Como fazer um Pitch

Como fazer um pitchIdeias inovadoras precisam ser tiradas do papel, mas muitas vezes o capital para isso não é suficiente. Os investidores podem ajudar a financiar essa ideia, para isso além de ter uma excelente proposta é necessário convencê-los. O Pitch pode ser o que você precisa,  essa é uma nova forma de apresentação usada no mundo do empreendedorismo, ele deve ser impactante mas não extenso e cansativo. Fizemos esse artigo para esclarecer e apoiar a construção do seu Pitch.

O que é o Pitch?

O pitch é uma apresentação-relâmpago, ele precisa ser objetivo e rápido. Dura em média 3 a 5 minutos para despertar interesse do investidor na sua ideia, destacando apenas as informações essenciais e que diferenciam o seu negócio no mercado. O pitch deve ser apresentado verbalmente, podendo ter 3 a 5 slides como ilustração. Segundo Ana Fontes, integrante do MIA (Mulheres Investidoras Anjo) e fundadora da Rede Mulher Empreendedora, a grande maioria tem uma ideia e acha que ela é fantástica. A dificuldade está em mostrar como ela é um negócio escalável em um curto espaço de tempo.

O investidor não se atenta somente na ideia de negócio, mas no empreendedor também, considerando o tom de voz, postura corporal, tudo conta no momento da apresentação do pitch. Expor uma ideia da Startup não é uma tarefa muito fácil, ainda mais quando não se tem muito tempo, pode assustar um pouco mas o pitch é mais simples do que você imagina. O segredo está no treino e dedicação.

Pitch: Problemas e soluções

Nessa primeira etapa do pitch você deve adicionar informações para expor o problema com clareza. Vale lembrar que nem sempre o investidor tem conhecimento sobre o mercado que seu empreendimento atua. Uma dica importante é anexar gráficos, informações, dados, pesquisas, IBOP e outras fontes que melhor se encaixar com seu pitch. Assim você exemplifica e prova a carência de uma solução, ressaltando que sua ideia é essa solução.

Como fazer um pitch, problemas e soluções.

Depois disso, a próxima etapa do pitch é propor uma solução inovadora simples, garantindo a aceitação do público, firmando o produto/serviço no mercado. Sem rodeio, seja bem objetivo com o beneficio da sua ideia para todos os envolvidos, além de usar boas argumentações no pitch.  

“Iremos solucionar o problema na perda de água no processo de sua distribuição.”

  • Problema: Perda de água
  • Mercado: Distribuidoras de água
  • Solução: Com uma tecnologia própria e sustentável será monitorado os pontos de perda de água para o reparo.

Use amostras, vídeos, fotos, protótipos e outros meios no pitch para exemplificar a sua solução e facilitar o entendimento do investidor. Para obter a compreensão mais fácil, coloque um passo a passo de como seria feito o protótipo da solução, uma dica é testar com pessoas que desconhecem do assunto, se elas entenderem a proposta o seu exemplo está pronto e pode ser mostrado no pitch ao investidor.

Pitch: Diferencial

Como fazer um pitch e se diferenciar.Essa parte do pitch é para mostrar o seu diferencial no mercado, por que a sua ideia é perfeita para solucionar o determinado problema, enfatize suas vantagens competitivas. Como no exemplo citado anteriormente, o diferencial para usar no pitch poderia ser: 

a tecnologia usada para detectar os pontos de perda de água, diferente do líder de mercado, não precisa de medidores específicos e outros aspectos que facilitam o processo de reparo”

Recomendamos que coloque no pitch 2 ou 3 concorrentes e faça a comparação com o seu produto/serviço. Mesmo que você acredite que sua ideia é inovadora e não exista outra igual, sempre haverá concorrência, pesquise concorrentes diretos e indiretos, não se atende só quem para quem teve a mesma ideia que você, mas para quem possui outros métodos para resolver o problema em questão.

Lembrando que o pitch é bem curto e objetivo, para ser claro de uma maneira bem rápida, demonstre que você conhece o mercado que está inserido, monte um quadro comparativo para deixar mais claro seu diferencial em relação à concorrência. Com essa comparação mostra que as soluções que estão naquele segmento não estão satisfazendo o mercado e porquê o investidor deve apostar na sua ideia.

Pitch: Crie valor

Agora você deve mostrar no pitch como sua ideia irá lucrar financeiramente, mostre outros aspectos também, como: Quem é o seu público-alvo, quanto você irá cobrar por produto/serviço, como sua ideia irá se manter no mercado, qual será o retorno com esse investimento, quanto tempo levará esse retorno. Faça como um Modelo de Negócio, mostre um projeção em um determinado período e o faturamento x e lucro y , de maneira que com o lucro y, o investimento leve a pena.

Como fazer um pitch e criar valorNão se apague somente no valor financeiro, mostre as expectativas para sua ideia e como está o processo de realização. Nesse momento você pode dizer sobre o que já aconteceu e o que pretende para o futuro, procure obter um plano de ação, passando mais segurança. Assim o investidor entende o que já foi feito e os projetos para alcançar os objetivos. Não deve ser algo muito idealizado, procure sempre ter base em dados e na realidade que o mercado se encontra.

 

Pitch: Equipe

Dificilmente o sucesso do seu negócio depende só de você, mostre fotos e informações sobre você e a sua equipe no pitch, assim você valoriza seus companheiros e demonstra porque vocês são competentes para realizar com sucesso esse empreendimento.

Mostrando o trabalho da equipe no pitch, os investidores ficam mais confiantes e envolvidos, os empreendedores é um aspectos que conta muito na decisão de investir ou não. Assim, se a solução não der o resultado esperado, mas os empreendedores forem bons, o investidor fica mais tranquilo em injetar mais dinheiro no negócio, seguro que a equipe irá achar a melhor saída e obterá sucesso.

 

como fazer um pitch ressaltando a equipe.

 

Pitch: Proposta

Nessa etapa do pitch, você deve fazer a proposta para o investidor. Porém antes você precisa demonstrar a importância do investimento e o que você faria com esse capital.

Mostre através de números e bases reais no pitch, a diferença de operar com e sem investimento, ou seja, você produzindo sem investimentos, conseguiria X no período de 1 ano. Porém com o investimento, no mesmo período você conseguiria Y, podendo alcançar 10 vezes mais do que no mesmo período sem investimento.

Além disso, calcule todas suas despesas no período de investimento, você pode usar o CANVAS para melhor se orientar, principalmente para estruturar os custos. Coloque o quanto de investimento será direcionada para cada parte da empresa, como: No investimento recebido, X quantia será para a parte do RH, 2X para o desenvolvimento de plataforma digital e etc. Assim o investidor saberá como o capital será utilizado e qual o resultado almejado.

Pitch: Conclusão

Você chegou a etapa final do pitch, é necessário fechar com chave de ouro e para isso é interessante encerrar de uma maneira impactante, pode ser com uma frase de efeito, uma imagem ou os dois se preferir, o importante é concluir sua proposta de maneira diferente.

Conclusão de como fazer um pitch.Não se esqueça, o pitch é um atrativo para o investidor marcar uma reunião para conhecer melhor o seu negócio. O pitch não garante investimento, ele inicia esse processo. Procure sempre os investidores interessados, os mantendo informados sobre todas as novidades e evolução do projeto, isso passa para eles determinação e confiança.  

 

 

 

Agora você sabe tudo sobre Pitch, mas ainda está em duvida sobre conseguir alcançar investidores para a apresentação do pitch? Confira nossa postagem sobre Investidor Anjo. 

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