Como trabalhar o Marketing de Produto em empresas digitais?

Saiba como o Marketing de Produto atrai novos clientes e otimiza as vendas de sua empresa!O Marketing de Produto é uma estratégia essencial para todos os empreendedores que desejam obter sucesso em seus negócios!

Essa estratégia pode alavancar o seu negócio no mercado de atuação de sua empresa. Além disso, trabalhando o marketing de produto de forma efetiva, você consegue vender mais, agregando potenciais novos clientes!

O que é Marketing de Produto?

Marketing de Produto é uma vertente do Marketing que visa aliar produtos e consumidores. 

Assim, o Marketing de Produto tem o objetivo de lançar e divulgar produtos em momentos e lugares certos, para as pessoas certas!

Sendo assim, uma empresa que investe nessa estratégia busca os consumidores certos para um determinado produto. Ou seja, a empresa deve estabelecer o público-alvo de um produto, comunicando-o para consumidores que realmente têm interesse em um produto!O Marketing de Produto visa unir novos produtos que estão sendo lançados no mercado e consumidores com interesse nesses produtos!

O marketing de produto desenvolve o posicionamento do produto perante o mercado, além da mensagem que será passada para o público e o diferencial competitivo do item. A abordagem serve tanto para um produto novo quanto para um item que já é comercializado e vai ser inserido em um novo mercado.

Assim, o marketing de produto deve:

  • Estabelecer o segmento de um produto no mercado;
  • Determinar o público-alvo de cada produto;
  • Determinar a comunicação que a empresa irá utilizar com os consumidores;
  • Fortalecer os diferenciais e vantagens do produto sobre os concorrentes;
  • Alinhar tarefas e ideias das equipes de Marketing e Vendas.

Marketing de Produto X Marketing de Serviço

Apesar de muitos empreendedores ainda tratarem essas duas estratégias como apenas uma, é imprescindível diferenciá-las para que a divulgação de seu produto seja efetiva!

Portanto, enquanto o marketing de produto visa aumentar as vendas de um produto, divulgando-o para seu público-alvo, o marketing de serviço tem como objetivo oferecer serviços de qualidade para seu público-alvo.

E isso apresenta a maior diferença entre essas duas estratégias de marketing: a tangibilidade do que é vendido.

Tangibilidade

O marketing de produto vende algo concreto, tangível. Ou seja, algo que as pessoas conseguem ver, tocar e mensurar. Portanto, os produtos podem ser testados e devolvidos, caso algo inesperado ocorra.

Entretanto, o marketing de serviço vende um item intangível, que, geralmente, não é capaz de ser tocado, visto e nem mensurável. Nesse caso, os serviços não podem ser experimentados anteriormente à contratação.

Enquanto o marketing de produto vende, por exemplo, computadores, celulares e tablets, o marketing de serviço vende um serviço de armazenamento na nuvem, um backup de dados e o acesso a esses dados em qualquer hora e lugar.

Clientes

O marketing de produto visa satisfazer os desejos e necessidades dos clientes.

Assim, se o cliente deseja ou necessita um produto, cabe ao marketing de produto informar a esse cliente a existência de um produto, bem como onde e como adquirí-lo.

O Marketing de Produto visa atender as necessidades e desejos dos consumidores.Voltando ao exemplo do subtítulo tangibilidade, imagine que você precisa de um smartphone novo.

O marketing de produto de um determinado smartphone irá alcançar você, seja por meio de redes sociais ou por outras formas de publicidade. Você terá informações sobre a existência desse produto, além de seus atributos, distribuição e preço.

Assim, ao consumir esse smartphone, você terá sua necessidade ou desejo satisfeitos!

o marketing de serviço visa otimizar o relacionamento com o cliente. 

Devido a isso, o marketing de serviço compreende as “dores” de um cliente, ou seja, aquilo que o incomoda, atrapalha e que ele quer resolver.

A partir disso, o marketing de serviço apresenta soluções para colocar um fim nas dores dos clientes.

Imagine que, após adquirir seu novo smartphone, você precisa aumentar a capacidade de armazenar os dados em seu aparelho. Assim, você adquire o serviço de armazenamento da empresa X, que, através do marketing de serviço, analisou seu problema e ofereceu uma solução.

Mix de Marketing

O Mix de Marketing refere-se às variáveis determinadas em sua empresa que visam divulgar e vender seus produtos.

Enquanto o marketing de produto trabalha os 4 Ps do Marketing, o marketing de serviço executa os 7 Ps do Marketing.

Os 4 Ps do Marketing se referem à:

  • Produto;
  • Preço;
  • Promoção;
  • Praça.

Os 7 Ps do Marketing são os 4 Ps do Marketing com o adicional de:

  • Pessoas;
  • Processo;
  • Posicionamento.

Personalização

Os produtos vendidos através do marketing de produto são padronizados. Assim, esses produtos possuem baixíssimos níveis de personalização.

Assim, os produtos só podem ser “personalizados” por suas características e qualidades. As categorias de produtos também podem ser diferentes.

