Como utilizar o Google Trends de maneira efetiva?

Saiba já como o Google Trends pode otimizar sua aquisição de clientes, bem como as vendas de seu negócio!O Google Trends é essencial para todas as empresas e empreendedores atualmente. Assim, é necessário conhecer o funcionamento, as vantagens e como utilizá-lo de forma efetiva!

Portanto, continue a ler esse conteúdo para otimizar seus conhecimentos, aumentar os acessos de seu site, bem como atrair mais clientes para sua empresa!

Primeiramente, o que é o Google Trends?

O Google Trends surgiu no dia 11 de Maio de 2006, apenas alguns anos após o surgimento do próprio Google.O Google Trends é uma ferramenta Google que trabalha com as tendências.

Como o próprio nome já diz, Google Trends é uma ferramenta Google que trabalha com as tendências. Assim, o Google Trends analisa determinadas palavras-chave ou temas gerais. Com isso, o Trends acompanha a quantidade de buscas realizadas por essa palavra-chave ou tema.

A partir disso, é possível verificar o tempo, o local e o assunto que aborda um termo específico. Assim, é possível verificar a relevância de um assunto, de acordo com lugar e tempo. Além disso, é possível ainda comparar dois termos concorrentes e verificar o interesse dos usuários!

Como funciona o Google Trends? 

O Google Trends funciona através dos dados do Google. Esses dados são o histórico de pesquisas feitas em seu buscador desde o ano de 2004. 

Anteriormente a 2004, aparentemente não há registros históricos dos usuários. Portanto, a data passada limite para pesquisa no Google Trends é 2004!

A partir das pesquisas, os buscadores coletam e organizam os dados. Assim, eles conectam esses dados a um determinado tópico relacionado.

Além disso, antes de entregar qualquer tipo de dado aos usuários, o Google exclui todas as informações pessoais – a fim de preservar a identidade dos usuários.

Quais as vantagens de utilizar o Google Trends?

Assim como diversas ferramentas Google, o Google Trends é essencial para seu negócio. Além disso, trabalhar com essa ferramenta agrega diversos benefícios a sua empresa.

Portanto, conheça agora quais são as vantagens de utilizar o Google Trends!

Interface simples

Como todos os produtos Google, o Google Trends também possui uma interface simples, mas completa. Assim, com poucos botões – que realizam diversas ações – e caixas de texto, todas as pessoas podem começar a utilizar essa ferramenta de forma prática, fácil e efetiva!

Veja como ele apresenta até um exemplo de termos a ser pesquisados ao longo da página!

O Google Trends também possui uma interface simples, mas completa, que pode ser utilizada por todos os empreendedores!

Otimiza a estratégia de Marketing

Para quem já trabalha com Marketing, sabe muito bem que o Google Trends é essencial na estratégia de Marketing de Conteúdo. Ele é essencial por três principais razões:

  1. Encontrar tendências
  2. Criar conteúdo
  3. Comparar termos

Portanto, confira já como funcionam essas razões!

Encontrar tendências

O objetivo principal do Google Trends é apresentar os termos e palavras-chave mais pesquisados no momento. A partir disso, você utiliza dessas tendências para criar conteúdos novos que serão acessados pelos usuários.

Assim, com o crescimento de acessos, seu site pode otimizar sua estratégia de SEO,  otimizando o ranqueamento!

Criar conteúdo

A partir do encontro de tendências, você possui mais temas para poder criar conteúdos! Além disso, como você sabe que esses temas são altamente procurados, seu conteúdo também poderá ser um forte atrativo para os usuários.

Além disso, após algum tema deixar de ser uma tendência, pode ser que ele se torne um conteúdo evergreen. Esse tipo de conteúdo também atrai bastante o interesse dos usuários!

Comparar termos

Muitas vezes, durante a criação de conteúdo, os profissionais ficam frustrados ao ter que decidir entre dois termos parecidos para ser a palavra-chave. Primeiro, existem muitos termos que possuem sinônimos tão utilizados quanto eles.

Além disso, ainda temos que considerar os termos em inglês. Imagine que você pretende criar um conteúdo sobre Links Patrocinados. Será que é melhor utilizar Links Patrocinados ou Paid Links para sua postagem? Afinal, ambos termos são altamente utilizados.

Por fim, existem ainda os termos que passam por mudanças nos nomes. Como exemplo disso, temos o Google Ads e o Google Search Console, anteriormente chamados de Google Adwords e Google Webmaster Tools, respectivamente.

Com o Google Trends é possível comparar termos, verificando a quantidade de pesquisas dos termos em um determinado lugar e tempo.

Para resolver essas questões, basta acessar o Google Trends e verificar a quantidade de pesquisas desses termos, considerando local, tempo e assuntos relacionados!

Analisar a quantidade de pesquisas

Se você quer verificar a relevância de uma determinada palavra-chave, basta utilizar o Google Trends. Essa ferramenta apresenta não só a quantidade de pesquisas mas também os assuntos em torno desse termo.

Portanto, a partir disso, verificando a quantidade de pessoas que pesquisam sobre um assunto auxilia você e sua equipe a verificar a relevância dele!

