Desenvolver aplicativos: Nativos X Híbridos

Desenvolver aplicativos.Os aplicativos já atingem a segunda maior taxa de crescimento mundial,  garantindo novos usuários. Estudos mostraram que 56% dos brasileiros usam a internet por aparelhos móveis, aumentando o uso permanente de plataformas. Com essa nova forma de acessar a internet, as empresas precisam inovar e acompanhar as tecnologias e fica a pergunta “ Desenvolver um aplicativo com código Nativo X Híbrido?”

O que é Aplicativo Nativo?

Os aplicativos Nativos são desenvolvidos para uma somente uma plataforma , ou seja, se o aplicativo é feito para Androind ele não funcionara na plataforma iOS. Além disso utilizando a linguagem e as APIs (Interface de Programação de Aplicativos) nativas do aparelho. Por ser desenvolvido de forma nativa, o aplicativo possui acesso à utilidades do dispositivo como: contatos, calendário, uso da câmera, galeria de fotos GPS, reconhecimento de gestos na tela e outras. Além disso a versão Nativo, usa todo o seu potencial e funciona sem internet.

Para desenvolver no Sistema Operacional Androind é flexível, podendo usar diferentes marcas de computadores, mas o Ambiente de Desenvolvimento Integrado – IDE- necessariamente é o Androind Studio. Já no Sistema Operacional iOS precisa de um computador MAC para desenvolver um aplicativo nativo que será compatível em aparelhos da marca Apple.

O que é Aplicativo Híbrido?

O Aplicativo Híbrido, também conhecido como cross-platform atua como um Nativo, mas são aplicativos web, ou seja,  uma parte é desenvolvida não precisa ser exatamente da plataforma que será utilizada pelo público. O aplicativo pode ser feito em HTML5 e ser usado pelo sistema operacional webview.

A multiplataformas é uma característica marcante, o desenvolvedor cria uma linguagem específica e um gerador que cria versões do mesmo aplicativo porém com a codificação nativo. Assim o aplicativo Híbrido funciona em todas as plataformas, podendo ser baixado por usuários que possuem aparelho com sistema operacional Androind, iOS, Winsdows Phone e outras.

Prazo de entrega do aplicativo: Nativo X Híbrido

  • Nativo: Para desenvolver com esse código, o trabalho é maior devido a necessidade de desenvolver o mesmo aplicativo para cada plataforma diferente no mercado, por isso o prazo é maior.
  • Híbrido: O prazo de entrega com a codificação Híbrido é menor, pois o mesmo aplicativo atinge diferentes plataformas com o mesmo potencial. Usando programas como o Phonegap, o desenvolvimento do código é feito de maneira mais simples e barata.

Prazo de entrega dos aplicativos.

Valor do aplicativo: Nativo X Híbrido 

  • Nativo: Devido a versão Nativo precisar ser desenvolvido para cada plataforma que o software for rodar, assim o código feito para a plataforma Androind não pode ser usado para outra. Apesar do conhecimento sobre o aplicativo ser aproveitado a mão de obra para desenvolver em diversas plataformas possui um custo bem maior.
  • Híbrido: Como o código Híbrido roda em todas as plataformas, o desenvolvedor precisa conhecer sobre aplicativos web, algo bem mais simples e com o custo mais baixo. Além disso não precisa desenvolver o aplicativo em diferentes plataformas, o próprio programa já faz isso.

Desempenho do aplicativo: Nativo X Híbrido 

  • Desempenho dos aplicativos.Nativo: A versão Nativa é indicado quando o aplicativo consome mais recursos de hardware ou tem o público-alvo mais exigente , que busca atendimento rápido de suas necessidades.
  • Híbrido: O código Híbrido é mais usado quando o público-alvo é maior e não concentra em somente uma plataforma. Além disso o proposito é mais generalizado e não encontra obstáculos em precisas da internet para o aplicativo funcionar. Se o aplicativo for para uma solução mais genérica o Híbrido pode ser mais vantajoso.  

A principal diferença entre o Aplicativo Nativo e o Híbrido é forma de desenvolvimento, o Nativo usa uma plataforma para cada sistema operacional. Já o Híbrido possui multiplataforma. Decida qual é a sua melhor opção, tento em mente o seu público e o sucesso da sua ideia. A beeStart está a disposição para transformar a sua ideia em um aplicativo Nativo ou híbrido, conte com a gente.

 

Gosto desse aplicativo? Venha saber mais sobre Boostrapping , uma nova forma de financiamento de startup.

[Total: 1    Média: 1/5]