Growth Hacking para o profissional de Marketing

Saiba já a importância do Growth Hacking para o profissional de Marketing!O termo Growth Hacking tem sido utilizado fortemente nos últimos anos em todo o mundo, principalmente em startups. Entretanto, para utilizá-lo de forma efetiva, você deve saber a importância do Growth Hacking para o profissional de Marketing!

Portanto, se você pretende se destacar no mercado e fortalecer os seus esforços de crescimento, é importante que você e sua equipe utilizem dessa poderosa estratégia!

Primeiramente, como surgiu o termo Growth Hacking?

A origem do termo Growth Hacking deve-se ao fundador e CEO da GrowthHackers, Sean Ellis. O empreendedor americano, considerado pai do Growth Hacking, é o ex-líder de Growth Hacking das empresas de Aprenda mais sobre Sean Ellis, o empreendedor conhecido como pai do Growth Hacking!tecnologia Dropbox e LogMeIn, e também criador da empresa Qualaroo.

Ellis trabalhava como consultor e percebeu que as empresas inovadoras atingiam um ótimo patamar no mercado. Entretanto, após o fim das consultorias, os processos inovadores dos negócios eram descontinuados, fazendo com que as empresas ficassem estagnadas. A partir disso, Sean Ellis criou o termo Growth Hacking.

A sua atual empresa, Growth Hackers, tem o objetivo de estabelecer conexão direta entre o produto ou serviço e o seu respectivo segmento-alvo. A Growth Hackers já atende diversas grandes empresas, como Spotify, Omaze e Mozilla.

Na época da criação do conceito Growth Hacking, Ellis afirmou a importância de um profissional nessa área, os chamados Growth Hackers. Esses profissionais, em sua maioria, eram do âmbito do Marketing, já que estes eram os únicos com conhecimentos satisfatórios para realizar o trabalho de Growth Hacking.

Portanto, é fundamental o conhecimento de Growth Hacking para o profissional de Marketing.

O que é Growth Hacking?

Não há um termo em português que traduza o conceito de Growth Hacking. Entretanto, analisando as palavras separadamente, tem-se:

  • Growth: crescimento.
  • Hacking: a prática de encontrar, analisar e investigar espaços e brechas.

Empreendedores estão, cada vez mais, utilizando o Growth Hacking para otimizar seus negócios!Growth Hacking é um novo modo de otimizar o crescimento de uma empresa. Essa otimização deve-se a partir do conhecimento gerado por práticas, teorias, experimentos e hipóteses. Ou seja, Growth Hacking não se trata de ideias que aparecem sem motivo. O Growth Hacking se trata do trabalho e otimização de ideias para aprimorar o crescimento e desenvolvimento de um negócio.

Portanto, Growth Hacking, segundo Ellis, “é o marketing direcionado à experimentos.” Isso significa que o termo visa encontrar possibilidades e oportunidades – hacks – para resultar em um crescimento rápido e efetivo – growth -.

Qual é a importância do Growth Hacking para o profissional de Marketing?

Para trabalhar com o Growth Hacking, existem os profissionais chamados Growth Hackers. Para realizar esse trabalho, é imprescindível saber a importância de Growth Hacking para o profissional do Marketing. Isso se deve ao fato de que os profissionais dessa área são especializados nos processos e relações entre produtos e consumidores. Portanto, o Growth Hacker é geralmente estruturado no setor de Marketing de uma empresa.

Os profissionais de Marketing devem ter conhecimento sobre a metodologia e processos de experimentos. É bastante necessário, também, que o profissional esteja por dentro de assuntos de tecnologia e, principalmente, psicologia do consumidor.

Quanto às relações com o consumidor, é imprescindível ter consciência sobre os processos de atração e consumo das pessoas. A partir desses conhecimentos, o Growth Hacker trabalha para descobrir lacunas e brechas, transformando-as em oportunidades de crescimento de um negócio.

Etapas para realizar o Growth Hacking

Apesar de o Growth Hacking não ser uma ideia estática, há um grupo de etapas que auxiliam a aplicação prática do Growth Hacking para o profissional de Marketing. As etapas serão voltadas para as ideias que surgem durante o processo.

Produção

O passo inicial do trabalho de Growth Hacking é a de produção de ideias que irão impulsionar o crescimento do negócio.

Para criar e desenvolver ideias é necessário pesquisar:

Realizar pesquisas e contar com a participação de uma equipe é essencial para garantir a base do Growth Hacking.

  • Empresas que utilizam do método;
  • Empresas que utilizaram o Growth Hacking e se tornaram cases de sucesso;
  • Fontes de conteúdo que são referentes ao seu negócio;
  • O mercado que o seu negócio está inserido;
  • Métodos utilizados por concorrentes;
  • Os públicos que são possíveis consumidores do seu produto ou serviço;

Portanto, é importante investir tempo na realização de pesquisas para que o trabalho de Growth Hacking tenha uma estrutura efetiva. A partir disso, realizar um brainstorming com a equipe da empresa pode trazer diversos benefícios a esse trabalho!

Coletânea

Após a produção de diversas ideias, é necessário afunilar e selecionar as mais direcionadas à sua empresa. Para isso, é necessário ter em mente os principais objetivos do negócio:

  • Fidelização de clientes;
  • Atração de novos potenciais clientes;
  • Maior número de vendas e contratações;
  • Fortalecimento da marca e empresa.

