Como criar uma persona para empresas digitais?

Criar uma persona para empresas digitais é uma estratégia que tem a capacidade de otimizar seus esforços e aumentar as vendas de seu negócio!A ideia de criar uma persona para empresas digitais tornou-se uma das principais estratégias com objetivo de otimizar o relacionamento com clientes, atrair de potenciais clientes e aumentar diretamente as vendas de um negócio. Portanto, se você deseja agregar novos benefícios ao seu negócio e obter vantagens competitivas no mercado frente aos seus concorrentes, é imprescindível conhecer e aprender sobre como criar uma persona para empresas digitais!

O que é uma persona?Por meio de dados e informações criam-se as personas, que são as representações de seus clientes!

A persona é baseada em situações e informações reais sobre as características pessoais e comportamentos de seus clientes. A persona leva em consideração dados como: motivações, preocupações, medos e objetivos de seus clientes. Ou seja, a persona é a representação de seus clientes! 

Então, criar uma persona para empresas digitais é fundamental para qualquer negócio.

É claro que trata-se de uma representação fictícia, já que busca encontrar características compartilhadas pelos clientes e/ou potenciais clientes. Estes não serão iguais, mas alguns atributos não são apenas individuais, e sim coletivos.

Portanto, criar uma persona para empresas digitais irá lhe ajudar a definir seu cliente ideal. Com isso, a comunicação e os esforços da sua empresa serão otimizados!

O que é um cliente ideal?

Os termos cliente ideal, ou Ideal Customer Profile (ICP), referem-se a um cliente fictício que seria perfeito para o seu negócio. Apesar de não possuir regra específica de como o cliente ideal deve ser, existem algumas características que podem lhe ajudar a definir esse cliente. Portanto, estabelecer um cliente ideal de seu negócio é tão importante quanto criar uma persona para empresas digitais.

Primeiramente, entretanto, deve-se conhecer a importância de definir um cliente ideal para a sua empresa.

Por que definir um cliente ideal?

Definir o cliente dos seus sonhos possibilita uma melhor experiência com a sua empresa, já que permite a você desenvolver e reforçar estratégias de atração, compra, fidelização, etc.

Com isso, o seu time de marketing e vendas terá em mente a maneira correta de trabalhar os clientes.

Como definir meu cliente ideal?

Para definir o cliente ideal, você precisa imaginar qual seria o seu cliente perfeito. Apesar de não existir uma regra, vamos apresentar algumas ideias que podem ajudar você a iniciar esse processo:Saiba como definir o seu cliente ideal pode otimizar o seu negócio!

  • O meu cliente ideal compartilha dos mesmos valores que eu;
  • O meu cliente ideal é engajado com todo o material e conteúdo que disponibilizo;
  • Ele compreende que certas mudanças no produto e serviços demandam tempo;
  • Ele sempre dá um feedback sobre nossos serviços prestados;
  • Ele entende sobre a área de atuação da minha empresa, portanto, conhece os diferenciais do meu negócio dentro do segmento.

É válido lembrar que esses exemplos não são obrigatórios e, sim, apenas dicas para que você tenha uma ideia de como definir seu cliente ideal.

Persona X Público alvo

Para criar uma persona para empresas digitais de forma efetiva, é imprescindível saber a diferença entre persona e público alvo.

Persona

Como já apresentado anteriormente, a persona é uma representação de seus clientes. Essa representação visa definir características comuns entre os clientes, como:

  • Quais são seus objetivos?
  • Quais são os seus medos?
  • Quais as suas forças e fraquezas?
  • O que o preocupa?
  • O que o motiva?

Portanto, trata-se de qualidades e atributos de cada cliente, que são comuns em outros clientes. A partir disso, o ato de criar uma persona para empresas digitais deve ser realizado a fim de definir essas questões.

Exemplo de uma persona

Tem-se como exemplo uma faculdade que pretende aumentar o número de matrículas para todos os cursos de pós-graduação. Um exemplo de persona a ser trabalhada por essa faculdade pode ser definido abaixo:

Matheus Campos, 28 anos.

