Saiba como ganhar dinheiro com app para otimizar seus negócios!

Saiba já como ganhar dinheiro com app para revolucionar os seus negócios!Há alguns anos, temos acompanhado a evolução dos aparelhos eletrônicos.A tecnologia aprimorou a ideia ter o mundo nas próprias mãos, oferecendo acesso à qualquer produto e serviço. E com a revolução do mundo digital, ganhar dinheiro com app se tornou um objetivo entre os empreendedores do mundo todo.

Várias pessoas costumam ter boas ideias de aplicativos, mas não sabem como podem ganhar dinheiro com o app. Por isso, a BeeStart preparou para você, um conteúdo para que você se informe e aprenda como ganhar dinheiro com app!

Confira mais algumas alternativas para monetizar o seu aplicativo!

É possível ganhar dinheiro com app?

Os smartphones têm se tornando cada vez mais populares entre os consumidores de todo o mundo. E muitos novos usuários não têm nenhuma experiência com a compra de um aplicativo. Além disso, não querem que a experiência seja mais complexa do que um ou dois cliques. Portanto, além de possível, é essencial saber como ganhar dinheiro com app é essencial para qualquer empreendedor!

“Quanto mais tempo se leva para comprar o aplicativo, menos provável que a compra seja concluída”, afirma Ric Ferraro, desenvolvedor de sucesso. Junto com a facilidade de compra, um detalhe muito importe é a forma de localização do aplicativo que se deseja vender. Isso inclui uma seleção mais cuidadosa na loja virtual com produtos úteis, como a App Store do iTunes, por exemplo. É importante que a loja não ofereça muitas opções para as mesmas funções, com aplicativos que são pouco ou quase nada diferentes um dos outros.

Para o aplicativo ter sucesso e proporcionar o ganho de dinheiro, você precisa saber de quem seu aplicativo irá resolver o problema. Pesquisar, analisar concorrentes, criar uma persona e perguntar para potenciais clientes é uma forma de definir seu público-alvo. Pense no seu aplicativo e tente criar um personagem como seu futuro cliente e responda algumas perguntas como: Como seu cliente é? Definia características físicas e psicológicas. Qual seu nível de instrução? Renda? Quais são as atividades mais comuns que ele realiza? Que tipo de assunto interessaria para ele? Quem influencia suas decisões?  Assim você chegará nas características de seus futuros clientes.

Como ganhar dinheiro com app – Publicidade Tradicional

Screen Shot 2012-12-18 at 4.04.22 PMÉ comum em sites existir um espaço para publicidade de terceiros, conhecido como App Marketing. Em aplicativos também é possível! Portanto, além de lucrar com isso, você ganha dinheiro com o app pelo número de vezes em que um anúncio é exibido ou para o número de toques no anúncio em seu aplicativo.

Esses anúncios são exibidos na parte superior ou inferior da interface do aplicativo, e quem faz a ponte entre você e o cliente é o Google AdMob (vamos explicar sobre eles mais adiante!).

Mas não se esqueça de que uma página web exibida no Desktop suporta propagandas exibidas em banner, bordas da pagina, sem ser intrusiva. Já no aplicativo as coisas são bem diferentes. É preciso um pouco mais de atenção, já que a tela é menor e as informações ficam mais perto. Ou seja, qualquer anúncio ocupa um espaço significativo na interface do usuário, podendo prejudicar a experiência do usuário e atrapalhando a maneira como você ganha dinheiro com o app.

O que é o Google AdMob?

google-admobO Google AdMob é uma plataforma do Google que ajuda o gerenciamento do publicidade em dispositivos móveis, sendo uma boa ferramenta para se ganhar dinheiro com app. Através da propaganda de vários anunciantes, você gera receita para o seu negócio! Além disso, você pode promover o seu aplicativo.

Atualmente, é uma das maiores empresas de publicidade móvel do mundo, alcançando cerca de 40 bilhões de anúncios por mês.

Para começar a oferecer o espaço em seu aplicativo não tem segredo, a própria plataforma fornece um tutorial para auxiliar como você pode ganhar dinheiro com app. Clique aqui para conferir.

Como ganhar dinheiro com app – Publicidade direcionada

Como falamos logo acima, o aplicativo é o meio de comunicação perfeito de anunciantes comprarem espaço publicitário no aplicativo para obter atenção dos usuários de forma mais atrativa.

Os aplicativos voltados para o uso no turismo, como o Foursquare, são muito usados para essa publicidade direcionada. Eles vendem o espaço para restaurantes, hotéis e lojas serem anunciados no aplicativo. Outro exemplo fácil e utilizado por muitos é o Waze. Ele se trata de um aplicativo com informações em tempo real sobre o trânsito, apresentando acidentes, engarrafamentos e velocidade permitida das vias. Por ser um aplicativo com muitos usuários que estão no transito diariamente, surgiu a oportunidade de divulgar produtos e serviços.

Os anunciantes receberam a chance de serem vistos por pessoas que estão passando perto dos locais anunciados, tornando esse modelo uma boa maneira de como ganhar dinheiro com app.

