Como otimizar o B2B de sua empresa?

Saiba já o que é uma empresa B2B e como otimizá-la para se destacar no mercado!É fato que as empresas B2B devem trabalhar suas estratégias de Marketing, tanto de Marketing de Conteúdo quanto de Marketing Tradicional. Portanto, independente do seu segmento de mercado e de sua estratégia digital, é imprescindível entender como funcionam as empresas B2B!

Sendo assim, confira agora o que é e como otimizar sua empresa B2B, além das tendências desse mercado para 2019!

O que é B2B?

B2B significa Business to Business (em português, Empresa para Empresa). B2B, portanto, é uma sigla que se refere ao comércio entre duas empresas.Empresas B2B são aquelas que compram e vendem produtos e serviços de outras empresas!

Sendo assim, o comércio B2B são empresas que comercializam produtos e serviços somente para outras empresas! Alguns exemplos de empresas B2B podem ser:

  • Fabricantes e Indústrias que vendem para um Fornecedor;
  • Atacadistas que vendem para lojas de varejo;
  • Escritórios de contabilidade que vendem serviços para outras empresas;
  • Agências de Publicidade, Propaganda, Design e Marketing Digital;
  • Relação entre Fornecedores e Distribuidores.

A partir disso, todas as empresas que criam e vendem produtos para outras empresa – e não o consumidor final – são negócios B2B!

Modelos B2B

Existem alguns modelos diferentes de B2B utilizados por empresas, como:

  • Revenda: No qual a Indústria vende para o distribuidor;
  • Revenda: No qual o distribuidor vende para o revendedor;
  • Transformação: Indústria que vende seus produtos para outras indústrias.

E o B2B Saas?

Você já ouviu falar em SaaS?

Software as a Service, ou simplesmente SaaS, é uma maneira de possibilitar softwares através da internet. Ou seja, com o SaaS, sua empresa não precisa instalar e nem manter softwares!SaaS, que se refere a Software as a Service, é uma maneira de possibilitar softwares através da internet.

A partir disso, você pode ter acessos aos seus softwares e outras soluções de tecnologia com base em uma simples conexão com a internet.

E como funciona o B2B juntamente com o SaaS?

O modelo B2B com o SaaS se refere a empresas que alugam a funcionalidade de SaaS à outras empresas! Ou seja, com o SaaS, um cliente paga mensalmente para acessar ao seu software na nuvem. Portanto, isso funciona como uma assinatura.

Sendo assim, o SaaS criado por empresas que visam outras empresas – e não o consumidor final – são B2B com o modelo SaaS!

B2B X B2C

Como você já sabe, o B2B são as empresas que vendem produtos e serviços para outras empresas.

Já as empresas B2C, referem-se a Business to Consumer (em português, Empresa para Consumidor). Esse consumidor são os consumidores finais.

Como exemplo de empresas B2C, podemos citar:

  • Lojas de departamento, que vendem roupas e objetos para os consumidores;
  • Supermercados e lojas atacadistas;
  • E-commerces e lojas virtuais, como Netshoes e Mercado Livre, por exemplo.

Portanto, empresas B2B e B2C possuem públicos-alvo diferentes e, portanto, devem realizar uma comunicação diferente para atrair clientes e leads.

Existe empresas que são B2B e B2C?Existem empresas que são B2B e B2C ao mesmo tempo, vendendo tanto para outras empresas quanto para consumidores finais.

Você já sabe o que é e qual a diferença entre empresas B2B e B2C.

E as empresas B2B e B2C? Elas existem no mercado atual?

Para responder sua pergunta, sim! Existem empresas que são, ao mesmo tempo, B2B e B2C! Sendo assim, as empresas B2B2C (Empresa para Empresa para Consumidor) vendem produtos e serviços tanto para outras empresas quanto para outros consumidores!

