Aprenda a utilizar o Marketplace como estratégia de negócios

Utilizar o Marketplace como estratégia de negócios pode facilitar o crescimento e aumento da produtividade de uma empresa digital!

Utilizando o Marketplace como estratégia de negócios, a sua empresa pode se reposicionar no mercado, ganhando visibilidade entre a concorrência, aumentando as vendas e se destacando no mercado de compras virtuais!

Em meio à grande quantidade de concorrentes no ambiente virtual, é imprescindível que as empresas fortaleçam suas presenças nesse espaço. Trabalhar e aprimorar a presença de uma empresa no ambiente digital torna-se cada vez mais essencial!

O que é Marketplace?

Desde 2012, grandes empresas no Brasil já utilizam o Marketplace como estratégia de negócios. Com a explosão das redes sociais e o aumento do uso de plataformas mobile, grande parte das empresas digitais também aderiram à essa ideia. Marketplace é um site que visa divulgar e vender produtos via internet.

Sendo traduzido literalmente, market significa mercado e place é lugar.

De acordo com o dicionário, marketplace se trata de um “lugar no qual se faz comércio, tanto de bens como de serviços”. Ou seja, marketplace refere-se a um local de comercialização. Então marketplace é qualquer lugar que realiza comércio? 

Em tese, sim! Mas a ideia do Marketplace como estratégia de negócios é um pouco mais ampla do que isso, já que agrega o ambiente digital.

Basicamente, o marketplace se trata de um site desenvolvido a fim de divulgar a compra e venda de produtos via internet. É um site em que consumidores e vendedores se encontram para realizar as ações respectivas de compra e venda de produtos.

Exemplos de sucesso de Marketplace

Para que você possa compreender melhor, vamos citar alguns exemplos do uso do Marketplace como estratégia de negócios no Brasil.

O primeiro exemplo é o Submarino. O Submarino é um site que oferece uma diversidade de produtos, desde cds e livros à passagens aéreas. Esse site é um local onde consumidores encontram vendedores que oferecem produtos de seu interesse! O Submarino é, portanto um marketplace.

Outro exemplo que é de grande sucesso, já que é a maior empresa de vendas online da América Latina, é o Mercado Livre.

O Mercado Livre é um bom exemplo para compreender melhor a ideia do Marketplace como estratégia de negócios. Nesse site, é possível fazer muito mais do que apenas comprar e vender produtos. No Mercado Livre, há uma comunicação direta entre os consumidores e vendedores!

Ou seja, é possível interagir com os vendedores, buscando maiores informações sobre os produtos que estão à venda. Além disso, antes de comprar um produto, você tem acesso às opiniões e experiências de quem já comprou um produto de um determinado vendedor.

Marketplace X E-commerce

Mas afinal, se o marketplace é um site, qual o seu diferencial de um e-commerce?

Semelhanças

Exatamente como o marketplace, o e-commerce também se trata de um site. Além disso, ambos têm como objetivo principal promover a venda de produtos através da internet.

DiferençasO e-commerce, assim como o marketplace, é um site que visa a venda pela internet.

Marketplace é um site mediado por uma empresa, no qual diversos vendedores podem comercializar seus produtos.

Já o e-commerce trata-se de uma loja online na qual uma empresa comercializa os próprios produtos.

Se, por exemplo, você está comprando equipamentos esportivos no Submarino ou no Mercado Livre, você tem diversos vendedores à sua escolha. Os equipamentos esportivos podem ser da Puma, Nike, Adidas, entre outras. O produto não é do Submarino e nem do Mercado Livre. Estes apenas mediam a conexão da procura e venda de produtos. Isso se trata de marketplace.

Entretanto, se você realizar uma compra no site da Adidas, Nike ou Puma, por exemplo, você comprará apenas os produtos de cada respectiva marca. Ou seja, se você acessa o site da Adidas, existem apenas produtos Adidas. Isso se trata de um e-commerce.

Qual a importância de utilizar o Marketplace como estratégia de negócios?

Vários benefícios são agregados à uma empresa ao utilizar o Marketplace como estratégia de negócios . Estes benefícios atuam sobre várias áreas de um negócio, desde a receita gerada à experiência dos clientes.

Redução de custos

Já que não há necessidade de se preocupar com desenvolvimento e hospedagem de um site, os seus custos serão altamente reduzidos.A partir do uso do marketplace, os custos de seu negócio são reduzidos!

Como o marketplace é responsável pelos anúncios, você também não precisa de um profissional de marketing, reduzindo os custos de propaganda.

Além dessas vantagens, há a fácil manutenção que um marketplace promove. Como a plataforma não é gerenciada por você, todas as questões de manutenção não são responsabilidade de seu negócio.

Portanto, ao utilizar o Marketplace como estratégia de negócios, há uma redução significativa de seus custos!

Fidelização de clientes

O Marketplace como estratégia de negócios oferece várias ferramentas que auxiliam na ação de agregar valor à experiência do usuário. Se a experiência de compra ou aluguel de produtos e serviços for positiva, o relacionamento entre a sua empresa e os clientes será otimizado.

