Concorrência entre empresas – Aprenda 4 maneiras de ultrapassar seu concorrente!

Saiba já como funciona a concorrência entre empresas e otimize suas estratégias para se destacar no mercado!Sabemos que no meio empreendedor, principalmente em Startups, gerar algo inovador não é fácil, ainda mais com a forte concorrência entre empresas. Por isso resolvemos criar esse post!

A partir disso, você irá aprender algumas maneiras de melhorar o desempenho de cada projeto e sair sempre à frente no mercado! Leia agora nosso post e se surpreenda com o que você pode fazer!

Entenda sobre concorrência entre empresas!

A concorrência entre empresas é um ponto positivo, tanto para os empreendedores quanto para os consumidores. Apesar de parecer algo negativo, a concorrência garante que as empresa comercializem produtos e serviços de qualidade por um preço acessível ao seu público.

Além disso, a concorrência entre empresas oferece diferentes opções de compra e contrato aos consumidores!

Portanto, primeiramente você precisa entender de vez o que é a concorrência entre empresas.

A concorrência entre empresas não é somente alguma empresa que faz exatamente o mesmo produto que o seu. Esse termo vai muito além disso.

O seu concorrente disputa o seu cliente e o dinheiro que vai ser investido nos seus projetos. Ou seja, são disputadas as principais bases de crescimento do seu negócio.

Portanto, a partir disso, conheça os fatores que você deve considerar para compreender a concorrência entre empresas!

Custo-benefício

O preço e a qualidade do seu produto sempre devem andar juntos! Você deve sempre observar seus concorrentes, pois muitos deles podem sacrificar sua qualidade para vender a mais que você ou fechar maiores contratos!

Sendo assim, você precisa manter essa relação de custo benefício sempre visando o melhor para o seu cliente. A partir disso, você conseguirá ultrapassar os seus concorrentes.

Conheça o seu cliente

Entender o cliente é o ponto chave da concorrência entre empresas. Portanto, ao saber o que seu público-alvo deseja, é possível estabelecer melhorias com base nessa necessidade.

É interessante também criar uma persona para seu negócio a fim de conhecer ainda mais seus clientes!

Assim, você aumentará muito a chance dos possíveis A concorrência deve ser saudável para ambos envolvidos aprenderem com ela!contratos serem fechados!

Muitos concorrentes erram por acreditar que apenas o serviço contratado é o suficiente. Portanto, dê atenção ao seu cliente: faça  trabalhos de qualidade que visam atingir os objetivos de seus clientes!

Qualidade do produto

Dedicação e qualidade do produto e atendimento faz você sair à frente dos concorrentes. Essa parte de apresentação é essencial para o seu cliente saber fazer a escolha de qual empresa ele deseja trabalhar.

Sendo assim, praticidade e simplicidade podem ser a chave de ouro para você ganhar uma concorrência entre empresas. Isso deve-se ao fato de que às vezes um produto muito complexo e uma linguagem confusa podem afastar clientes e leads.

Bons fornecedores

Nós da BeeStart trabalhamos com o RFID, por exemplo. Então precisamos de bons fornecedores para que haja compromisso com a data de entrega do produto e do sistema oferecido para o cliente. Se ocorrer um atraso, por exemplo, falhamos no contrato e – principalmente – no compromisso com o cliente.

Além disso, falhar na visão do cliente significa que você irá perder credibilidade. Por isso, ter bons parceiros fornecedores podem otimizar o seu destaque entre os concorrentes!

Concorrência entre empresas novas no mercado – o que fazer para me sobressair? 

Um dos erros mais comuns é não pesquisar o mercado suficiente.

Você deve estar pensando que pesquisar deve ser uma ação óbvia. Entretanto, muitas pessoas não sabem como pesquisar ou pesquisam errado. Por exemplo, existem empresas que vêem uma oportunidade de negócio e abrem a empresa sem ao menos pesquisar quais são os tipos de clientes e concorrentes.

Por isso, você deve usar e abusar da pesquisa. Se você encontra e produz exatamente o que o seu cliente quer, é difícil abrir mão de você por alguém novo no mercado!

Aceite críticas

É imprescindível também considerar críticas (que sejam façam sentido e sejam construtivas, claro)!

