Como anunciar no Google Adwords?

Saiba agora como anunciar no Google Adwords para otimizar suas vendas e atrair mais clientes para seu negócio!Atualmente, utilizar ferramentas para otimizar o ranqueamento de um site é imprescindível para qualquer empresa. Sendo assim, é necessário saber como anunciar no Google Adwords para obter sucesso com seu negócio!

Para descobrir como sua empresa pode obter vantagem competitiva em seu segmento de mercado, continue a ler nosso conteúdo! A partir dele, você poderá implementar seu conhecimento e nossas dicas para otimizar sua empresa!

Primeiramente, o que é Google Adwords?

Google Adwords se trata de uma ferramenta de anúncios do Google. Essa ferramenta é fortemente utilizada por empreendores que trabalham com o Marketing de Conteúdo.

Para saber como anunciar no Google Adwords, é necessário compreender que essa ferramenta pode fazer com que sua empresa se destaque dentre os concorrentes a partir de uma pesquisa realizada no Google.

Seja uma pesquisa por voz ou de forma tradicional, o Google Awords tem a capacidade de destacar seu site, fazendo com que seus clientes o encontrem mais facilmente!

Afinal, o certo é Google Adwords ou Google Ads?

Muitos empreendedores e empreendedoras ainda possuem dúvidas sobre como anunciar no Google Adwords. E a primeira dúvida surge com o nome. Afinal, na web são utilizados os termos Google Adwords e Google Ads.O Google Adwords passou a ser chamado de Google Ads. Entretanto, a ferramenta continua realizando as mesmas funções!

Entretanto, fique tranquilo (a). Google Adwords e Google Ads se referem à mesma ferramenta!

O Google Adwords foi reformulado e passou a se chamar Google Ads em 2018! Mas a ferramenta ainda pode ser e é bastante chamada pelo antigo nome.

Portanto, ambos termos são referentes à mesma plataforma Google!

Por que o Google Adwords é a ferramenta mais utilizada?

É fato que existem outras ferramentas que visam otimizar a visibilidade de seu site na web. Entretanto, o Google Adwords continua sendo o mais utilizado por grande parte das empresas.

O Google Adwords, lançado no ano de 2000, tornou-se líder de mercado desde sua primeira versão.

A receita publicitária do Google Adwords, em 2016, foi de quase U$ 80 bilhões de dólares. A segunda ferramenta mais utilizada, Facebook Ads, obteve cerca de U$ 26 bilhões de dólares.

Portanto, o Google Adwords praticamente não possui concorrentes diretos, visto que há uma enorme vantagem financeira dessa ferramenta.

Mas, por que o Google Adwords é a ferramenta mais utilizada por empresas e startups?

Continue a ler para saber quais as características do Google Adwords que continuam a tornar essa ferramenta tão relevante!

Audiência Qualificada

O principal diferencial do Google Adwords, é que essa ferramenta permite a seleção bem segmentada de um público-alvo.

O Google Adwords permite a seleção bem segmentada de um público-alvo, otimizando o alcance de seus anúncios.Se você criar uma campanha por meio de outra ferramenta ou se realizar uma campanha em canais tradicionais (tv, rádio, backbus, etc), irá falar com muita gente. E isso pode parecer uma ótima ideia.

Entretanto, grande parte dessas pessoas não fazem parte de seu público-alvo. Ou seja, você estará pagando para falar com seu público-alvo + um grande número de pessoas que não têm interesse em seu produto.

Através do Google Adwords, você paga para falar diretamente com seu público-alvo. 

Portanto, saber como anunciar no Google Adwords torna-se uma vantagem competitiva para seu negócio!

Local de exibição de anúncios

Além de conhecer e selecionar o público-alvo, você pode determinar em quais locais serão exibidos seus anúncios.

Você pode apresentá-los em sites, blogs, páginas de notícias, buscadores, etc.

Seleção de palavras-chave

A seleção de palavras-chave é uma das principais vantagens de saber como anunciar no Google Adwords. A partir dessa ferramenta, é possível definir os termos chave que representam seu negócio e seu público-alvo.

Entretanto, diferentemente de outras ferramentas, o Google Adwords permite formas diferentes de seleção de palavras-chave. Ou seja, não é necessário utilizar apenas a forma tradicional de definição de palavras-chave.

E como é a forma tradicional dessa seleção?

A forma tradicional de selecionar palavras-chave refere-se aos termos que representam exatamente a sua empresa.

Assim, seu site poderia aparecer nas primeiras posições do Google se um usuário pesquisasse por esses termos exatos. 

Mas quais são as outras formas de seleção?

As outras formas de definir palavras-chave são caracterizadas pela possibilidade de selecionar termos similares aos exatos, além de termos negativos.

