Ética profissional – como construir um perfil empreendedor

Saiba como a ética profissional pode te ajudar a construir um perfil empreendedor!A ética profissional de um empreendedor constrói o tipo de profissional que você deseja ser. Ela vai determinar como você vai agir em cada situação, seja com sua equipe, clientes e até mesmo com a parte burocrática da sua empresa. Qualidades como honestidade, tolerância, humildade, integridade e educação, representam a ética profissional que você precisa construir ao longo do tempo como empreendedor. Entenda a importância da ética profissional para um empreendedor e como ela afeta o seu empreendimento.

Ética profissional- afinal, no que ela nos beneficia?

Você precisa entender que ética é uma construção cotidiana. Ou seja, todas as escolhas que realizamos rotineiramente, constroem o caráter profissional de cada indivíduo.

Ser correto dentro da sua empresa, aprender a produzir e otimizar o seu tempo, não é mais questão apenas de ética. É uma questão de compromisso com o seu negócio. Se você quer ver sua empresa se destacar no mercado é preciso criar alguns compromissos a mais para ter grandes conquistas. Além disso, manter uma ética profissional faz com que você conquiste respeito no mercado, não apenas dos seus clientes, mas também de concorrentes e parceiros.

A ética profissional vai além de características que qualquer empreendedor precisa ter. Realizar seu trabalho de forma honesta e sem prejudicar outros, é insubstituível para construir a base de seu negócio.

À medida que sua empresa se destaca no mercado,  é necessário que você esteja atento às questões de ética profissional.

Erros que prejudicam a ética profissional

Toda empresa é composta por uma equipe e dentro dela haverá erros. Ninguém está lhe pedindo a perfeição, mas você sempre deve se preocupar com os erros cometidos. Evite ao máximo erros éticos que prejudicarão a visão do seu público com a sua empresa.Organize seu tempo para aprimorar o relacionamento com seus clientes!

Evite, por exemplo, entregar um pedido fora da data combinada. Pontualidade é uma importante característica do negócio. Evite permitir que os emails de seus clientes fiquem sem resposta por um longo período. Não dispense um cliente porque você está ocupado. Organize seu tempo para melhor atendê-lo, mesmo que em uma outra data.

Pequenas atitudes como a forma de receber e tratar seus clientes pode ser definitivo para o sucesso de sua empresa!

Ética profissional precisa começar dentro da sua empresa

Você pode entender a ética profissional sendo importante apenas para os seus clientes, parceiros e para o lado de fora da sua empresa.  Entretanto, é nessa ideia que os erros acontecem. A ética profissional precisa estar presente no setor interno de sua empresa. Assim, todas as atitudes que você tomar perante sua empresa, serão de caráter positivo. Por esse motivo foi criado o código de ética nas empresas, que visa auxiliar empresários e empreendedores na melhoria de valores empresariais.

Saiba realizar as melhores decisões para sua empresa!Sabemos que você, empreendedor, está constantemente cercado de dúvidas. É, constantemente, bombardeado de perguntas e decisões a fazer. Portanto, é imprescindível que tenha em mente valores definidos que pretende ter como equilíbrio e base em seu negócio.

O caminho mais fácil pode ser tentador, principalmente em meio às dificuldades. Mas a escolha certa e a escolha fácil nem sempre estão do mesmo lado. Saiba, portanto, realizar as melhores escolhas, lembrando que tudo que fizer, será refletido no mercado.

Dessa forma, em primeiro lugar, você precisa ser ético com os seus funcionários. E quando falamos em ética profissional com os seus funcionários, nos referimos ao respeito. É necessário compreender o lado humano daquele profissional.

Como praticar a ética profissional com meus funcionários?

Atualmente,  a maioria das empresas têm dificuldade nos relacionamentos com funcionários. Isso deve-se ao fato de que os funcionários são tratados como empregados, e não colaboradores.

Esteja atento ao feedback de seus funcionários

Você concorda que sem os seus funcionários, sem uma equipe, o trabalho da sua empresa não seria efetivo? Sem uma equipe especializada e disposta a trabalhar, o serviço e/ou produto não seria concretizado.Esteja atento ao feedback de seus colaboradores!

