Lançadora de Startups – Novo conceito de criação de startup

Lançadora de StartupsDesde da revolução trazida com a inserção da internet no dia-a-dia das pessoas, as startups começaram a atrair a atenção de todos. São várias as diferentes estruturas e instituições que trabalham nesse segmento, como as incubadoras e aceleradoras. Mas o que realmente significa uma Lançadora de Startups? Preparamos esse artigo para tirar todas as suas dúvidas e trazer um pouquinho sobre esse novo conceito que utilizamos e está tomando conta do ambiente das startups!

 

 

 

Lançadora de Startups: O que é?

Lançadora de startups é um novo conceito que surgiu na atualidade no cenário do empreendedorismo tecnológico. Esse modelo se difere dos seus meio irmãos Incubadoras e Aceleradoras, como iremos listar no próximo tópico com mais detalhes. Mas o que uma lançadora de startups faz?

Com a disseminação sobre o mundo das startups entre as pessoas, todos nós começamos a pensar em novos negóciosLançadora de Startups criando novos negócios de impacto de impacto que poderiam ter como base aplicativos mobile ou plataformas web. Todo o tempo buscamos problemas no nosso dia-a-dia ou em nossos trabalhos e criamos possíveis soluções em nossas cabeças. Muitas vezes, as pessoas que idealizam esses projetos não possuem conhecimentos técnicos em programação, design e modelagem de negócio, condenando a nova ideia à eterna vida esboçada em um pedaço de papel. Porém foi nesse exato ponto que a equipe beeStart, por ser uma Lançadora de Startups, trabalha e ajuda a criar dezenas de novas startups de impacto na sociedade.

A lançadora de startups engloba todo o desenvolvimento do projeto. Auxilia desde da idealização e escolha do modelo de negócio até o desenvolvimento do código e a criação da identidade visual. Ou seja, toda a parte técnica que é exigida na criação de uma startup é executada pela Lançadora de Startups.

O idealizador do projeto, nesse caso nosso parceiro, fica responsável apenas pela gestão e comercialização do aplicativo ou da plataforma web. Fazendo com que pessoas sem nenhum tipo de conhecimento técnico na área, mas com excelente percepção de negócios possam se tornar empreendedores de impacto!

O diferencial da Lançadora de Startups é utilizar toda uma equipe treinada e com experiência no setor para desenvolver novos projetos. Ou seja, não será necessário você buscar no início do projeto sócios nas respectivas áreas ou contratar e treinar pessoas para executarem as demandas. Todo o know-how, adquirido com o desenvolvimento de dezenas de projetos, está ao alcance das suas mãos!

Lançadora de Startups x Incubadoras e Aceleradoras

Diferenças entre Lançadora de Startups e Incubadoras/Aceleradoras

“Bom, mas então uma Lançadora de Startups não seria como uma Incubadora?” 

Não. As Incubadoras, como a INOVA-UFMG, não executam o trabalho diretamente. Essas instituições, normalmente ligadas a escolas e universidades, oferecem aos projetos que serão incubados o acesso a um espaço físico para trabalho, orientação com professores, uso de laboratórios e até mesmo palestras e capacitações. Elas dão todo o apoio mínimo para que os sócios de uma startup em fase de desenvolvimento possam trabalhar e desenvolverem suas tecnologias. Portanto, as Incubadoras não executam o trabalho propriamente dito. Apenas criam o ambiente necessário para o desenvolvimento da startup incubada.

“Entendi! Então a Lançadora de Startups é uma Aceleradora!”

Também não! A Aceleradora se assemelha a uma Incubadora e também não é uma Lançadora de Startups. As Aceleradoras, como o SEED-MG, costumam acelerar projetos que já estão na fase de comercialização (claro que também aceleram projetos na fase de desenvolvimento do produto, mas não com muita frequência). Oferecem suporte físico com espaços para se trabalhar em co-working com outras equipes, palestras e capacitações em áreas específicas, mentorias com professores e consultorias com profissionais do mercado. Algumas até oferecem investimento para acelerar o processo de crescimento das startups. Toda a estrutura é voltada para aumentar exponencialmente as vendas e consolidação no mercado. Dito isso, as Aceleradoras não executam o trabalho de design ou desenvolvimento como as Aceleradoras de Startups que literalmente tiram as ideias do papel e transformam em aplicativos e websites.

Lançadora de Startups e seu público

Agora você deve estar se perguntando quem seria o público alvo das Lançadoras de Startups, né? Simples, qualquer pessoa com espírito empreendedor e que tenha uma boa ideia que culmine em uma startup mobile app ou plataforma web!

Lançadora de Startups ajuda pessoas com boas ideiasDezenas de ideias são perdidas no tempo pois as pessoas não sabem nada sobre design e programação. Encontram uma enorme dificuldade em achar potenciais sócios nessas respectivas áreas. Não conseguem Investidores Anjo, pois os investidores costumam olhar diretamente para o poder de execução das equipes. Resultado? Todos esses projetos não ultrapassam a fase inicial da criação de startup!

