Como trabalhar a estratégia de Backlink?

Conheça a estratégia de backlink e saiba como ela pode otimizar o ranqueamento de seu site e blog!Uma estratégia de Backlink efetiva já se tornou um dos grandes focos dos profissionais de Marketing Digital. Por agregar diversas vantagens ao seu negócio, conhecer essa estratégia é essencial para o sucesso de sua empresa.

Portanto, para se destacar no mercado, conheça já a estratégia de backlink e implemente-a em sua empresa de forma prática e efetiva!

Primeiramente, o que é um Backlink?

Backlink se refere aos links adicionados em um conteúdo (post de um blog, por exemplo) que visam direcionar o leitor à outra página. Essa página pode ser um outro conteúdo do blog (link interno) ou à outra postagem de outro site (link externo).

Esses links estão inseridos nas palavras-chave de um texto e direcionam o leitor para outro conteúdo referente ao da palavra-chave.

Veja como exemplo o backlink que inserimos na frase anterior. Quando nos referimos às palavras-chave, inserimos um link para uma postagem sobre esse assunto. Com isso, os leitores que não conhecerem esse termo ou os que buscam saber mais sobre ele, são direcionados à essa informação.A estratégia de Backlink visa direcionar os usuários para outros conteúdos, aumentando seus conhecimentos e otimizando o tráfego de um site!

A partir disso, você pode ter a seguinte dúvida:

Por quê direcionar um assunto para outra página se eu posso simplesmente explicá-lo agora?

E essa pergunta faz sentido. Afinal, adicionar mais conteúdo de qualidade a um texto torna-o mais rico.

Entretanto, um assunto como a estratégia de backlink é amplo e carrega uma grande quantidade de informação. Sendo assim, informações que desviam do tema principal do conteúdo podem fazer com que a taxa de rejeição de seu conteúdo seja reduzida. Afinal, quando alguém busca informações em um conteúdo, ele (a) busca uma solução, uma resposta direta e completa.

Imagine se, em todos os textos, os autores introduzissem explicações de todos os conceitos utilizados no texto. Esse conteúdo se tornaria longo demais, cansativo e, o pior, distante do tema principal.

Portanto, blogs e vídeos que navegam por outros assuntos que não o do tema principal são frequentemente rejeitados pelos usuários. 

Além disso, textos que apresentam assuntos diferentes do seu título e descrição, são assuntos- considerados pelos usuários – para “preencher espaço”. Isso acontece porque esses textos, geralmente, divagam por assuntos que não o tema principal.

E é exatamente por isso que a estratégia de backlink surgiu: para fortalecer assuntos objetivos e de qualidade!

Quais são os tipos de Backlink?

Para que você conheça bem a estratégia de backlink, é importante conhecer os diferentes tipos existentes.

Portanto, veja agora quais são e quais os objetivos de cada um!

Links Internos (Internal Links)

Como citamos no início deste conteúdo, os links internos são aqueles que direcionam para outra página dentro do próprio site.

Ou seja, o usuário que clicar no link interno, não será direcionado para outro site (nem mesmo o site da mesma empresa mas de outro domínio).

A partir dos links internos, seus usuários irão permanecer mais tempo dentro de seu site! Além disso, eles ainda têm a oportunidade de aumentar seus conhecimentos e conhecer mais conteúdos do seu negócio!

Links Externos (External Links)

Os links externos, também citados no início do texto, são aqueles que direcionam os usuários para outras postagens em outros sites.

Os backlinks externos visam direcionar os usuários para outro site que possua informações sobre um termo ou assunto citado no texto.Assim, caso o seu blog ainda não possua conteúdo sobre determinado termo citado em sua postagem, é possível direcionar o usuário para um site que possua esse conteúdo!

Entretanto, é preciso ter cuidado ao utilizar essa estratégia. É necessário analisar bem o site e o conteúdo que você pretende direcionar seu leitor. Afinal, esse backlink funciona como uma recomendação!

Portanto, se você recomenda para alguém um site ruim, incompleto e cheio de erros e informações erradas, essa pessoa provavelmente não voltará ao site indicado, e nem ao seu!