Os termos similares referem-se às palavras de correspondência ampla, exata e de frase.

Veja logo abaixo como funciona a correspondência das palavras-chave.

Saber como anunciar no Google Adwords tem como vantagem as diferentes seleções de palavras-chave para atrair mais clientes!

Análise de Métricas

A partir disso, é possível visualizar o número de usuários que viram seu anúncio.

Além disso, pode-se ainda analisar o perfil dos usuários que têm mais interesse em sua campanha.

Portanto, saber como anunciar no Google Adwords possibilita a visualização da interação de seu público-alvo com o sua campanha!

Como funciona o Google Adwords?

Apesar de parecer mágico, o Google Adwords não é tão simples assim. Sendo assim, saber como anunciar no Google Adwords é imprescindível para sua empresa!

O Google Adwords funciona como um leilão. Os anunciantes trocam dinheiro por cliques. 

Entretanto, diferentemente de um leilão, o anunciante que paga mais não necessariamente ganha. Isso é novidade não é?

É assim mesmo que o Google Adwords trabalha. Por mais estranho que pareça, nem sempre a maior oferta é a oferta ganhadora.

Então, como funciona o Google Adwords?

A verdade é que essa ferramenta trabalha com diferentes fatores de qualidade para posicionar anúncios baseados no Ad Rank.

Mas, o que é o Ad Rank?O Ad Rank é um valor que considera Índice de qualidade (IQ) e o Valor do Lance.

O Ad Rank é um valor que considera Índice de qualidade (IQ) e o Valor do Lance (CPC – Custo por clique) – máximo).

A partir disso, mais que o preço, são avaliados os anúncios em questão. Ou seja, a apresentação, o layout e a composição de um anúncio.

Portanto, se o seu anúncio for de alta qualidade, ele pode ser o escolhido pelo Google – mesmo que o valor de seu lance não seja o maior.

Como é calculado o índice de qualidade?

O Google realiza uma avaliação dos anúncios, estabelecendo notas que vão de 1 à 10. Essa nota, em conjunto com o lance realizado, é o que determina a posição de um anúncio em cada palavra-chave e segmentação de público.

Para distribuir as notas, o Google Adwords analisa os anúncios tendo como base três componentes:

  • CTR – “Click Through Rate” ou Taxa de Cliques;
  • Relevância do anúncio;
  • Página de destino apresentada no anúncio.

Além disso, ao saber como anunciar no Google Adwords, é importante ter em mente os 4 tipos principais de anúncios:

  • Anúncio na Rede de Pesquisa;
  • Anúncio na Rede de Display;
  • Anúncio de Aplicativos;
  • Anúncio no Youtube.

Veja agora quais as características de cada anúncio para que você saiba como anunciar no Google Adwords de forma positiva!

Anúncio na Rede de Pesquisa

O anúncio na rede de pesquisa é uma importante vantagem de saber como anunciar no Google Adwords.

Os anúncios da rede de pesquisa são aqueles apresentados a partir de uma pesquisa de palavras-chave.

Os anúncios da rede de pesquisa são aqueles apresentados a partir de uma pesquisa de palavras-chave. São aqueles links que aparecem com a palavra “Anúncio” ao lado. Isso indica que esse link refere-se a um link patrocinado.

O anúncio da rede de pesquisa funciona com base nos cliques. Ou seja, o anunciante só paga para o Google se os usuários clicarem no link para acessar o site ou uma landing page.

Portanto, esse tipo de anúncio pode ser bastante positivo para seu negócio, já que seu dinheiro será utilizado apenas quando um usuário clicar em seu link. Assim, você terá mais chances desse usuário acessar seu site, tornar-se um lead e, por fim, seu cliente.

Anúncio na Rede de Display

Esse tipo de anúncio refere-se à campanha apresentada em sites, blogs e outras páginas na web. Essa campanha tem a capacidade de alcançar em média 90% dos usuários da internet.

Sendo assim, saber como anunciar no Google Adwords significa que você poderá falar com um grande número de pessoas, anunciando seus produtos!

Além disso, os anúncios da rede de display são exibidos em diversos aplicativos – mais de 700 mil apps em todo o mundo!

Os anúncios da rede de display permitem os anúncios gráficos. Ou seja, é possível utilizar características visuais para atrais ainda mais a atenção dos clientes!

Veja agora as principais maneiras de anúncios gráficos!

  1. Aplicativo: Refere-se aos anúncios exibidos em aplicativos.
  2. Banner: São anúncios que podem conter imagens, animações, objetos interativos e personalizados, gifs, etc.
  3. Gmail: São aqueles anúncios que podem ser vistos na caixa de entrada das pessoas que utilizam o Gmail.
  4. Texto: Refere-se aos anúncios que contém elementos textuais: títulos, URLs, descrição da empresa/produto, entre outros.

