CRM – Entenda o que é e quais os seus benefícios

Saiba como o CRM pode influenciar sua empresa de forma positiva, otimizando seus negócios!Primeiramente, é necessário esclarecer que existem dois conceitos diferentes para o termo CRM: o conceito ligado à área de Tecnologia e o ligado à área do Marketing.

Apesar de os dois conceitos serem relacionados e trabalharem juntos, é importante compreendê-los em âmbitos diferentes. Por isso, para saber mais, continue a ler o nosso post.

O que é CRM?

CRM refere-se à Customer Relatioship Management, que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Na área de tecnologia, refere-se à um software cujo objetivo é  acompanhar informações. Essas informações coletadas são dados de clientes e possíveis clientes de uma empresa ou startup. É um software muito interessante, e bastante utilizado, pois organiza uma gama de dados relevantes para otimizar as vendas de uma empresa.

Quais os benefícios do software CRM para sua empresa?

O software CRM é considerado diferenciado, já que tem foco direto nos clientes. Além disso, seu objetivo principal permite agregar diversas informações relevantes que otimizam a comunicação das empresas e startups com seu segmento alvo.

Um benefício do uso de CRMs, é que eles estão na nuvem. Ou seja, a manutenção, o compartilhamento e acesso aos dados coletados, são bem mais fáceis de obter. Geralmente, paga-se por uma assinatura mensal para que a equipe da empresa tenha acesso ao CRM por meio de um navegador web.

É claro que existem outras maneiras de manter esses dados, como o Excel, por exemplo.Com o CRM você pode acessar os dados de seus clientes a qualquer hora e em qualquer lugar!

Entretanto, se a sua empresa conta com muitos clientes, você deve saber o quanto é muito difícil estar constantemente atualizando dados. Exatamente por esse motivo, empresas de médio e grande porte utilizam fortemente softwares CRM. Elas estão cientes de que não será nada produtivo atualizar informações manualmente.

Outro benefício do uso desse software, é a produtividade que permite nas empresas. É um software bastante utilizado no mundo da inovação e dos negócios, desde startups à grandes companhias. O CRM tem a capacidade de armazenar dados, desde os superficiais aos mais individuais, de seus clientes e potenciais clientes, como:

  • Nome;
  • Endereço;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Sites que visita;
  • Hábitos de consumo online;
  • Comportamento em redes sociais.

Com essas informações, as empresas podem analisar e otimizar as interações que realizam com seus clientes. Portanto, a possibilidade de conhecer os desejos de seus públicos e antecipar suas necessidades, permite maior assertividade nas campanhas realizadas pelas empresas.

Além disso, utilizar esse software pode trazer inúmeros benefícios para o destaque de startups no mercado, que necessitam de agilidade e dinamismo.

O que é CRM no Marketing?

No âmbito do Marketing, CRM também refere-se à Gestão de Relacionamento com Clientes. Entretanto, tem uma ênfase maior na captação de leads.

Na área da Comunicação, CRM pode ser definido como estratégias e práticas que visam a prospecção e captação de clientes. Com a coleta de informações de clientes e possíveis clientes, de forma automática, é economizado o tempo e esforço da equipe de vendas. Portanto, há o direcionamento desses prospects para o departamento de vendas, já que as estratégias foram responsáveis por encontrar os históricos dos possíveis clientes. O CRM possibilita a prospecção de clientes para a sua empresa!

Além disso, há também a otimização da efetividade de campanhas e anúncios, pois os comportamentos e hábitos dos clientes são conhecidos.

Além dos benefícios citados acima, o CRM permite a integração de diferentes áreas da empresa. É claro que as áreas de venda e Marketing são beneficiadas diretamente. Entretanto, a área responsável pelo sucesso do cliente também é impactada positivamente. E além disso, a comunicação entre as áreas citadas e os profissionais de outros segmentos é facilitada!

Eu preciso do CRM na minha empresa?

O uso do software e das estratégias não é obrigatório. Mas são muito interessantes para aprimorar e potencializar o crescimento do seu negócio.

Existem alguns indícios para ajudar você a entender se a sua empresa necessita do CRM:

Falta de organização de dados

Se você tem dificuldade de encontrar dados e informações em um pequeno período de tempo, é um traço de que o CRM seria muito útil para você.

Em determinados momentos, é necessário acessar informações rapidamente. E a falta dessa facilidade de acesso, pode ser um fator negativo e de desvantagem para o seu negócio. Além disso, o acesso aos dados pelo CRM pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar!

Atendimento inconstante

Atualmente, os clientes buscam atendimentos personalizados. Com estratégias de relacionamento com clientes você pode realizar atendimentos melhores e efetivos!

E como os clientes são fatores importantíssimos para o sucesso da empresa, é imprescindível atendê-los de forma ideal.

Portanto, se o atendimento é positivo para alguns e incompleto para outros, faz-se necessário o uso do CRM. Com ele, o depósito de dados é singularizado para cada cliente. Todas as suas necessidades, preferências e demandas são antecipadas, gerando valor entre empresa e cliente!

Equipe parcialmente presente

Nesse caso, se você tem uma equipe que trabalha com home office, por exemplo, deve ter vários problemas de comunicação. Por mais que a tecnologia permitiu a aproximação das pessoas pelo universo online, é necessário integrá-las.

Com o uso das estratégias e dos softwares, agregar os dados para o acesso de toda a equipe é efetivo!

Produtividade prejudicada

Inserir dados e informações de forma constante, pode ser um trabalho árduo. Criar planilhas e utilizar agendas para administrar clientes é uma tarefa que deve ser progressivamente atualizada. Por isso, a fim de economizar tempo e otimizar a produtividade, utilize de plataformas automáticas.

Por conseguinte, você agora aumentou seus conhecimentos com relação ao uso de dados de clientes! E já que você sabe a importância de utilizar o CRM, que tal ler um pouco mais sobre como otimizar o relacionamento com esses clientes?

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