Entretanto, as principais funcionalidades de um produto são padronizadas.

Já o marketing de serviços possui alta possibilidade de personalização, que irá adequar ao pedido de cada cliente.

Apesar de parecer uma vantagem competitiva, o âmbito de personalização só é um benefício caso seja necessário ao cliente.

Se você está prestes a comprar um celular que possui as funcionalidades que você precisa, não é necessário personalizá-lo. Mas, se você precisa de um serviço de armazenamento para sua empresa, que será único em cada área de seu negócio, a personalização é uma qualidade essencial.

Como funciona o Marketing de Produto?

Primeiramente, é fundamental informar que nenhum produto é eterno. Todos os produtos são efêmeros e possuem fases limitadas.Todo produto é efêmero; ou seja, todo produto possui um tempo de relevância para os consumidores e empresas.

Essas fases geralmente são compostas de 4 etapas:

  1. Introdução do produto no mercado;
  2. Crescimento e desenvolvimento do produto no mercado;
  3. Maturação do produto (fim do crescimento e desenvolvimento);
  4. Saturação e decréscimo do produto.

O marketing de produto deve ser trabalhado antes da primeira etapa, já que se trata da atração de clientes a fim de vender um produto. Sendo assim, o marketing de produto também é dividido em etapas!

Quais são as etapas do Marketing de Produto?

Agora que você já sabe que o marketing de produto atua antes da introdução do produto no mercado, é hora de conhecer as etapas que antecedem esse lançamento!

  1. Determinar e conhecer o público-alvo;
  2. Definir a comunicação, posicionamento e atuação da empresa;
  3. Preparar a empresa sobre o posicionamento definido;
  4. Elaborar um plano para a introdução do produto no mercado;
  5. Trabalhar marketing de conteúdo para informar sobre o produto;
  6. Preparar as equipes de marketing e vendas;
  7. Lançar o produto no mercado.

Portanto, continue a ler para saber o funcionamento de cada etapa anterior ao lançamento no mercado!

1. Determinar e conhecer o público-alvo

Se o marketing de produto visa apresentar produtos para as pessoas certas, conhecer o público-alvo é imprescindível!Conheça o público-alvo de sua empresa a fim de atrair novos clientes e otimizar suas vendas.

Antes de começar a vender um produto, é preciso conhecer para quem esse produto será vendido. Assim, você pode definir como vender, a partir de uma base concreta de informações, reduzindo oportunidades de erro!

Além disso, a experiência do usuário ou consumidor será otimizada!

Há algumas formas diferentes de conhecer o seu público-alvo. E não há melhores formas que outras e, sim, formas mais apropriadas para cada objetivo de seu negócio!

Os modos mais utilizados de conhecer os clientes e potenciais clientes de sua empresa são:

2. Definir da comunicação, posicionamento e atuação da empresa

Após o conhecimento do público-alvo de seu negócio, essa etapa torna-se bem mais fácil de ser realizada!

A comunicação depende diretamente do seus consumidores. Se seu público-alvo é formado por jovens, por exemplo, utilizar de redes sociais e de uma comunicação informal é imprescindível!

Assim, para definir o posicionamento e atuação de sua empresa, é necessário ter em mente:

  1. A utilidade do produto;
  2. As pessoas que o utilizarão;
  3. O diferencial dentre os concorrentes.

A partir disso, você poderá realizar essa etapa de forma efetiva!

3. Preparar a empresa sobre o posicionamento definido

Nessa etapa, é necessário estabelecer a integração das informações que serão transmitidas aos stakeholders de sua empresa.

Portanto, prepare sua empresa para que todos estejam de acordo com esse novo posicionamento. Assim, as oportunidades de sucesso na venda do produto serão otimizadas!

4. Elaborar um plano para a introdução do produto no mercado

Para que o lançamento de um produto seja efetivo e com uma margem de erro reduzida, é imprescindível planejar.

Nessa etapa é o momento de antecipar os erros, otimizando o potencial e o diferencial de um produto. Assim, as características positivas de um produto podem ser utilizadas para garantir seu sucesso.

5. Trabalhar marketing de conteúdo para informar sobre o produto

Lembra que falamos sobre Marketing de Conteúdo anteriormente?

É aqui que essa estratégia irá trabalhar juntamente com o marketing de produto!Trabalhe o Marketing de Conteúdo para aprimorar sua estratégia de marketing de produto.

Pouco antes do lançamento de um produto, é interessante criar expectativa nos clientes e leads de seu negócio!

Portanto, crie bastante conteúdo relevante, como:

  • Vídeos dinâmicos sobre sua empresa;
  • Landing pages explicando o produto;
  • Manuais e demonstrações quanto ao uso do produto;
  • Entrevistas e opiniões de pessoas que já experimentaram o produto antes do lançamento;
  • Entrevistas e anúncios com diretores e colaboradores da empresa.

A união dessas estratégias irá resultar na otimização da experiência do cliente, além de agregar valor ao negócio e divulgar o produto!