Modelos B2C e B2B2C

Lembra quando falamos sobre os modelos de B2B? Além desses, existem ainda modelos diferentes para B2C e B2B2C:

  • Consumo: Distribuidor que vende para o consumidor final – B2C;
  • Consumo: Indústria que vende para o consumidor final – B2C;
  • Revenda: Indústria e Distribuidor que vende para o profissional liberal – B2C;
  • Consumo: Indústria que vende para o consumidor final por meio do distribuidor – B2B2C.

Quais as vantagens do B2B?

Ser uma empresa B2B traz diversos benefícios para os empreendedores. Sendo assim, conheça já as vantagens dos negócios B2B!

Mantém o Churn sob controle

Churn, ou Churn Rate, refere-se a uma métrica de cancelamento analisada aliada à sua base de clientes. Para compreender exatamente como o Churn é uma das vantagens do B2B, é preciso, primeiramente, saber o que é Churn.

Churn, ou Churn Rate, refere-se a uma métrica de cancelamento analisada aliada à sua base de clientes. Essa métrica avalia o sucesso de um negócio, tendo como base o faturamento de sua empresa! A partir disso, sua gestão de clientes é otimizada!

Portanto, sendo assim, as empresas B2B conseguem manter o Churn sob controle, aprimorando o sucesso dos negócios!

Preços mais altos

Geralmente, os produtos vendidos no modelo B2B, são precificados de forma mais alta. Isso acontece devido a proposta de valor do produto.

Sendo assim, a proposta de valor de um produto ou serviço possui intensa tecnologia, sendo criados itens de qualidade.

A partir disso, as empresas que compram os produtos de outras, sabem que eles trarão resultados positivos para seus negócios!

Relacionamento duradouro com os clientes

As empresas B2C devem constantemente competir para atrair a atenção dos consumidores. Elas sempre buscam formas de fidelizar esses clientes – com base no funil de vendas, por exemplo -, para que a compra não seja única.

Diferentemente dos negócios B2C, as empresas B2B estabelecem um relacionamento duradouro com os clientes de forma mais rápida e efetiva. Afinal, se seu atendimento, preço e qualidade dos produtos são bons, dificilmente seu cliente irá te trocar por outra empresa.As empresas B2B estabelecem um relacionamento duradouro com os clientes de forma mais rápida e efetiva.

Além disso, as compras entre empresas B2B acontecem, geralmente, em maior quantidade. Veja uma loja de departamentos esportivos, por exemplo. Essa loja trabalha o modelo B2C, já que vende para os consumidores finais.

Entretanto, ela também faz parte do modelo B2B, visto que ela compra os objetos e roupas de esporte de uma indústria. Assim, ela deve constantemente adquirir novos produtos de uma indústria a fim de vendê-los em sua loja.

Se a indústria que fabrica os itens que a loja compra, cria produtos de qualidade, por um bom preço e que atraem a atenção dos consumidores, por que passar a adquirir de uma outra indústria?

Além disso, se uma situação de parceria é formada, ou seja, se a indústria criar produtos únicos para uma determinada empresa que concorda em comprar apenas dessa indústria, o relacionamento entre elas é otimizado!

Como otimizar o B2B de sua empresa?

Agora que você já sabe como funcionam as empresas B2B, é importante conhecer mais informações sobre essa estratégias a fim de aprimorar suas vendas.

Assim, a partir disso, veja como é possível otimizá-lo de forma efetiva e prática!

Conheça seu mercado

É imprescindível conhecer o seu mercado de atuação para se sair bem nele. Afinal, todos os segmentos de mercado, atualmente, estão carregados de concorrentes e competição. Sendo assim, torna-se mais difícil cumprir suas metas e concluir seus objetivos de forma efetiva.

Portanto, crie estratégias para estar em dia com as novidades do seu segmento de mercado. Analise seu mercado, assim como o potencial de crescimento, e conheça seu púbico-alvo.