Além disso, há um aumento no impacto de seus produtos no ambiente online, já que são realizados anúncios e divulgações.

Potencial de crescimento

Ao se tratar de um negócio digital, o potencial de crescimento é um fator altamente oportuno e vantajoso. À medida que os seus produtos são divulgado e as suas vendas aumentam, é possível se tornar referência dentro do seu segmento de mercado.

Além disso, você pode se associar em mais de um marketplace, atingindo um maior número de pessoas e aumentando suas oportunidades de venda.

Portanto, o Marketplace como estratégia de negócios pode ser a chave para alavancar o seu sucesso!

Como otimizar meus negócios com o Marketplace?

Se o que você pretende é aumentar as vendas de seu negócio, utilizar o Marketplace como estratégia de negócios pode ser um bom começo para atingir esse objetivo!

Para que você possa realizar essa plataforma de forma efetiva, vamos apresentar as etapas necessárias para utilizá-la.

1. Escolha do Marketplace

A escolha do Marketplace como estratégia de negócios, dependerá de diversos fatores, desde os interesses de seu negócio até o tipo de produto que você pretende comercializar. Primeiramente, você deve conhecer o seu público alvo. Para realizar isso, você pode utilizar de algumas estratégias e ferramentas:Conheça o seu público alvo para que a comunicação e divulgação dos seus produtos sejam efetivas!

Para escolher o marketplace mais adequado para o seu negócio, você deve pesquisar. Defina qual o segmento de seus produtos e pesquise quais os marketplaces mais utilizados para venda de produtos desse segmento.

Além disso, você pode realizar buscas na internet para saber qual o melhor marketplace, conversando com vendedores e tirando suas dúvidas.

Portanto, se você vende botas, é necessário conhecer e pesquisar quais os melhores marketplaces de moda e beleza.

2. Cadastro

Primeiramente, você deve realizar o cadastro de sua empresa em algum marketplace. Depois, é necessário realizar o cadastro de seus produtos. Lembre-se novamente de segmentar os seus produtos dentro do site para otimizar suas ações no Marketplace como estratégia de negócios.

Nesta etapa você já encontrou um marketplace perfeito para seus produtos. Digamos que seja um site de moda, por exemplo. Dentro deste marketplace, há diversos produtos que tangenciam o conceito de moda. Ou seja, há roupas, bolsas e até outros tipos de sapatos como tênis, saltos, etc.

Portanto, para efetivar suas vendas, segmente seus produtos. Se você vende botas, por exemplo, deve diferenciar seus produtos de outros tipos de calçados. Assim, o seu produto será apresentado para quem realmente o busca.

3. Divulgação

Nesta etapa iniciam-se a divulgação dos produtos no ambiente online. Seus produtos irão aparecer em pesquisas feitas nos buscadores, como o Google, e serão sugeridas aos usuários, caso seja parte dos seus históricas de compras virtuais.

Com a divulgação de seus produtos, a visibilidade de sua empresa é otimizada e suas vendas são aprimoradas!Com isso, você deve estar atento à parcela a ser paga ao marketplace escolhido. Essa parcela funciona como uma comissão que você irá pagar.

Apesar de não haver um valor definitivo para essa comissão, ela pode variar entre 9 e 35% por venda concluída. Isso deve-se ao fato de que quanto maior a visibilidade e exposição de seus produtos, maior a comissão que você deverá pagar. Além disso, essa variação é correspondente à divulgação que você solicita para o marketplace.

Outro ponto a ser considerado dentro da etapa de divulgação, é o prazo tempo de liberação das suas vendas. Esse período varia, geralmente, entre 2 e 45 dias. Esse prazo é uma forma de assegurar aos consumidores que eles serão atendidos corretamente.

Portanto, estude bem a forma de divulgação de seus produtos para que o Marketplace como estratégia de negócios seja efetivo!

4. Termos e condições de uso

Para utilizar um marketplace, você deve se adaptar e aceitar os termos e condições de uso. Caso isso não seja feito, os próprios usuários podem realizar denúncias, fazendo com que uma empresa seja retirada do marketplace.

Portanto, leia os termos e condições de uso do marketplace selecionado e conheça as políticas de produtos, divulgação e relacionamento com os clientes. Assim, você não terá problemas e poderá trabalhar normalmente utilizando o Marketplace como estratégia de negócios!

5. Gestão

Após todas as etapas acima, é o momento de administrar o seu perfil no marketplace. Apenas colocar seus produtos à venda e esperar os anúncios atraírem consumidores, não é a melhor forma de gerir seu negócio.Mesmo com a gestão do marketplace sendo realizada por outra empresa, é necessário administrar o seu negócio para otimizar suas vendas!