Verificar sucesso de campanhas

Além das vantagens acima, o Google Trends efetiva a verificação do sucesso de uma campanha.

Para afirmar essa vantagem, vamos apresentar um exemplo prático. Vamos comparar os termos “coca-cola” e “guaraná antártica”.

Ambas marcas são bastante procuradas, devido ao seus trabalhos efetivos de Branding! Portanto, a partir disso, é possível ver que a concorrência é bastante acirrada entre as duas.

Entretanto, veja a imagem abaixo. A linha azul corresponde à Coca-Cola e a linha vermelha corresponde ao Guaraná Antártica. Perceba como há um pico de pesquisas na linha azul dentre os dias 27 de Maio a 2 de Junho de 2018. 

A partir do Google Trends, é possível verificar o sucesso de uma campanha, analisando a quantidade de pesquisas.

Como essa época era início das campanhas de Copa do Mundo – no qual a Coca-Cola é uma das patrocinadoras – a marca estava realizando diversas campanhas sobre os jogos e as promoções, como a troca de tampinhas dos refrigerantes.

Além disso, verificando os assuntos procurados relacionados ao termo Coca-cola, também são apresentados pelo Google Trends. Veja como a campanha teve forte impacto nas pesquisas dos usuários:

Verifique os assuntos e temas que contêm a palavra-chave Coca-Cola a partir da análise do Trends.

Portanto, a partir disso, pode-se dizer que a campanha da Coca-Cola foi um sucesso, já que obteve um pico de interesse dos usuários!

Além disso, o Guaraná Antártica também pode verificar os momentos em que suas campanhas excederam as pesquisas da Coca-Cola. Voltando ao primeiro gráfico, é possível ver que entre os dias 29 de Setembro e 20 de Outubro, ambos em 2018, o Guaraná Antártica ultrapassou a quantidade de pesquisas da Coca.

Nessa época, o Guaraná também trabalhava sua campanha promocional. Veja quais palavras-chave foram responsáveis por esse aumento!

Veja a análise das palavras-chave relacionadas ao Guaraná Antártica, que foram altamente buscadas devido a campanha da marca.

Como utilizar o Google Trends de maneira efetiva?

Não existem regras para dominar o Google Trends. Entretanto, existem alguns elementos que são essenciais para fazer um bom uso dessa ferramenta. Portanto, veja agora como utilizar o Trends de forma efetiva, trazendo resultados para o seu negócio!

Compreenda os dados apresentados

O Google Trends fornece uma enorme quantidade de dados a partir da busca por um ou mais termos. A partir disso, é necessário saber ler essas informações a fim de utilizá-las da forma correta!

Primeiramente, o Google Trends apresenta números e informações a partir do interesse. Esse interesse se divide em:

  • Interesse por região;
  • Interesse por tempo.

Sendo assim, é importante ver como eles funcionam para que os dados não sejam confundidos.

Interesse por região

O Interesse por região apresenta valores de pesquisa de uma palavra-chave em uma região pré-determinada. Assim, é possível verificar em qual lugar o termo utilizado foi mais buscado em um determinado período.

Os valores são apresentados em forma de escala, que vai de 0 a 100, sendo que 100 é o local em houve mais pesquisas dessa palavra-chave que você digitou.

Interesse por tempoO Interesse por tempo apresenta valores de pesquisa de um termo chave com relação a um período pré-determinado.

O Interesse por tempo apresenta valores de pesquisa de um termo chave com relação a um período pré-determinado. Sendo assim, é utilizado o mesmo formato de escala, de 0 a 100.

A partir disso, se uma determinada palavra-chave pesquisada refere-se ao valor 100, ela possui um “pico de popularidade”. Assim, em uma determinada data, essa palavra foi bastante pesquisada!

Verificar a tabela de classificação

A tabela de classificação é uma função do Google Trends que apresenta um valor geral dos últimos 12 meses. Esse valor geral se refere aos assuntos mais populares do último ano.

Assim, é possível verificar, por exemplo, os principais temas e assuntos pesquisados em um determinado ano.

Conclusão

Para finalizar esse conteúdo, vamos apresentar os principais conceitos e elementos discutidos no texto. Assim, a partir disso, você irá solucionar dúvidas que possam ter surgido durante a leitura dos tópicos.

Além disso, você ainda otimiza seus conhecimentos para não esquecê-los, utilizando em seu negócio futuramente!

  • O Google Trends é uma ferramenta Google que surgiu em 2008 e
  • O Google Trends é uma ferramenta Google que trabalha com as tendências;
  • O Trends é possível verificar o tempo, o local e o assunto que aborda um termo específico. Além disso, é possível ainda comparar dois termos concorrentes e verificar o interesse dos usuários;
  • As vantagens do Trends são: uma interface simples e fácil de usar, otimiza a estratégia de Marketing, analisar a quantidade de pesquisas e verificar o sucesso de uma campanha;
  • Para utilizar o Google Trends de forma efetiva é necessário compreender os dados apresentados e verificar a tabela de classificação.

Agora que você já sabe como utilizar essa ferramenta de forma efetiva, que tal aprender sobre outra ferramenta Google, o Google Adsense, que otimiza os seus anúncios online, aprimorando a visibilidade de seu negócio?

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