Dicas para melhorar o relacionamento com o cliente em uma Startup!

Construa um bom relacionamento com o seu cliente e conquiste a sua fidelidade!Em uma Startup, saber lidar com os clientes também é um passo importante. Quando falamos em pequenas empresas, é fato que  ter  um bom relacionamento com o cliente é essencial!

Um relacionamento positivo é muito importante para continuar bem com seus negócios, assim como para o crescimento de sua empresa. Portanto, confira nossas dicas de como tratar o seu cliente, bem como a importância dessa relação!

Como otimizar o relacionamento com o cliente em uma startup?

Além de imprescindível, um bom relacionamento com o cliente pode decretar o sucesso ou fracasso de sua empresa. Portanto, esteja atento às nossas dicas para garantir o sucesso de seus negócios!

  1. Conheça o seu público-alvo;
  2. Qualifique seus funcionários;
  3. Selecione um profissional para cada cliente;
  4. Trabalhe as redes sociais;
  5. Aprimore a comunicação;
  6. Esteja atento ao feedback dos clientes;
  7. Aprimore a experiência para os clientes.

Conheça o seu público alvo

Muitas pessoas acreditam que um bom relacionamento com o cliente se trata apenas das reuniões marcadas presencialmente. Mas, afirmamos com certeza, que esse relacionamento vai muito além dessa ocasião.

Atualmente, as mídias sociais da empresa têm uma importante função no trabalho de Marketing Digital, para mostrar a característica da empresa e agregar novos leads. Além disso, as redes sociais visam manter um bom relacionamento com o cliente.

Portanto, ter uma boa relação com o cliente nas mídias sociais também agrega muitos benefícios à sua empresa como:

  • Aumento de vendas e, consequentemente, da receita;
  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade.

Além do bom relacionamento e de outros benefícios, você consegue usar as redes sociais para criar Um bom relacionamento com o cliente começa com bons hábitos!programas de comércio social. Você pode também melhorar o atendimento ao cliente e acelerar pesquisas sobre hábitos de consumo.

Entretanto, você precisa ter cuidados ao criar novos meios para melhorar o relacionamento com o cliente, sem se tornar um chato.

Busque trazer conteúdos novos de qualidade e que estejam no padrão do seu público alvo. Além disso, você pode falar sobre os seus produtos, mostrar o que sua empresa anda produzindo para fortalecer o interesse de manter uma parceria e de fechar novos contratos.

Atividades no cotidiano bem executadas fazem toda diferença!

Redes sociais

Utilize das redes sociais para atualizar seus clientes sobre o mercado tecnológico. Conteúdos relevantes para seu negócio e seu público-alvo fortalecem o relacionamento com o cliente.

Para satisfazer o cliente

Para deixar o seu cliente satisfeito, invista na qualificação dos seus funcionários.

Além disso, faça um treinamento das pessoas para que o suporte aos clientes seja bem feito. Além da tecnologia, é preciso melhorar sempre o modo de atender clientes. Assim,  eles ficarão satisfeitos e se tornarão clientes fidelizados!

Equipe profissional

Escolha um profissional específico para lidar com o cliente. Não fique fazendo rodízio na empresa entre os funcionários para atender clientes.

Quando o atendimento flui melhor, a confiança na empresa aumenta!

Esteja atento ao feedback dos clientes

Dê uma atenção redobrada ao feedback do cliente. Assim, você terá um potencial indicador de qualidade.

Através desse feedback você vai aproveitar para melhorar os pontos abordados – sejam falhos ou positivos – para que você ganhe a confiança do seu cliente quando o assunto é atender o que ele realmente espera.

Comunicação é tudo!

Seja atencioso e paciente no telefone. Em uma troca de e-mails, busque responder educadamente, estruturando seu email de forma adequada. Finalize o email afirmando sua disposição em ajudar e apoiar os clientes. Isso é importante para que o cliente saiba que pode recorrer a este e-mail para qualquer dúvida.

