Aprenda a diferença entre Outbound Marketing e Inbound Marketing

Aprenda a diferença entre Outbound Marketing e Inbound Marketing para saber qual tipo você deve começar a usar na sua empresa!Sabemos que o Marketing é essencial para sua Startup, saber como usa-lo e a melhor forma para implementa-lo na sua empresa é fundamental. Por isso, decidimos escrever sobre a diferença entre Outbound Marketing e Inbound Marketing para que você entenda na teoria e na prática como os dois se diferem e qual deles é melhor para seu negócio!

O que é Outbound Marketing?

Conhecido como o Marketing tradicional, tem o objetivo de conquistar os seus clientes oferecendo os seus produtos e serviços. Não espere que o cliente venha a sua empresa por interesse, ele vai atrás do cliente, está é a primeira diferença entre Outbound Marketing e Inbound Marketing.

Este marketing ainda é usual, muitas pessoas pensam que ele acabou, mas esse pensamento surge, o que é normal, porque o Outbound Marketing obteve o seu auge com divulgações no rádio, na tv, jornais, revistas, patrocínios, entre outros meios tradicionais de publicidade.

Ainda acontecem anúncios nessas formas, por exemplo, você ainda vê propagandas no Facebook eO Outbound Marketing é mais direto e é uma excelente ferramenta para quem trabalha com vendas! na televisão passa propagandas principalmente de lojas de eletrodomésticos. O que mudou é que a forma que o público tem agido, por isso, fez um outro modelo de marketing ser criado. Entretanto, o que os empreendedores precisam entender é que não existe modelo certo, você consegue utilizar as duas estratégias de marketing muito bem até hoje, você precisa exclusivamente analisar o seu negócio!

É uma mentira quem disse que o Outbound é utilizado exclusivamente por empresas antiquadas e tradicionais. O Outbound Marketing pode ser visto através de folhetos de divulgação da própria empresa ou até mesmo de uma super promoção. Também pode ser visto por divulgações nas rádios, entre outros meios que utilizam esse tipo de marketing. Você vai atingir muitas pessoas, dentre elas algumas não vão estar interessadas, mas outras vão se interessar por aquilo que foi divulgado em qualquer um dos modelos nada é garantido 100% e a conversão não é imediata.

Mais uma diferença entre Outbound Marketing e Inbound Marketing: forma de impacto da mensagem! A comunicação é direta com o consumidor no Outbound Marketing, dessa forma, gera um contato em massa. Por mais que seja uma estrutura grande e mais cara ainda é utilizada e tem os benefícios inigualáveis trazidos para sua empresa pois, se o seu produto for bem feito e bem divulgado você conseguirá obter resultados rápidos com ele e obter lucros.

Esse modelo é comum no meio de vendas, é verdade que existem possibilidades de uma rejeição bem grande por parte de clientes, mas quando o retorno vem, ele é bem rápido. É importante enfatizar que ele também trás os benefícios de geração de leads!

Precisamos ser sinceros, atualmente existem muitas dificuldades no mercado que prejudicam o Outbound Marketing se ele não for bem feito. Essas dificuldades estão entre listas de span, bloqueio de listas telefônicas, entre outros, por isso, é preciso que as pessoas nas quais trabalhamDiferenças essenciais para poder diferenciar os dois modelos! com esse método inovem sempre!

Para você acertar no marketing com Outbound que tal fazer o uso de personas? É o mesmo modelo, a diferença é que você vai pesquisar quem é o seu público e utilizar essa forma mais direta com pessoas que realmente tenham uma chance maior de interessar pelos seus negócios.

No próprio Facebook e no Google Adwords é possível criar anúncios através do modelo de Outbound Marketing. Há também a vantagem de ser impessoal, ou seja, valoriza grande parcela de consumidores, além de ser mais rápido e decisivo e os seus clientes são adquiridos através do marketing de conteúdo, essa função também é uma grande diferença entre Outbound Marketing e Inbound Marketing.

 

O que é Inbound Marketing?

Este tipo de marketing é novo no mercado brasileiro, mas mesmo assim muitas empresas já têm aderido a este modelo.  Entenda o que é Inbound Marketing e a diferença entre Outbond Marketing e Inbound Marketing para que saiba fazer sua escolha de forma consciente.

