Como planejar palavras-chave?

Saiba já como planejar palavras-chave de maneira efetiva para alavancar suas vendas!Aprender a planejar palavras-chave de forma efetiva é uma estratégia essencial para qualquer empreendedor que deseja otimizar seu trabalho. Com essa estratégia, o seu negócio pode obter destaque entre os concorrentes do mercado, tornando-se reconhecido pelo público alvo de seu segmento de mercado. Portanto, o planejamento de palavras-chave deve ser realizado com cautela a fim de garantir o sucesso de seus esforços, aumentando as vendas de sua empresa!

O que são palavras-chave?

As palavras-chave são termos utilizados como as principais ferramentas de pesquisa. Esses termos se referem à maneira como um usuário realiza uma pesquisa nos buscadores, como o Google, por exemplo.

Se esse usuário busca no Google os termos lançadora de startups, a fim de encontrar uma empresa ou uma definição, ele encontrará sites que determinaram “lançadora de startups” como suas palavras-chave.Planejar palavras-chave é imprescindível para que seu público alvo encontre a sua empresa no ambiente digital.

Portanto, as palavras-chave são os termos utilizados por usuários que buscam soluções e respostas para suas dúvidas e problemas.

Para os profissionais de Marketing, principalmente de Marketing Digital, você sabe que planejar palavras-chave é essencial ao trabalhar com blogs, anúncios online e sites.

Com esse planejamento dos termos feito de forma efetiva, o Google entende que assuntos relacionados a esses termos podem ser direcionados para o seu negócio.

Tem-se como exemplo, um conteúdo de um blog sobre vídeos como estratégia de Marketing Digital. Se você definir como palavra-chave os termos “vídeos como estratégia de Marketing Digital”, o seu conteúdo provavelmente será apresentado para as pessoas que realizarem uma busca sobre esse assunto!

Quais os benefícios de trabalhar as palavras-chave?

Como você já viu, planejar as palavras-chave é extremamente importante para otimizar a sua atuação no mercado digital. E são as palavras-chave que irão apresentar o seu conteúdo para o público online.

Além desse benefício, existem diversos outros que confirmarão a importância de utilizar palavras-chave.

Auxilia no crescimento de uma empresa

Alcançando e atraindo um grande número de pessoas que fazem parte do seu público alvo, há o crescimento da sua empresa!Com a efetiva utilização de palavras-chave, você consegue atrair um grande número de pessoas para o seu site, blog ou landing page. Entretanto, o uso desse instrumento não beneficia apenas negócios digitais.

Ao contrário do que muitos pensam, planejar palavras-chave não é uma estratégia apenas para empresas virtuais. Planejar palavras-chave é fundamental para qualquer tipo de empresa. Ou seja, as palavras-chave podem ser utilizadas tanto em um e-commerce como em uma loja física de sapatos, por exemplo.

E utilizar desses termos previamente determinados, resulta no crescimento da sua empresa. Isso acontece porque, ao planejar as palavras-chave, usuários que possuem interesse em seus produtos e serviços, serão direcionados para o seu negócio!

Permite maior conhecimento de um negócio

Para planejar palavras-chave de maneira efetiva, é necessário conhecer alguns elementos que tangenciam o seu negócio.

Público

Ter o conhecimento do seu público alvo é essencial para planejar palavras-chave. Afinal, esse público trata-se dos usuários que realizarão buscas na internet.

Ou seja, se você não conhece esses usuários e seus hábitos de busca, como irá atraí-los para o seu negócio?

Portanto, esteja atento ao público que se interessa por seus produtos e serviços para que você consiga realizar uma comunicação efetiva!

Por fim, para conhecer esse público, há algumas ferramentas e estratégias que podem auxiliar o seu trabalho, como:

Concorrentes

Entender como seus concorrentes utilizam de palavras-chave no ambiente online é fundamental para otimizar a sua atuação frente ao seu segmento alvo.

Como você e seu concorrente provavelmente possuem o mesmo público alvo, planejar palavras-chave pode ser o seu destaque no mercado.

É importante conhecer os seus concorrentes para se destacar entre eles!

Para facilitar ainda mais o seu trabalho, conheça algumas ferramentas para aprender sobre o seu concorrente:

Objetivos 

Primeiramente, antes de planejar palavras-chave para o seu negócio, é preciso definir os objetivos que a sua empresa pretende alcançar. Ou seja, o que a sua empresa pretende a partir de estratégias como o planejamento de palavras-chave.

  • Atrair mais clientes;
  • Aumentar o reconhecimento de marca;
  • Fidelizar clientes;
  • Aumentar a conversão de leads;
  • Melhorar a produtividade;
  • Melhorar o aproveitamento de oportunidades.

Funil de vendas

É interessante ter em mente que o seu público alvo está dividido entre as etapas do funil de vendas. Portanto, é necessário planejar palavras-chave de acordo com o segmento alvo, mas também com a etapa em que se encontra no funil vendas.

Se, por exemplo, você pretende fidelizar as pessoas que já são clientes do seu negócio, é interessante utilizar palavras-chave que são de interesse do seu cliente. Com isso, você deve planejar palavras-chave e inseri-las em conteúdos que sejam úteis para fidelizar esse público.

