Como escolher um nome para app?

Conheça as dicas da BeeStart para escolher um nome para app que seja único e memorável!

Com milhões de aplicativos sendo lançados a todo tempo para concorrer com os que já estão no mercado, é imprescindível que o nome para app seja diferencial. Claro que a qualidade do aplicativo é o que importa para o usuário, mas o nome pode ser o indicador na hora do usuário escolher de qual aplicativo baixar.

Não existem regras para definir o nome para o seu aplicativo. Entretanto, a BeeStart criou dicas para facilitar sua decisão e definir um nome para app que seja ideal para o seu negócio!

Como escolher um nome para app?

Após todo desenvolvimento e criação, chegou a hora de escolher um nome para app que seja ideal para sua empresa!

A partir da escolha do nome para app, você pode dar início ao App Marketing, a fim de otimizar o sucesso do seu negócio!Para se destacar entre os milhares de apps existentes, crie um nome para seu app que seja chamativo, relevante e único!

O número de aplicativos está aumentando cada vez mais. Existem diversos aplicativos que buscam cumprir o mesmo objetivo. Então, como me destacar no mercado de apps?

Há diversas formas de fazer com que seu app seja atrativo para os usuários. E um elemento importante que pode otimizar a visibilidade de seu app é o nome.

Escolher um nome para app não é uma tarefa fácil. Entretanto, não é impossível encontrar o nome ideal para seu app. Você precisa apenas conhecer os fatores que determinam essa possibilidade.

Sendo assim, esse nome irá depender de alguns fatores como:

  • Objetivos do app;
  • Nomes originais (não utilizados por outros apps ou negócios);
  • Seu público-alvo;
  • Nomes utilizados por concorrentes;
  • Nomes permitidos pelas lojas de aplicativos.

Portanto, conheça agora cada um desses fatores a fim de encontrar um nome para app que seja ideal para seu negócio!

Objetivos do app

Ao escolher um nome para app, é necessário pensar primeiramente no objetivo do produto. Se o seu app é para alimentação saudável, por exemplo, é interessante utilizar palavras e termos que remetem à essa área.

O aplicativo Waze criou um nome único e original a partir do objetivo principal do sistema!Afinal, não faz muito sentido nomear esse app com termos de esporte, entretenimento, música, jogos, etc. Além disso, utilizar nomes que não têm nada a ver com seu app pode ainda confundir os usuários.

Entretanto, não é necessário que o nome explique exatamente o objetivo do seu aplicativo.

Temos diversos exemplos de aplicativos de sucesso que utilizam nomes que nem existem. Veja o Waze, por exemplo.

O Waze é um aplicativo para smartphones de navegação por satélite. Basicamente, o Waze mostra os melhores caminhos para o seu destino.

Caminhos em inglês é “ways“. Entretanto, a letra S em ways tem tonalidade da letra Z. Portanto, a partir disso, deu-se o nome Waze.

Apesar de ser uma palavra que não existia, dá para perceber que o nome faz referência ao seu objetivo!

Nomes originais

Além de considerar o seu segmento, é importante lembrar de escolher um nome original. Ou seja, que não seja utilizado por outros apps – principalmente se realizam as mesmas funcionalidades que o seu aplicativo.

Portanto, ao pensar no nome para app que será escolhido, lembre-se de pesquisar primeiro. Uma rápida pesquisa no Google pode poupar bastante tempo e trabalho.

A partir disso, não escolha nomes muito genéricos. Imagine agora que você está criando um aplicativo de anotações. Alguns nomes que não devem ser utilizados, por exemplo, são:

  • Bloco de notas (já utilizados pelos apps dos sistemas iOS e Android);
  • Notas;
  • Anotações;
  • Bloco de anotações;
  • Notes (notas em inglês).

Sendo assim, tenha em mente que o nome deve ter relação com o produto mas que não seja comum. Ao selecionar o nome para app, lembre-se que ele deve ser original e único.

Público-alvo

É imprescindível conhecer o público-alvo de sua empresa para que sua comunicação e o nome para seu app sejam efetivos!Com relação ao seu público-alvo, você deve conhecer os termos utilizados por eles para descrever funcionalidades presentes em seu aplicativo.

Se, por exemplo, o seu aplicativo é de prática de exercícios, você deve conhecer certos termos utilizados pelo público fitness, de atletas, etc.

A partir disso, quando seus clientes e leads pesquisarem por esses termos, o seu aplicativo poderá ser encontrado mais facilmente!

Concorrentes

É imprescindível analisar os nomes dos apps de seus concorrentes. Você deve conhecê-los para que seu nome (e até mesmo sua funcionalidade, design, objetivo, etc) possa ser diferente e mais chamativo!

Além disso, é fundamental ter em mente as palavras-chave utilizadas por seus concorrentes. Assim, você poderá apostar mais nas mesmas palavras ou encontrar novos termos!

Lojas de aplicativos

É imprescindível conhecer as diretrizes as duas principais lojas que irão disponibilizar seu aplicativo: App Store e Google Play Store.Tanto a Google Play Store quanto a App Store possuem diretrizes que devem ser seguidas para que seu app seja lançado no mercado!

Apesar de terem alguns pontos em comum definidos, as diretrizes das lojas se diferem em diversas questões.

As instruções da Apple (disponível apenas em inglês) com relação aos apps de sua loja são bem exatas e restritas. Com isso, a App Store busca otimizar a sua loja, que vai conter apenas aplicativos profissionais e relevantes.

Já a Google Play Store funciona de forma diferente. Segundo o manual de instruções e políticas da Google Play Store, as regras para adicionar seu app na loja não são tão restritas assim. Elas permitem aplicativos que não são tão profissionais quanto os lançados na App Store.

Entretanto, isso não quer dizer que o Google Play aceita aplicativos de baixa qualidade. Apenas significa que você não precisa ser um designer UI/UX ou programador sênior.

Além disso, o Google Play ainda possui uma lista de verificação de lançamento para que seu app não tenha problemas após ser disponibilizado na loja.

Conclusão

Como você aprendeu muitas coisas importantes neste conteúdo, é importante revisar os principais pontos para que você não esqueça como escolher o nome ideal para seu aplicativo!

  • Pesquise apps similares ao seu para não utilizar o mesmo nome que seus concorrentes;
  • Tenha em mente o objetivo e a funcionalidade de seu aplicativo;
  • Conheça seu mercado;
  • Conheça os termos utilizados por seu público-alvo;
  • Crie nomes, junte palavras, seja original;
  • Não utilize nomes genéricos e amplos demais;
  • Não utilize nomes que possam remeter a outros produtos de segmentos diferentes do seu;
  • É importante trabalhar o App Marketing para garantir o sucesso de download de seu aplicativo.

Se, após a leitura deste texto, você ainda não possui um nome para seu app, não se preocupe. Os principais nomes do mercado foram pensados e repensados dezenas de vezes.

O importante é compreender as táticas necessárias para potencializar sua escolha do nome!

Gostou do nosso texto? Então recomendamos a leitura de nosso conteúdo sobre porque investir em aplicativos para otimizar suas oportunidades de sucesso!

[Total: 60    Média: 2.8/5]