem seu negócio, que não sejam caras e que tenham um relevante número de buscas é o principal desafio a ser conquistado!

Público-alvo

É imprescindível conhecer completamente seu público-alvo a fim de efetivar os anúncios de links patrocinados.

A partir disso, você poderá determinar:É imprescindível conhecer o público-alvo de seu negócio para que a estratégia de links patrocinados seja efetiva!

  • A comunicação a ser utilizada;
  • A linguagem da comunicação, formal ou informal;
  • Canais e mídias (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Youtube).

A fim de conhecer seu público-alvo, é possível utilizar de estratégias como:

Divulgação

Após definir as palavras-chave e o público-alvo, chegou a hora de trabalhar com a divulgação!

Conheça bem como funciona cada canal selecionado por você. Assim, você poderá criar campanhas personalizadas e efetivas para cada canal.

Além disso, a divulgação em cada canal selecionado deve ser feita em horários e dias específicos. Afinal, cada canal possui um pico de acessos e engajamentos em diferentes momentos.

Portanto, conheça bem os melhores horários de postagens em cada rede social!

Análise de resultados

Após realizar essas etapas, é fundamental analisar os resultados de seu trabalho. Assim, você garante as estratégias que deram certo e as que precisam ser repensadas e ajustadas.

Além disso, você poderá otimizar seus investimentos. Através da mensuração dos resultados, você verifica quais canais agregam maior engajamento e acessos ao seu link. A partir disso, você pode investir menos em redes que não trazem tantos resultados relevantes!

Quem realiza os anúncios de links patrocinados?

Geralmente, em uma empresa, os responsáveis por anunciar links patrocinados são profissionais de publicidade e marketing.

Sendo assim, existem várias agências de publicidade que são especializadas em gerenciar contas digitais de empresas.

O que são agências certificadas?Google Partner é um programa Google criado para qualificar e certificar agências e empresas que trabalham com links patrocinados.

A partir disso, o Google criou o programa Google Partners que visa certificar agências que trabalham com essa gestão digital.

Portanto, o selo do Google indica quais agências são qualificadas para gerenciar campanhas e trabalhar a estratégia digital de um negócio.

Essas são as chamadas agências certificadas.

Onde entra o Google Ads?

Quando explicamos o processo de anunciar links patrocinados, falamos sobre as palavras-chave. E é no momento de analisar e definir essas palavras que o Google Ads entra em cena.

O Google Ads, previamente chamado de Google Adwords, é uma plataforma de anúncios digitais. Por meio dela é possível:

  • Pesquisar, analisar e definir as palavras-chave certas para o seu negócio;
  • Verificar os preços de cada termo chave;
  • Descobrir as palavras-chave utilizadas por seus concorrentes de mercado;
  • Otimizar resultados do objetivo de sua campanha;
  • Acompanhar resultados em tempo real;
  • Segmentar grupos de anúncios para produtos e públicos diferentes;
  • Realizar investimentos efetivos (o Google só recebe seu dinheiro quando o objetivo é atingido);
  • Utilizar o Google Analytics para analisar desempenho das campanhas.

Portanto, o Google Ads otimiza ainda mais as suas campanhas, otimizando sua estratégia de anunciar links patrocinados.

Quanto custa patrocinar um link?

Lembra quando falamos que o anúncio de links patrocinados funciona sob a lei da oferta e demanda? Ou seja, as palavras-chave mais procuradas são mais caras. Ao mesmo tempo, as menos procuradas são mais baratas.

Portanto, anunciar links patrocinados funciona como um leilão.

E o preço dos links patrocinados depende da palavra-chave selecionada, além de alguns outros fatores:

  • Objetivo da empresa;
  • O custo escolhido (CPC, CPM, CPA ou CPV).

O preço do investimento em links patrocinados irá depender dos objetivos de seu negócio, bem como das palavras-chave selecionadas.Para facilitar o entendimento de custo, imagine que você possui uma sorveteria. Você começou a criar e veicular anúncios digitais, através das plataformas do Google. Uma boa palavra-chave para sua empresa então poderia ser “sorveteria”.

