Como criar Conteúdo Evergreen?

Saiba como criar conteúdo evergreen para otimizar seu negócio, atraindo clientes e concretizando vendas!Se você trabalha com marketing, sabe da importância da criação de conteúdo. Entretanto, criar conteúdo não é suficiente. Para obter sucesso, é necessário criar conteúdo evergreen a fim de agregar mais clientes!

Portanto, aprenda já o que é e como criar conteúdo evergreen para otimizar o trabalho da sua empresa. Além disso, aprenda a investir em criação de conteúdo evergreen de forma prática e efetiva!

O que é conteúdo evergreen?

Conteúdo Evergreen refere-se a conteúdos (textos, artigos e postagens) relevantes e duradouros. Ou seja, conteúdos que não são tendências passageiras e não possuem prazo de validade.

Os conteúdos evergreen possuem duração mínima de 2 anos. Entretanto, o principal objetivo de criar conteúdo evergreen é que ele seja atemporal.Conteúdo evergreen refere-se a textos, artigos, vídeos, tutoriais, entre outros, que não possuem data de validade. Ou seja, são conteúdos sempre relevantes!

Além disso, os conteúdos evergreen utilizam sempre termos gerais e amplos. A partir disso, eles reforçam a ideia de conteúdos atemporais!

E porque o nome evergreen?

Traduzindo literalmente, evergreen significa “sempre verde”.

Ou seja, evergreen é um conceito para algo que é sempre relevante.

Conteúdo Evergreen X Conteúdo Noticioso

Além do conteúdo evergreen, existe também um outro tipo de conteúdo chamado noticioso.

Como você já sabe, o conteúdo evergreen tem como base fatos, ideias e conceitos que dificilmente saem de moda.

Entretanto, o conteúdo noticioso trata-se do oposto do evergreen. O conteúdo noticioso refere-se ao conteúdo com base em notícias.

Portanto, o conteúdo noticioso não é criado a fim de que seja duradouro. Mas, sim, que seja um conteúdo informativo sobre algo efêmero!

Além das notícias, há alguns assuntos que também não são conteúdos evergreen, como:

  • Estatísticas (dados e números sobre uma mudança que está acontecendo);
  • Opiniões (e conteúdos que não são imparciais);
  • Eventos e estações;
  • Posts relacionados a moda, movimentos e tendências.

Portanto, é fato que criar conteúdo é uma estratégia essencial. Entretanto, nem todos os tipos de conteúdos são fortemente relevantes para um negócio!

Por que criar conteúdo evergreen é importante?

Criar conteúdo evergreen não é uma tarefa fácil. Entretanto, é uma estratégia imprescindível para que o seu negócio seja um sucesso, principalmente no ambiente digital!

Portanto, confira já as vantagens de criar conteúdo evergreen!

Otimiza seu público-alvo

Criar conteúdo evergreen auxilia na otimização da atração e aquisição de leads e clientes!Criar conteúdo possui a capacidade de atrair um grande público para o seu site ou blog. Entretanto, boa parte desse público não faz parte do seu verdadeiro público-alvo. E essas pessoas provavelmente não irão consumir seus produtos e nem contratar seus serviços.

criar conteúdo evergreen segmenta seus leads, otimizando a definição de seu público-alvo.

A partir disso, seu conteúdo será criado com base nos interesses de sua empresa, bem como de seus clientes e personas! Dessa forma, todo o conteúdo será relevante, com grandes chances de aumentar o tráfego em seu site!

Aprimora a comunicação

Com a definição e segmentação de um público-alvo, a criação de conteúdo e outras estratégias de atração de clientes são otimizadas!

Conhecendo seu público-alvo, você pode aprimora a comunicação de seu negócio. Assim, conteúdos, mensagens e anúncios emitidos por sua empresa terão oportunidades de erros reduzidas.

Portanto, a sua comunicação, tanto em redes sociais como através de mídias tradicionais será efetiva!

Fortalece a presença de uma marca

Empresas que sabem como criar conteúdo evergreen fortalecem sua presença no mercado. Com a criação de conteúdos informativos e relevantes para seu público-alvo, a presença e autoridade de sua marca é otimizada!