O intuito do Inbound Marketing é atrair os seus clientes. E como ele faz isso? Utiliza de estratégias O SEO é uma boa estratégia para se utilizar no Inbound Marketing!de marketing para que você não precise ir mais atrás do cliente e sim fazer com que ele procure sua empresa por conhecer o que sua empresa pode oferecer. Entretanto para realizar este modelo de marketing é preciso que você conheça a fundo o seu público para que possa produzir conteúdos de qualidade especificamente para eles. Ou seja, antes de programar esse modelo de marketing estude! Já falamos aqui a importância de saber o seu público alvo. E para ter certeza siga nossas dicas:

  • Qual é o interesse do seu público?
  • Quais suas dúvidas?
  • Quais desafios eles precisam resolver?

Depois de conhecer bem o seu público pense em como atrai-lo! Uma boa forma de fazer este modelo é através do seu blog e suas outras mídias sócias. Busque divulgar nelas os seus produtos, conteúdos relacionados ao que sua startup faz e que interessem o meio que o seu cliente trabalha no empreendedorismo. Além disso, com as visitas no seu blog você consegue acesso aos e-mails dessas pessoas através de formulários, por exemplo, assim, poderá iniciar uma forma de contato com esta pessoa através do e-mail marketing mandando essa pessoa sempre atualizada sobre novidades no meio empreendedor e da sua empresa.

Essa estratégia está dentro do funil de vendas. No caso você vai conquistar a pessoa para que ela vire um potencial cliente seu até procurar sua empresa para fechar contrato contratando os seus serviços!

Você precisa entender que a estratégia principal desse modelo é o planejamento. Ou seja, você ganha o interesse do consumidor ao invés de precisar compra-lo o que é mais uma essencial diferença entre Outbound Marketing e Inbound marketing

Quer saber qual a principal estratégia desse modelo? SEO! Use e abuse dessa estratégia! Esta também é outra grande diferença entre Outbound Marketing e Inbound Marketing. Otimize as imagens e textos com palavras chaves  nos quais vão chamar a atenção do seu cliente em conjunto com um potencial assunto. Também pode utilizar iscas como e-book, whitepapers, infográficos, vídeos entre outros.

O Google Adwords é seu aliado tanto para auxiliar na criação de palavras chaves como também

Os seus clientes vão vir até você pela sua produção de conteúdo! na criação de anúncios e campanhas que nutrem seu público. É importante dizer que este modelo é 62% mais barato que o Outbound Marketing segundo as pesquisas feitas pelo Hubspost.

Muitas pessoas têm falado que o modelo de Outbound Marketing está cada vez mais desaparecendo no meio das Startups. De uma forma eles têm base para esta afirmação. Hoje as pessoas tem se informado cada vez mais através da internet, elas buscam sobre o que trabalham e o que querem fazer.

E o Inbound marketing sai na frente neste quesito, pois segundo pesquisas as redes sociais geram 100% mais leads comparados às estratégias do Outbound Marketing. Isso não afirma que o Inbound é melhor que o Outbound e sim que o público atualmente procura alternativas para encontrar o que desejam e que está é mais uma diferença entre Outbount Marketing e Inbound Marketing.

Por fim, é preciso que você também tenha consciência que este retorno não vem rápido, eles vem a longo prazo, mas isso também é relativo, pois existem empresas que já conseguiram o retorno em um tempo mais curto.

Diferença entre Outbound Marketing e Inbound marketing: Qual devo usar?

É preciso que você entenda que na realidade não existe o modelo certo e o melhor modelo! Você precisa utiliza-lo de acordo com o que sua empresa trabalha. Se você acredita que sua empresa tem maior chance de conseguir clientes com o Inbound Marketing, faça ele. Agora se você quer partirPesquise e implemente a melhor estratégia de marketing para sua empresa! para uma parte de marketing mais ativa; mais “agressiva”  então faça o Outbount Marketing, principalmente se sua empresa focar nas vendas.

Acredite que você pode unir os dois modelos de marketing e conseguir um resultado positivo para sua empresa. O importante é você saber as diferenças para que saiba aplicar cada modelo no que realmente precisa. Dessa forma, esperamos que você tenha aprendido um pouco mais sobre a diferença de Inbound Marketing e Outbound Marketing! Por fim, que tal você ler sobre  marketing nas redes sociais?!

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