Como trabalhar a estratégia de Link Building no Marketing Digital?

Veja o que é e como a estratégia de Link Building no Marketing Digital pode atrair novos clientes e aumentar suas vendas!Com o aumento da presença de empresas e startups no ambiente digital, é imprescindível aprender estratégias para se diferenciar dos concorrentes. Diversos negócios já investem em Publicidade e Marketing online e, um plano fundamental para otimizar seus negócios, é o Link Building no Marketing Digital!

Para te ajudar a trabalhar a estratégia de Link Building no Marketing Digital, a BeeStart preparou para você um conteúdo completo sobre essa técnica! Portanto, continue a ler para tirar suas dúvidas e aprender a implementar essa técnica de forma prática e dinâmica!

O que é Link Building?

Link Building é bem mais que apenas outra estratégia de Marketing Digital. Não é somente uma etapa para otimizar o ranqueamento de um site.

Link Building refere-se a todas as estratégias a fim de adquirir links de outros sites e blogs. Esses links são chamados de Backlinks.

Portanto, a estratégia de Link Building no Marketing Digital visa otimizar a quantidade e a qualidade de backlinks. E os motores de busca, como o Google, analisam esses backlinks.Um dos fatores da estratégia de SEO do Google, é a utilização efetiva do link building em sites e blogs.

O Google é capaz de determinar a relevância de um site a partir do número de links externos que um site recebe.

Um site que recebe diversos backlinks a partir de uma mesma palavra-chave, é considerado pelo Google como um site especialista no assunto dessa palavra-chave.

Imagine que você precisa de uma empresa que desenvolve aplicativos para lançar sua ideia no mercado. Você lê diversos blogs e posts de empreendedores falando sobre o processo de desenvolvimento, orçamentos e empresas que realizam esse trabalho. Em todas essas páginas de conteúdo, as palavras-chave “desenvolver aplicativo” são direcionadas para a BeeStart. Sendo assim, os bots do Google entendem que a BeeStart é especialista neste assunto, resultando em uma melhora do ranqueamento de nosso site.

E essa otimização é resultado do trabalho de Link Building no Marketing Digital!

Qual é o valor de um link?

Você já sabe que a quantidade de links que um site recebe é analisada pelo Google.

Agora, é importante informar que há alguns tipos de links diferentes. E, consequentemente, há diferentes formas de análise para cada um deles.

Os links são tão valiosos e relevantes que eles têm o poder de prejudicar um site ou blog, se trabalhados de maneira incorreta. Além de serem capaz de danificarem seu ranqueamento, eles também podem provocar uma condenação do Google.

No início da implantação das estratégias de SEO, os bots do Google não trabalhavam a qualidade de um link. O buscador apenas avaliava o número de links, além do assunto do texto direcionado pelo link.

A partir disso, diversos sites e blogs geravam uma enorme quantidade de links em outros sites irrelevantes e de baixa qualidade.

Portanto, para solucionar esse problema, os buscadores começaram a analisar cada link e suas respectivas relevâncias para os assuntos dos textos.

Com isso, se você tiver links de qualidade e com a palavra-chave no texto âncora (texto clicável de um link que direciona à outra página), você possui maiores oportunidades de ranquear bem o seu site!

Portanto, ao trabalhar a estratégia de link building no Marketing Digital, preocupe-se igualmente com quantidade e qualidade.

Quais os tipos de link e como eles afetam as estratégias de SEO?

Há alguns tipos diferentes de links. Cada tipo de link possui a sua relevância para a estratégia de SEO.

Links Internos

Links Internos (Internal Links) são links que direcionam para outras páginas de seu próprio site (mesmo domínio). Assim, os usuários podem navegar em seu site com mais facilidade, já que as informações de seu conteúdo estão bem segmentadas.

Com isso, o usuário também consegue enxergar o que é mais importante, além de acessar o que é mais relevante para ele.

Links ExternosExternal Links são links direcionados para outros sites que possam complementar o conteúdo de seu site.

Os Links Externos (External Links) são igualmente importantes e relevantes quanto os links internos. Links Externos são os que direcionam para outros sites (outros domínios). Portanto, são considerados links externos aqueles links que:

  1. São direcionados para a sua página;
  2. Você direciona para outras páginas fora de seu site.

Inbound Links

Inbound Links referem-se aos links de outros sites que são direcionados para o seu site ou blog. Ou seja, outros sites direcionam determinadas palavras-chave a algum conteúdo que você criou.

Outbound Links

Os Outbound Links são os links inseridos em seu site que direcionam para outros sites, blogs e páginas.

Paid Links

Paid Links, como o próprio nome já diz, são links pagos. Ou seja, você faz uma parceria com outros sites para que eles direcionem links para o seu site.

Apesar de parecer uma simples parceria, a BeeStart não recomenda essa estratégia, já que os paid links são uma ação negativa – segundo os buscadores. E, caso os motores de busca saibam desse acordo, o seu site pode ser banido das pesquisas.

