Como introduzir o Marketing de Relacionamento nas redes sociais?

Saiba já como o Marketing de Relacionamento nas redes sociais pode aumentar suas vendas e otimizar a experiência dos clientes com relação ao seu negócio!Diversas empresas e startups que trabalham o Marketing de Relacionamento nas redes sociais, têm agregado mudanças positivas e significativas em seus negócios!

Essa estratégia não tem foco em apenas divulgar uma empresa ou marca. Ela vai muito além disso.

E, dentre essas mudanças resultantes da implementação do Marketing de Relacionamento, estão a oportunidade de crescimento e sucesso de seu negócio! Portanto, para saber o que é e como o Marketing de Relacionamento nas redes sociais pode te ajudar, continue a ler o nosso conteúdo!

O que é Marketing de Relacionamento?

Antes de iniciarmos o texto apresentando o que é e como funciona o Marketing de Relacionamento nas redes sociais, é importante introduzir o termo Marketing separadamente, já que ele é bastante abrangente.

O que é Marketing?

O termo Marketing já é bastante conhecido e utilizado em diversos setores de empresas. Entretanto, muitos empreendedores ainda não sabem exatamente o que ele significa.

Marketing refere-se a uma estratégia que visa fortalecer a comunicação entre as empresas e seus clientes (incluindo potenciais clientes), por meio da criação de ações específicas para cada objetivo a ser atingido.

Dentre os objetivos do Marketing estão:O Marketing visa criar ações específicas a fim de otimizar a comunicação entre empresas e seus clientes!

  • Maximizar lucros;
  • Otimizar atendimento ao cliente;
  • Divulgação de um negócio e seus produtos;
  • Otimização de preferências dos clientes e potenciais clientes;
  • Realização de pesquisas de mercado;
  • Melhorias na experiência do usuário, através do design, pesquisas e etc;
  • Criação de campanhas publicitárias para atrair novos clientes;
  • Otimização do relacionamento entre empresa e cliente;
  • Aprimorar o relacionamento pós-venda.

O Marketing também é essencial para fidelizar clientes. Ou seja, além de atrair novos clientes, o Marketing visa mantê-los em contato constante com a empresa. Portanto, é aqui que entra o Marketing de Relacionamento nas redes sociais.

Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento se refere a estratégias que visam divulgar uma empresa ou uma marca no mercado. Portanto, tudo que engloba uma empresa, por exemplo, é responsabilidade do Marketing de Relacionamento. Questões como presença no mercado (on e offline), captação de novos clientes, fidelização de clientes, reconhecimento de marca (bastante trabalhado pela estratégia de Brand Equity), etc, são objetivos do Marketing de Relacionamento.

O Marketing de Relacionamento, portanto, trata de estratégias de Marketing apresentadas acima, com o adicional do fator relacionamento, que implica o relacionamento entre cliente e empresa.

Além disso, o Marketing de Relacionamento nas redes sociais visa ainda transformar um negócio em referência de mercado no âmbito em que a empresa atua. E é um relacionamento positivo com os clientes que irá acarretar esse objetivo!

E o Marketing Tradicional?

Diferentemente do Marketing de Relacionamento, o Marketing Tradicional visa divulgar produtos, persuadindo consumidores a comprá-los.Enquanto o Marketing de Relacionamento visa otimizar a relação entre cliente e empresa, o Marketing Tradicional busca persuadir e influenciar o público-alvo de um negócio.

Isso significa que o cliente e a sua experiência com uma empresa não são parte dos principais objetivos do Marketing Tradicional.

A partir disso, o Marketing tradicional fortalece a divulgação dos produtos e serviços de uma empresa, a fim de persuadir o público-alvo a adquiri-los.

Porque investir em Marketing de Relacionamento?

Há diversos benefícios do investimento em Marketing de Relacionamento. Portanto, vamos apresentar os principais e mais relevantes para que você conheça melhor o funcionamento dessa estratégia.