Além disso, criar conteúdo evergreen agrega valor a um negócio. Assim, os consumidores criam um relacionamento com empresas para além do consumo. E essa presença de uma marca no mercado através da criação de conteúdo, é uma das estratégias de Branding!

Portanto, você não apenas atrai mais clientes. Você cria fãs da sua marca!

Com isso, esses clientes tornam-se um canal de comunicação e aquisição de novos potenciais clientes!

Aumenta oportunidades de backlinks orgânicos

Profissionais que trabalham com SEO, sabem da importância dos backlinks – principalmente se forem orgânicos (não pagos).Trabalhar com conteúdo evergreen significa otimizar as oportunidades de realizar backlinks com outros sites e blogs relevantes digitalmente!

Criar conteúdo evergreen reforça a estratégia de Link Building de uma empresa. Ou seja, um blog de conteúdo evergreen, por exemplo, recebe links de outros sites e blogs, aumentando a autoridade de uma empresa no ambiente online.

Portanto, a partir da forte presença de uma empresa no ambiente digital, ela possui grandes chances de obter melhor ranqueamento.

E falando em otimização de ranqueamento, sugerimos que leia um pouco sobre planejamento de palavras-chave para garantir melhores resultados nas buscas do Google!

Aumenta o tráfego do site

Como os conteúdos evergreen são bastante procurados por seu público-alvo, o tráfego em seu site poderá crescer de forma relevante.

Apesar do conteúdo evergreen não apresentar retorno rápido de tráfego, clientes e lucros, ele é uma estratégia essencial para otimizar seus negócios a longo prazo.

Portanto, você não vê os resultados dessa estratégia de forma instantânea. Entretanto, criar conteúdo evergreen trará resultados positivos duradouros para sua empresa!

Tipos de conteúdo evergreen que agregam resultados positivos para seu negócio

Não existe uma fórmula direta para criar conteúdo evergreen efetivo. Os temas, a abordagem e a comunicação de um conteúdo irá depender de:

  1. Seu público-alvo;
  2. Sua empresa (valores, objetivos e missão);
  3. Segmento de mercado;
  4. Concorrentes;
  5. Investimento em profissionais de marketing e publicidade.

Entretanto, há alguns tipos de conteúdo evergreen que são mais atrativos e eficientes que outros. A partir disso, você pode selecionar os modelos que mais funcionam para seu negócio!

Listas

Listas e tópicos são formas perfeitas de atrair clientes e usuários de seu site ou blog. Principalmente se seu público-alvo não gosta ou não tem costume de leituras longas e mais completas.

Trabalhe bem o planejamento de palavras-chave na criação de conteúdo através de listas. Assim, ele poderá ser encontrado de forma rápida e prática.

Portanto, se seus clientes geralmente buscam resultados facilmente visíveis, criar listas pode ser a solução para aumentar o tráfego em seu site, além de criar empatia da sua marca com os clientes!

Dicas

A publicação de conteúdo através de dicas se tornou a forma mais procurada, bem aceita e mais acessada. As dicas permitem:Listas, dicas e tutoriais são ótimos tipos de conteúdo evergreen altamente atrativos para visitantes e usuários.

  • Leitura rápida;
  • Leitura com mais informação que as listas, mas não se trata de um texto complexo e longo;
  • A leitura das partes do texto que mais interessam aos visitantes;
  • Fácil compartilhamento e reprodução.

Vídeos

Os vídeos já se tornaram a principal e maior fonte de atração de clientes e potenciais clientes de um negócio. Os vídeos são conteúdo que trabalham fortemente o visual, que é objeto mais interessante e chamativo para a mente humana.

Portanto, empresas que não trabalham com a produção de vídeos como estratégia de marketing digital, possuem uma desvantagem frente aos seus concorrentes.

Investindo na produção de vídeos para o seu negócio sua atração e aquisição de clientes será otimizada!

Tutoriais

Como você já sabe, os vídeos são fortes captadores de usuários da internet. E um dos formatos de vídeo mais procurados são os tutoriais.

