Como criar um negócio digital de impacto?

Saiba já como criar um negócio digital de impacto para alavancar suas vendas e otimizar seus negócios!Com a ascensão da internet e o crescimento do empreendedorismo digital, os negócios digitais se tornaram os principais fomentadores do mercado, tanto no Brasil quanto em todas as partes do mundo. Além disso, as novas ferramentas digitais que visam otimizar todos os processos do seu negócio digital, já são tendências em âmbito global! Portanto, conheça um pouco mais sobre como criar um negócio digital de impacto e obtenha sucesso com suas ideias!

O que é um negócio digital?

Primeiramente, para criar um negócio digital de impacto, é importante saber sobre negócios digitais e o funcionamento de seu mercado!

Quando falamos em negócio, as pessoas provavelmente pensam em uma loja física, com endereço, vendedores, etc. E um negócio digital não é tão diferente disso. A principal diferença é o fato de que um negócio digital não é uma loja física e, sim, uma loja no ambiente virtual. Portanto, um negócio digital se trata de uma empresa que comercializa seus produtos e serviços através das plataformas digitais!Um negócio digital é uma empresa que comercializa seu produtos e serviços nas plataformas digitais!

Entretanto, é claro que ao criar um negócio digital de impacto você pode também criar uma loja física, mas vamos tratar mais detalhadamente sobre negócios no âmbito digital.

Para facilitar a sua compreensão do assunto, vamos te dar um exemplo de um grande negócio digital: o Mercado Livre.

O Mercado Livre é uma plataforma online que agrega vendedores de diversos lugares e especialidades. Estes vendedores comercializam seus produtos a partir da plataforma do Mercado Livre.

O Mercado Livre possui uma sede física, mas o seu foco é nas transições virtuais entre seus vendedores e consumidores!

Além disso, existem alguns tipos de negócio digital que se tornaram bastante relevantes no mercado online, como um e-commerce, uma agência de links patrocinados, uma produtora de conteúdo, etc.

Como funciona o mercado de negócios digitais?

Com a globalização e o crescimento do alcance da internet, o mercado de negócios digitais se tornou um dos principais fomentadores da economia mundial. Ou seja, criar um negócio digital de impacto pode significar o sucesso de suas ideias!

Com isso, pode-se deduzir que:

  • Há um crescente número de concorrentes no ambiente virtual;
  • O número de consumidores nas mídias digitais cresce a cada dia;
  • Não há apenas 1 pessoa ou empresa vendendo um determinado produto;
  • As transições comerciais foram facilitadas pelas plataformas virtuais;
  • Oportunidades de inovação.

O que é um negócio de impacto?

Negócios de impacto são empresas e empreendimentos que visam criar um impacto na sociedade, gerando assertivos resultados econômicos a partir de ações positivas (que reforçam a sustentabilidade, por exemplo).

O Google Impact Challenge visa conhecer e utilizar novas ideias para otimizar questões sociais, econômicas, políticas e ambientais!Portanto, negócios de impacto têm como objetivo principal provocar mudanças positivas na forma como a sociedade funciona. Além disso, esse objetivo surge a partir da otimização de questões sustentáveis, sociais, econômicas, culturais, etc.

Pode-se citar como exemplo de um negócio de impacto, o projeto Transparência Brasil, que foi vencedor do Google Impact Challenge Brazil 2016.

Este projeto tem como objetivo permitir a moradores e cidadãos brasileiros acompanhar a construção de escolas públicas nas regiões em que vivem. Isso deve-se ao fato de que a maioria das construções são entregues com atraso ou são completamente abandonadas antes da finalização. Portanto, a partir de um aplicativo, ou seja, um negócio digital, foi-se trabalhada uma causa social que visa melhorar e estimular o crescimento do Brasil.

Outro exemplo a ser citado é o próprio Google. O Google é uma empresa que sempre proporciona campanhas e desafios como o citado acima, a fim de encontrar ideias e projetos que buscam otimizar o crescimento de países, principalmente de terceiro mundo.