Consumidores se tornam admiradores

Como você já sabe, o Marketing de Relacionamento visa aprimorar a forma como os clientes se relacionam com uma empresa. Portanto, pode-se dizer que essa estratégia de Marketing tem como objetivo transformar os clientes em fãs do seu negócio!

Assim, consumidores de seu produto se tornam admiradores de seu negócio!

A partir dessa admiração, eles irão realizar a divulgação orgânica de sua marca. Ou seja, se eles estão satisfeitos com sua empresa, irão contar para amigos e família.

Além disso, a comunicação “boca a boca”, apesar de não ser inovadora e moderna, é uma estratégia de forte atração de clientes!

Imagine que você tem o sonho de viajar para outro país. Você nunca fez uma viagem internacional e não sabe o que é necessário realizar antes de comprar passagens, reservar um quarto de hotel, etc. Então, você realiza uma pesquisa no Google, olha vários sites e percebe que existem diversos tipos de opiniões sobre a viagem que você quer fazer.

A partir disso, você conversa com um amigo que já viajou para fora algumas vezes. E ele te dá dicas sensacionais sobre as passagens, hotéis, câmbio, etc. Com isso, há uma pergunta: em qual opinião você confiaria mais: os usuários da internet ou uma pessoa que você realmente conhece?

Provavelmente, você respondeu “uma pessoa que eu realmente conheço”, certo? Portanto, apesar de as redes sociais serem imprescindíveis em empresas, a forma como as pessoas falam sobre o seu negócio também conta muito!

Estratégia de longo prazo

A estratégia de Marketing de Relacionamento nas redes sociais e em outras plataformas é uma estratégia de longo prazo. Nesse sentido, a estratégia de Marketing de Relacionamento é uma estratégia duradoura. Ou seja, todo o seu trabalho, apesar de não ter resultados instantâneos, agrega resultados positivos progressivos.

A partir do Marketing de Relacionamento, os esforços realizados para otimizar diversos fatores da empresa são perduráveis. Portanto, investir em Marketing de Relacionamento resulta positivamente na forma como seus clientes enxergam a sua empresa!

Otimização da relação cliente-empresa

A partir dos dois tópicos apresentados acima, é bastante perceptível que o Marketing de Relacionamento afeta positivamente o relacionamento – como o próprio nome diz – entre cliente e empresa.Como os objetivos do Marketing de Relacionamento são voltados para o cliente, o relacionamento cliente-empresa é impactado positivamente, agregando valor à empresa!

Mas a pergunta é: como isso acontece exatamente?

Então, como o Marketing de Relacionamento nas redes sociais e em outras plataformas tem como foco a relação cliente-empresa, todas as estratégias são voltadas para os clientes!

O atendimento, por exemplo, deve ser personalizado. Com a utilização das máquinas para otimizar processos e resolver problemas recorrentes, um atendimento pessoal faz toda a diferença!

Portanto, se o seu cliente está com um problema, cabe a você resolvê-lo pessoalmente. Coloque o seu melhor profissional para atendê-lo da melhor forma possível!

Por fim, faça a questão mais importante: apresente uma solução viável para resolver esse problema. Afinal, o atendimento só é positivo se problema inicial for solucionado.

Destaca sua empresa no mercado

Com a grande quantidade de empresas nos ambientes online, o Marketing de Relacionamento nas redes sociais é imprescindível para que a sua empresa se destaque no mercado!

Como várias empresas oferecem o mesmo produto ou serviço, por preços relativamente próximos, os clientes irão buscar as diferenças entre elas. E a empresa que apresentar o melhor atendimento e avaliações positivas, provavelmente será a escolhida por esse cliente!

Redução dos custos de aquisição de clientes

Esse deve ser um dos pontos mais importantes do investimento em Marketing de Relacionamento nas redes sociais.

E você deve estar pensando: se eu preciso personalizar o atendimento para cada cliente, isso significa maior investimento financeiro, certo?

Não, esse pensamento, apesar de bastante comum, não está correto. Na verdade, o que acontece é: quanto mais clientes se tornam admiradores, menos dinheiro você irá investir para que isso aconteça com novos potenciais clientes!