Entretanto, a sua sorveteria é localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. E você não vende sorvete para clientes fora de Belo Horizonte. Portanto, para segmentar sua palavra-chave, você procura os termos “sorveteria bh”.

Além de o primeiro termo ser bastante amplo, esse termo é bastante procurado. Isso significa que o preço dele será bem mais elevado.

Portanto, segmentando sua palavra-chave de forma correta, você consegue pagar menos por um termo relevante e atrativo para sua empresa!

Quais as mídias utilizadas para anunciar links patrocinados?

Para cada plataforma digital, existem estratégias mais adequadas e relevantes para cada tipo de campanha.

Portanto, vamos apresentar as mídias mais utilizadas para anunciar links patrocinados a fim de otimizar seus conhecimentos sobre esse processo!

Rede de Pesquisa

Ao criar uma conta no Google Ads, você pode selecionar entre rede de pesquisa, rede de display ou as duas.

A rede de pesquisa apresenta anúncios ao lado dos resultados de uma pesquisa realizada no Google, na página inicial de pesquisa. Esses anúncios podem ser sites parceiros do Google ou sites de pesquisa do Google. Sendo assim, esses sites podem ser:

  • Google Shopping;
  • Google Maps;
  • Google Imagens;
  • Google Notícias.

A finalidade da rede de pequisa está relacionada aos desejos e necessidades imediatas dos usuários. Quando uma pessoa realiza uma busca no Google, ela precisa de uma informação ou produto específico.

Portanto, os anúncios apresentados pela rede de pesquisa mostram dados e produtos com relação às palavras-chave pesquisadas!

Rede de Display

Diferentemente da rede de pesquisa, a rede de display apresenta anúncios dentro de sites e blogs parceiros do Google.

Portanto, a rede de display permite a veiculação de banners e anúncios em sites relacionados aos anúncios.

Uma empresa de alimentos saudáveis pode, por exemplo, anunciar seus produtos em sites e blogs que criam conteúdo sobre uma vida saudável.

Diversas empresas também utilizam a rede de display para trabalhar o remarketing!

YoutubeO Youtube Ads visa anunciar produtos e serviços por meio de banners nas páginas ou comerciais dentro dos vídeos da plataforma.

O Youtube também trabalha com anúncios em suas páginas. As campanhas veiculadas por meio do Youtube Ads podem ser banners no topo e ao lado das páginas ou até mesmo anúncios inseridos nos vídeos.

No Youtube também é possível trabalhar algumas formas para anunciar de forma efetiva, segmentando o público-alvo de um negócio, o conteúdo e o segmento de mercado, etc.

LinkedIn

Anunciar no LinkedIn oferece uma forte vantagem competitiva sobre redes sociais concorrentes: trata-se de uma rede social profissional.

Isso permite que empresas cujo público é B2B anunciem seus produtos e serviços para outras empresas, não só para consumidores finais.

Assim como o Youtube, é possível e bem fácil segmentar públicos, definir objetivos de anúncios, etc.

Facebook 

Se você trabalha com marketing, provavelmente já conhece a ferramenta de anúncios do Facebook – Facebook Ads.

Essa ferramenta se difere um pouco das citadas acima, bem como do Google Ads. A diferença principal está relacionada às seleções de público-alvo.

Com o Facebook Ads, é possível adicionar características únicas e específicas sobre o público-alvo de interesse. Portanto, além de definir faixa etária, gênero e regionalização, é possível estabelecer características como:

  • Classe econômica;
  • Hobbies;
  • Interesses;
  • Comunidades.

Portanto, utilizar essa plataforma é imprescindível para otimizar seus anúncios!

Marketplace

Por fim, vamos apresentar a estratégia de marketplace. Esse processo visa anunciar produtos em grandes redes de varejo e comércio por meio do CPC – Custo Por Clique.

Assim, empresas que anunciam seus produtos através do marketplace, pagam pelas compras realizadas pelos consumidores!

Agora que você já conhece as formas efetivas de anunciar links patrocinados, que tal complementar seus conhecimentos com o conteúdo de Google Adsense?

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