Publicidade direcionada X Publicidade tradicional

A diferença em ganhar dinheiro com o app através da publicidade direcionada, é a qualidade do público alvo que irá visualizar o anúncio. Os aplicativos de turismo, por exemplo, aumentam as conversões de vendas dos seus anunciantes por mostrarem a propaganda. Com isso, um usuário tem maiores chances de consumir um determinado produto ou serviço. Se o usuário está em Barcelona e pesquisa por hotéis, um anúncio sobre hospedagem irá ser mais assertivo do que um anúncio de restaurante.

A publicidade direcionada se diferencia da publicidade tradicional por ser muito mais segmentada para o público alvo correto. Porém, para se ganhar dinheiro com o app utilizando esse modelo, é necessário o contato e parceria com os anunciantes que teriam o interesse nos seus usuários. A publicidade tradicional gera menos rendimentos mas o Google é um facilitador nesse processo de aquisição dos parceiros para anunciar.

Waze

IMG_20141010_172109No aplicativo, a publicidade é contratada no formato CPM (custo por mil visualizações). Ou seja, você recebe um valor a cada mil visualizações. A publicidade no aplicativo pode ser utilizada para que a marca seja vista, buscando futuros clientes para o negocio.

Os formatos de publicidade online que o aplicativo oferece são:

  • Pins no mapa: Inclui pontos de interesse no mapa (pins). Eles são temporários e exibidos de acordo com a verba do anunciante. Muitas vezes o PIN está de acordo com a localização do anunciante, como restaurante, farmácia, banco e outros. O lado positivo dessa opção é atrair clientes que já estão numa rota próxima ao estabelecimento, aumentando as chances de que ele visite este estabelecimento.
  • Pop-Ups:  Os anúncios são exibidos quando o usuário do aplicativo está parado no trânsito. Os Pop-Ups não estão relacionados a localização do anunciante, mas sim com a frequência que o cliente deseja que aparece na interface do aplicativo. Esse formato pode também segmentar o público com características especificas e região geográfica. O ponto positivo é justamente essa segmentação, atingindo diretamente o cliente com a preferência dele no produto ou serviço.

Como ganhar dinheiro com app – Freemium

O modelo freemium vem demonstrando muita eficácia com os clientes, sendo o principal modelo de como ganhar dinheiro com app! O modelo consiste em oferecer uma parcela do software gratuita, para assim alcançar um maior número de usuários. Para receber o acesso completo ao aplicativo, torna-se necessário o pagamento de uma aquisição ou mensalidade. Oferecer ao usuário uma versão minima do aplicativo, como uma amostra grátis, incentiva o usuário a comprar o aplicativo após o fim do período grátis. Entretanto, você deve convencê-lo de que vale a pena investir no seu aplicativo. Ou seja, você deve afirmar ao usuário que ele terá benefícios ao se tornar um usuário premium.

Essa ideia é muito comum em aplicativos de editores de fotos, que oferecem apenas funcionalidades básicas. Para obter melhores ferramentas de edição, você deverá pagar uma pequena quantidade, criando a sua foto perfeita.

Rentabilidade do Spotify

open-graph-defaultOutro exemplo desse modelo é o aplicativo Spotify. Ao baixar o app, você terá acesso gratuito a streaming de milhares de músicas. Ou seja, qualquer música encontrada no acervo do Spotify pode ser ouvida em seu smartphone sem nenhum tipo de custo, desde que você tenha acesso contínuo ao wifi, ou à redes 3G e 4G.

Oferecendo somente esse tipo de serviço, o Spotify foi capaz de adquirir milhares de usuários designados como Free. Porém, para ouvir suas músicas através do app de modo offline, é necessário adquirir o plano de mensalidade do aplicativo. Dessa forma, o Spotify consegue rentabilizar o software com os usuários designados como Premium. É uma boa maneira de ganhar dinheiro com app e aumentar a quantidade de usuários.

Até a Microsoft percebeu a necessidade de desenvolver aplicativos freemium. Alguns modelos de celulares como o Windows Phone 7 SDK contêm funcionalidades nas versões livre e plenas de um aplicativo criado com o SDK (Desenvolvimento de Software/Aplicativos). Entretanto, os aplicativos externos possuem desenvolvimento e integração, sendo que alguns deles dependem de um código de desbloqueio.

Como ganhar dinheiro com app – Afiliação

Você já percebeu como pegar táxi nas grandes cidades pode lhe causar uma dor de cabeça? Não é sempre que passa o táxi e, quando passa, pode não estar disponível. Foi pensando nisso que surgiu a startup carioca para facilitar o jeito de pegar táxi.

easy-taxiCom o app Easy Taxi, você chama o táxi através do aplicativo. É bem simples, mas agrega funções que fazem a diferença. Nele, você diz onde está e qual o seu destino. Além disso, ele mostra a localização do táxi, informando ao usuário quais táxis próximos à ele estão disponíveis.

Mas como a startup rentabiliza e ganha dinheiro com o app?

