Como criar um site responsivo?

Saiba já como criar um site responsivo para otimizar o seu ranqueamento, atrair mais clientes e aumentar as vendas do seu negócio!Em plena era digital, onde os smartphones e dispositivos mobile são dominantes, saber como criar um site responsivo é essencial para que o seu negócio seja visível e relevante. Com a grande quantidade de empresas inseridas nos ambientes digitais, é fundamental encontrar formas de inovar e atrair clientes. Portanto, para otimizar o ranqueamento de seu site no Google, aumentar tráfego para o seu site, atrair clientes e concretizar vendas, saiba já como criar um site responsivo!

O que é um site responsivo? 

O conceito de site responsivo refere-se à maneira de adaptação de um site em diferentes plataformas. Ou seja, sites responsivos são aqueles que automaticamente se enquadram em qualquer dispositivo: desktops, smartphones, tablets, etc. Isso significa que um site responsivo modifica sua disposição com base nos tamanhos das telas dos dispositivos. Portanto, com o enorme acesso à internet por diversos tipos de plataformas, faz-se essencial aprender como criar um site responsivo!

Quais são os seus benefícios de criar um site responsivo?

Há diversos fatores positivos de criar e transformar sites responsivos. Portanto, vamos apresentar algumas dessas vantagens para que você possa utilizá-las em seu negócio!

Potencializa suas estratégias de SEO

Para que o seu site seja bem ranqueado no Google, há diversas estratégias e objetivos a serem cumpridos. E utilizar dessas estratégias ao criar um site responsivo é essencial. Se você trabalha com Marketing Digital, provavelmente já ouviu falar sobre as estratégias de SEO.

Caso você não conheça, essas estratégias são sugestões a serem seguidas para que o seu site seja melhor ranqueado nos buscadores, como o Google.É fundamental conhecer as estratégias de SEO para obter melhores ranqueamentos nos buscadores, como o Google.

É claro que não é necessário realizar todas as estratégias, afinal são mais de 200! Entretanto, é interessante conhecê-las para que você saiba como funcionam os algoritmos do Google. Assim, você poderá otimizar seu site de uma maneira efetiva!

O Google valoriza bastante os sites responsivos, principalmente quando são otimizados para dispositivos móveis. O grande número de pesquisas realizadas através de smartphones, seja pesquisa tradicional ou pesquisa por voz, vêm crescendo bastante e já ultrapassam as pesquisas realizadas por desktops.

Independente do dispositivo em que é realizada uma pesquisa, se você sabe como criar um site responsivo, terá maiores chances de ter um bom ranqueamento. Ou seja, se o seu site é responsivo, ele será valorizado pelo Google. Mesmo que uma pesquisa seja feita através de um dispositivo desktop.

Em 2015, o Google apresentou uma atualização cujo nome é a união dos termos Mobile + Armageddon, chamado Mobilegeddon. Essa atualização foi criada com a intenção de favorecer os sites responsivos ou que possuem uma versão mobile, em relação aos sites não adaptáveis em diferentes plataformas.

Outro fator positivo para as estratégias de SEO, é o fato de que a sua URL não é modificada em nenhum dispositivo. Ou seja, o seu site é acessado da mesma forma em qualquer plataforma. Isso resulta em uma melhora no ranqueamento e na visibilidade do seu site, blog, etc.

Otimiza a experiência do usuário

Para otimizar a experiência do usuário, criar um site responsivo é o primeiro passo para garantir o sucesso de seu site!Um dos principais benefícios de criar um site responsivo, ou site flexível, é a otimização da experiência do usuário. Esse fator é fundamental para aumentar e aprimorar a presença de seu negócio no ambiente digital. Lembra quando mencionamos as estratégias de SEO? A experiência do usuário é uma parte importante dessas estratégias.

Quando um site não responsivo é acessado em diversas plataformas diferentes, a experiência do usuário é prejudicada. Isso deve-se ao fato de que o usuário terá que utilizar do zoom (in e out) para conseguir obter as informações que deseja.

Em um smartphone, por exemplo, o usuário não conseguirá visualizar uma página inteira de uma só vez. Ele terá que constantemente utilizar do zoom. Além disso, o menu, botões e caixas de texto serão desformatados, já que a resolução não foi feita para dispositivos smartphone.

Portanto, saber criar um site responsivo, que se adapta rapidamente e permite ao usuário navegar normalmente, sem que algo o atrapalhe, é extremamente importante!

Reduz a taxa de rejeição

Com a criação de um site responsivo, há uma redução da taxa de rejeição de seu site, aprimorando seu ranqueamento frente os bots do Google.Ao criar um site responsivo, a quantidade de usuários que entram e permanecem em seu site tende a aumentar. Se um usuário acessa um site não responsivo através de seu smartphone, é provável que a página estará toda desconfigurada. Assim, o usuário rapidamente voltará à página inicial de buscas para acessar outros sites.

É importante considerar essa taxa de rejeição, já que o Google a considera como um fator de ranqueamento. Se um site possui alta taxa de rejeição, o algoritmo do Google considera o seu conteúdo como não relevante. Com isso, você corre o risco de perder um bom ranqueamento.