Lembra do boca a boca que falamos nos tópicos anteriores? Esse é um tipo de comunicação que atrai novos clientes. Além disso, quanto mais pessoas estão falando bem do seu negócio, menos você precisa divulgá-lo!Como o Marketing de Relacionamento permite o conhecimento dos clientes, os processos de aquisição deles são realizados de forma ágil e econômica!

Imagine a Airbnb, por exemplo. No livro “A história da Airbnb”, a autora Leigh Gallagher cita que, a partir do momento em que um grande número de pessoas começou a utilizar a Airbnb em suas viagens, mais atenção a empresa recebia. Isso porque usuários satisfeitos falam sobre suas experiências positivas com uma empresa.

Entretanto, é claro que desistir completamente de publicidade seria um erro. Em um mundo digital, onde diversas empresas se tornam um sucesso rapidamente, é necessário continuar inovando e divulgando!

Veja o Google, por exemplo. Ele é uma empresa que praticamente não possui concorrentes. Entretanto, o Google está sempre inovando e criando novas estratégias para manter os clientes e fãs de sua marca próximos ao seu negócio.

Aliás, o Google realiza fortes ações publicitárias o tempo todo! Ele investe em divulgação, mesmo que não pareça necessário!

Portanto, invista em Marketing de Relacionamento nas redes sociais e reduza custos de aquisição de clientes!

Como aplicar o Marketing de Relacionamento em seus negócios?

Agora que você já sabe o que é e como ele funciona, é hora de conhecer as formas efetivas de aplicar o Marketing de Relacionamento em seus negócios!

Conheça seus clientes

Uma etapa bastante importante para o sucesso de uma empresa está ligado aos clientes.

E como obter sucesso com os clientes se você não os conhece?

Portanto, trabalhe para conhecer profundamente os seus clientes, bem como seu público-alvo. Portanto, para te ajudar, vamos apresentar algumas formas de conhecer esses clientes:

Assim, conhecendo seus clientes, você irá saber como melhor atendê-los!

Atendimento especializado

A partir da vantagem apresentada acima, tem-se o atendimento personalizado para cada cliente! Como já falamos anteriormente nesse texto, o atendimento impacta fortemente a opinião e a relação cliente-empresa.

Portanto, segmente seus clientes e os atenda de forma especial a fim de criar uma experiência positiva para cada um deles!

Programa de fidelidade

Uma das ações mais comuns do Marketing de Relacionamento, é a criação de programas de fidelidade. Esses programas se tratam de maneiras de fidelizar clientes através de benefícios.

Os programas fidelidade atuam como estratégia essencial de fidelização de clientes, fortalecendo a a relação entre negócio e cliente.Imagine que você viajou de avião. Ao fim do voo, você recebeu uma mensagem em seu celular. Abrindo a mensagem, você percebe que acumulou pontos – ou milhas – e, com mais uma quantidade de pontos, você pode trocá-las por uma passagem para outros destinos.

Isso é Marketing de Relacionamento!

Como você possui milhas de uma determinada empresa aérea, dificilmente você irá escolher outra empresa em sua próxima viagem – caso ela tenha sido uma experiência positiva, é claro.

Entretanto, antes de criar diversos programas de benefícios, certifique-se que eles sejam vantajosos tanto para seus clientes quanto para a sua empresa! 

Caso o custo de um programa seja maior que o próprio custo de aquisição, esse benefício pode se tornar uma desvantagem. Portanto, pesquise e trabalhe bem as ideias de programas para que eles sejam favoráveis ao seu negócio!

Investimento em Email Marketing

O Email Marketing é uma ferramenta bastante utilizada na estratégia de Marketing de Relacionamento. Além de ser uma ferramenta personalizável, ele atinge uma grande quantidade de pessoas com apenas 1 envio!

Com o Email Marketing, seus clientes recebem novidades de sua empresa e estão em contato com seu negócio sempre.