Sendo assim, leia o conteúdo do site no qual você irá direcionar seu usuário. Confira se as informações estão corretas e se são realmente relevantes para os leitores!

Texto Âncora (Anchor Text)

O texto âncora é aquele utilizado para inserir um hiperlink. Um hiperlink é um tipo de link que direciona o usuário para a mesma página do texto, mas em outro tópico ou título.

Assim, o usuário não irá sair da sua página. A página será automaticamente movida para o tópico selecionado.

O sumário que existe no início dos textos são um hiperlink, por exemplo. Certas vezes, os leitores não têm interesse em ler todo o conteúdo. Portanto, eles podem clicar no tópico que lhe interessam e eles serão direcionados pela página até essa parte do texto.

Dofollow Links

Os dofollow links são os links que podem ser seguidos pelos bots do Google. Assim, o algoritmo do Google pode facilmente encontrar e indexar um site para posicioná-lo em sua página de busca.

Nofollow Links

Diferentemente dos dofollow links, os nofollow links são aqueles que dizem para os bots do Google não lerem uma determinada URL (página web).

Assim, esses links não são rastreáveis, já que possuem erros ou outros problemas.

Link Juice

Os Link Juice são os links posicionados no buscador, que atraem tráfego para conteúdos de seu site ou para a homepage (página inicial).

O link juice é bastante utilizado para otimizar a autoridade de um certo domínio (site).

Links de Baixa Qualidade (Low Quality Links)

Os links de baixa qualidade são, geralmente, links provenientes de spam (como sites pornográficos, sites sem nenhum conteúdo, etc). Esses links podem aparecer quando há a compra de backlinks (você paga para que sites adicionem links para o seu).

Essa estratégia é malvista pelo Google e, se for captada pelos bots, uma de suas graves consequências é a relevante queda de ranqueamento, por exemplo.

Root Domain Links

Os roots domain links são o número de backlinks de seu site. Esse número contabiliza apenas os backlinks que chegam ao seu site por meio de um único domínio. Ou seja, a quantidade de domínios prevalece sobre a quantidade de backlinks. 

Portanto, mesmo que um site direcione uma grande quantidade de links para o seu, será contabilizado apenas um backlink. Se dois sites (de domínios diferentes, direcionam links para o seu site, serão contabilizados dois backlinks.

Quais as vantagens de investir na estratégia de Backlink?

Existem diversas vantagens em investir na estratégia de Backlink. Portanto, vamos apresentar as principais para que você possa conhecer ainda mais sobre os backlinks!

Otimiza o ranqueamento de uma páginaTrabalhar a estratégia de Backlink aumenta o tráfego para seu site e fortalece a autoridade de suas páginas web, otimizando seu ranqueamento!

Como você já sabe, os motores de busca (como o Google) consegue rastrear os backlinks das páginas web. A partir disso, uma página que recebe mais backlinks é considerada autoridade em um determinado assunto.

Portanto, se uma postagem de seu site que trata sobre Branding possui uma grande quantidade de backlinks (de diversos domínios diferentes) os bots do Google consideram que seu site é especialista nesse assunto.

Assim, quando os usuários pesquisarem pelo termo branding, no Google, o seu site provavelmente irá aparecer antes dos outros.

Sendo assim, seu ranqueamento no Google será otimizado!

Potencializa seu trabalho de SEO

Como falamos sobre o ranqueamento na página acima, não poderíamos deixar de citar o SEO.

Com uma boa quantidade de backlinks relevantes em seu site, seu trabalho de SEO é potencializado! Afinal, seu site será mais bem ranqueado, irá atrair mais usuários e estará à frente de seus concorrentes!

Agrega valor à uma página

Uma página web que trabalha bem com backlinks agrega valor ao negócio!

Os motores de busca fazem as leituras das páginas web e verificam a quantidade e a qualidade dos backlinks de cada uma delas.

Assim, a partir disso, o seu site será mais bem visto, tanto pelos bots do Google quanto pelos usuários e visitantes de seu conteúdo!

Como trabalhar a estratégia de Backlink?

Não existe uma fórmula para trabalhar a estratégia de backlink. Entretanto, existem alguns fatores capazes de otimizar seu trabalho.

Portanto, veja agora quais são esses fatores e como eles podem otimizar sua estratégia de backlink!

