Marketing de conteúdo para empresas digitais

Ao utilizar o Marketing de Conteúdo para empresas digitais, você aprimora o trabalho de geração de leads!Diferentemente do Marketing tradicional, o Marketing de Conteúdo para empresas digitais visa contato direto com seus cliente e potenciais clientes. Portanto, além de fortalecer esse contato, criando um relacionamento duradouro entre negócio e cliente, atrair novos clientes e otimizar a presença de sua empresa no ambiente digital, você ainda consegue se destacar no mercado!

O que é Marketing de Conteúdo?

O termo Marketing de Conteúdo pode ser definido como um conjunto de estratégias cujo objetivo é atrair e engajar o seu público alvo. Esse grupo de estratégias dá-se pela criação de conteúdo, que deve ser relacionada ao seu negócio e relevante para seus clientes e potenciais clientes.

A ideia principal do Marketing de Conteúdo para empresas digitais, consiste em fortalecer a presença de um determinado negócio no ambiente online. Há alguns resultados para a criação e oferta de conteúdo por parte da empresa, como:

  1. A fidelização do público que já é cliente dessa empresa;
  2. A atração de potenciais clientes;
  3. O fortalecimento da ideia de uma marca ou um produto como referência;

Estes ocorrem devido à criação e oferta de conteúdo por parte de empresas e startups.

Portanto, o Marketing de Conteúdo para empresas digitais é um meio orgânico de fornecer um valioso conteúdo para seu público alvo. Com isso, os negócios conseguem engajar e cativar esse público de maneira espontânea.

Como surgiu o Marketing de Conteúdo?

Apesar do que muitos profissionais do Marketing pensam, o Marketing de Conteúdo não é um tema novo. Aliás, trata-se de um conceito anterior até mesmo a internet.

Com a globalização e o “boom” da internet no final da década de 90, o Marketing teve que iniciar sua migração para o ambiente virtual, já que era onde os consumidores estavam presentes.

Então quer dizer que o Marketing de Conteúdo surgiu nessa época?

Na verdade, o que surgiu nessa época e se tornou uma potencial mundial, foi a internet. O Marketing de Conteúdo em si surgiu há muito tempo, atuando juntamente com a Publicidade tradicional.

A revista The Furrow, publicada em 1895, é considerada um marco da história do Marketing de Conteúdo!Para sermos mais específicos, em 1895, a empresa John Deere, considerada empresa chefe de máquinas agrícolas, realizou a publicação de uma revista voltada para o público agricultor, chamada”The Furrow“. Nesta publicação, ao invés de anunciar do modo real, a empresa resolveu inovar.

Nas páginas de anúncios, onde deveriam conter apenas produtos e preços de outras empresas, a John Deere decidiu criar e publicar conteúdo sobre o meio agrícola. É fato que essa ação causou um impacto nas pessoas e nos leitores da revista The Furrow, que, até então, não conheciam seus próprios desejos de se informar sobre a área de interesse.

Os leitores perceberam também que, ao obter informação sobre um produto que pretendem adquirir, podem consumir os produtos com maior confiança.

Com isso, a revista, e o seu conteúdo, realizam efetivamente os objetivos do Marketing de Conteúdo:

  • Informar e instruir o público alvo;
  • Fortalecer a imagem da empresa como referência;
  • Criar um relacionamento entre empresa e público;
  • Ser reconhecido entre os consumidores como empresa chefe;
  • Obter destaque entre os concorrentes.

A publicação dessa revista, existente e em circulação até a atualidade, é considerada o registro inicial do uso do Marketing de Conteúdo para atração de clientes e aumento de vendas. É também utilizado na era virtual, mas utiliza-se o Marketing de Conteúdo para empresas digitais.

Portanto, pode-se dizer que o Marketing de Conteúdo tem como foco a solução das necessidades dos clientes, visando entregar aquilo que eles precisam!

Qual a relação entre Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing?

Para compreender melhor a relação entre Marketing de Conteúdo para empresas digitais e Inbound Marketing, é necessário conhecer a estratégia de Inbound. O Inbound Marketing se refere às estratégias de Marketing de Conteúdo, com objetivo de conquistar a atenção e o interesse das pessoas, realizadas no ambiente online. Ao contrário do Outbound Marketing, a estratégia Inbound trabalha de forma quase imperceptível. A partir dela, você oferece algo relevante para essa pessoa, permitindo que ela procure a sua empresa no tempo que ela escolher. Para realizar essa estratégia de forma efetiva, o Inbound se estrutura em quatro principais objetivos:

Atração

Nesta primeira etapa, você deve criar e oferecer conteúdo que seja relevante e de qualidade para visitantes do seu site ou mídias sociais. Esses visitantes interessados, serão atraídos para a sua empresa.

ConversãoSeguir as etapas do funil de vendas é importante para garantir a geração dos leads.

O objetivo principal desta etapa, é converter esses visitantes e usuários em leads. Com isso, você os aproximará de se seu negócio, fortalecendo a relação entre a sua empresa e esse potencial cliente.

