Design Thinking: saiba o que é e como funciona

Saiba mais sobre o que é e como utilizar o Design Thinking para revolucionar seu negócio!O termo Design Thinking ganhou uma proporção mundial, principalmente no âmbito do empreendedorismo. O Design Thinking está atrelado à diversas estratégias e métodos  para encontrar as melhores soluções e resolver um determinado problema. Pode estar atrelado à estratégias como o brainstorm, por exemplo.

Para saber o que é Design Thinking e como utilizá-lo, continue a ler nosso post e fique por dentro do mundo dos negócios.

O que é Design Thinking?

Design Thinking não é um método e nem uma regra. Design Thinking é uma forma de pensar. É uma oportunidade que consiste em solucionar problemas e obstáculos dentro de uma empresa ou startup. É uma abordagem associada, ou seja, a procura por soluções é realizada de forma coletiva e cooperativa.

Agregar diferentes perspectivas torna possível o desenvolvimento de uma ótima ideia!O Design Thinking visa, então, agregar diferentes perspectivas e opiniões para melhor compreensão dos problemas. Para o desenvolvimento de um produto, por exemplo, não são utilizados apenas os consumidores finais. Todas as pessoas envolvidas no desenvolvimento de uma ideia, produto ou serviço, fazem parte da busca por soluções.

Assim, várias pessoas, com valores e experiências diversificadas, auxiliam a busca de um resultado de maneira  mais assertiva.

Por exemplo, se você pretende desenvolver um aplicativo mas não sabe se sua ideia será útil, utilize o Design Thinking. Una um grupo diversificado de pessoas e ouça suas opiniões. Pode ter certeza que ao menos uma pessoa no grupo irá dizer algo que você nunca havia pensado antes!

Quais são os benefícios de utilizar o Design Thinking?

Um dos principais benefícios dessa abordagem, é a troca de ideias. Um problema é mais facilmente resolvido quando mais de uma pessoa pode tentar solucioná-lo. Ou seja, ao utilizar o Design Thinking, novas possibilidades aparecem, permitindo maior chances de inovação. Para que o Desing Thinking seja efetivo é necessário um trabalho em equipe.

Expandir horizontes e conhecer novas maneiras de enxergar as coisas (e os problemas) são imprescindíveis para qualquer negócio. Aquela ideia de que você deve ficar apenas com o que sabe é antiquada.

Em um mundo globalizado, informação é poder. Inovar é necessário! E isso se torna muito mais fácil quando as ideias se renovam.

Se, por exemplo, você trabalha em uma agência de Marketing Digital, é interessante agregar toda a equipe. Tanto o setor de marketing como o setor de atendimento irão contribuir com ideias novas, que podem se tornar a solução!

Portanto, valorize a opinião de todos de sua equipe e busque sempre incluir todos os colaboradores durante o processo do Design Thinking!

Como surgiu o Design Thinking?

Não há uma data definitiva do surgimento do Design Thinking. Mas pode-se dizer que ele surgiu entre os anos de 1968 e 1973, através de publicações de livros como:

  • The Science of the Artificial, publicado por Herbert A. Simon em 1968;
  • Experiences in Visual Thinking, publicado por Robert H. McKim em 1972;

Design Thinking de Tim Brown é um excelente livro para entender um pouco mais sobre essa abordagem!Todas essas novas ideias publicadas foram revolucionárias no mundo publicitário e do design.

É importante também destacar o livro chamado “Design Thinking – Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim Das Velhas Ideias”, escrito por Tim Brown em 2009.

Tim Brown é o CEO da IDEO, uma companhia de design fundada em 1991, na Califórnia nos Estados Unidos.

Esse livro é interessante porque Tim Brown é considerado o principal potencializador do termo Design Thinking no âmbito global, revolucionando o modo de ver os problemas das empresas e startups.

De que maneira é utilizado o Design Thinking?

Para apresentar um case de sucesso, tem-se a marca Havaianas, que utilizou do Design Thinking de maneira efetiva. Veja como o Design Thinking encontra soluções para vários produtos!Em 2008, a Havaianas contratou a IDEA para desenvolver novos objetivos e resolver problemas a fim de reforçar a marca e inovar com os produtos.

Nesse mesmo ano, as bolsas que foram criadas devido à essa parceria, foram lançadas no evento São Paulo Fashion Week. Além disso, os novos produtos lhe garantiram um espaço à frente de seus concorrentes!

Como outro exemplo também, pode-se destacar o metrô da cidade de Londres, na Inglaterra. O objetivo era criar maneiras de melhorar a experiência de seus usuários de forma massiva.

E é aí que entrou o Design Thinking! Para encontrar soluções, foi preciso realizar uma análise para descobrir a origem do problema. Após isso, foi necessário criar e aprimorar ideias, dando origem à uma sucessão de possibilidades.

Na próxima etapa, o objetivo foi realizar testes e provas das ideias no ambiente real. Na última etapa desse processo, teve-se a legitimação e validação das ideias.

Portanto, após a conclusão da existência de um problema e a resolução deste, por meio do Design Thinking, o atendimento e a experiência dos usuários foram otimizadas!

O metrô de Londres até recebeu o prêmio de “Melhor Equipe no Rail Staff Award” (responsável por premiar empresas do segmento ferroviário), em 2014.

Como descubro qual o melhor método para o meu negócio?

O Design Thinking pode ser utilizado para resolver quase todos os tipos de problemas relacionados à área de negócios (funcionando também para outras áreas).

Para descobrir qual o melhor método para sua empresa, você deve, primeiramente, estabelecer dados específicos de sua empresa.Utilize de métodos de negócios para definir os interesses de sua empresa!

Esses dados podem ser, basicamente:

  • Área de atuação de seu produto ou serviço;
  • Segmento alvo, ou seja, quem precisa ou quer o seu produto ou serviço;
  • Concorrentes;
  • Diferenciais de sua empresa;
  • Objetivos para se destacar no mercado;

Todos esses dados básicos, podem ser definidos através de técnicas como: o mapa da empatia, a criação de uma persona e até o brainstorming citado anteriormente.

Portanto, é necessário ter em mente, de maneira clara, tudo que permeia a sua empresa. Assim, será mais fácil utilizar do método do Design Thinking para encontrar e solucionar problemas!

Agora que você está por dentro do assunto, que tal descobrir novas maneiras de concretizar o progresso de sua empresa?

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