Identifique backlinks negativos

Como você já sabe, os backlinks negativos são péssimos para o ranqueamento e a autoridade de seu site. Portanto, é fundamental identificá-los de alguma forma.

Para identificar os backlinks negativos, você pode utilizar de duas principais ferramentas:

  • Google Search Console;
  • Semrush.

A partir delas, você poderá identificar esses backlinks para otimizar seu ranqueamento e sua presença online!

Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta Google que auxilia seu negócio a analisar os backlinks de seu site.Trabalhar com o Google Search Console (anteriormente chamado Webmaster Tools) é essencial para otimizar seus backlinks. Trata-se de uma ferramenta para diagnósticos de sites. Ou seja, é uma ferramenta utilizada para monitorar resultados e trabalhos de SEO.

Além de ser eficaz e intuitivo, o Google Search Console é a única ferramenta completamente gratuita do mercado!

Dentro dessa plataforma, existe um espaço chamado tráfego de pesquisa. Nele, é possível verificar e analisar os links direcionados para o seu site.

Além disso, é possível verificar também a qualidade de links direcionados para sua página.

Semrush

A ferramenta Semrush, apesar de paga, possui algumas funcionalidades gratuitas. Portanto, vale a pena conferir essa plataforma.A ferramenta Semrush permite a análise de backlinks de seu site, além do tráfego e palavras-chave de seus concorrentes.

A Semrush é uma ferramenta que também visa analisar sites e páginas web. Entretanto, ela possui diversas funcionalidades que podem auxiliar você a otimizar sua estratégia de backlink.

Uma das funcionalidades do semrush, é a possibilidade de analisar os seus concorrentes! É possível verificar quais palavras-chave eles utilizam e em quais postagens estão bem ranqueados!

A partir disso, você pode potencializar suas palavras-chave, bem como a estratégia de backlink.

Crie conteúdos de qualidade

Para atrair usuários e leitores para seus conteúdos, é necessário criar conteúdos de qualidade e que sejam atrativos para a persona de seu negócio!

É interessante também estar atento às novidades do mundo do empreendedorismo a fim de criar conteúdos novos e imprescindíveis no momento.

Algumas estratégias para atrair seu público-alvo é utilizar de dicas, tutorias e vídeos na sua estratégia de marketing digital!

Portanto, o principal ponto dessa ideia é criar conteúdos que seu público-alvo quer ler!

Além disso, fique atento ao seu texto para garantir que ele seja completo, relevante e sem erros de ortografia e de informação.

Trabalhe o Link BuildingÉ imprescindível implementar a estratégia de Link Building para que seu trabalho de backlink seja efetivo!

Como falamos anteriormente, comprar links é uma estratégia malvista pelo Google e pelos seus motores de busca. Sendo assim, como atrair backlinks de forma legal e aceita pelo Google?

Através da estratégia de Link Building, você pode aumentar sua quantidade de backlinks de uma forma positiva!

Link building é uma parceria realizada entre dois negócios diferentes, que combinam a troca de links. Essa troca ocorre sem nenhum contato com questões financeiras.

Portanto, se o seu site fala sobre temas relacionados ao marketing de conteúdo, é interessante encontrar outro site que também trata de temas iguais ao seu. A partir disso, vocês podem trocar alguns links para outras postagens, otimizando o ranqueamento de ambas páginas!

Conclusão

Por fim, vamos revisar os pontos principais que você aprendeu nesse conteúdo:

  • Backlinks são links direcionados para outras páginas de seu site ou para outros sites;
  • Os backlinks visam informar os leitores e aumentar o tráfego de um site;
  • Os motores de busca do Google analisam os backlinks direcionados e recebidos de uma página;
  • Existem tipos diferentes de backlinks que podem ser trabalhados em uma página web;
  • Para otimizar a estratégia de backlink, é necessário: eliminar links negativos, utilizar ferramentas para analisar backlinks de suas páginas, criar conteúdos de qualidade e implementar a estratégia de link building.

A partir disso, você já pode investir na estratégia de backlink em seu negócio! E, se você deseja atrair mais tráfego para seu site a partir do uso de links, saiba como os links patrocinados podem acarretar seu negócio!

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