Nunca deixe o seu cliente pensar que você está respondendo a Conheça bem o perfil do seu cliente!todos automaticamente, seja atencioso! Utilize mensagens automáticas apenas em casos extremos, como quando sair de férias ou nos dias em que não estiver na empresa.

Além disso, busque sempre dizer a quem eles podem recorrer caso você não esteja disponível.

Seja honesto

Saber lidar com palavras é essencial, principalmente na hora de alertar ao cliente que aquela proposta não é tão vantajosa, ou que já existe no mercado.

Caso você não deseja ser contratado para realizar a função que o cliente deseja, saiba falar não – com muito cuidado, é claro.

Assim, ele poderá te procurar novamente em outras situações!

Para os clientes que vocês já estão trabalhando, ter cuidado é essencial para que a relação de vocês não seja prejudicada de forma alguma.

É importante você saber que os seus clientes vão mudar com o tempo e, às vezes usar a mesma estratégia para manter um bom relacionamento com o cliente pode não funcionar. Por isso é importante você fazer o estudo de personas dentro dos projetos que a sua empresa fechar.

Esse estudo pode ser um processo demorado, mas vale a pena ser feito.

Lembre-se que o seu público pode aumentar e também diminuir, por isso é preciso criar um novo tipo de persona para sua empresa à medida que você analisar mudanças em seus projetos.

Além de construir uma persona, criar estratégias no cotidiano para manter um bom relacionamento com o cliente, esteja atento a esses pontos para que não caia em algum deslise e perca um cliente.

  • Verifique se os seus clientes receberam o mesmo que foi prometido;
  • Tenha certeza de que o escopo determinado pelo cliente é coerente com o projeto criado por sua empresa;
  • Se assegure de que o cliente ficou satisfeito após a entrega final. Assim, ele irá manter contato com a sua empresa, voltando a contratar seus serviços novamente.

Dicas de como manter um bom relacionamento com o cliente

Evite alguns assuntos para que você não constranja o seu cliente. Você precisa ser educado, solícito, mas, ao mesmo tempo profissional. Traga ideias, soluções inovadoras para o mercado evitem boatos e fofocas, você precisa passar para o seu cliente confiança! Ter um bom relacionamento com o cliente é importante porque você cria ciclos duradouros e lucrativos com os seus clientes.

Seja responsável

Além disso, seja preciso, cumpra o combinado no acordo! Ser responsável é mais do que uma qualidade de um empreendedor é uma obrigação!

Por isso, cumpra o prazo, seja ágil quando for preciso e faça os seus clientes se sentirem especiais, além de fazê-los enxergar soluções com o que estão produzindo.

Você conhece o mapa da empatia? Ele é uma boa forma de saber como lidar com os seus clientes, saber dos seus desafios, sonhos e conquistas ajuda a lidar com ele no desenvolver do projeto. Ou seja, basicamente para funcionar a relação empresa-cliente você precisa entender as necessidades do cliente e achar o ponto certo da proatividade com o ele.

Porque ainda não começou a construir o mapa da empatia?

Você também pode capturar valor com o cliente ao longo do tempo. Esse processo é conhecido como Customer Equity: você vai capturar um dinheiro ao longo desse período, pois você vende o produto e continua a ter bom relacionamento com esse cliente.

Forneça uma boa experiência

Cumpra com o que você estabeleceu no contrato. Caso isso não seja feito da forma que o cliente imaginou, podem surgir reclamações que resultam na perda do cliente. Você ainda corre o risco dele expor sua má experiência com sua empresa, reduzindo suas oportunidades de novos leads.

Dessa forma, esperamos que você tenha entendido a importância de se construir uma boa relação com o cliente! Não só financeiramente, mas como um bom profissional que quer passar boas impressões para as pessoas que te contratam.

Por isso, esperamos que você tenha absorvido nossas dicas e aplique-as no seu empreendimento! Como a sua empresa é construída através de boas relações, que tal você ler nossas dicas para empreendedores de sucesso!

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