O Easy Taxi procura taxistas não cooperativados, assim eles conseguem mais corridas de maneira mais fácil. Os taxistas pagam 70 reais por mês para estarem na lista do aplicativo e 2 reis por corrida. Eles recebem um celular com o aplicativo como equipamento de trabalho onde recebem os pedidos de corridas e controlam a localização do taxista mais próximo do cliente.

Outros exemplos similares são:

A afiliação é o modelo de negócio que torna possível ganhar dinheiro com o app por ser a ponte entre o usuário final e o fornecedor de determinado produto/serviço. Para o lado dos usuários, o uso do seu aplicativo é completamente gratuito, sem nenhum tipo de custo para ele. Entretanto, isso não é verdade. O usuário ganha bastante com as facilidades que o seu app proporciona para ele. Por outro lado, existem os fornecedores que oferecem o serviço/produto que o usuário tem interesse.

No caso do Easy Taxi, o serviço de transporte privado pela cidade. Para os taxistas, utilizar e pagar pelo aplicativo faz total sentido, pois para ele é uma ferramenta de trabalho para adquirir novos clientes. Portanto, esse modelo traz valor para as duas partes envolvidas, mas apenas uma delas paga pelo uso e torna possível ganhar dinheiro com o app.

Como ganhar dinheiro com app – Compra Tradicional ou venda direta

compra-tradicionalA compra de aplicativos é a forma mais conhecida e tradicional para monetizar um aplicativo móvel. Você só deve disponibilizar seu app em lojas quando tiver certeza que haverá demanda para ele. Mesmo este método pede um pouco mais de atenção na questão de valores. Qual o valor o cliente está disposta a pagar pelo seu aplicativo?

Definir o preço certo é essencial, já que você não deve baixar tanto que não poderá cobrir os custos de desenvolvimento e nem aumentar demais para afastar o consumidor.

Como exemplo, temos aplicativos específicos para um setor. Como antivírus, ferramentas úteis para se utilizar no smartphone ou conteúdos exclusivos. O Titanium Backup PRO Key ficou entre os apps pagos mais baixados na Google Play pelo custo de R$15,75.

Para ganhar dinheiro com o app nesse modelo, deve-se prestar bastante atenção com o processo de compra, pois ele pode variar em cada sistema operacional, de acordo com a loja virtual. No iPhone, todas as compras são feitas na App Store. Já no Windows Phone 7, o pagamento é direto no cartão de crédito. No Android, a principal forma de pagamento é através do Android Market, bastante criticada pelos consumidores por não terem boas experiências. Existe também o Paypal que foi adicionado como forma de pagamento também na plataforma do Android. Você escolhe qual a melhor maneira de fazer a transação.

Como ganhar dinheiro com app – Compra Interna

Screen Shot 2014-03-18 at 6.13.41 PM - EditedO modelo de Compra Interna é muito usado em jogos. A vontade competitiva dos jogadores deve ser considerada na criação de um app. Sempre haverá alguém que pagará para passar na frente do seu amigo do “Candy Crush”. Além disso, o mercado de jogos cresce mais a cada dia. Caso você se interesse por esse mercado, confira algumas dicas de jogos em lol noticias!

Outro ponto interessante dos jogos pagos, é a aquisição de itens customizados para deixar o seu avatar no jogo diferente dos usuários tradicionais. Pode-se aplicar também com a compra de itens consumíveis e vidas para continuar jogando mesmo que se perca no processo.

O Modelo de Compra Interna só pode ser utilizado em games?

Mas o modelo de Compra Interna também pode ser utilizado para ganhar dinheiro com apps que não são games. O Appacker, por exemplo, é voltado para o público de mochileiros de todo o mundo. Nele é possível entrar em contato com outros usuários, marcando estabelecimentos, eventos e pontos turísticos para outros usuários buscarem. Todas essas funcionalidades são gratuitas para todos os usuários. Porém, com o estudo do público alvo, identificou-se uma certa rivalidade entre os mochileiros em mostrar os locais diferentes que cada um já viajou.

Aquele viajante que já visitou o maior número de locais acaba recebendo maior prestígio pela comunidade backpacker. Com base nisso, o Appacker disponibiliza alguns “utensílios” virtuais de acordo com a cultural local, podendo ser adicionados como avatar de cada usuário. Assim, um viajante que se encontra na Bahia, pode entrar na Loja Virtual do Appacker e adquirir um Berimbau para customizar seu avatar e mostrar para todos os outros usuários que ele já viajou para a Bahia!

Agora você já entende como ganhar dinheiro com app e como ter o retorno financeiro que você tanto deseja. Escolha qual a melhor maneira se encaixa com o perfil do seu negócio. Pode-se mesclar diferentes tipos de modelos e criar modelos inovadores para ganhar dinheiro com app. Você já pode vender o seu aplicativo com a publicidade. Mas não se esqueça de que o seu foco é o cliente e seu objetivo é a satisfação do usuário. Só assim você alcançará o seu objetivo. O lucro é uma consequência do trabalho bem feito!

Você já tem um modelo bem montado para seu aplicativo gerar receita? Dê o próximo passo e conheça mais sobre o SEED-MG!

[Total: 3    Média: 5/5]