Como criar uma Landing Page gratuita

Aprenda já como criar uma Landing Page gratuita para otimizar os seus negócios!As Landing Pages têm sido bastante utilizadas pelas empresas, principalmente em startups que trabalham com processos de atração e conversão de clientes. Já existem diversas ferramentas que auxiliam na criação dessas páginas. Entretanto, muitos empreendedores, principalmente os iniciantes, utilizam fortemente da ideia de criar uma Landing Page gratuita. Com isso, além de otimizarem os processos de atração, também reduzem custos dentro de uma startup!

O que são Landing Pages?

Realizando a tradução literal, Landing Pages significa “páginas de aterrissagem”. As Landing Pages, também conhecidas como páginas de destino, referem-se às páginas que os usuários “aterrissam” após realizar uma procura em buscadores online. Essas páginas visam persuadir um indivíduo a realizar uma determinada ação.

Essa ação, previamente definida, pode ser:

  • Resposta de um formulário;
  • Uma promoção ou desconto;
  • Acesso à algum tipo de informação e conteúdo específico, como e-books ou webinars;
  • Maior visibilidade e presença de uma empresa no ambiente digital.

Portanto, é necessário saber quais os meios de criar uma Landing Page gratuita para reforçar a presença da sua empresa no universo virtual.

Porque criar uma Landing Page?

Com a criação de Landing Pages, a sua empresa é beneficiada de diversas formas. Além disso, vários setores da empresa podem ser positivamente afetados se a utilização das Landing Pages for trabalhada de maneira correta.

Para aprofundarmos nos benefícios e vantagens de utilizar Landing Pages, é necessário entender qual o objetivo dessa ferramenta.

Vantagens de utilizar Landing Pages

Basicamente, as Landing Pages são criadas com o objetivo de aumentar a conversão de leads.

Se você trabalha ou tem interesse no assunto Marketing de Conteúdo, você provavelmente já ouviu falar sobre leads. Mas se ainda não ouviu, vamos detalhar o que é para explicar de forma mais aprofundada a sua importância no uso de Landing Pages.

O que são Leads?

No Marketing Digital, Leads são os potenciais clientes de uma marca ou empresa, que, de alguma forma, apresentaram interesse em produtos e serviços fornecidos por elas.Saiba como criar uma Landing Page gratuita para aprimorar o processo de conversão de leads de seu negócio!

Esse interesse por parte do lead ocorre quando ele fornece seus dados em troca de algo que a empresa oferece. Então, se você faz uma pesquisa sobre a experiência do cliente e encontra um e-book sobre o assunto, você geralmente tem que preencher um formulário. No momento em que você insere seu nome e email, e baixa o conteúdo, você se torna um lead.

A partir daí, esse lead vai ser trabalhado no funil de vendas da empresa, para ser transformado em um cliente.

Portanto, uma ótima e eficaz estratégia para aumentar a atração e conversão de potenciais clientes, é a de utilizar as Landing Pages!

Como utilizar Landing Pages para aumentar taxa de conversão de leads?

Primeiramente, para que o funil de vendas seja efetivo, é necessário ter conhecimento sobre o Inbound Marketing. Também é importante saber a diferença entre Inbound e Outbound Marketing para que você possa decidir qual o melhor critério de atração de clientes do seu negócio.

Com esse conhecimento, você conseguirá direcionar seus esforços para realizar a taxa de conversão de leads de forma adequada. E para decidir qual estratégia será utilizada, você deve ter pleno conhecimento de seu público alvo.

Para conhecer os seus clientes e potenciais clientes, há diversas estratégias a serem utilizadas. Sendo as mais utilizadas:

Como funciona o processo de conversão desses leads?

O processo de conversão de leads utiliza do funil de vendas. Esse funil é dividido em topo, meio e fundo de funil, que são relativos às etapas em que esses potenciais clientes estão no ciclo de venda.

Para atrair os leads através de uma Landing Page, é necessário utilizar de estratégias que irão garantir o sucesso da aquisição desses potenciais clientes. Para isso, vamos explicitar o topo de funil, onde se utiliza as Landing Pages para atração de leads.

Topo do FunilO principal objetivo da criação de uma Landing Page é a atração e conversão de Leads!

O topo do funil é utilizado de maneira mais superficial. Entretanto, deve ser bem pensado e trabalhado para garantir o sucesso da conversão final dos leads.

Nesta etapa, você deve reforçar a presença de seu negócio no mercado, caso o possível cliente precise de seu produto ou serviço em algum momento no futuro.  Alguns exemplos de conteúdo de topo de funil são:

  • Redes sociais;
  • Newsletters;
  • Blogs.

Meio do Funil

No meio do funil, o conteúdo disponibilizado deve ser menos superficial. Entretanto, ainda não deve ser oferecido de maneira direta.

Nesta etapa, ocorrerá a conversão, ou seja, o potencial cliente tem algum problema e ele pretende solucioná-lo. Mas a venda ainda não se concretizará nesse momento. Para ajudar o seu cliente a solucionar problemas, você pode utilizar de:

  • E-books;
  • Blogs;
  • Newsletters customizadas para cada tipo de cliente.

Fundo do Funil

Nesta etapa, o seu cliente em potencial conhece os problemas que possui e pretende solucioná-los. Ele também conhece  a sua empresa e sabe que ela pode ajudá-lo. A partir de agora, o processo de venda passa pelo último estágio, no qual o lead já quase se tornou um cliente e consumidor de seus produtos e serviços.