As Lançadoras de Startups tem como propósito auxiliar essas pessoas oferecendo a possibilidade de desenvolverem seus projetos e criarem suas respectivas startups. O projeto recebe o apoio necessário para ser capaz de monetizar e adquirir uma equipe técnica no futuro, ou até mesmo receber rodadas de investimento.

Lançadora de Startups: Impacto para a sociedade

Sempre que buscamos ideias inovadoras e desafiadoras,  enxergamos fora da caixa, vemos além do óbvio e
apresentamos soluções criativas e inovadoras, estamos sendo empreendedores. O empreendedorismo nos dá a oportunidade de criarmos novas coisas e de sermos livres para trabalharmos em nossas próprias ideias. Além disso, uma economia forte tem como base a criação de novas tecnologias e inovações de impacto. Se juntarmos o empreendedorismo com a inovação tecnológica, chegamos ao conceito da criação de startup.Lançadora de Startups e os impactos na sociedade

Nós da beeStart, sendo uma Lançadora de Startups, acreditamos que o empreendedorismo de base tecnológica tem o potencial de mudar o rumo do mercado, trazendo novos valores e facilitando a vida das pessoas. Além de possibilitar que dezenas de pessoas possam se realizar com a criação do seu próprio negócio, criando novos empregos e fortalecendo a economia do país.

“Se sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno, porque vou sonhar pequeno?” – Jorge Paulo Lemman.

Através da nossa pesquisa, identificamos que 61% das pessoas entre 18-30 anos já tiveram alguma ideia de aplicativo que poderia se tornar uma startup. Dessas pessoas, 46% disseram que não desenvolveram suas ideias por falta de conhecimentos técnicos na área e apenas 2% afirmaram que desenvolveram suas ideias! É muito potencial desperdiçado e que poderia trazer algum benefício para a sociedade em geral.

Lançadora de Startups: Passo-a-passo

Estamos aqui justamente para desenvolver as suas ideias. Quer saber como? Preparamos esse guia para te explicar como funciona esse processo!

  1. Contato Inicial
  2. Análise do Projeto
  3. Proposta de Parceria
  4. Fechamento do Modelo de Negócio
  5. Desenvolvimento e Design
  6. Lançamento

Contato inicial com a Lançadora de Startups1. Contato Inicial

Temos que nos conhecer para iniciarmos nosso processo de lançamento da startup. O primeiro passo é marcarmos uma reunião presencial ou por Skype onde compartilharemos informações sobre o projeto. Quanto mais informações melhor nessa etapa! É aqui que teremos uma ideia inicial do seu projeto. Tente deixar claro quem é o público alvo, qual tipo de problema será resolvido, qual a solução inovadora e como será isto será resolvido através do aplicativo ou da plataforma web. Apresentações prontas e pesquisas realizadas são muito bem-vindas nessa etapa!

Análise do projeto pela Lançadora de Startups2. Análise do Projeto

Nossa equipe irá se reunir e, com todas as informações adquiridas na etapa anterior, realizar uma análise interna sobre o projeto. Pontos como potencial de mercado, demandas para o design, quantidade de horas necessárias para o desenvolvimento, riscos do projeto e perfil empreendedor do parceiro serão levados em consideração nessa análise.

Proposta para o projeto feita pela Lançadora de Startups3. Proposta de Parceria

Com toda a análise feita, estamos prontos para propormos uma proposta para tirar a sua ideia do papel! Essa proposta não exige nenhuma obrigação por sua parte e você estará livre para analisá-la e decidir sobre a mesma.

Fechamento do modelo de negócio em conjunto com a Lançadora de Startups4. Fechamento do Modelo de Negócio

Firmado a parceria, o trabalho começa! O modelo de negócio é a primeira demanda que deve ser executada. Através de reuniões com nossa equipe, traçaremos o melhor modelo de negócio para a ideia apresentada. Trabalhamos com metodologia de design thinking e CANVAS, trazendo soluções que realmente atingem problemas que existam no mercado. Com a nossa assessoria, desenvolveremos o escopo base do MVP (Mínimo Produto Viável).

A Lançadora de Startups desenvolve o código e cria o design5. Desenvolvimento e Design

Agora é o momento que a magia acontece. A criatividade aflora com nossas designers responsáveis por criarem todas as telas dos aplicativos, a identidade visual, logo e a interação com os usuários. Já os nossos programadores, entram na matrix para codificar todas as funcionalidades necessárias para dar vida ao projeto. Essa etapa consiste no fechamento do escopo, desenvolvimento e testes.

Lançamento da startup6. Lançamento

Ao final, o projeto está pronto para lançar no mercado! Utilizamos nossa rede de comunicação para dar um gás inicial ao projeto e, assim, angariar seus primeiros usuários.

 

Lançadora de Startups: Comece agora!

Ficou interessado? Confira nossas metodologias de trabalho e veja qual mais se encaixa com seu projeto! Agende uma reunião com a gente através do e-mail contato@beestart.com.br ou preencha o formulário abaixo!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Descreva sua ideia

[Total: 0    Média: 0/5]