Portanto, se você deseja criar um negócio digital de impacto, pesquisa e aprenda um pouco mais sobre as empresas que já são consideradas de impacto. Assim, você pode entender melhor como trabalhar questões sociais, políticas, econômicas e ambientais em seu negócio digital!

Porque criar um negócio digital de impacto?

Agora que você já sabe como funciona um negócio de impacto, é importante conhecer os benefícios de criar um negócio digital de impacto!

1. Fácil acesso à internet

Como já foi citado no início deste texto, o crescimento do alcance da internet que ocorre, principalmente, a partir de dispositivos mobile, torna o ambiente digital conveniente para a divulgação e venda de produtos e serviços.

A facilidade de acesso à internet permite maior crescimento de negócios digitais de impacto!

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apresentados em 2016, mais de 50% dos brasileiros já possuem acesso a internet.

Além disso, de acordo com o Portal Brasil, o Brasil é o quarto país do mundo com maior número de usuários da internet e redes sociais, chegando a pouco mais de 100 milhões. E esse número tende a crescer ainda mais!

Portanto, utilize a vantagem da acessibilidade da internet para criar um negócio digital de impacto!

2. Praticidade nas negociações 

Como segundo motivo de criar um negócio digital de impacto, temos a praticidade nas negociações. O ambiente digital proporcionou diversos benefícios a empreendedores, como a praticidade nas negociações. O âmbito virtual é livre de grande parte das burocracias que atrasam e impossibilitam o empreendedorismo.

Primeiramente, reuniões presenciais são substituídas pela comunicação direta realizada no ambiente online. Além disso, as transições são realizadas de maneira imediata, com a ausência de questões como horário comercial e disponibilidade dos vendedores, por exemplo.

Essa dinamicidade nas negociações afetam positivamente tanto os vendedores e empreendedores quanto os clientes, aprimorando o negócio e a experiência entre o consumidor e uma empresa.

3. Grande alcance de consumidores

Com o grande número de pessoas ativas nas plataformas digitais, tornou-se muito mais fácil falar com diversos públicos ao mesmo tempo. A partir disso, o seu negócio pode ganhar visibilidade através da sua comunicação pela internet!

Para um negócio convencional, é mais difícil aumentar a sua visibilidade, visto que depende de questões e limites geográficos, por exemplo. Já na internet, utilizando ferramentas e estratégias de Publicidade e Marketing Digital, você consegue se comunicar com diversas pessoas, mostrando à elas o que seu negócio oferece!

Portanto, ao criar um negócio digital de impacto, preocupe-se com a comunicação que será transmitida ao seu público. Essa comunicação será responsável por definir o sucesso de seu negócio a partir de seus leads e clientes.

4. Investimentos e custos reduzidos

Ao criar um negócio digital, você otimiza seus investimentos e reduz os custos do seu negócio!Em uma empresa tradicional, devem ser feitos alguns investimentos iniciais, mas que reduzem fortemente o capital de seu negócio. A criação e manutenção de uma estrutura física, equipamentos e móveis, maior número de funcionários, etc.

Entretanto, ao criar um negócio digital de impacto, seu investimento inicial é bastante reduzido! Se você está iniciando seu negócio digital, você precisará, na maioria das vezes, apenas de um computador! 

E mesmo que você tenha uma equipe, os custos para manter essa equipe serão reduzidos, já que eles podem fazer home office! Ou seja, você não terá que se preocupar com o deslocamento de sua equipe, nem com a manutenção de um espaço físico.

5. Versatilidade

Como diversos benefícios trazidos à sociedade pela internet, tem-se a versatilidade, que auxilia também o universo empreendedor. A possibilidade de gerenciar um negócio a qualquer hora e em qualquer lugar, torna-se uma oportunidade para os empreendedores digitais.

Fazer o seu próprio horário de trabalho, realizar reuniões sem sair de casa e ter tempo livre para realizar outras atividades que deseja, são alguns dos principais benefícios da versatilidade de criar um negócio digital de impacto!

Além disso, há um aumento na produtividade, já que não há limites nos horários de trabalho. Isso possibilita que o empreendedor trabalhe de forma efetiva no horário que é mais interessante e positivo para ele.