Vendas

Para que esse potencial cliente enxergue o seu produto como a solução para os problemas que ele possui, você deve estabelecer um contato mais direto, apresentando os benefícios do seu produto e como ele é capaz de resolver os problemas desse lead.

Fidelização

Nesta última etapa, o foco se refere ao pós-venda. Depois de fornecer a solução para o seu cliente, você deve criar metas para estabelecer um relacionamento infindável com esse cliente. Portanto, se preocupe em cativar esse cliente, otimizando o conteúdo, a comunicação e o atendimento utilizados com esse cliente.

Marketing de Conteúdo X Marketing Digital

Muitos empreendedores acreditam que Marketing de Conteúdo e Marketing Digital se tratam do mesmo conceito. Entretanto, apesar de ambas ideias terem partes em comum, é importante explicitar e ter em mente de maneira clara, as diferenças entre essas estratégias.

Como apresentado anteriormente, Marketing de Conteúdo para empresas digitais visa engajar o segmento alvo a partir do fornecimento de conteúdo. Já o Marketing Digital trabalha com a divulgação e promoção de produtos, marcas e serviços, através de mídias virtuais. Com isso, o Marketing Digital é utilizado para se comunicar com os consumidores diretamente. Além disso, essa estratégia permite que a comunicação entre empresa e cliente seja realizada de forma personalizada. Isso reforça a ideia de que a interação entre eles seja feita de forma prática.

Principais conceitos do Marketing de Conteúdo

Para aprofundar no assunto de Marketing de Conteúdo, é necessário que você conheça Saiba quais são os principais conceitos do Marketing de Conteúdo. alguns termos que são bastante utilizados por profissionais que trabalham com essa estratégia.

Há vários outros conceitos que são parte das estratégias do Marketing de Conteúdo para empresas digitais. Apesar de não ser necessário memorizar, é importante conhecer todos os conceitos para que você possa adequar as estratégias ao seu negócio!

Quais são os benefícios do Marketing de Conteúdo para empresas digitais?

Se realizado de forma correta, e levando em consideração os principais conceitos citados anteriormente, realizar a estratégia de Marketing de Conteúdo trará diversos benefícios para o seu negócio. Os benefícios vão desde mudanças positivas e significativas para os clientes, à vantagens para a sua empresa.

Brand Awareness

Brand Awareness se trata das estratégias cujo objetivo é fortalecer a presença de empresas, startups e marcas nas mentes dos consumidores.Com a criação de conteúdo, você faz com que um maior número de pessoas conheçam a sua marca.

A partir disso, as pessoas passam a reconhecer a sua marca, que se torna familiar para elas.

Portanto, em um momento de compra, o consumidor que já teve acesso ao seu conteúdo, é propenso a comprar de uma empresa que ele conhece ou já ouviu falar.

Maior tráfego no site

O seu site é o principal atrativo para conversão de leads em clientes. Por isso, é necessário que o seu site esteja ranqueado nas primeiras posições dos buscadores, como o Google.

Ao produzir conteúdo interessante e de qualidade, você tem grandes chances de posicionar o seu site na primeira página do Google, onde será encontrado com mais facilidade.

Otimiza as vendas

Apesar de esse benefício não ser o objetivo final da estratégia de Marketing de Conteúdo para empresas digitais, as vendas são um fator importante para qualquer empresa ou startup. O Marketing de Conteúdo pode otimizar, não só as vendas, mas também o relacionamento entre cliente e empresa após as vendas.

Ao realizar uma produção de conteúdo efetiva, os leads serão levados ao longo dos procedimentos de compra, cumprindo os objetivos previamente determinados no seu modelo de negócio.

Efetiva o pós-venda

Além de otimizar as vendas, a estratégia de Marketing de Conteúdo para empresas digitais visa o relacionamento com os clientes após a realização da venda dos produtos. Portanto, ter um bom e frequente contato com os clientes que consumiram algo da sua empresa, é imprescindível para fidelizá-los. Com isso, você garante que eles se tornem propulsores orgânicos de seu negócio.

Lifetime-value

O LVT, ou Lifetime-vale, se refere ao valor integral gasto pelo seu cliente. Ou seja, se o seu cliente adquire três vezes um serviço da sua empresa que custa R$ 100,00, seu LVT se refere à R$300,00.

Utilizar da estratégia de Marketing de Conteúdo para engajar clientes atuais, é também uma redução de custos. Isso deve-se ao fato de ser mais barato que conduzir um novo cliente. Portanto, utilize de estratégias para atrair os clientes, como descontos especiais, promoções e conteúdos especializados.

Custo de aquisição de clientes

Ao utilizar de estratégias personalizadas para atrair um grande público que possui um interesse em comum, o custo de aquisição de clientes (CAC) é reduzido. Esse custo refere-se à uma métrica que apresenta o valor investido na área de Marketing, mais especificamente Vendas.O Custo de Aquisição de Clientes é otimizado a partir do uso do Marketing do Conteúdo!

Esse custo tem como objetivo atrair novos clientes.

Se você produz um conteúdo de qualidade e que atrai vários clientes novos por um custo reduzido, a receita que é gerada a partir desse cliente cobre os custos normais e ainda torna-se lucro.