6. Preparar as equipes de marketing e vendas

Antes do lançamento de um produto no mercado, é necessário preparar as equipes que trabalham com as estratégias de marketing de produto.

Portanto, todos os colaboradores devem estar cientes das particularidades e da importância do produto a ser lançado.

Ambas equipes devem estar preparadas para analisar os resultados do lançamento do produto, bem como o andamento das estratégias trabalhadas e o feedback/dúvidas dos clientes.

7. Lançar o produto no mercado

Após o lançamento no mercado, ainda há um trabalho a ser executado.

O marketing de produto não deixa de ser praticado após o lançamento no mercado. Essa estratégia deve ser analisada, ajustando possíveis erros.

Qual a importância do Marketing de Produto para sua empresa?

Como você já viu, o marketing de produto pode auxiliar diversas áreas de uma empresa. A fim de investir nessa estratégia de forma efetiva, é necessário conhecê-la.

Portanto, vamos apresentar a importância do marketing de produto, informando sobre as vantagens desse investimento!

Sales Enablement

Sales Enablement é um treinamento para que consultores de vendas possam otimizar as vendas de um produto!Sales Enablement refere-se a um treinamento de consultores de vendas a fim de criar a estratégia assertiva de vendas que otimizará seu negócio.

Lembra que falamos sobre o treinamento da equipe como uma etapa do marketing de produto? Por isso, sales enablement está diretamente ligada ao marketing de produto.

E isso significa que, investindo no marketing de produto, as equipes de sua empresa serão otimizadas!

A produtividade de cada colaborador, a união entre as áreas de seu negócio (principalmente marketing e vendas) e o aprimoramento da experiência do cliente, são resultado de sales enablement!

Padrões que resultam em vendas

À medida que sua empresa cresce, atrai mais clientes e realiza mais vendas, certos modelos começam a surgir em seu negócio.

Você passa a perceber que o feedback de um determinado cliente foi repetido por diversos outros clientes. As dores e  as necessidades também são presentes em mais de um cliente.

E o você faz com isso?

Você transforma essas características que se repetem em padrões! Ou seja, você trata esses feedbacks e essas dores como um fórmula de sucesso para seu negócio!

E replicando essas informações para suas equipes, você possui maiores chances de reduzir erros e vender mais!

Reduz custo de aquisição de clientes

A partir da estratégia descrita no tópico acima, temos a redução do custo de aquisição de clientes!

Já que é possível estabelecer padrões, torna-se possível prever certos resultados.Com o Marketing de Produto é possível atrair clientes de forma rápida e efetiva, reduzindo o custo de aquisição de leads e novos clientes!

Imagine que diversos clientes de sua empresa deram opiniões sobre a falta de uma funcionalidade em um aplicativo, por exemplo. A partir disso, você analisa todo o funcionamento do app e nota que essa funcionalidade seria bastante positiva.

Além disso, você nota que seus concorrentes também não possuem essa funcionalidade.

Então por quê não adicioná-la e utilizá-la como um diferencial ou uma novidade?

Assim, diversos clientes que buscam esse determinado app podem chegar até você (de forma orgânica) devido a esse novo diferencial!

Divulga o produto no mercado

Além das vantagens citadas acima, o marketing de produto é essencial para divulgar seu produto no mercado!

Muitos empreendedores pensam que a divulgação de um produto só deve ser feita quando ele já estiver no mercado. Entretanto, o marketing de produto trabalha as etapas anteriores ao seu lançamento. E isso resulta na disseminação de seu produto no mercado!

Assim, quando for lançado, diversos consumidores e potenciais clientes de seu negócio, já irão saber sobre seu produto, aumentando as chances de adquirí-lo!

Exemplos de Marketing de Produto de sucesso

Para concluir seus conhecimentos com relação a marketing de produto, vamos apresentar duas marcas de sucesso que trabalham essa estratégia!

Apple

A Apple utiliza trabalha fortemente o marketing de produto, principalmente através das redes sociais.

Antes mesmo do lançamento de novos Iphones ou Ipads, já circulam pela internet diversos vídeos e campanhas que apresentam os produtos, dando ênfase no design e nas novas funcionalidades dele!

É fato que a Apple possui um grande número de fiéis da marca, que compram todos os produtos lançados pela empresa. E isso deve-se ao fato de que a Apple sempre inova e cria expectativas de consumo e necessidade nos clientes!

Coca-Cola

A Coca-Cola também sempre anuncia a chegada de novos produtos, mesmo antes de seu lançamento.

Lembra do lançamento da Coca-Cola com Stevia? O produto chegou ao Brasil pouco depois que os anúncios desse novo refrigerante começaram a circular pelas mídias tradicionais e digitais!

Portanto, a Coca trabalhou a imagem, as novidades e as vantagens desse produto antes mesmo de sua inserção no mercado!

Agora você já sabe o que é, qual a importância e como investir em marketing de produto! Para continuar otimizando seus conhecimentos – bem como suas vendas – que tal ler nosso post sobre otimizar suas vendas com o Inside Sales?

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