6. Construção e consolidação de marca

Como há um grande número de usuários ativos nas plataformas digitais, a comunicação foi aprimorada, já que uma empresa pode definir estratégias para se comunicar apenas com um grupo de pessoas, o seu público alvo, por exemplo.

Entretanto, algumas empresas criam uma comunicação específica para consolidar sua marca no mercado. O uso das redes sociais, por exemplo, auxilia nesse processo, já que é uma forma de interação e fortalecimento da presença de um negócio com o seu público!

Ou seja, é bem importante pensar e trabalhar a sua marca ao criar um negócio digital de impacto.

Trabalhe então a percepção que as pessoas e outras marcas têm de seu negócio. Estude um pouco sobre Brand Equity para entender melhor como posicionar sua marca no mercado e se destaque entre seus concorrentes!

Como criar um negócio digital de impacto?

Há algumas maneiras diferentes de criar um negócio digital de impacto. É fato que os grandes empreendimentos digitais começaram e se tornaram um sucesso a partir de formas diferentes. Entretanto, vamos apresentar alguns pontos que são comuns entre diversos negócios digitais de sucesso.

Aproveite experiências e oportunidadesCrie e aproveite oportunidades, realize novas experiências para aumentar seu repertório e ter melhores ideias.

Antes de começar a criar um negócio digital de impacto, esteja atento ao universo do empreendedorismo. Observe como os negócios já criados funcionam, como os empreendedores trabalham e quais as oportunidades que foram aproveitadas. Saiba aproveitar as oportunidades que sempre surgem no mercado para criar o seu negócio online.

Além disso, observe o mundo à sua volta. Se possível, viaje, faça coisas novas, conheça pessoas diferentes e aumente o seu repertório cultural. Isso poderá ser um ponto crucial para o sucesso de seu novo negócio!

Pense em novas ideias

Pensar em novas ideias é essencial para que o seu negócio funcione. Entretanto, essas ideias devem ter um embasamento.

Sendo assim, não crie novos problemas, resolva os problemas já existentes. Esteja atento às pequenas e grandes dificuldades que as pessoas têm de enfrentar sempre. Veja como as pessoas resolvem esses problemas. Procure resolvê-los de forma inovadora e não muito complexa. Afinal, as melhores ideias são as mais simples!

Trabalhe em suas ideias

Ter novas ideias é essencial, mas não é o ponto principal do seu negócio. Geralmente, as grande ideias surgiram de ideias complexas que, com o tempo, foram trabalhadas até se tornarem 100% efetivas.

Trabalhe suas ideias para que elas possam ser efetivas, trazendo resultados positivos ao seu negócio!Pense em suas ideias como se fossem um diamante. Primeiro você tem o diamante bruto, que possui grande potencial mas aparentemente necessita de várias mudanças. À medida em que o diamante é lapidado, ele vai ganhando forma e se tornando mais brilhante, até se transformar na joia mais almejada do mundo.

As suas ideias funcionam da mesma forma. Quando você pensa nelas pela primeira vez, elas estão como o diamante bruto. Elas têm potencial mas possuem diversos problemas que impedem a efetividade delas. Portanto, à medida que você trabalha suas ideias, elas vão se tornando palpáveis e legítimas. No fim, elas resolverão problemas satisfatoriamente e de uma maneira simplificada.

Além disso, o mundo e o mercado mudam rápido, principalmente quando tratamos sobre criar um negócio digital de impacto. Então, é necessário lapidar suas ideias de maneira contínua, para se atualizar e conquistar os consumidores.

Valide a sua ideia

Após trabalhar suas ideias, é necessário validá-las. Certifique-se de que a sua ideia não é igual à outras ideias que já existem no mercado!

É claro que você pode ter ideias similares já existentes, mas esteja atento ao diferencial de seu negócio para que você possa conquistar o seu lugar no mercado.

