Lean Startup – método inovador de startup

Lean Startup é uma maneira inovadora de empreender.

O empreendedor se preocupa com plano de negócio,pitch, lucro, desenvolvimento. Porém ele terá um probabilidade bem maior de erros se não usar o Lean Startup, uma nova forma de começar um negócio economizando tempo e dinheiro. Fizemos esse artigo para você não ficar com nenhuma dúvida.

 O que é Lean Startup?

Enxuta é a tradução de Lean, então, Lean Startup, em uma tradução mais livre significa Startup enxuta. Esse conceito é bastante conhecido na gestão administrativa e na industria tradicional, envolvendo o processo de identificação e eliminação de desperdício de tempo, recursos ou custo.


Lean Startup ou Startup enxutaEstimulado por esse conceito, Eric Ries adaptou ideias de marketing, tecnologia e gestão, criou o termo “Lean Startup“. Essa nova metodologia mais universal, foi pensada para as startup, mas  tem como objetivo ser aplicada em qualquer empresa, até mesmo as de grande porte, para melhorar o seu rendimento.No Brasil, Lean Startup vem ganhando seu espaço , os empresários estão cada vez mais abertos às novas ideias.  

Lean Startup, envolve ideias como por exemplo, o ciclo Build – Measure – Learn que traduzindo significa: Construir – Medir – Aprender. Esse ciclo possui métodos para desenvolver produtos e interagir constantemente com os usuários para avaliar diferentes propostas e decidir a melhor maneira que o produto se encaixa no mercado.

Como usar o Lean Startup?

Lean Startup possui uma metodologia que pode ajudar muito o empreendedor a desenvolver e lançar novos produtos no mercado. Segundo Steve Blank, o método possui três fatores básicos:

  1. Lean Startup é uma nova metodologia do empreendedorismo. Mesmo que tenha feito muita pesquisa de mercado, o empreendedor antes de lançar o produto, deve ter a consciência que não existe certeza do sucesso. Dessa forma, o Lean Startup aconselha que em vez de estabelecer um Plano de Negócio baseado em relatórios, o empreender use a ferramenta Canvas.
  2. Customer Development ou Desenvolvimento com o Cliente, é o momento da empresa entender melhor o mercado que está inserido e os potenciais clientes. Ou seja, o empreendedor deve busca maior número de detalhes possíveis, incluindo: preço, canal de distribuição, preço, poder aquisitivo, melhor maneira de divulgação e outras características do produto.
  3. Desenvolvimento Ágil, nessa etapa é hora de aplicar os dados captados no Customer Development, deve desenvolver o produto sem perda de tempo e recursos.

Lean Startup: Produto Mínimo Viável

Lean Startup trás em sua metodologia o Produto Mínimo Viável que do inglês: Mininum Viable Product MVP. Uma das maiores dicas do Lean Startup é o teste, e essa etapa é justamente para isso, MVP é o teste para uma miniatura do produto final. Deve ser desenvolvida de forma enxuta, sem perder tempo e recursos, para ser entregue ao público-alvo e receber feedback, com criticas e sugestões , só assim o empreendedor terá informações sobre o mercado e saberá o que deve melhorar.

Lean Startup e o seu segmento: MVP

Mínimo: É a entrega do produto com as funcionalidades mais básicas, criado em menor tempo possível e no menor tamanho também.

Viável: É a apresentação do produto de maneira que o cliente agregue valor, ou seja, o cliente precisa se identificar e desejar comprar o produto que está em oferta.

Produto:  Quando está pronto algo que o cliente irá da valor em menor tamanho e tempo possível, é hora de tomar formar de produto. É a funcionalidade e o valor unidos em um produto final.

De início pode ser um pouco complicado entender a dinâmica do Lean Startup, ainda mais por um um modelo inovador, encontrar a forma certa do MVP é consequência de muitas tentativas e implementações. O Lean Startup é um método para evitar futuros erros, pode ser útil para o empreendedor, ajudando a ter agilidade e economia, além de testar o público-alvo .

 

Agora que você já sabe sobre Lean Startup um método inovador de Startup e pode começar a desenvolver melhor sua ideia. Que tal conferir agora sobre como investir na crise!? Pode ser uma ótima saída. 

[Total: 0    Média: 0/5]