Caso você não tenha recursos financeiros para investir em grandes propagandas e anúncios, investir na estratégia de Marketing de Conteúdo para empresas digitais é imprescindível para o seu negócio.

Destaque entre os concorrentes

Criar e oferecer um conteúdo para seus clientes e potenciais clientes pode ser uma peça chave para que o seu negócio se destaque no mercado. Com essa estratégia, você permite que todos os benefícios citados acima – reconhecimento de marca, redução de custos, maior tráfego para o seu site e o Lifetime-value tornem-se itens vantajosos sobre os seus concorrentes.

Portanto, se preocupe em otimizar cada vez mais a produção e distribuição de um conteúdo relevante e de qualidade para os seus leads.

Como efetivar o trabalho do Marketing de Conteúdo?

Há algumas maneiras de analisar se os seus esforços no Marketing de Conteúdo estão funcionando bem. É importante especificá-los para que você compreenda melhor. Portanto, ao final das etapas das seu planejamento de Marketing de Conteúdo para empresas digitais, sempre verifique a taxa de sucesso de suas ideias.

Analise as métricas

Um fator bastante importante de garantir o sucesso do Marketing de Conteúdo, é a análise de métricas. Essa análise é que irá apresentar os gatilhos de sucesso que deram certo para o seu negócio.Para efetivar o trabalho do Marketing de Conteúdo, é importante mensurar os resultados.

O interessante de realizar essa análise, é o fato de que não há uma forma de fracassar. A partir da análise, as estratégias que não deram certo, podem ser utilizadas para encontrar o que não funciona para os seus potenciais clientes. Ou seja, você elimina questões que eram consideradas úteis e necessárias para o seu negócio.

Com isso, você consegue afunilar e descobrir de forma definitiva o que é positivo para sua empresa.

Trabalhe a distribuição

Para divulgar e distribuir o seu conteúdo, é interessante que você utilize das redes sociais. Assim, você terá grandes chances de atingir outras pessoas ao utilizar diferentes plataformas. Afinal, o Marketing de Conteúdo para empresas digitais visa, também, atrair novos clientes para o seu negócio!

Entretanto, mais importante ainda é saber como distribuir esse conteúdo. Para isso, você deve considerar a frequência de divulgação. Portanto, estabeleça um padrão de divulgação. Crie uma tabela com os horários e dias para atingir melhor engajamento dos seus visitantes.

Com isso, os clientes e visitantes também terão em mente que, para ter acesso às novidades do seu conteúdo, há dias e horários pré-definidos.

Outro ponto interessante, é o fato de que existem horários e dias específicos em que as pessoas estão mais engajadas. Com isso, elas tendem a prestar mais atenção ao conteúdo oferecido. O Instagram, por exemplo, é mais acessado nos dias de semana, entre 16 e 18 horas, e aos fins de semana, entre 13 e 18 horas.

Portanto, fique atento para que o seu conteúdo não seja desperdiçado caso postado em horários negativos.

Calcule o ROI

Para calcular o ROI (Retorno sobre o Investimento; que calcula a eficácia do investimento em vendas), é necessário ter em mente o valor total gerado. Portanto, tem-se a fórmula:

Ganho gerado a partir do investimento – Custo do investimento/ Custo do investimento = ROI

Para exemplificar melhor, imagine que você tenha um negócio online. Você tem uma renda de R$200.000,00 e acabou de investir R$10.000,00 para divulgar um evento. A partir da fórmula:

ROI = R$200.000,00 – R$10.000,00/ R$10.000,00

ROI = 19

Isso quer dizer que o retorno sobre o investimento foi de 19 vezes o investimento inicial.

Email Marketing

O email Marketing é uma ótima ferramenta para reforçar a presença da sua marca no âmbito digital.O email Marketing é uma ótima ferramenta para fortalecer o relacionamento com os leads.

É bastante utilizado para criar relacionamento com os leads, oferecendo conteúdo por meio do email Marketing.

E lembra do ROI apresentado logo acima deste tópico? O email Marketing possui o melhor ROI dentre os outros canais de divulgação!

Uma ferramenta muito interessante utilizada no Marketing de Conteúdo para empresas digitais, é o MailChimp. Pode ser utilizado a fim de otimizar tanto o envio do email Marketing, quanto a análise de geração de leads que receberam esse email. Nele, você pode criar listas de contatos, agendar envios e até mesmo acompanhar quais contatos abriram o seu email.

Crie conteúdo em diferentes plataformas

Apesar de o blog ser o mais utilizado, o seu conteúdo pode ser produzido em diversos tipos de plataformas, como:

  • Vídeos;
  • Redes sociais;
  • E-books;
  • Webinars;
  • Templates;
  • Infográficos.

Conclusão

Conhecendo os benefícios de utilizar as estratégias apresentadas no texto, você pode começar a implantá-las para alavancar os seus negócios!

Portanto, agora que você aprendeu a importância do Marketing de Conteúdo para empresas digitais, que tal ler sobre Mobile Marketing para otimizar a atração de clientes para a sua empresa ou startup?

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