Matheus mora sozinho e possui o próprio carro, já que mora um pouco distante do seu trabalho. Ele sempre gostou de estudar e aprender coisas novas. Seus hobbies incluem praticar esportes, ler e viajar.

Matheus concluiu sua graduação em Relações Públicas há 5 anos e atualmente trabalha em uma empresa que realiza eventos internacionais, desde apresentações musicais até mesmo feiras de artesanato. Matheus gosta bastante de onde trabalha e, por isso, deseja obter mais conhecimento para aumentar suas oportunidades de crescimento na empresa em que atua.

Matheus é uma pessoa muito conectada ao mundo digital. Está sempre presente em diversas redes sociais, para interagir com seus amigos e ficar por dentro das novidades. O Youtube é sua rede social preferida, já que gosta bastante de um conteúdo mais visual que textual.

A criação de uma persona é um processo que deve ser feito de forma mais completa e detalhada possível!

Público alvo

O público alvo visa criar e veicular uma comunicação para atingir uma determinada parcela do público consumidor. Essa estratégia também trata de questões comuns entre os seus clientes, mas de forma generalizada.

Exemplo do público alvo

Vamos utilizar o mesmo exemplo da persona para que você consiga compreender a diferença entre persona e público alvo. Portanto, tem-se a mesma faculdade citada acima com os mesmos objetivos.

O público alvo dessa faculdade será:

Homens e mulheres com mais de 25 anos, entre as classes sociais A e B, com renda salarial acima de R$ 3.000. Essas pessoas gostam de aprender e viajar e pretendem alavancar sua carreira profissional.

É claro que a criação de uma persona é muito mais completa que a definição de um público alvo. Entretanto, qual estratégia usar dependerá dos objetivos de cada empresa. Então, pode-se afirmar que a definição deste público é tão importante quanto a criação de uma persona!

Quais as vantagens de criar uma persona para empresas digitais?

Há diversas vantagens ao utilizar a estratégia de criação de persona, tanto para as vendas quanto para a visibilidade da empresa no mercado!

Comunicação da empresa

Criar uma persona para empresas digitais pode otimizar a comunicação de seu negócio!A partir do momento em que você cria e define uma persona para o seu negócio, a comunicação da sua empresa é otimizada!

Isso deve-se ao fato de que, como você sabe com quem está falando, saberá exatamente o que dizer para esse grupo de pessoas!

Sendo assim, você atingirá com maior facilidade e efetividade, o público consumidor que deseja!

Ambientes virtuais

Como você definiu o consumidor de seus produtos e serviços, você sabe exatamente como se dá a relação entre esse cliente e o mundo digital. Portanto, você saberá quais as redes sociais em que seu cliente se encontra e, assim, poderá entregar a ele aquilo que necessita.

Por fim, criar uma persona para empresas digitais é fundamental, principalmente se seus clientes são usuários das mídias sociais.

Produção de conteúdo

A partir do conhecimento da persona de seu negócio, é necessário adequar a produção e veiculação de conteúdo. Portanto, todas as estratégias de marketing de conteúdo serão trabalhadas de acordo com os interesses e características de suas personas.

Portanto, se a sua persona não gosta muito de ler, produzir textos para esse cliente não será muito útil. É necessário trabalhar mais com conteúdos audiovisuais para atrair a atenção dessa pessoa.

Email Marketing

A comunicação pelo email marketing, que visa, geralmente, trabalhar o funil de vendas, deve ser realizada de forma personalizada para que seja efetiva. É importante ter como base os interesses de sua persona, a fim de trabalhar apenas com o que mais atende o seu cliente.

Aqui na BeeStart nós utilizamos o MailChimp, que nos ajuda a organizar nossos grupos de clientes. Além disso, essa ferramenta apresenta métricas que nos ajuda a otimizar nosso trabalho e aumentar a produtividade!