É claro que tutoriais podem ser em forma de texto, também chamados de “know how” (saiba como). Entretanto, os tutoriais em vídeo ainda são mais procurados.

Atualmente, existem tutoriais para o uso de diversos produtos e serviços. Os tutoriais em vídeo são itens de fácil acesso, além de serem bastante visuais!

E é um fato que elementos visuais (bem como sonoros) são mais atrativos que textos – pelo menos para grande parte das pessoas.

Como criar conteúdo evergreen para atrair clientes?

Profissionais que trabalham com a produção de conteúdo devem estar atentos aos temas e assuntos que irão abordar em um site ou rede social. É bastante comum confundir conteúdos de tendências com conteúdos duradouros.

Entretanto, é imprescindível que você consiga diferenciar essas estratégias. Portanto, vamos apresentar algumas dicas para que você crie conteúdo evergreen de forma efetiva!

Dica #1: Apresente apenas conteúdos comprovados

No processo de criar conteúdo evergreen, é imprescindível ter como base assuntos e temas já comprovados. Temas que são ainda teorias têm grandes chances de sofrerem alterações.

A partir disso, após criar um conteúdo a partir de uma teoria ou uma ideia ainda não afirmada, você terá que realizar modificações ou até mesmo excluir o conteúdo, dependendo da alteração sofrida.

Portanto, para criar conteúdo evergreen aborde apenas assuntos constantes para que você não compartilhe informações incorretas e inseguras.

Dica #2: Trabalhe o topo do funil

Trabalhe o topo de funil em sua estratégia de conteúdo evergreen para otimizar sua atração e conversão de leads.O processo de criação de conteúdo em empresas e startups, geralmente atrai potenciais clientes dos negócios. Ou seja, pessoas que têm interesse em solucionar uma necessidade ou desejo, através de um produto, mas que ainda não conhecem a sua empresa.

Portanto, esses leads ainda não possuem um relacionamento com seu negócio. Eles apenas buscam uma informação para solucionar facilmente um problema.

E já que o conteúdo evergreen visa atrair pessoas que ainda não são clientes de seu negócio, é fundamental trabalhar o topo do funil de vendas.

Por fim, evite criar conteúdos muito longos, amplos e pouco relevantes. Ao invés disso, crie conteúdos completos, que tratam dos principais elementos do problema.

Dica #3: Trabalhe com links internos

Os links internos são os links colo

Já que o seu conteúdo evergreen é duradouro, ele será acessado durante muito tempo, por muitas pessoas. Portanto, nada melhor que inserir links úteis para outras postagens em seu site, direcionando os leitores a outros conteúdos!

Dica #4: Utilize URLs curtas

Se você trabalha com marketing digital sabe da importância de utilizar URLs curtas e simples.

Não é errado utilizar URLs longas. Entretanto, elas são mais complicadas de serem lembradas e compartilhadas.

Imagine que você escreveu um conteúdo sobre Customer Success. Após planejar as palavras-chave, você selecionou duas possíveis URLs: “investir em customer success” e “como implementar o customer success em sua empresa”.

Se estivéssemos falando sobre títulos de um conteúdo, ambas frases acima poderiam ser utilizadas. Entretanto, lembre-se que as URLs devem ser curtas.

Qual das URLs acima você se lembraria com mais facilidade?

Provavelmente seria “investir em customer success”, já que utiliza palavras curtas e relevantes!

Dica #5: Planeje o call to action (CTA)

Os call to action se referem a botões, links e textos que visam atrair pessoas a realizarem uma ação determinada. São chamadas para que os leitores, consumidores e leads façam algo específico.Crie botões call to action relevantes e bem atrativos para que seus resultados de aquisição de leads seja efetivo!

Já que seus conteúdos evergreen têm a capacidade de atrair um grande número de leitores, por que não inserir um bom call to action?

Portanto, crie call to action chamativas, atrativas e relevantes para os visitantes de seu site e blog. Assim, você aumenta suas chances de transformá-los em seus clientes!

Como ter boas ideias para conteúdo evergreen?