Reciprocal Links

Reciprocal Links são links recíprocos. Ou seja, são links trocados entre dois sites. Dois sites entram em acordo para realizar uma troca de links. Entretanto, isso pode se tornar uma desvantagem para ambos sites se essa ação for constante.

Isso acontece porque os buscadores enxergam essa estratégia como manipulação. Portanto, você pode realizar parcerias para troca de links desde que elas não sejam constantes.

Social Links

As páginas definidas como favoritas pelos usuários tornam-se destaque na página principal.Social Links são aqueles direcionados por social bookmarks.

Social bookmarks referem-se a uma ferramenta que adiciona páginas e sites favoritos nos perfis dos usuários de um site. Imagine que você acessou um site de notícias. Lendo as novidades, você encontra um artigo de seu interesse. Assim, basta adicioná-lo aos favoritos!

Portanto, as páginas definidas como favoritas pelos usuários tornam-se destaque na página principal de um site ou blog!

Qual a importância da estratégia de link building no Marketing Digital?

O link building no marketing digital agrega diversos benefícios ao seu negócio. A partir dele, você possui uma vantagem competitiva frente a seus concorrentes! Portanto, conheça agora a importância da estratégia de link building no Marketing Digital!

Influencia as vendas de seu negócio

Entretanto, o que muitos empreendedores não percebem, é que a posição do seu site no Google não é apenas uma localização. A posição de seu site no Google interfere diretamente nas vendas e na visibilidade de seu negócio.

Sites que não trabalham com links não se posicionam nas primeiras páginas do Google, recebendo pouco tráfego orgânico e não agregando novos clientes.

O link building no marketing digital otimiza as oportunidades de ranqueamento de seu site ou blog. Assim, seu site estará à frente de seus concorrentes e terá mais chances de agregar clientes e leads!

Otimiza a relevância de um site

O link building no marketing digital é uma estratégia essencial, caso o objetivo principal de seu negócio seja aumentar a popularidade de seu site.

Assim, no momento em que os usuários e consumidores realizarem uma pesquisa por voz no Google ou uma pesquisa tradicional, eles poderão encontrar sua empresa!

Reduz custos de sua empresaCom a estratégia de link building no marketin digital, grande parte de seu tráfego é orgânico. Assim, seus custos para atrair clientes são reduzidos!

Além dos benefícios acima, o link building no marketing digital possibilita ainda a redução de custos nas estrtatégias de marketing e publicidade!

Já que a troca de links é uma estratégia orgânica, ou seja, não há realização de pagamentos. Portanto, o tráfego em seu site é orgânico, não pago! E isso é um fator

A partir disso, você terá mais receita para contratar bons profissionais para realizar a estratégia de link building no marketing digital de seu negócio!

Técnicas para criar Link Buildings de qualidade

Não existem regras exatas para criar link buildings de qualidade. Entretanto, existem maneiras e técnicas que auxiliam esse processo, tornando-o efetivo e decisivo!

Analise as palavras-chave

Receber links nas palavras-chave que você selecionou para seu negócio, é imprescindível!

Entretanto, a partir do grande número de concorrentes já presentes no mercado digital, é necessário selecionar as palavras-chave certas para seu negócio!

A partir disso, você deve ter em mente que certos termos chave já são utilizados fortemente por outras empresas. E, na maioria das vezes, não vale a pena continuar empregando esses termos.

Portanto, utilize o Google Ads, o Google Trends e uma pesquisa básica no Google para definir as melhores palavras-chave para seu negócio!

Faça parcerias

Realizar parcerias com sites que trabalham conteúdos de âmbito similar ao seu pode ser um ótimo passo para otimizar seu ranqueamento.Faça parcerias de link building para atrair leads, fidelizar clientes e aumentar as vendas de seu negócio!

Entretanto, não estamos falando de paid links. Lembre-se que eles são negativos para o seu ranqueamento e podem ocasionar sérias consequências em seu site.

Sabe aqueles sites que sempre criam conteúdos interessantes e com assuntos parecidos com o seu? Então, esses são os sites próprios para sugerir parcerias.

Entre em contato com a empresa, principalmente com a equipe responsável por estratégias como link building no marketing digital. Apresenta uma proposta interessante de troca de links, afirmando que os dois sites podem ganhar com isso.

Assim, com o aumento do número de links apontando para seu site, seu ranqueamento terá grande chances de ser otimizado no Google.

Crie conteúdos de qualidade

Além de realizar parcerias, outra forma de aumentar a quantidade de links direcionados para seu site, é criar conteúdos de qualidade!

Afinal, é interessante que sites busquem sites novos para linkar em diferentes posts. Ou seja, linkar para os mesmos sites em diversas postagens faz com que você tenha menos oportunidade de conhecer conteúdos e sites novos.