Não importa há quanto tempo seu negócio está no mercado. Se você desconsidera críticas que são positivas para o crescimento de sua empresa, você ignora as oportunidades de aprimorar o seu negócio. As críticas são essenciais para a otimização, mesmo se você for o melhor na sua área.

Sabemos que os empreendedores estão bastante envolvidos com seus projetos, tanto mentalmente quanto emocionalmente. Entretanto, não podemos deixar isso influenciar ao ouvir críticas.

Na verdade, à medida que você aceita críticas e aprimora seus produtos, maiores são suas chances de estar à frente de seus concorrentes.

Preço acessível para clientes

Um dos maiores erros de quem entra no ramo do empreendedorismo é achar que o dinheiro vem fácil.

Sabemos que principalmente as Startups não funcionam assim! Você precisa trabalhar muito no começo, usar um preço justo, ser camarada com os seus clientes para que você possa ganhar o mínimo para manter sua empresa em dia com as despesas.

O erro dos iniciantes pode estar em querer ganhar dinheiro fácil, pois isso fará com que ele cobre caro nos seus projetos ou não os faça com uma boa qualidade. Assim, ele poderá terminar Você deve ganhar a largada de uma concorrência entre empresas sempre de forma justa!mais rápido para ganhar mais contratos.

Portanto, monte um plano de negócios e defina preços que sejam justos tanto para o seu negócio quanto para seus clientes!

Equipe profissional

Já conversamos sobre equipe no conteúdo anterior e falamos sobre como é necessário otimizar o tempo para que a produção seja maior nas horas determinadas.

Além disso, aprenda a tratar bem a sua equipe a fim de otimizar sua produtividade.

Lembre-se que quantidade não é sinônimo de qualidade!

Além disso, pessoas novas e inexperientes no mercado também devem ser consideradas. Mesmo que ela não tenha experiência necessária, a vontade de aprender é um fator mais importante.

Uma estratégia interessante para otimizar a produtividade de sua equipe, além de facilitar seu trabalho, é o Design Sprint!

Administre seu tempo

É importante definir prioridades a fim de otimizar sua produtividade, bem como a de sua equipe.

Sendo assim, se você deseja aprender a administrar seu tempo, confira o vídeo abaixo!

MVP

Você já ouviu falar do MPV, o Mínimo Produto Viável? Aquele que tem tudo e é simples também? Lembra que o teste é importante para saber o retorno do mercado e do cliente pra você? Muitas pessoas não consideram isso e enfrentam muitos problemas já que desenvolvem sistemas complexos, caros e que demandam muito tempo. Talvez esses problemas façam com que o seu cliente desista de comprar seus produtos e contratar os seus serviços.

Portanto, utilize de métodos que testem o real valor do seu produto no mercado!

Vale a pena reforçar que não é necessário estar ansioso  com os preços mais baixos de seus novos concorrentes no mercado. Continue a focar nos clientes certos, na qualidade e custo benefício do seu produto!

Concorrência positiva

Esse é o principal ponto quando falamos sobre concorrência entre empresas: ela deve ser sempre saudável! É claro que você deve buscar sempre maneiras para que o seu negócio se destaque no mercado. Entretanto, nunca prejudique ou utilize de meios que não são corretos para ganhar a atenção dos consumidores.

Otimize seu tempo

Quando sua Startup começa a crescer, a tendência é deixar trabalhos como organização de contabilidade e documentos acumularem. Entretanto, é sempre melhor se manter organizado!

Imagine que você tenha fechado mais de um contrato e tenha inúmeros clientes. A organização é o principal auxiliar e garantia de sucesso ao trabalhar esse clientes e contratos.

Se organize de forma rápida e prática. Otimize seu tempo a partir da organização!

Concorrência entre empresas que vendem mais barato e você:

Muitas vezes o seu cliente chega até você na hora de negociar o preço do produto ofertado para dizer que o seu concorrente está propondo um preço menor. Você precisa ter muita atenção ao negociar o seu preço, pois, se abaixar na hora, você está se desvalorizando. Para que isso não aconteça, você precisa pesquisar o que realmente o seu concorrente está te oferecendo. Verifique se é o mesmo trabalho, pois, assim, você irá saber se é possível compará-los.