Esse deve ser um dos tópicos mais procurados pelos profissionais que trabalham com marketing de conteúdo. Principalmente para quem trabalha com conteúdos que sempre são relevantes.  Então, como ter boas ideias para conteúdo evergreen?

Fique por dentro do universo do Empreendedorismo

No mundo digital em que vivemos, tudo tende a mudar de forma rápida e contínua. Portanto, é fundamental se manter atualizado sobre o universo do empreendedorismo.

Procure sempre o conteúdo de redes sociais de startups e empresas de tecnologia, marketing, design, publicidade, etc. Esteja atento aos conteúdos e posts feitos pelos profissionais, tanto em âmbito nacional quanto internacional.

Além disso, existem diversos cursos online, gratuitos e pagos, que são sempre atualizados e relevantes. Esteja atento também às tendências e novas estratégias que podem futuramente se tornar mudanças duradouras.

O importante é que você nunca se mantenha fora das novidades e mudanças do universo do empreendedorismo.

Crie uma biblioteca de referências

É importante encontrar sites, blogs e páginas em redes sociais de seus concorrentes e inspirações do mesmo segmento de seu negócio. A partir disso, você vai estar por dentro das novidades, além de ser possível fazer com que seu negócio seja o ditador de uma nova tendência!

Portanto, selecione bem as suas referências de forma diversa. Não utilize apenas sites para criar seu conteúdo evergreen. Utilize livros, conteúdos de podcasts, vídeos, tutoriais, etc.

Além disso, tenha certeza de que suas referências sejam sempre verídicas e relevantes para seu público-alvo. 

Como criar conteúdo evergreen para redes sociais?

Além da criação de conteúdo para seu site, também é imprescindível criar conteúdo evergreen para as redes sociais de seu negócio. Afinal, a maior parte de seus clientes estão presentes nas redes sociais!

Geralmente, as redes sociais são utilizadas para postar conteúdos noticiosos, rápidos e efêmeros, não é mesmo? Postar conteúdos longos em redes sociais não é uma boa ideia, já que elas não são canais de leituras profundas e demoradas.

Então, como criar conteúdo evergreen para as redes sociais?

A principal base para criar conteúdo evergreen para redes sociais refere-se à audiência. Para que seu conteúdo nas redes sociais funcione tão bem quanto o conteúdo de seu blog, por exemplo, é imprescindível desenvolver uma audiência.Crie conteúdo evergreen para suas redes sociais e mantenha-as atualizadas para atrair mais clientes e concretizar vendas.

Você provavelmente já deve ter entrado nas redes sociais de uma empresa para saber mais sobre ela antes de consumir seu produto ou contratar seus serviços, certo?

E se as redes sociais estavam abandonadas, com postagens a cada 1 ou dois meses sobre conteúdos ultrapassados, você provavelmente buscou por outra empresa para solucionar seu problema.

Empresas com redes sociais esquecidas raramente engajam e adquirem clientes e potenciais clientes.

Entretanto, não é necessário postar várias vezes por dia, todos os dias. Mas é interessante e imprescindível que sua equipe de marketing e comunicação realize posts relevantes algumas vezes por semana.

Além disso, você deve ter em mente que redes sociais diferentes possuem diferentes picos e horários de maior acesso. Portanto, estude bem os melhores horários para realizar postagens em suas redes sociais para engajar mais seus clientes!

Afinal, não é nada positivo trabalhar em uma ótima postagem se ninguém irá acessá-la!

A partir disso, a presença de sua empresa irá crescer, juntamente com o engajamento de seu público-alvo.

Conclusão

Independente de seu segmento de mercado, é imprescindível criar conteúdo evergreen em seu blog e em redes sociais.

Sendo assim, criar conteúdo evergreen pode se tornar uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes!

A partir dessa estratégia, você irá atrair mais clientes, agregar valor ao seu negócio, além de qualificar seus leads! E seus clientes irão perceber que a sua empresa se preocupa com eles!

E, para otimizar ainda mais seu relacionamento com seus clientes, que tal aprender a aprimorar a experiência do usuário de seus apps e sites?

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