Otimiza o compartilhamento através das redes sociais

Com o aumento do uso de redes sociais, tanto por empresas como por consumidores, é fato a necessidade de criar um site responsivo. Se as suas páginas e o seu conteúdo forem adaptáveis, há maiores chances de os usuários os compartilharem nas redes sociais.

Aumenta a conversão de Leads

A partir do compartilhamento de seu conteúdo nas redes sociais, é essencial saber criar um site responsivo. Como as mídias sociais são bastante acessadas por plataformas mobile, o seu site deve estar pronto para receber o acesso de usuários que encontraram sua empresa por meio de posts em redes sociais.

Para que esse objetivo seja efetivo, você também pode criar Landing Pages responsivas!

Como funciona um site responsivo?

Através de um CSS, por meio de um sistema chamado “media queries”, as propriedades que definem o tamanho da tela de algum site podem ser alteradas. Esse trabalho é feito por um programador, que irá alterar os elementos dessas propriedades.

Por meio dos media queries, é possível definir tanto um site quanto apenas alguns elementos de um site. Ou seja, um item do menu ou um banner podem ser configurados para aparecer em um smartphone e não em um tablet. Dessa mesma forma, um programador pode definir as polegadas e a resolução da tela para cada aparelho.

Site Responsivo X Site Mobile

Como você já sabe, o site responsivo é um site que se adapta em diferentes plataformas. Além disso, ao criar um site responsivo você tem a garantia do padrão em qualquer dispositivo. Ou seja, um site responsivo é o mesmo em todos os tipos de plataformas: desktop, smartphone, tablet, etc.

Já o site Mobile refere-se a um site diferente do original. Trata-se de um segundo site.O site mobile difere-se do site responsivo por ser um site diferente do original.

Os banners, imagens e cores podem até ser as mesmas do site original. Entretanto, os arquivos html são diferentes, já que se trata de uma plataforma diferente.

O site mobile podem até funcionar como um subdomínio do domínio original. Para que você possa compreender melhor essa diferença, vamos apresentar um exemplo.

Os grandes sites de notícias utilizam bastante de subdomínios. O site da rede record, por exemplo, é: www.r7.com. Dentro da página inicial do site, há diversas abas separando diferentes assuntos. Se você clicar na aba “diversão”, por exemplo, você será redirecionado para outra página com a url www.diversão.r7.com.

Como criar um site responsivo?

Para criar um site responsivo, você deve ter em mente que algumas mudanças deverão contar com a ajuda de profissionais da computação. É claro que você pode aprender em alguns sites e tutoriais na internet, mas se você não possui nenhum conhecimento nessa área, te aconselhamos a contratar um profissional.

Separamos algumas das mudanças a serem consideradas para que você saiba como criar um site responsivo.

Analise o tráfego de seu site

Antes de realizar a criação de um site responsivo, é interessante monitorar as estatísticas e verificar dados de usuários que já acessam seu site através de diferentes dispositivos.

Ao ter em mente esses dados, você pode realizar modificações com bases mais concretas para otimizar os acessos!

Trabalhe com web design

Trabalhar com web design pode ser o fator principal para garantir o sucesso de seu site responsivo!Antes de criar sua página responsiva, lembre-se de que o design é um dos fatores que mais influenciam na experiência do usuário. Praticidade e dinamicidade são bastante importantes, mas a disposição e o layout são igualmente relevantes!

Portanto, pesquise! Verifique como os seus concorrentes trabalham o design de seus sites, observe como sites que já são responsivos trabalham.

Faça com que o design de seu site responsivo seja bonito, prático e de fácil navegação.

Existem até mesmo algumas ferramentas que podem facilitar e auxiliar esse processo da criação de um site responsivo:

  1. Adobe XD;
  2. Sketch;
  3. Froont.

Dicas para criar um site responsivo efetivo

Evite efeitos

Efeitos são bastante atrativos quando um site é acessado através de um desktop. Entretanto, esse fator não é tão positivo quando se trata de dispositivos móveis.

Uma grande quantidade de efeitos e itens animados atrapalha a velocidade de carregamento da página. Esse fator de velocidade é bastante relevante para a experiência do usuário. Além disso, o tempo de carregamento

Utilize imagens adaptáveis

Ao criar um site responsivo, utilize de imagens flexíveis. Ou seja, use imagens leves que carregam rapidamente e em qualquer dispositivo.

Utilize textos legíveis

Verifique que os textos encontrados em seu site são legíveis em diferentes plataformas móveis. Isso fará com que o usuário evite utilizar o zoom o tempo todo, otimizando a sua experiência.

Para aprimorar os textos, utilize apenas informações essenciais em seu site. Geralmente, alguns sites contêm texto demais e informação de menos. Isso não atrapalha apenas a flexibilidade do site, como também afasta usuários, já que textos enormes e desnecessários são desconsiderados pelos usuários.

Conclusão

Para criar um site responsivo, é necessário conhecer os aspectos que permeiam essa mudança necessária. Além de conhecer a importância de criar um site responsivo, você agora também sabe quais os fatores considerados para realizar essa mudança.

Portanto, para otimizar ainda mais a visibilidade e relevância, e aumentar as vendas de seu negócio, que tal aprender sobre como utilizar o marketplace como estratégia de negócios?

[Total: 1    Média: 5/5]