Escolha

Nessa etapa, vamos afunilar ainda mais as ideias que foram trabalhadas nos tópicos acima. Portanto, após a decisão do foco da empresa, é o momento de escolher as melhores ideias a serem trabalhadas.

Para o processo de escolha, existem alguns critérios que podem ajudar a selecionar as melhores e mais efetivas ideias para cada objetivo específico:Selecionar as melhores ideias pode ser uma etapa desafiante. Portanto, é importante estabelecer os objetivos da empresa para que as ideias escolhidas sejam direcionadas.

  • Quais as chances de sucesso dessa ideia?
  • Qual é o custo?
  • Qual a complexidade?
  • Quais serão os impactos definitivos dessa ideia? (impactos que podem ser mensurados e previstos, mesmo que de forma geral).

É importante estar atento à sua equipe durante o trabalho dessa etapa. É imprescindível desconsiderar ideias amplas, que não são bem direcionadas ao objetivo que o negócio necessita no momento. Com isso, a sua equipe não trabalha com diversas ideias, otimizando seu trabalho e aumentando a sua produtividade.

Teste

É nesta etapa que o processo de Growth Hacking ocorre.

Todas as ideias selecionadas serão hipóteses a serem trabalhadas. Para isso, é necessário ter em mente os dados de crescimento a serem alcançados de maneira clara.

Essa etapa é o estágio das perguntas! Nela, utilizaremos da estatística como base das perguntas e experimentos. Utiliza-se testes com grupos de controle, analisa-se a variação esperada, o tempo de duração do experimento para que seja efetivo, entre outros.

Com isso, pode-se concluir que a ideia e o conceito por trás do Growth Hacking para o profissional de Marketing, é a de confirmar e atestar, em pouco tempo, a hipótese.

Prática

Após várias hipóteses, é necessário colocá-las em prática para que sejam validadas ou descartadas.

Nesta etapa, após os experimentos, é o momento de aplicá-los. É hora de implementar os experimentos e, checar a sua validação real. Ou seja, algumas hipóteses podem ser confirmadas nessa etapa, mas sua implementação pode não ser efetiva.

Durante a realização dos experimentos, é necessário monitorá-los. Com isso, pode-se ter certeza de que o que foi planejado esteja sendo executado de maneira correta. É possível também modificar rapidamente o que não está sendo efetivo, otimizando as chances de sucesso dos projetos.

Análise

Ao fim dos projetos, é importante analisar os dados e informações que confirmam, ou não, as hipóteses selecionadas anteriormente.

Um passo bastante importante do Growth Hacking é a análise de todo o projeto. Apenas assim será possível mensurar os esforços e ter certeza do sucesso!

Se os resultados forem iguais ou melhores que os previstos, o objetivo foi concretizado. Entretanto, se os resultados não saíram como os previstos, não se preocupe! Eles foram um aprendizado e podem ser considerados positivos, já que, ao mostrarem o que não funcionou, você sabe que pode descartar as ideais que não funcionaram! Com isso, você afunila as hipóteses de maneira efetiva, já que tem como base definida o que não funcionou para o seu negócio.

Tenha em mente, também, que você pode realizar o Growth Hacking diversas vezes, de acordo com os diversos objetivos que a sua empresa pode ter.

Aprenda a realizar a análise de dados:

  1. Análise de métricas – Google Analytics;
  2. Análise das estratégias com o uso de dados coletados;
  3. Definição de metas da sua empresa.

Como utilizar o Growth Hacking para otimizar a minha empresa?

A partir dos tópicos explicados acima, é possível obter sucesso com o conhecimento do Growth Hacking para o profissional de Marketing da sua empresa. Mas é claro que existem algumas maneiras de incrementar e agilizar o processo.

Conteúdos de atração para crescimento rápido

Sabe aqueles gifs ou vídeos que são compartilhados por milhões, viralizando na rede rapidamente? Então, algumas empresas e startups utilizam desse tipo de conteúdo viral para atingir vários objetivos, como:Os memes e vídeos virais são bastante utilizados para, de forma rápida, atrair tráfego para as empresas.

  • Atrair tráfego para o site/blog/mídias sociais;
  • Reconhecimento da marca;
  • Aliar a marca ao conteúdo divulgado, geralmente no âmbito de humor;
  • Posicionar o seu produto ou serviço na mente dos usuários e consumidores.

Para atingir esses e outros objetivos, há outras maneiras que podem ser utilizadas. Dentre elas:

  • Estratégias de comunicação aliadas à imprensa (atingir grande quantidade de pessoas);
  • Utilizar palavras-chave em sites e blogs;
  • Marketing de Guerrilha;
  • SEO;
  • Publicidade Online;
  • Email marketing.

Entretanto, é claro que não é obrigatório o uso dessas maneiras. Você pode realizar as estratégias de Growth Hacking do modo que explicamos ao longo desse texto. Afinal, você deve ter consciência de qual a melhor estratégia para o seu negócio!

Portanto, agora que você já tem conhecimentos suficientes sobre a importância do Growth Hacking para o profissional de Marketing e para o seu negócio, que tal aprender como utilizar das estratégias de SEO para melhorar a posição do seu site nos buscadores, atraindo tráfego e aumentando o reconhecimento de sua empresa?

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