Como selecionar a melhor equipe para Startup?

Uma equipe para uma Startup unida é crucial para o crescimento da empresa! A importância da equipe para Startup é indiscutivelmente necessária para o crescimento de um negócio.

É preciso saber que sozinho a gente não resolve nada. E mesmo que você queira abrir uma empresa, é necessário ao menos um sócio que complemente os trabalhos. A colaboração é alma do negócio!

Por mais que você esteja liderando o projeto, é necessário ouvir outras pessoas. Uma equipe profissional vai te direcionar para as melhores escolhas. Assim, você luta pelo sucesso com muito mais qualidade! Confira nosso texto e aprenda a contar com os parceiros que existem dentro da sua própria empresa.

Qual a finalidade de um equipe para Startup?

Muitos empreendedores cometem um grande erro ao não considerarem suas equipes. A chave do sucesso dos maiores negócios está relacionada a diversos aspectos, incluindo o time!

Sabemos que montar uma equipe de qualidade para Startup é bem complicado. Além disso, não é fácil encontrar pessoas ideais para aqueles cargos e conseguir manter sua produtividade constante ou superior ao esperado.

Muitas vezes não é você e o seu sócio que não estão sabendo gerir sua equipe. Talvez o problema não seja na escolha, mas no pensamento. Ou seja, você vê os seus companheiros de trabalho apenas como funcionários, que estão trabalhando para você e seu projeto, e estão ali pelo salário e por necessidade.

Você deve estar pensando, mas não é isso? Se você continuar pensando assim, irá prejudicar o crescimento tanto da empresa quanto dos seus colaboradores. Além disso, suas ideias se tornam ultrapassadas,fazendo com que você fique acomodado.A equipe para Startup deve ser bem tratada para ter maior potencial!

Entretanto, quando se tem uma Startup, é imprescindível nunca se acomodar.

Além disso, é preciso atingir metas e ter uma equipe para Startup que seja profissional. Sendo assim, é necessário que sua equipe goste do que faz, desejando alcançar o que almeja e buscando metas.

Como encontrar bons profissionais para sua equipe?

Muitas vezes você já direciona sua equipe no momento da entrevista, escolhendo uma pessoa que seja comprometida e segundo os valores da empresa. Entretanto, para você receber essa troca é necessário oferecer condições para que essa pessoa fique bem no seu local de trabalho. Para isso, é preciso que você ofereça as melhores condições de trabalho. Um ambiente confortável, amigável, maleável.

Por exemplo, não é porque você trabalha no ramo tecnológico que você precisa fazer você e sua equipe trabalhar 24 horas. Isso é um mito que já passou da hora de ser quebrado. É prejudicial a saúde e ao bem estar emocional. Por isso, seu funcionário tende a ficar frustrado no trabalho, podendo reduzir a qualidade e a produtividade dos produtos e serviços.

Você deve estar pensando: quanto mais produção melhor, certo? Na verdade, não. Produzir muito mais do que o possível não significa que seus lucros irão aumentar! Isso significa que sua equipe ficará mais cansada e que a qualidade da entrega final pode ser comprometida.

Portanto, o descanso faz o seu funcionário produzir com muito mais qualidade no tempo estipulado! A questão a ser tratada não é o tempo mas, sim, a qualidade.

Por isso, diversas empresas trabalham com ferramentas e estratégias que auxiliam seus funcionários a otimizarem seu tempo no trabalho – sem interromper suas vidas fora da empresa!

Sendo assim, a BeeStart utiliza o método de Design Sprint! Esse é um método que ajuda os empreendedores e colaboradores a gerenciarem seu tempo de maneira positiva!

Portanto, por ser um método tão efetivo, vamos detalhar um pouco mais sobre ele logo abaixo!

Design Sprint

O Design Sprint é um método participativo que visa gerenciar tarefas em um tempo pré-determinado. Portanto, o Design Sprint ajuda empreendedores a otimizarem seus horários no escritório.

O design sprint funciona de forma bem prática e ágil, tendo início com a definição de tarefas. Assim, cada membro da equipe recebe as tarefas que devem ser executadas durante a semana, ou seja, os 5 dias úteis.