Trabalhe também o Marketing de Conteúdo para divulgar seu conteúdo, agregando mais visitantes e usuários em seu site!

Portanto, para agregar mais valor ao seu site, se preocupe em criar conteúdos relevantes, completos e com links, utilizando a estratégia de link building no marketing digital!

Quais fatores afetam a qualidade de um link? 

Existem alguns fatores que influenciam fortemente a qualidade e a efetividade de um link. Portanto, conheça os elementos que exercem essa interferência para que você saiba trabalhá-los de forma positiva!

Quantidade de links dos sites externos

Receber links de sites é tão importante quanto linkar para outros sites. Entretanto, é necessário verificar a quantidade de links, tanto em seu site quanto nos sites que linkam para o seu.

Uma grande quantidade de links para sites diferentes em um único post, por exemplo, pode ser prejudicial para sua estratégia de link building no marketing digital.

Cada link em uma página refere-se a informações extras para complementar um conteúdo. E essas informações são importantes para os usuários.

Portanto, com um número elevado de links, é provável que eles tenham seu valor reduzido. Afinal, quanto mais links direcionam para outras páginas, menos valor essa página e esse conteúdo passa para cada link.

Qualidade dos sites linkados 

Você já sabe que a quantidade de links interfere no posicionamento de seu site. Mas é importante se preocupar com a qualidade dos sites que são linkadas as palavras-chave.A qualidade de um site direcionado em seus links externos pode definir se a experiência de um usuário é positiva ou negativa.

Sempre que você realizar links externos, verifique o conteúdo que será linkado. Entretanto, isso não é suficiente.

Verifique outras postagens e a página desse site antes de realizar o backlink.

Sites irrelevantes, que trabalham conteúdo negativo, podem acarretar a degradação de seu site. Além disso, a experiência do usuário em seu site, pode se tornar negativa, fazendo com que ele não retorne ao seu site.

Portanto, esteja sempre atento para que a estratégia de link building no marketing digital seja uma vantagem e um diferencial positivo!

Quantidade de links para sua página

A quantidade de links que sua página recebe também são muito importantes para a estratégia de link building no marketing digital.

Portanto, analise as métricas de seu site para conhecer o número de visitantes, o tempo que passam em seu site e quais sites estão linkando para o seu!

Realizar essa técnica pode resultar em parcerias, fortalecendo ainda mais sua estratégia de link building!

Ferramentas de Link Building no Marketing Digital

Para que a sua estratégia de link building seja efetiva, vamos apresentar ferramentas que podem otimizar o seu tempo e sua produtividade!

Entretanto, é importante informar que as estratégias de link building não podem ser completamente gerenciadas por ferramentas. Portanto, você pode utilizá-las para otimizar seu tempo, mas não seja dependente desses instrumentos.

Plugins

Os plugins que vamos apresentar são feitos para navegadores, a fim de facilitar a análise de dados de links de um determinado site. Portanto, esses plugins analisam as métricas de sites para que você encontre oportunidades de trocas de links.

Moz Toolbar

Feita para navegadores Chrome e Firefox, a Moz Toolbar é um plugin gratuito que permite o acesso a várias informações sobre a página que você está navegando.

Além disso, ao fazer uma pesquisa no Google, a Moz apresenta dados relevantes sobre os sites que aparecem na pesquisa, bem como as palavras-chave.

Majestic Toolbar

Disponível apenas para o navegador Chrome, a Majestic Toolbar permite o acesso aos principais dados de uma página que você está navegando.

Assim como a Moz, ela é uma ferramenta gratuita!

Para analisar links

Microsoft Excel

O Excel é excelente para analisar links na estratégia de link building! Por ser uma ferramenta bem prática, ela aumenta sua produtividade, otimizando seu tempo de trabalho!

O Excel online é grátis. Entretanto, por ser uma ferramenta Office 365, o Excel para desktop não é gratuito. Atualmente, os pacotes de ferramentas Office variam entre R$19,40 e R$31,90 por mês.

Ahrefs

A Ahrefs é a ferramenta de links mais recente do mercado. Por ser uma ferramenta prática e fácil de usar, ela rapidamente ganhou seu espaço entre as grandes concorrentes.

Assim como as outras ferramentas, ela analisa os links que você recebe e direciona. E para essa análise, a Ahrefs possui uma versão de uso durante 7 dias por R$7,00. Além disso, ela possui pacotes com preços a partir de R$99,00, que variam de acordo com a quantidade de utilizadores, frequência de rastreamento, etc.

Finalizando

Agora você já sabe o que é e como implementar a estratégia de link building no marketing digital. E como sabemos que os empreendedores sempre buscam aprimorar seus conhecimentos, que tal ver nosso conteúdo sobre Planejamento Estratégico Empresarial? Assim, você poderá colocar todos os seus conhecimentos em prática, aprimorando ainda mais a sua empresa!

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