Como investir em pós-venda de forma efetiva?

Saiba já o que é e como o pós-venda pode otimizar suas vendas e fidelizar seus clientes!Atualmente, fazer com que clientes realizem compras únicas não é mais o principal objetivo das empresas. A partir disso, empreendedores passaram a investir fortemente na estratégia de pós-venda!

Essa estratégia conta com uma equipe de profissionais do marketing e da publicidade para trabalhar a visão dos consumidores sobre uma marca após terem consumido dela.

Portanto, para investir efetivamente na estratégia de pós-venda, continue a ler o nosso conteúdo!

Primeiramente, o que é o processo de pós-venda?

Diversos empreendedores utilizam inúmeros atrativos em sites, blogs e e-commerces para chamar a atenção de usuários e leads.

Essa estratégia tem como objetivo transformar esses visitantes em clientes de seu negócio. Além disso, é possível também atrair as pessoas que já são clientes de sua empresa a fim de consumir outros produtos e serviços que seu negócio oferece!

E esse investimento é conhecido como pós-venda!O pós-venda visa atrair clientes e leads de uma empresa, fidelizando-os e aumentando as vendas de um negócio!

Ou seja, pós-venda refere-se ao investimento feito por uma empresa após o processo de compra já ter sido realizado!

Afinal, uma pessoa que adquiriu seu produto e se tornou cliente de sua empresa, ainda não está fidelizado. E isso significa que ela poderá ser atraída por outra empresa.

Portanto, o pós-venda busca cativar esses clientes, transformando-os em fiéis de sua marca!

Quais são as vantagens de investir em pós-venda?

Investir em pós-venda agrega diversos benefícios e vantagens ao seu negócio. Portanto, conheça já as principais vantagens para destacar sua empresa no mercado!

Solução de problemas

Já que o pós-venda visa manter e otimizar o contato com clientes, torna-se possível solucionar problemas de forma rápida!

A partir do contato e do conhecimento de seus clientes, você conhece as necessidades de cada consumidor. Assim, resolver problemas que podem ocorrer sem – provocar dores de cabeça nos seus clientes (e em sua equipe) – é uma das principais vantagens de investir em pós-venda.

Portanto, imagine que seu cliente adquiriu um determinado produto de sua empresa. Esse produto pode chegar ao cliente com defeito, a entrega pode demorar mais que o esperado, o cliente pode decidir trocar o produto, etc. Ou seja, vários problemas podem surgir e você deve estar preparado para lidar com eles.

Geralmente, se há um problema com o produto, os clientes já esperam que o processo de troca e devolução seja complicado. Afinal, as empresas brasileiras ainda trabalham bastante sob a burocracia obrigatória de trocas, devoluções, etc.

Entretanto, o pós-venda otimiza essa solução de problemas!

Com essa estratégia, você pode antecipar trocas, devoluções e consertos dos produtos antes mesmo do cliente fazer o pedido.

Portanto, o pós-venda permite que a empresa tenha maior controle sobre seus produtos e serviços, aprimorando-os para seus clientes!

Maior segurança para os clientes

Ao adquirir um produto, o cliente irá realizar diversos testes para verificar o funcionamento do produto. Ele irá buscar possíveis problemas e defeitos que possam prejudicar a experiência de usuário ou de consumo dele.

Assim, se sua empresa investir em pós-venda, você já sabe que solucionar problemas torna-se mais fácil.

Portanto, a partir disso, tem-se outra vantagem: maior segurança para os clientes!

Investir em pós-venda é imprescindível para aumentar a confiança de clientes do seu negócio.Imagine que você pretende realizar uma compra pela internet. Você encontrou o produto que estava procurando em vários sites. Você escolhe um site e antes de efetuar a compra, você analisa os comentários e avaliações do produto.

Entretanto, você percebe que há diversas perguntas de consumidores que não foram respondidas pela empresa. Diversas pessoas estavam com dúvidas sobre o produto, o prazo de entrega, etc. Mas a empresa não respondeu aos comentários e nem possui um telefone ou email para que você possa contactá-la.

Você provavelmente se sentiu inseguro(a) com essa empresa e decidiu comprar em outro site, certo?

Portanto, o pós-venda otimiza a visão dos clientes sobre a compra de um produto. Sabendo que a sua empresa resolve problemas com facilidade e pode ser contactada de forma rápida, você terá grande chances de concretizar vendas!