Redução de custos

Como o planejamento de palavras-chave segmenta o seu público alvo, os custos de sua empresa são reduzidos.A partir das estratégias citadas acima e do planejamento de palavras-chave, é possível ter uma redução de custos em sua empresa. Isso deve-se à otimização da comunicação ao planejar palavras-chave.

Como as palavras-chave segmentam seu trabalho para atingir, em sua maioria, o seu segmento alvo, seus custos são reduzidos. Você irá pagar para falar com pessoas que possuem mais chances de comprar os seus produtos e contratar os seus serviços.

Ou seja, o modo como o seu dinheiro é investido será aprimorado!

Resultados positivos duradouros

O uso de palavras-chave visa atingir os objetivos previamente determinados por uma empresa. Portanto, ao planejar palavras-chave de uma forma concreta, os objetivos do seu negócio serão atingidos.

O diferencial, entretanto, das palavras-chave é a sua capacidade de constância. Ou seja, utilizar dessa estratégia traz benefícios a curto prazo, mas também agrega valores e sentido ao seu negócio de forma duradoura.

Palavras-chave negativas

Outro fator interessante ao planejar palavras-chave é a possibilidade de adicionar palavras-chave negativas. Determinando palavras-chave que referem-se ao seu público alvo, segmenta a sua comunicação, tornando-a efetiva. Entretanto, adicionar palavras-chave negativas podem, também, se tornar um benefício dessa estratégia.As palavras-chave negativas também são importantes para segmentar o público que chegará ao seu negócio, otimizando as estratégias comunicativas de sua empresa!

Se, por exemplo, você possui um e-commerce de sapatos esportivos e deseja aumentar as vendas de tênis para corrida. Você pode definir como palavra-chave “tênis”.

Entretanto, caso um usuário esteja buscando informações sobre o esporte tênis, ele pode chegar ao seu site. Mas esse usuário não tem interesse no seu produto e, portanto, não faz parte do grupo que você pretende atingir.

Com isso, adicionar mais termos à palavra-chave tênis torna-se interessante, como “tênis para corrida”.

Contudo, negativar palavras também pode otimizar a sua produtividade. Ou seja, utilizando o mesmo exemplo acima, negativar palavras como o esporte tênis, tênis para basquete, tênis para escalada, etc, torna-se um benefício!

Head Tail X Long Tail

As palavras-chave podem ser definidas como Head Tail e Long Tail.

As palavras-chave Long Tail referem-se a termos de busca específicos e individuais.

Pontos Positivos Um dos pontos positivos de planejar palavras-chave Long Tail é o aumento das taxas de conversão!

Alguns pontos positivos das palavras-chave Long Tail podem ser:

  • Altas taxas de conversão;
  • Reduzido número de concorrentes;
  • Melhores posições no ranqueamento;
  • Fortalece a marca em grupos de consumidores específicos.

Pontos Negativos

Em meio a pontos positivos relevantes, há também alguns pontos negativos das palavras-chave Long Tail, como:

  • Reduzidas buscas devido aos termos mais longos;
  • Não atinge uma grande quantidade de pessoas.

Exemplos de palavras-chave Long Tails:

  • Tênis para escalada na neve;
  • Cursos de graduação em Marketing em Harvard;
  • Notebook Dell 8GB Intel Core i5.

As palavras-chave Head Tail, são termos mais genéricos e comuns, ao contrário das Long Tails.

Pontos Positivos 

Alguns pontos positivos das palavras-chave Head Tails podem ser:

  • Alto número de buscas;
  • Atinge grande quantidade de pessoas;
  • Termos curtos e mais procurados.

Pontos NegativosUm dos pontos negativos de planejar palavras-chave Head Tail é o grande número de concorrentes.

Em meio a pontos positivos relevantes, há também alguns pontos negativos das palavras-chave Head Tail, como:

  • Taxas reduzidas de conversão;
  • Grande número de concorrentes;
  • Atinge leads apenas na primeira etapa do funil de vendas.

Exemplos de palavras-chave Head Tails:

  • Tênis;
  • Cursos;
  • Notebook.

Qual a melhor palavra-chave: Head Tail ou Long Tail?

A verdade é que uma não é melhor do que a outra. Tudo dependerá dos seus objetivos.

Ao planejar palavras-chave, o principal fator decisivo entre Head ou Long Tail, é o objetivo estratégico de seu negócio.

Portanto, se você pretende informar sobre um determinado assunto ou apresentar assuntos novos, utilizar das Head Tails pode auxiliar a sua estratégia. Entretanto, se você pretende vender algum produto específico, é melhor utilizar as Long Tails.

Google Adwords

Para planejar palavras-chave no Google Adwords, você deve aprender um pouco sobre os tipos de correspondência.

  1. Correspondência ampla
  2. Correspondência exata
  3. Correspondência de frase
  4. Correspondência negativa

Conheça como funciona a correspondência de palavras-chave no Google Adwords!

Outras ferramentas para planejar palavras-chave

Portanto, agora que você já conhece o processo e maneiras de planejar palavras-chave, o que acha de ler um pouco sobre marketing de conteúdo para alavancar a sua empresa?

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