Portanto, cative sua equipe. Permita que seus funcionários cresçam com seu negócio, ouça às suas sugestões para melhorias internas e externas. Esteja atento a cada colaborador, pois estes geralmente têm muito a contribuir em relação à otimização de sua empresa.

Como os seus colaboradores se sentem com relação a sua empresa pode afetar bastante o seu rendimento.

Se seus funcionários não estão satisfeitos, podem comunicar entre si, causando situações negativas no interior de seu negócio.

Já as questões externas, podem ser afetadas quando os próprios funcionários relatam suas experiências negativas com pessoas de fora da empresa.

Crie um ambiente confortável

Com um bom local de trabalho, todos produzem melhor. Isso também acarreta melhor faturamento pra empresa, pois terão seus projetos como objetivos primordiais. Portanto, faça com que cada profissional sinta-se parte de uma equipe. Mostre à ele que sua empresa não é apenas um lugar de passagem, e sim, um local de aprendizado e aperfeiçoamento.

Estabeleça prazos

Não permita que seus funcionários trabalhem em diversos projetos ao mesmo tempo. Estabeleça datas e classifique projetos por ordem de entrega e relevância. Mas se certifique que, tanto projetos grandes como os pequenos, sejam feitos com mesmo cuidado.

A máxima produtividade é procedente da divisão de tarefas.A produtividade só será efetiva para o trabalho de cada colaborador de sua empresa se as tarefas forem dividas. Não permita que apenas uma pessoa esteja responsável por todas as atividades a serem realizadas.

Fortaleça a ideia de trabalho em equipe, e certifique-se que todos estão cumprindo com suas funções. Esteja também disponível para ajudar e responder dúvidas que seus colaboradores possam ter.

Sem a ética profissional presente em casa membro da sua empresa, os comportamentos antiéticos se fortalecem, prejudicando o clima organizacional e afetando o rendimento da equipe.

Consequentemente, você não terá apenas profissionais contratados, mas um conjunto de pessoas que se preocupam com sua empresa. Um conjunto de pessoas que, além de trabalhar trarão ideias e funções positivas para dentro da empresa. Afinal, para você conquistar uma vaga no mercado de trabalho você precisa mais do que uma formação acadêmica e experiência profissional. E, se você não manter a ética profissional como objetivo primordial, não se manterá dentro do mercado.

Ética profissional com seus clientes

Honestidade: A honestidade é um importante fator da ética profissional, pois, através dela, a sua empresa apresenta transparência. Contemporaneamente, é necessário que os negócios sejam transparentes e que as pessoas consigam ver isso.

Sigilo: Aprenda também a guardar sigilo sobre o que acontece dentro da sua empresa. As informações dentro do seu trabalho são extremamente sigilosas. Portanto, não torne público o que ocorre no ambiente empresarial, principalmente se é um assunto discutido entre você e seu cliente.

Competência: A sua competência também está direcionada a ética profissional, pois é ncessário que você cumpra todas as tarefas em tempo estabelecido. O resultado de suas tarefas devem ser realizadas tendo em mente a organização em que você trabalha.Esteja sempre preparado para lidar com os clientes!

Respeite a hierarquia que há dentro da sua empresa. Não interfira de forma negativa no trabalho de outros funcionários da empresa e, se realizar algum comentário, que seja construtivo.  Você precisa tem em mente a sua função e ser humilde para reconhecer o seu lugar. Todos devem se respeitar.

Diante de todas as dicas, esperamos que você tenha entendido a importância de criar uma cultura de ética profissional dentro da sua empresa. Não apenas para a empresa, mas para qualquer funcionário ou empreendedor no mercado, é essencial tem em mente a ética profissional. Esteja certo de que os benefícios que você recebe mantendo essa ética são bem maiores do que tentar ocupar um espaço que não foi determinado para você. Assim, as conquistas que você obtiver serão suas e de sua equipe. Todo o desempenho realizado por vocês será um indicador de crescimento no mercado. Agora que você está bem informado sobre a ética profissional, que tal conhecer um pouco mais sobre indicadores de desempenho?

 

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