Anúncio de Aplicativos

Nessa parte de publicidade, os anúncios têm como foco divulgar aplicativos. É possível promover seu app para alcançar um enorme grupo de pessoas que têm interesse em seu produto.

A partir de algumas configurações simples, você pode alcançar alguns objetivos necessários por seu aplicativo:

  • Aumento de downloads;
  • Maior visibilidade para seu app;
  • Aumento de conversões de seu público-alvo;
  • Exibir anúncios de seu negócio ou aplicativo em outros aplicativos.

Portanto, o anúncio de aplicativos pode auxiliar seu negócio de diversas formas!

Anúncio no Youtube 

Sabe aqueles anúncios que aparecem antes e durante a exibição de um vídeo? Esses são anúncios do Google Adwords!

Criar campanhas em formato de vídeo para anunciar e divulgar seu negócio pode ser o passo para o sucesso de sua empresa!Portanto, é possível criar campanhas em formato de vídeo para anunciar e divulgar seu negócio.

É possível também definir palavras-chave e público-alvo, determinando local, idade, sexo, interesse, etc.

Similarmente à rede de pesquisa, você só paga se o usuário interagir de alguma forma com seu anúncio. Ou seja, se ele continuar assistindo ao vídeo, clicar no link, etc.

Se os usuários pularem seu vídeo e não continuarem vendo sua campanha, você não precisa pagar nada!

Além disso, o Youtube possui mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. Sendo assim, utilizar esse tipo de anúncio é imprescindível para o sucesso de seu negócio!

E o Google Shopping?

O Google Shopping é mais uma ferramenta Google que visa apresentar diferentes anúncios de um mesmo produto.

Os anúncios do Google Shopping são os que aparecem quando uma pesquisa por um produto é realizada no Google. Esses anúncios são fortemente eficientes, já que apresentam imagens de alta qualidade dos produtos pesquisados. Além disso, também são apresentados os preços e os nomes dos produtores e revendedores de cada produto.

Veja um exemplo de como os Google Shopping Ads aparecem a partir de uma pesquisa feita no Google.

Os anúncios do Google Shopping são os que aparecem quando uma pesquisa por um produto é realizada no Google.

Como anunciar no Google Adwords de forma efetiva?

Não existem regras para saber como anunciar no Google Adwords. Entretanto, existem certas práticas que podem facilitar seu trabalho e efetivar seus esforços!

Trabalhe bem a estrutura de cada anúncio

Agora você já sabe como anunciar no Google Adwords, você sabe que essa ferramenta funciona como um leilão. E você se lembra também que o valor do lance não determina o ganhador. O principal fator de decisão feito pelo Google com relação ao anúncio ganhador, está relacionado à estrutura do anúncio.

Portanto, trabalhe bem esses quatro fatores:

  • Título: a primeira linha do anúncio e um importante elemento para atrair os leads;
  • Descrição: logo abaixo do título, a descrição define o produto;
  • Caminho: um endereço “fictício” que direciona o usuário ao site cadastrado pelo anunciante (URL que aparece para o usuário);
  • URL: um endereço real em que o usuário será direcionado (URL que não aparece para o usuário).

Saiba agora como trabalhar cada fator em seu negócio de forma efetiva!

Veja um exemplo abaixo de como as empresas trabalham esses fatores.

Para criar um anúncio efetivo, trabalhe bem: título, descrição, caminho e URL!

Título

Conforme já falamos, o título é a primeira parte do anúncio. Exatamente devido a isso, é a parte mais chamativa de seu anúncio.

Imagine que você está pesquisando por um novo Iphone. Os resultados de sua pesquisa são “Iphone

Portanto, o título é tão importante que pode definir o sucesso da atração de leads e clientes de um negócio!

Para criar bons títulos, pense neles como botões call-to-action. Portanto, os títulos devem ser:

  • Curtos;
  • Sintéticos (e não simples);
  • Completos (esclarecendo o produto em anúncio);
  • Chamativos.

Uma boa dica também é criar títulos em forma de perguntas. Isso deve-se ao fato de que o número de pesquisas realizadas por voz já são quase iguais aos números de pesquisas digitadas. E, ao realizar a pesquisa por voz, as pessoas geralmente as fazem em forma de perguntas.

Além disso, outra dica interessante é utilizar de dicas nos títulos. Elas atraem a atenção dos usuários já que passam a ideia de uma coisa efetiva e prática!

Descrição

A descrição não deve ser utilizada para adicionar todas as informações do produto. Afinal, você só pode escrever 80 caracteres.