A partir disso, cada colaborador deve atribuir uma pontuação de cada tarefa tendo em mente o tempo que será utilizado para concluir cada uma. Portanto, imagine que você é um colaborador ou colaboradora em uma empresa de design. A lista abaixo representa as tarefas que você precisa realizar:

  1. Criar design para uma Landing Page;
  2. Desenvolver a identidade visual de um cliente;

Equipe para Startup é a chave para o sucesso!

Você já ouviu falar sobre pivot?

Pivot é o momento em que os donos do projeto param e analisam a situação atual da empresa com relação às suas demandas. Isso acontece após o seu cliente mandar as alterações sobre o que aprovou ou não do que foi realizado.

É imprescindível ter em mente que a equipe de seu negócio é capaz de ajudar você a alavancar sua empresa no mercado!Esse momento é a grande oportunidade de crescimento para sua Startup. Saber qual é o momento certo de pivotar nunca é fácil. Portanto, se você souber todos os passos de desenvolvimento facilita muito na conclusão. E é a equipe para Startup que deve te auxiliar nas decisões e alterações a serem feitas.

É importante ter na equipe para Starups pessoas diferentes para cada função para não sobrecarregar ninguém. Ao tomar decisões escolha uma pessoa ou os sócios da empresa para decidir. Ouvir as opiniões é extremamente importante para o seu produto.

Entretanto, é preciso que alguém tome a frente para decidir qual das diversas opiniões seguir. Também é importante ter alguém que queira empreender em algo novo, tenha experiência no mercado e conheça bem a área que vai trabalhar.

Você precisa às vezes separar a venda do desenvolvimento. É importante ter alguém que saiba lidar com números e organizar as finanças da empresa para que o dinheiro adquirido seja administrado da melhor forma.

Se a equipe para Startup for dividida, nota-se que o trabalho tem maior rendimento e a produtividade é otimizada!

Equipe para Startup deve ser vista como seu alicerce:

Não trata das pessoas que trabalham com você como seus funcionários. Se você trata de como as pessoas com menos respeito que elas merecem podem ter certeza que você não está construindo uma equipe para Startup. Uma empresa desqualificada, quando se envolve qualidade de trabalho, bem estar social e comprometimento com o serviço e funcionários.

Você não cresce sozinho! A eequipe para Startup sempre deve estar junto com você!Sabemos que quem trabalha com Startups é movido a dinheiro e ao alcançar sua meta. As vezes o dinheiro nem sempre vem a frente da vontade de aprender e de crescer na área.  Então não adianta você sobrecarregar uma pessoa com horas de trabalho, pois você não irá conseguir manter esse ritmo por muito tempo. Nós brasileiros temos um grande defeito de conseguir nos concentramos por horas seguidas, então, para todos saírem ganhando, que tal você estipular combinados, horas trabalhadas, horas de almoço, intervalo, assim você foca a equipe no tempo que precisa e rende muito mais no seu calendário.

Porque muitas Startups não estão se estabilizando no mercado?

Talvez a resposta mais correta seja a inexperiência da equipe para Startup e a falta de diálogo entre os funcionários. A equipe para Startup precisa ser complementar, cada um deve ter uma função e juntos fazem o verdadeiro show.

Além de ouvir a sua equipe, é importante saber selecioná-la. Nunca busque apenas pessoas que tenham o mesmo pensamento que você. Pessoas com opiniões e ideias diferentes ou que realizaram trabalhos diferentes tendem a somar muito mais para sua empresa. A diversidade pode fazer você ampliar os seus horizontes e aguçar sua criatividade!

Enfim, como você pôde ver, a sua equipe e parte imprescindível para que o seu negocio de certo. Saber escolher e montar a sua equipe tem muito peso no futuro sucesso ou fracasso. Claro, não existe formula magica sobre como obter sucesso, mas se ter uma boa equipe é um ótimo começo. Esperamos que você tenha curtido nosso texto,  e que utilize as dicas que demos com todo carinho. Que tal aproveitar e conferir mais um conteúdo, dessa vez sobre habilidades profissionais nas Startups.

[Total: 1    Média: 1/5]