Monte um plano de negócios

Para qualquer tipo de negócio, digital ou não, é fundamental a elaboração de um plano de negócios. Para criar um negócio digital de impacto de maneira efetiva, ter um plano de negócios pode até mesmo otimizar o seu trabalho. Isso deve-se ao fato de que um plano de negócios tem a capacidade de auxiliar diversos aspectos do seu negócio:

  • Analisar a posição do negócio no mercado e na mente do consumidor;
  • Otimizar as ideias do negócio;
  • Avaliar forças e fraquezas internas e oportunidades e ameaças externas à empresa (pode ser feita a partir da análise SWOT);
  • Antecipação de problemas e situações;
  • Avaliação e análise do setor financeiro;
  • Abordagem empresarial: modo como a empresa se apresenta frente a clientes, fornecedores e parceiros.

Modelo MVP

Há alguns outros modelos de negócios que você pode utilizar. Qual modelo usar irá depender de seus objetivos e estratégias de negócio.

MVP é um modelo de negócios que visa conhecer o cliente e o público alvo de um negócio. Aqui na BeeStart, por exemplo, é utilizado o MVP para otimizar os produtos e serviços que oferecemos.

Conheça alguns benefícios e vantagens de utilizar o Mínimo Produto Viável (MVP):

  • Redução de gastos;
  • Agilidade (a partir da experimentação);
  • Compatibilidade (útil e eficaz para qualquer tipo de negócio);
  • Testa a demanda de seu produto no mercado;
  • Prevê as oportunidades de sucesso.

Equipe Enxuta

Um fator muito importante para criar um negócio digital de impacto é a formação de uma equipe profissional e enxuta. De acordo com o livro “The Lean Startup” de Eric Reyes, criar uma equipe com um número reduzido de profissionais competentes vale muito mais do que uma equipe enorme mas com má produtividade.

Portanto, selecione bem as pessoas que irão trabalhar com você. Verifique suas qualidades e habilidades de realizar um bom trabalho. E não se esqueça do mais importante: o interesse por aprendizado!

O profissional que se dispõe e tem interesse em aprender continuamente, é um bom profissional para se ter na sua empresa!

Marketing Digital

Como a maior parcela dos consumidores está presente nas plataformas digitais, é necessário que a sua empresa esteja também. Entretanto, a maior parte das empresas se encontra no ambiente virtual, a fim de serem encontradas pelos consumidores. O Marketing Digital visa divulgar um negócio nas plataformas digitais, atraindo mais leads e convertendo clientes.

Portanto, estar presente no mesmo lugar que os seus clientes e potenciais clientes não é suficiente. É necessário se destacar no mercado virtual! E isso pode ser feito através das estratégias do Marketing Digital!

O Marketing Digital refere-se à divulgação de produtos, serviços e marcas através das mídias digitais. É também uma das maneiras de estar próximo ao seu público alvo a fim de realizar uma comunicação personalizada e direta!

Assim sendo, se você pretende criar um negócio digital de impacto, o Marketing Digital pode ser seu principal aliado!

Marketing de Conteúd0

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que também utiliza das mídias e meios digitais para se comunicar com seu público, anunciando seus produtos. Entretanto, essa estratégia tem como objetivo principal engajar os seus clientes e potenciais clientes.

Mas como funciona esse engajamento?

As empresas criam e divulgam conteúdos relevantes, que tenha relação tanto com a empresa quanto com o seu público alvo. Esses conteúdos visam atrair os potenciais clientes do seu negócio, que serão envolvidos pelo conteúdo disponibilizado. Além disso, a criação de conteúdo agrega valor para esses clientes e potenciais clientes e, assim, terão uma percepção positiva do seu negócio.

Conclusão

Após a leitura deste texto, você reconhece a necessidade de algumas estratégias para auxiliar você a criar um negócio digital de impacto!

É claro que boas ideias são um fator importantíssimo para o sucesso de seu negócio digital. Entretanto, até mesmo as boas ideias devem ser trabalhadas para que possam se tornar ótimas ideias!

Portanto, agora que você já aprendeu como criar um negócio digital de impacto, que tal aprender um pouco mais sobre como planejar de palavras-chave para atrair e converter mais clientes?

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