Sendo assim, utilize de argumentos que destacam o funcionamento e as vantagens de seu produto. A partir disso, você conseguirá atrair a atenção dos visitantes.

Caminho

É interessante que o Caminho (a URL que aparece para o usuário) contenha o domínio da empresa + o produto ofertado.

Se a BeeStart anunciar nosso blog de conteúdos para empreendedores, o caminho é: beestart.com.br/blog.

Ao definir o caminho de seu anúncio, faça com que a URL contenha o domínio da empresa e o produto ofertado.

URL

A URL de destino (a que não aparece para o usuário) é a que direcionará o usuário.

A melhor URL de destino é aquela que apresenta de forma completa o produto que o usuário busca. Seja um site ou uma Landing Page, a página deve conter informações sobre o produto, preço, formas de comprar o produto, formas de contactar a empresa, etc.

Extensões de anúncios

Além desses anúncios apresentados acima, existem ainda as extensões de anúncio. Elas se tratam de informações adicionais que complementam o anúncio.

O Google sempre atualiza e adiciona novas extensões que visam otimizar ainda mais os anúncios. As extensões disponíveis no momento são:

  • Sitelinks: links direcionadas à outras páginas do mesmo site;
  • Chamada: número de telefone do anunciante (por meio do smartphone, a chamada pode ser feita através do anúncio);
  • Frase de destaque: frases que apresentam diferenciais do produto;
  • Snippets: marcas, serviços e destaques oferecidos pelo anunciante;
  • Mensagem: através do smartphone, é possível enviar mensagens ao anunciante;
  • Preço: preços de produtos. eventos e serviços oferecidos;
  • Local: endereço da empresa através do Google Meu Negócio;
  • Aplicativos: apresenta destaque para apps iOS ou Android;
  • Comentários: avaliações e comentários de clientes da empresa anunciante;
  • Extensões automáticas: são informações adicionadas automaticamente pelo Google – caso há previsão de melhorias de desempenho.

Para ficar por dentro das novidades, fique atento(a) ao blog do Google Adwords!

Política do Google: o que não utilizar em anúncios do Google Adwords

O Google tem como base uma política editorial que não permite a exibição de determinados anúncios. Portanto, para aprender ainda mais sobre como anunciar no Google Adwords, conheça agora o que não fazer em seus anúncios!

Símbolos e pontuação

Não encha seu texto de pontuação e símbolos desnecessários. Utilize pontos de exclamação para atrair a atenção, mas seja consciente. Utilize-o quando for realmente necessário.

Afinal, o título não permite a exclamação e o anúncio em si pode utilizá-lo apenas uma vez.

Além disso, os símbolos não podem substituir palavras. Por exemplo, utilizar o sinal + ao invés da palavra “mais”.

Desta forma, veja como o ponto de exclamação foi utilizado corretamente no anúncio abaixo:

Não repita palavras e utilize pontuações e símbolos somente quando for necessário. Isso faz com que o anúncio seja otimizado!

Portanto, não substitua as palavras por símbolos para evitar erros em seus anúncios!

Repetição

Uma mesma palavra não pode ser utilizada mais de 3 vezes em uma frase. Portanto, ao invés de repetir a mesma palavra, utilize termos que chamam a atenção dos clientes.

Ao invés de escrever “Grátis grátis grátis” para atrair alguém, escreva “Entrega nacional grátis”.

Espaçamento

Aprendendo como anunciar no Google Adwords faz com que você também preste atenção à forma correta da escrita portuguesa. Espaços em excesso, por exemplo, não são permitidos.

Portanto, não utilize espaçamentos diferentes da língua portuguesa culta. Ou seja, não separe letras e palavras por traços e nem pontos.

Superlativo

Frases comparativas que utilizam termos de superioridade também não são aceitos em anúncios. Portanto, evite utilizar “o melhor”, “a número 1”, “a principal”, etc.

Esses termos só podem ser utilizados se tiverem uma avaliação válida. Por exemplo, um selo de qualidade, uma avaliação feita por uma empresa, entre outros.

Frases e palavras impróprias

Os anúncios não podem obter nenhum tipo de palavra e linguagem inadequada ou que possa ser ofensiva e degradante aos usuários.

Erros de ortografia também não podem estar presentes em anúncios.

Portanto, evite quaisquer erros que possam impedir a exibição de seus anúncios. Revise-os sempre antes de enviá-los ao Google!

Frases genéricas

Frases genéricas como “Clique aqui” ou “Grátis” não descrevem o produto, a empresa e nem o site. Portanto, não podem ser utilizadas.

Portanto, agora você já sabe como anunciar no Google Adwords de forma efetiva! Para complementar seus conhecimentos e otimizar ainda mais seus negócios, que tal ler nosso conteúdo sobre o Google Analytics em um site?

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