Portanto, além de enviar lembretes para seus clientes, parabenizando em aniversários e outras datas essenciais, o Email Marketing é uma forma de criar valor de sua empresa para seu cliente.

Se a sua empresa trabalha com criação de conteúdo, enviar um email convidando-o a ler e conhecer esse conteúdo é uma ótima ideia! Além disso, você pode criar conteúdos únicos, relevantes e do interesse de seus clientes. Essa estratégia também agrega valor ao seu negócio!

É interessante também enviar promoções, descontos, brindes e diversas vantagens que só o seu negócio oferece para os clientes!

Uma ótima plataforma para trabalhar o Email Marketing é o MailChimp. Com ela você pode criar listas de contatos, personalizar o layout e a informação dos emails. Além disso, você ainda verifica os resultados: taxa de clique e abertura dos emails, horários de melhor interação com o conteúdo enviado, etc.

Marketing de relacionamento nas redes sociais

Você provavelmente já sabe que, atualmente, a presença das empresas nas redes sociais é imprescindível. Entretanto, só a presença das empresas não significa que elas irão se destacar dentre os concorrentes!

É preciso trabalhar a forma como uma empresa se apresenta por meio das redes sociais. E é exatamente por isso que você deve saber como trabalhar o Marketing de Relacionamento nas redes sociais.

Estar presente da forma correta nas principais redes sociais é uma importante oportunidade de divulgar seus negócios. Além disso, você ainda fortalece o contato com os clientes.

Trabalhe a comunicação

Outro ponto importante de investir em Marketing de Relacionamento nas redes sociais está atrelado à comunicação.O Marketing de Relacionamento nas redes sociais gera valor frente aos clientes, fortalece a presença de uma empresa no universo digital e diferencia um negócio de seus concorrentes!

A comunicação nas redes sociais é instantânea, gerando resultados em um curto prazo. Se trabalhada de forma efetiva, a instantaneidade se torna um fator positivo.

Entretanto, é fato que um erro realizado por uma empresa pode afetar negativamente o valor e a opinião das pessoas sobre os negócios!

Portanto, esteja atento ao que é postado nas redes sociais de sua empresa. Verifique sempre se as mensagens são positivas, relevantes e neutras (com relação a determinados assuntos).

O fator neutralidade é imprescindível quando forem tratados assuntos como política, religião, etc. Esses assuntos são parte da nossa sociedade e devem ser discutidos. Entretanto, eles são bastante pessoais e, geralmente, não estão ligados aos negócios realizados entre você e o seu cliente.

Portanto, você pode ter suas opiniões e elas podem divergir tanto de seus clientes quanto de profissionais de sua equipe. O importante é não aliar a sua empresa a um determinado partido ou crença.

Se você pretende abordar essas questões em sua empresa de forma neutra, pode ter como exemplo o nosso conteúdo sobre as eleições 2018. Apresentamos os planos de governo dos candidatos com relação a CT&I, sem favorecer nenhum partido ou candidato. O foco principal foi informar e apresentar fatos sobre as propostas de cada um.

Crie conteúdo nas redes sociais!

Assim como o Email Marketing, você pode divulgar conteúdos relevantes e de qualidade através das redes sociais. Como grande parte das pessoas estão fortemente presentes nas redes sociais, a sua empresa também deve estar.

Além disso, invista em Google Adsense para anunciar em sites frequentados por seus clientes. Assim, eles estarão em constante contato com o seu negócio.

Marketing de relacionamento com Customer Success

Se você conhece o Customer Success, sabe que essa estratégia visa o contato constante e positivo com os clientes.

A partir disso, Customer Success trabalha campanhas e estratégias que visam auxiliar o cliente em todo o processo de consumo e utilização dos produtos e serviços de uma empresa. E, após isso, garantir o sucesso desse cliente!

O trabalho de aprimorar o atendimento de sua empresa, resulta na otimização das estratégias de Customer Success!