Palavras-chave

O planejamento de palavras-chave também pode ser trabalhado a partir das particularidades das personas. Conheça os interesses dos seus clientes para que você tenha ideias e temas de conteúdos que serão bem ranqueados nos buscadores, como o Google.

Tráfego orgânico e pago

Para atingir o seu cliente de modo eficaz e aumentar o tráfego em seu site ou blog, você pode utilizar de estratégias orgânicas e pagas. O tráfego orgânico refere-se às pessoas que acessam o seu site, blog ou página nas redes sociais, sem que você anuncie algo. O uso das palavras-chave citado acima é um exemplo que pode aumentar o tráfego orgânico para o seu negócio.

O tráfego pago se trata dos links patrocinados. Com estes links você pode adicionar características personalizadas a fim de atingir um público específico. Ou seja, ao criar uma persona para empresas digitais, você pode utilizar das estratégias de tráfego pago para garantir que essas personas encontrem o seu negócio!

Versatilidade 

Um dos fatores mais importantes da criação de personas, é a possibilidade de ser utilizada em diversos segmentos de mercado.

Com a criação de personas você pode segmentar os seus clientes e, assim, otimizar a comunicação da sua empresa!Ao contrário do que muitos acreditam, a criação de personas não funciona apenas para grandes empresas e negócios “concretos”. Criar uma persona é essencial em qualquer tipo de negócio, inclusive o digital!

Além disso, você pode sempre atualizar a sua persona, acrescentando novos fatores e adequando às novidades do mercado!

Caso você tenha diferentes tipos de clientes, é possível também criar mais de uma persona, mesmo que seja para o mesmo produto. A Netflix, por exemplo, é um caso de sucesso quando se trata de personas. Ela consegue dialogar com diversos públicos, em diferentes formatos, estabelecendo uma imagem positiva de sua empresa para seus diferentes tipos de personas.

Ou seja, criar uma persona para empresas digitais torna-se um fator essencial para o crescimento de um negócio!

Como criar uma persona para empresas digitais?

Há diversas formas de definir uma persona, desde pesquisas e entrevistas até mesmo aos criadores de personas virtuais. Novamente vale lembrar que não existe uma maneira melhor do que outra e, sim, maneiras mais adequadas que outras. Isso dependerá de seus objetivos e estratégias.

O importante também é buscar o maior número de dados necessários possível. Não generalize demais e nem especifique muito também. Procure manter um equilíbrio para encontrar a persona correta.

Outro fator importante é desconsiderar o “eu acho”. É claro que as opiniões da equipe são essenciais nesse processo. Entretanto, para que a estratégia de criar uma persona para empresas digitais seja efetiva, é necessário estabelecer informações e dados concretos.

Há uma série de perguntas base que você pode seguir para criar uma persona para empresas digitais.

  1. Nome;Crie um roteiro de perguntas que irão lhe ajudar a criar uma persona!
  2. Idade;
  3. Sexo;
  4. Estado civil;
  5. Ocupação/Profissão;
  6. Local de trabalho;
  7. Nível de escolaridade;
  8. Objetivos de sua persona (nível acadêmico, profissional, familiar);
  9. Por qual meio é mais atingida (redes sociais, meios de comunicação de massa);
  10. Quais são seus hobbies?
  11. Quais são seus medos, desejos e expectativas?
  12. Quais as maiores dificuldades que deseja resolver?
  13. Quais são os seus planos para o futuro?
  14. Quais as suas marcas/empresas/produtos preferidos?
  15. Como interage com essas marcas/empresas/produtos?

Para definir uma persona, você pode utilizar também de outros meios, como:

Conclusão

Criar uma persona para empresas digitais torna-se um fator fundamental frente aos obstáculos do mercado. Para se posicionar com destaque diante de seus concorrentes, otimizar vendas e estabelecer uma comunicação aprimorada e legítima, utilize dos conhecimentos adquiridos neste texto e potencialize o seu negócio!

Agora, se você deseja aprender um pouco mais sobre como potencializar o seu negócio, que tal aprender sobre Design Thinking?

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