Após essa pesquisa, se você realmente concordar com o cliente e chegar à conclusão Encontre a concorrência certa de empresas para se encaixar!que o produto oferecido é melhor, ou até igual ao seu, você pode abaixar o valor ou até mesmo dar um desconto a mais para que esse contrato seja fechado com você.

Claro que você vai fechar se valer mesmo a pena o tempo trabalhado de acordo com o preço pago. Ou, se você não quiser oferecer um desconto, ofereça alguma ferramenta ou um tipo de atenção maior para o cliente a fim de que ele feche o negócio com você.

E você pode usar essa concorrência entre empresas ao seu favor. Mostre que você pode fazer o melhor para aquele cliente. Faça um bom preço, que esteja dentro da sua margem de lucro e inove com essas oportunidades.

Não seja desonesto e coloque preço a mais do que vale o seu produto. Isso fará com que você sensibilize o nome da sua empresa, já que alguns clientes de Startups estão cientes do mercado e não vão assinar qualquer contrato por sua fama.

Entretanto, se o produto for similar e você tiver a certeza que você pode oferecer a mais para o seu cliente, não é desonesto querer cobrar um pouco mais. Mas para que isso ocorra, é necessário ter bons argumentos para explicar o seu cliente.  Ele deve entender 100% dos seus motivos para cobrar um preço a mais e porque vale a pena construir esse produto ao seu lado.

Concorrência entre empresas que utilizam de mesmas estratégias: Como seguir os passos de seu concorrente e alcançar um sucesso maior?

Você conhece a história de como Bill Gates criou a Microsoft?

Resumidamente, antes de ser o homem mais rico do mundo, Bill Gates costumava passar bastante tempo conversando com profissionais que trabalhavam na Apple. Ele passou tempo suficiente para conseguir informações e conhecimento necessários para criar um negócio de sucesso!

Não pense que aprimorar ideias que já existem é errado e desonesto na concorrência entre empresas. Você pode muito bem aprender com alguém que já tem experiência no mercado que você está atuando.

Utilizar de ideias existentes não é errado. Errado é não querer inovar através de algo que você viu, sabendo que poderia ser diferente.

Ás vezes você não precisa copiar o trabalho em si, você pode pegar a estratégia do seu concorrente que deu certo e aplicar a mesma em outro produto semelhante. O importante é saber que o seu negócio está progredindo.

Ficar pensando em estratégias diferentes, formas diferentes pode não ser tão útil, já que você não tem garantia que você obterá sucesso e isso pode te tomar um tempo muito grande. Se existe mercado para ambas empresas porque não investir em uma ideia já existente?

É importante também afirmar a importância da inovação. Ideias novas são imprescindíveis. Entretanto, caso não seja possível criar uma ideia nova, aprimore as já existentes.

Conteúdo original

Utilize da sua inteligencia e da sua criatividade na concorrência entre empresas!

Diferentemente das ideias, o conteúdo produzido, entretanto, não deve ser copiado nunca. Mas, enquanto você utilizar de algumas dicas, estratégias e táticas utilizadas por grandes empreendedores, pode ter certeza que você não está sendo medíocre. Você está sendo esperto como empreendedor.

Se você tem dificuldade em acompanhar o trabalho do seu concorrente, siga-o nas suas redes sociais e em sua lista de emails para receber conteúdos produzidos por eles. Assim, você aprende gratuitamente e acompanha as suas estratégias. Aprenda o que eles usam para produzir conteúdo e a forma como escrevem. Tudo isso te ajudará futuramente.

Uma ferramenta muito interessante para a análise de concorrentes, é a Semrush! Com ela é possível analisar o ranqueamento de seu concorrente, bem como as palavras-chave utilizadas por ele!

Após a leitura deste texto, acreditamos que você tenha entendido sobre como conhecer melhor a concorrência entre empresas. Agora, você sabe como ultrapassar seus concorrentes, otimizando sua empresa no mercado.

Seguindo essas dicas, pode ter certeza que você estará sempre perto de ser um dos maiores do seu ramo. Ficaremos muito felizes se isso der certo. Esperamos também que você tenha gostado do nosso texto, e aproveitando, te convidamos a ler mais sobre parcerias comerciais a fim de otimizar seu negócio!

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