Para analisar seu mercado, é possível utilizar ferramentas para facilitar sua investigação, como:

Para conhecer seu público-alvo, você pode:

Além disso, é possível também analisar seus concorrentes. Afinal, eles competem pelo mesmo público que você e, geralmente, utilizam de estratégias similares. Portanto, veja as ferramentas que analisam os concorrentes, verificando até mesmo as palavras-chave mais utilizadas:

Sendo assim, a partir disso, utilize essas ferramentas para aprimorar seus conhecimentos. Assim, será possível otimizar sua presença no mercado de forma efetiva!

Esteja em constante contato

Seja através de ligações ou estabelecendo presença nas redes sociais, é imprescindível estar em constante contato com seus clientes. Seja através de ligações ou estabelecendo presença nas redes sociais, é imprescindível estar em constante contato com seus clientes.

Não é necessário realizar várias postagens ou ligar diversas vezes por dia para seu cliente. Entretanto, ele deve ser capaz de visualizar sua marca sempre. Assim, o Email Marketing, por exemplo, é uma ótima estratégia a fim de manter contato com os clientes.

Com o Email Marketing, que pode ser enviado semanalmente ou mensalmente, você pode enviar informações úteis para seus clientes. A partir disso, eles sempre verão sua marca e terão acesso a conteúdos e dicas relevantes para eles. Portanto, será agregado valor ao seu negócio, otimizando sua estratégia de Branding!

Desenvolva um plano de ação

A partir de um plano, seja um plano de negócios ou de ação, os processos de sua empresa tornam-se mais fáceis e efetivos!

Se você deseja obter sucesso com seu negócio a partir do modelo B2B, é necessário desenvolver um plano de ação. Nele, é interessante explicitar sua forma de venda a fim de atingir objetivos!

Assim, os objetivos e metas de seu negócio serão claros, evitando possíveis erros comunicativos. Além disso, a produtividade tanto sua quanto de sua equipe será otimizada!

Tendências para o mercado de empresas B2B

A fim de otimizar ainda mais seus conhecimentos – e sua oportunidade de sucesso – confira as tendências para o mercado de empresas B2B!

Pagamentos digitaisCom grande parte das interações tornando-se digitais, a forma de pagamento tradicional está sendo substituída.

Em 2019, a quantidade de papel e plástico de boletos de pagamentos já estão sendo altamente reduzidos. Afinal com grande parte das interações tornando-se digitais, a forma de pagamento tradicional está sendo substituída.

Sendo assim, é interessante que sua empresa reduza papel e plástico que não são necessários. Além disso, as burocracias das empresas estão sendo reduzidas, atraindo mais consumidores devido a isso!

Veja os bancos digitais como Nubank e Inter, por exemplo. Eles têm como um de seus principais diferenciais a redução de burocracias!

Vendas Online

As vendas online para consumidores finais já é uma estratégia fundamental. A partir disso, ela já é uma tendência para as empresas B2B também. Sendo assim, as empresas devem se preparar para vender para outras empresas de forma online.

Portanto, procure trabalhar com o formato de e-commerce, por exemplo, para que seus clientes e potenciais clientes possam consumir de forma mais rápida e efetiva!

Uso do Machine Learning

Como você pode perceber, o digital e o online estão tomando conta do mercado – de diferentes segmentos. A partir disso, ainda há uma estratégia que vem sendo utilizada por diversas grandes empresas: Machine Learning!

Essa estratégia é capaz de atrair usuários e clientes, aumentando as vendas e otimizando o relacionamento com eles! Sendo assim, é imprescindível conhecer mais sobre essa estratégia a fim de aprimorar seu negócio B2B. Portanto, confira o conteúdo que a BeeStart criou sobre Machine Learning e como implementá-la em seu negócio!

Por fim, agora que você já sabe o que é e como otimizar uma empresa B2B, que tal ler um pouco sobre Inbound Sales para aumentar suas vendas de forma rápida e prática?

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