Já no fundo do funil,  o seu conteúdo pode ser oferecido de forma mais direta, através de:

  • Webinars;
  • Vídeo aulas;
  • Tutoriais;
  • Testes gratuitos para os serviços e produtos.

Como criar uma Landing Page gratuita?

Há diversas formas de criar uma Landing Page gratuita, apesar das maneiras pagas existirem em maior número e serem as mais utilizadas.

Para criar uma Landing Page gratuita, você pode utilizar de certos meios, como:

1. Launchrock

A Launchrock é uma criadora de Landing Page gratuita. Ela é bastante utilizada por empreendedores principiantes, pois oferece benefícios como: design responsivo, telas de fácil navegação e, apesar de oferecer planos para upgrade, sua versão gratuita funciona muito bem.

2. Hello Bar

A Hello Bar não é um instrumento criador de Landing Page gratuita. Ela é um plugin, que visa atrair tráfego para páginas de destino pré-determinadas. Esse plugin pode ser instalado no seu site, pelo wordpress, para potencializar a página desejada de uma empresa.

Portanto, além dos benefícios descritos acima, a principal vantagem dessas estratégias, é o fato de não ser necessário o conhecimento em programação!

Como otimizar uma Landing Page?

Apenar criar um Landing Page gratuita não é o suficiente para atrair potenciais clientes. Algumas estratégias devem ser seguidas para garantir o sucesso de atração dos leads.

Considere o SEO

É imprescindível ter em mente e utilizar as estratégias de SEO na criação das Landing Pages. O SEO é importante pois, sem ele, a sua página dificilmente será encontrada.O SEO na criação de Landing Pages pode otimizar a taxa de conversão de Leads!

Portanto, para melhorar o rankeamento de sua Landing Page, é necessário utilizar de algumas estratégias como:

  • Palavras-chave;
  • Conteúdo de qualidade;
  • Título coerente com a mensagem.

Ao utilizar essas estratégias, você aumenta as chances de melhor rankeamento nos buscadores de pesquisa e, consequentemente, o número de pessoas que visualizam e clicam no seu link.

Seja objetivo

Ao utilizar uma Landing Page você deve se colocar no lugar do seu potencial cliente. Ou seja, você deve pensar nos motivos que fariam alguém colocar suas informações para ter acesso a um conteúdo.

Portanto, o principal ponto nessa etapa, é a objetividade. Não escreva um texto enorme explicando quem é a empresa e qual a sua história. Você deve, em poucas palavras, apresentar os benefícios de seu conteúdo e convencer esse cliente em potencial, a importância do seu produto para ele.

Portanto, trabalhe para escrever um bom título, que chame a atenção e que seja coerente com o seu produto.

Utilize um botão Call To Action

O botão Call To Action (CTA), também conhecido como “Chamada para ação”, é imprescindível na sua Landing Page. Pense que, por exemplo, você criou uma Landing Page.É imprescindível utilizar da estratégia Call To Action na criação de uma Landing Page gratuita.

Você utilizou das estratégias de SEO, pesquisando as palavras-chave e criando um conteúdo de qualidade, e criou um título chamativo e objetivo. Esse lead gostou muito do que sua empresa tem a oferecer. Entretanto, a sua Landing Page não o convida a realizar uma ação (visitar o site, entrar em contato, etc).

Você perdeu, então, a oportunidade de descobrir mais sobre seu potencial cliente, bem como atraí-lo para uma abordagem mais direta.

Portanto, utilize sempre CTAs em suas Landing Pages para não perder a conexão com os leads que chegam até o seu conteúdo.

Trabalhe com imagens

É fato que a cada dia as pessoas passam a ler menos, principalmente no ambiente online. Então, não é novidade que se você criar um texto enorme, que explica muito sobre sua empresa mas quase nada sobre o que o potencial cliente vai ganhar ao entregar seus dados ao seu negócio.

Ao utilizar imagens, você prende a atenção de quem clica em sua Landing Page, mesmo que por apenas alguns segundos.Heatmap é uma ótima ferramenta para descobrir onde se direciona os olhares dentro de um site. Assim, você pode otimizar a disposição e o layout para que nenhuma informação seja perdida.

Então, utilize imagens e símbolos que chamam a atenção e causam um impacto positivo visual, mas ao mesmo tempo sejam coerentes com a mensagem da sua Landing Page.

Há diversas “regras” e quesitos que influenciam o uso das imagens nas Landing Pages. Para saber onde e como fazer o uso dessas imagens, você pode utilizar do Heatmap (ou mapa de calor). O Heatmap é uma ferramenta que apresenta para onde se direcionam os olhares dos usuários que acessam um site, blog ou página de destino.

Seja sintético

Seguindo a ideia das imagens descrita acima, é importante sintetizar o texto que deve estar na sua Landing Page gratuita. Entretanto, não deixe de colocar informações imprescindíveis na página para que os leads tenham confiança em permitir acesso aos seus dados.

Não simplifique, sintetize. Ou seja, o minimalismo é necessário quando o assunto é Landing Page. Mas se preocupe em elaborar um texto que seja de fácil leitura e compreensão, e que contenha todas as informações que o cliente potencial precisa saber sobre sua empresa e produto que você oferece.

Portanto, agora que você sabe como criar uma Landing Page gratuita, que tal aprender a desenvolver um plano de marketing para a sua startup para garantir o sucesso de seu negócio?

[Total: 0    Média: 0/5]