Portanto, enquanto o Customer Success fica responsável pela produção de conteúdo relevante, o Marketing de Relacionamento verifica as melhores maneiras de otimizar a relação cliente-empresa.

Ou seja, definir conteúdos e fornecer material relevante para os clientes, resulta na aproximação entre eles e a sua empresa!

A melhor forma de trabalhar Customer Success e Marketing de Relacionamento conjuntamente está relacionada a otimização do tempo dos profissionais de cada uma dessas áreas. A união dessas estratégias só será válida se há um aumento de produtividade em harmonia a redução de tempo.

E a solução para reduzir o tempo gasto com esses conteúdos é a automação de marketing!

Automatizar algumas etapas do seu negócio significa a otimização do tempo e aumento da produtividade!

Portanto, trabalhar o Customer Success e o Marketing de Relacionamento conjuntamente pode ser uma ótima ideia para o seu negócio!

Exemplos do uso efetivo do Marketing de Relacionamento nas redes sociais

Você provavelmente já está convencido da importância do investimento em Marketing de Relacionamento nas redes sociais. Entretanto, para afirmar ainda mais os valores positivos dessa estratégia, vamos apresentar alguns cases de sucesso!

Netflix

Apesar de ser uma empresa com mais de 20 anos de história, a Netflix é considerada uma empresa jovem. E isso deve-se a sua forma de comunicação!

A Netflix conhece bem o seu público – apesar de ser diverso – e, por isso, implementou o Marketing de Relacionamento com sucesso!

A forma como a empresa trabalha seu conteúdo na internet é bastante interessante. Os perfis da Netflix nas redes sociais trabalham uma linguagem informal, cômica e moderna – utilizando frases conhecidas e até mesmo memes.

Além disso, a Netflix possui uma das melhores equipes de atendimento ao cliente. É possível resolver problemas que parecem impossíveis com apenas uma ligação para a empresa.

Outro fator que torna consumidores da Netflix em fãs, é a forma como a empresa trabalha os conteúdos virais (como citado antes, os memes). O perfil dela nas redes está em constante contato com clientes, respondendo-os quase instantaneamente e de uma forma inesquecível.

Diante disso, o número de assinantes da Netflix já ultrapassou 100 milhões e ainda teve um aumento de quase 2 milhões de novos assinantes no período de 1 ano.

Nubank

A empresa do segmento de serviços financeiros Nubank, transformou uma estratégia de Marketing de Relacionamento em seu diferencial dentre seus concorrentes.

Para trabalhar esse diferencial, a empresa criou estratégias diferentes e inovadoras para atrair uma grande quantidade de clientes. Desde o envio de cartas manuscritas até mesmo indicações de viagens e sanduicheiras (bem diferente, não é mesmo?).

Isso pode parecer estranho, que alguma empresa envie cartas à mão, ofereça dicas de viagem e entregue sanduicheiras. Mas esse trabalho foi muito bem pensado. E ele deu certo porque o público-alvo da Nubank possui esse perfil.

Trata-se de um público jovem, com perfil empreendedor e que sofre com burocracias. Portanto, surge a Nubank com fortes valores de agilidade, praticidade e uma comunicação atraente a esses jovens.

Só no início desse ano de 2018, a Nubank já contava com mais de 4 milhões de clientes! E grande parte desse crescimento deve-se ao Marketing de Relacionamento nas redes sociais!

Finalizando

Portanto, agora você já conhece a oportunidade de crescimento e sucesso de seu negócio por meio do Marketing de Relacionamento nas redes sociais.

Você também já conhece a diferença entre essa estratégia e o Marketing Tradicional (o primeiro visa o cliente e o segundo visa persuadir o público-alvo, lembra?).

Além disso, sabe ainda como o Marketing de Relacionamento funciona e como implementá-lo em seu negócio!

E, pensando em otimizar seus conhecimentos para obter mais oportunidades de crescimento de seu negócio, vamos te dar uma dica de leitura. Se você pretende reduzir custos com aquisição de clientes de forma efetiva, que tal aprender sobre a geração de leads?

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