Você deve se preocupar com alguns fatores que podem definir o sucesso de sua empresa:

  • A qualidade de seu produtos;
  • Melhoria do atendimento;
  • Agilidade e atenção para envio de produtos;
  • Inovação e implementação de novas ideias;
  • Promoções e descontos em datas especiais, como Black Friday, aniversários, etc;
  • Otimização da comunicação com os clientes;
  • Facilidade no acesso aos seus produtos.

Portanto, apesar de um marketplace atuar com agilidade e dinamismo, você deve estar atento à questões que determinam a decisão de compra e de fidelidade dos usuários. Assim, o Marketplace como estratégia de negócios trará vantagens e lucratividade para sua empresa!

Tipos de Marketplace

O marketplace pode ser dividido em dois tipos:

  1. Marketplace de produtos;
  2. Marketplace de serviços.

Marketplace de Produtos

Utilizar o  marketplace de produtos tem como objetivo ligar pessoas ou lojas que comercializam produtos, físicos ou virtuais, com consumidores que buscam esse tipo de produto. Dentro do marketplace de produto há ainda dois modelos de negócios.

Marketplace de Produtos por Transação

O objetivo deste Marketplace como estratégia de negócios é agrupar empresas, lojistas e pessoas para anunciar produtos. Neste modelo, um vendedor cadastra o seu produto, estabelece preço de venda e frete, determina regras de atendimento, pagamento, etc. O marketplace selecionado pelo vendedor será responsável pela divulgação dos produtos cadastrados. Lembra quando falamos sobre a comissão? É aqui que ela entra em ação.O Marketplace de Produtos por Transação visa unir vendedores e consumidores, aprimorando a divulgação e as vendas dos negócios cadastrados em um determinado marketplace.

Sendo assim, o principal ponto desse marketplace que deve ser considerado, é o público alvo. Se os seus consumidores têm o hábito de compra constante, é interessante investir bastante na divulgação. Entretanto, se o seu produto possui grande durabilidade, talvez investir muito não seja tão necessário.

Alguns exemplos de marketplace de produtos por transação são:

Marketplace de Produtos por Anúncio

Neste Marketplace como estratégia de negócios, os marketplaces são responsáveis por anunciar e aumentar as vendas para as empresas e lojistas cadastrados. Ou seja, esses marketplaces não vendem os produtos.

Um ponto negativo deste modelo de negócio é o investimento necessário. O investimento inicial geralmente é bem alto e não há retorno em curto tempo. Isso deve-se ao fato de que a sua monetização depende de muitos anúncios, fazendo com que a comissão paga pelo vendedor seja alta.

Algumas empresas que utilizam desse tipo de modelo são:

Marketplace de Serviços

O Marketplace de serviços busca conectar empresas e empreendedores que prestam algum tipo de serviço, com consumidores que procuram um determinado serviço. Portanto, utilizar o Marketplace como estratégia de negócios para otimizar a contratação dos serviços que você oferece é fundamental.

Marketplace de Serviços por Transação

Este tipo de modelo de Marketplace como estratégia de negócios é o mais utilizado, já que visa conectar diretamente profissionais e consumidores. O principal benefício desse modelo é a receita imediata. A cada venda realizada você já gera uma receita.  Além disso, você só paga comissão para o marketplace se sua venda for concluída!

Entretanto, uma desvantagem desse modelo é que, se você pretende criar um negócio digital de impacto, deverá investir bastante. Ou seja, um faturamento alto não é instantâneo. Então, se você deseja utilizar esse modelo, procure economizar uma parcela de sua renda antes de investir em um marketplace.

Alguns exemplos de negócios que utilizam esse modelo:

Marketplace de Serviços por AluguelO Marketplace de Serviços por Aluguel trabalha a ideia da economia compartilhada, na qual o utilizar prevalece sobre o possuir!

Este modelo de Marketplace como estratégia de negócios ocorre quando um consumidor aluga um serviço de uma empresa ou de outra pessoa por um determinado período.

Com a crescente tendência da ideia de economia colaborativa, no qual as pessoas não se preocupam em ter mas em utilizar quando necessário, esse tipo de modelo de marketplace entra em ação no mercado.

Tem-se como alguns exemplo desse tipo de modelo:

Marketplace de Serviços por Orçamento

Também chamado de Serviços por Negociação, este Marketplace como estratégia de negócios funciona muito bem para empresas cujos preços não são padronizados. Neste modelo, a partir do momento em que um consumidor entra em contato com o vendedor, iniciam-se as negociações, tanto de preço como de prazos, orçamentos, etc.

Já que a demanda geralmente é personalizada para cada consumidor, o preço determinado pelo vendedor também será personalizado.

Um exemplo do Marketplace de Serviços de Orçamento é o GetNinjas.

Vale lembrar que não existe um modelo melhor do que outro. A escolha do marketplace e de qual modelo de negócio utilizar depende do seu negócio e dos objetivos da sua empresa!

Portanto, agora que você já sabe a importância e os tipos de marketplace, que tal aprender um pouco sobre como utilizar o marketing de conteúdo em empresas digitais?

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