Afinal, ninguém gosta de comprar de empresas que são fantasmas nas redes sociais e nos sites de compra.

Conhecer as necessidades dos clientes

Com o pós-venda, você conhece as necessidades que cada cliente de seu negócio possui.

Vivemos em uma era em que os consumidores são desconfiados com relação à empresas novas e que eles não conhecem. Portanto, se eles realizam uma compra em sua empresa, eles depositam sua confiança em seu negócio. E essa confiança é essencial para o crescimento de sua empresa!

Entretanto, para que seu cliente retorne ao seu negócio, realize mais compras e continue a confiar em sua empresa, é necessário conhecer esse cliente!

Sendo assim, algumas pequenas estratégias fazem toda a diferença para conquistar seus clientes, visando fidelizá-los.

Diversas farmácias, por exemplo, trabalham muito bem o processo de pós-venda. Grande parte de pessoas que consomem produtos em farmácias têm a necessidade de consumir os mesmos produtos sempre. Uma pessoa que possui pressão alta, por exemplo, deve consumir os mesmos remédios mensalmente.

E o que você pode fazer para que essa pessoa volte a comprar esses remédios em sua farmácia?

Várias farmácias criam documentos para cada cliente. Esses documentos contém aniversários, datas importantes e datas de compra dos remédios de cada cliente. Assim, elas enviam mensagens ou realizam ligações para lembrar os clientes que eles precisam consumir um determinado remédio.

Elas oferecem descontos e brindes após a compra de X remédios. Elas criam promoções exclusivas para os consumidores de um determinado produto.

Portanto, não é necessário realizar altos investimentos para atrair e manter clientes. Investindo em pós-venda, você utiliza de estratégias úteis, únicas e de baixo custo, que fidelizam seus clientes de forma efetiva!

Otimiza a marca de uma empresa

A partir da vantagem apresentada acima, você tem como consequência a otimização da marca de seu negócio!

Lembra que falamos da desconfiança dos consumidores em comprar produtos de uma empresa que ainda não conhecem?

O pós-venda soluciona essa insegurança, aprimorando a imagem de um negócio frente ao mercado e aos consumidores.

Voltando ao exemplo das farmácias, conhecer e mostrar preocupação com os clientes é uma estratégia essencial para o sucesso de sua empresa!

Quando as farmácias entram em contato com os clientes, para lembrá-los de datas importantes ou informá-los sobre promoções e prêmios, você agrega valor à sua marca.

Assim como a estratégia de Branding, o pós-venda faz com que seus clientes se lembrem de você e de seu negócio. Eles sabem que o seu negócio se preocupa com os clientes, possui o que eles precisam e resolvem problemas.

Além disso, a partir desse valor visto por seus clientes, eles irão indicar sua empresa para amigos e família que também precisam de seus produtos.

É possível que eles também utilizem as redes sociais para se comunicar com sua empresa, fortalecendo a ligação com seu negócio!

Assim, seus clientes irão otimizar o número de potenciais clientes em suas redes sociais, aumentando o tráfego orgânico para seu site.

Como investir em pós-venda de forma efetiva?

Não existem regras exatas para investir em pós-venda de forma efetiva. Tudo irá depender do segmento de seu negócio e do seu público-alvo.

Entretanto, há algumas etapas e informações que devem ser consideradas. Saiba já quais são as informações que não podem faltar para que o seu investimento em pós-venda seja efetivo!

Crie uma persona

Atualmente, é imprescindível criar uma persona para qualquer segmento de mercado. A persona ajuda você a conhecer melhor seus clientes e potenciais clientes, através de informações como:Definir seu público-alvo e criar uma persona para seu negócio é fundamental para estabelecer as estratégias de seu negócio.

  • Faixa etária;
  • Gênero (se o produto é mais comprado por mulheres ou homens);
  • Renda financeira;
  • Formação e profissão;
  • Hábitos de consumo;
  • Gostos e desgostos;
  • Sonhos e desejos;
  • Necessidades;
  • Medos;
  • Habilidades, etc.

Além da criação da persona, é possível também utilizar a análise SWOT, que visa apresentar características do seu segmento de mercado. Quais são os desafios, oportunidades, ameaças, forças e fraquezas de sua empresa e de seu mercado.

Sempre peça feedback

Estar atento à opinião de seus consumidores é fundamental no processo de pós-venda. Perguntar ao seu cliente sobre a experiência que ele teve com sua empresa agrega valor ao seu negócio. 

Além de dar oportunidade ao seu cliente de falar o que pensa, você fortalece a ideia de que se preocupa com o que o seu cliente tem a dizer. E ouvir o feedback dos clientes é a melhor maneira de conhecer os erros que podem estar impedindo o crescimento de sua empresa.

Além disso, você também verifica oportunidades de mudanças e alterações a fim de otimizar seu negócio!

Portanto, após alguns dias da compra realizada, entre em contato com o comprador. Pergunte sobre o funcionamento do produto, sobre a entrega, o preço e o atendimento. Dê atenção ao que seu consumidor pensa e tem a dizer!

Esteja atento a datas especiais 

Faça com que seu cliente se sinta especial através de mensagens e lembranças de datas importantes e comemorativas.É fato que as pessoas em geral são sociais e gostam de interagir e estar em constante comunicação com outras pessoas. Além disso, é fato que as pessoas gostam de serem lembradas de datas especiais e comemorativas.

Aproveite as datas especiais para avisar aos seus clientes que você se lembrou deles. Mostre aos seus clientes que eles são importantes para sua empresa. Afinal, os clientes são parte essencial do sucesso de um negócio!

Ofereça também descontos, brindes e promoções especiais para que os clientes se sintam importantes e parte de sua empresa!

Trabalhe o Marketing de Conteúdo

Trabalhar o marketing de conteúdo em sua empresa é a principal forma de agregar valor e atrair seus clientes.

Se você possui uma persona, já sabe quem faz parte do seu público-alvo. Assim, sabendo com quem você está falando, fica bem mais fácil criar conteúdo.

Crie conteúdos relevantes para seus consumidores. Mostre a eles que sua empresa faz muito mais além de vender.

Mostre que sua empresa possui autoridade sobre um determinado segmento de mercado e que deseja passar esse conhecimento para os clientes.

Além de criar conteúdos interessantes para seu público-alvo, é possível criar conteúdo evergreen, que é essencial para os empreendedores atuais!

Além de nutrir seus clientes, você ainda consegue trabalhar o ranqueamento de sua empresa nos buscadores, como o Google. Trabalhando com SEO e palavras-chave, você aumenta as chances de visibilidade de seu site a partir de uma pesquisa tradicional ou uma pesquisa por voz.

Invista em Email Marketing

Diversos empreendedores apostam em email marketing para divulgar conteúdos criados e reforçar a presença de uma marca no ambiente digital.

O email marketing é bastante utilizado por ser uma estratégia de baixo custo e de alto impacto.

Além de enviar conteúdo, lembrar de datas comemorativas e informar sobre descontos e promoções aos seu clientes, o email marketing é estratégia essencial no pós-venda!

A partir da inserção do email marketing na estratégia de pós-venda, você otimiza as oportunidades de fidelização de clientes!

Portanto, confira esse vídeo para saber como funciona melhor essa estratégia!

Divulgue lançamentos para seus clientes

É imprescindível divulgar lançamentos e novos produtos para seus leads e potenciais clientes. Entretanto, é mais importante ainda divulgá-los para consumidores que já são clientes de seu negócio.

A partir disso, você mostra que sua empresa não se preocupa apenas em adquirir novos clientes. A sua empresa se preocupa com os clientes e deseja fidelizá-los!

Além disso, os seus clientes se sentem especiais por receberem notícias de sua empresa. A partir disso, eles se sentem exclusivos e essa deve ser a meta das empresas: fazer com que seus clientes se sintam únicos!

Otimize o atendimento e suporte

Além de entrar em contato com os clientes, o pós-venda também trabalha com o fato de que os clientes também entram em contato com a empresa.Monte uma equipe de profissionais na área de atendimento e suporte, para que seu cliente consiga solucionar possíveis problemas de forma rápida e prática!

Entretanto, se você não possui uma equipe de suporte especializada e pronta para atender os clientes, a experiência de compra do consumidor não se torna tão positiva quanto deveria.

Portanto, contrate profissionais que saibam se comunicar com os clientes, solucionar problemas e proporcionar o melhor atendimento possível!

Em conclusão, agora que você já conhece uma das principais estratégias que otimizam a relação cliente-empresa, que tal ler sobre Inside Sales para aumentar ainda mais as vendas de seus negócios!

[Total: 0    Média: 0/5]