Como selecionar a melhor hashtag para Instagram?

Veja como selecionar a melhor hashtag para Instagram a fim de otimizar a visibilidade de sua empresa no ambiente digital!Em plena era digital, quase todos os empreendedores já utilizam alguma hashtag para Instagram e outras redes sociais. Entretanto, grande parte dos usuários das redes sociais não utilizam as hashtags de maneira correta. E isso pode acarretar na estagnação do crescimento de uma empresa no ambiente digital.

Portanto, continue a ler nosso conteúdo para aumentar seus conhecimentos e otimizar a visibilidade de sua empresa!

Primeiramente, o que são hashtags?

Grande parte das pessoas já deve ter visto ou utilizado alguma hashtag para Instagram e outras redes sociais. Entretanto, poucos sabem explicar exatamente o que são as hashtags.

Tags, em português, referem-se ao termo “etiquetas“. Traduzindo o termo hashtag para o português, tem-se “cerquilha“, também conhecido como sinal da velha (#).Hashtags são etiquetas do ambiente digital que visam facilitar a seleção de um determinado assunto.

Portanto, Hashtags são etiquetas do ambiente digital que visam facilitar a seleção de um determinado assunto. Além disso, as hashtags organizam os conteúdos nas redes sociais!

Sendo assim, uma hashtag trabalha como um link para a página principal de uma empresa ou pessoa em uma rede social, como o Instagram. A partir disso, os usuários conseguem encontrar um determinado assunto com maior facilidade!

Imagine que você busca informações e posts sobre Links Patrocinados no Instagram. Você digita então algumas hashtags para facilitar sua busca. Algumas dessas hashtags podem ser:

  • #linkspatrocinados;
  • #linkspatrocinadosgoogle;
  • #linkspatrocinadosnomarketing;
  • #paidlinks (links patrocinados em inglês).

Assim, os perfis do Instagram que trabalham com essas hashtags serão apresentados a você!

Porque utilizar hashtags?

Se você criou perfis da sua empresa nas redes sociais, é porque deseja otimizar a presença do seu negócio, certo? Sendo assim, as hashtags dão maior visibilidade para seu negócio no ambiente digital!

Além disso, segundo uma pesquisa da Simply Measured, as hashtags podem otimizar o engajamento do seu perfil no Instagram em até 12,6%!

Portanto, utilizar hashtags de forma efetiva atrai usuários ao seu perfil, aprimorando a visibilidade de seu negócio!

Quais as vantagens de utilizar uma hashtag para Instagram?

Com o dado apresentado acima, você já sabe que as hashtags são essenciais para seu negócio. Entretanto, é importante que você entenda quais são os benefícios em implementar essa estratégia.

Portanto, confira já quais as vantagens de utilizar hashtag para Instagram!

Facilita o acesso aos posts de seu negócio

Adicionar hashtags a um post é o mesmo que colocar etiqueta em um produto, separando-o de outros diferentes. A partir disso, para encontrar um determinado assunto, basta simplesmente escrever uma hashtag na barra de pesquisa do Instagram.

Assim, será apresentado a você textos e imagens relacionados à hashtag utilizada para pesquisar!

Otimiza a experiência do usuário

As hashtags organizam e segmentam assuntos no Instagram e, assim, a experiência do usuário é otimizada!Já que as hashtags organizam e segmentam assuntos no Instagram, a experiência do usuário é otimizada!

Afinal, os usuários conseguem procurar e encontrar de forma rápida e fácil exatamente o que procuram. Como um filtro, as hashtags entregam instantaneamente o que os usuários desejam. 

Portanto, utilizar hashtags aprimora a experiência do usuário, impactando positivamente na imagem de sua empresa!

Atrai mais usuários

Ao utilizar hashtags, os usuários que buscam por assuntos e produtos que sua empresa oferece chegam até você com maior facilidade!

Assim, é possível atrair leads e clientes para seu perfil na rede e, consequentemente, para seu negócio!

Existem desvantagens em utilizar hashtag para Instagram?

A partir das imprescindíveis vantagens apresentadas acima, é importante informar que mesmo assim existem desvantagens. É claro que elas não são motivos para que você não utilize uma hashtag para Instagram.

As desvantagens são apenas elementos que você deve estar atento durante seu trabalho da criação das tags.

Hashtags incoerentes

Como existem milhares de usuários na rede, é fato que algumas empresas e pessoas irão utilizar uma hashtag para Instagram incoerente. Essas hashtags são palavras-chave que não têm nada em comum com o post realizado.

Imagine que você busca por #DesignDeAplicativos, por exemplo. Você deseja verificar apenas postagens que falam sobre esse tipo de design, bem como exemplos, projetos já realizados, etc.

Entretanto, é bem provável que existirão diversas postagens sobre assuntos que não se relacionam de forma alguma com design. Apesar de as postagens serem diferentes, elas estão utilizando da hashtag #DesignDeAplicativos e, por isso, irão ser exibidas na página de pesquisa. 

Infelizmente, ainda não há uma maneira de fazer com que essas postagens não sejam apresentadas. Entretanto, diversas redes sociais buscam constante otimizações a fim de aprimorar suas plataformas!

Como selecionar a melhor hashtag para Instagram?

Não existem regras para encontrar a melhore hashtag para Instagram e outras redes sociais. Entretanto, temos algumas dicas para facilitar e efetivar esse processo!

Conheça seu público-alvo

Já que as hashtags são os termos utilizados para realizar pesquisas nas redes sociais, elas têm tudo a ver com os usuários que as utilizam. Portanto, se você conhece seu público-alvo, você sabe como atraí-los para sua página através das hashtags!Se você conhece seu público-alvo, você sabe como atraí-los para sua página através das hashtags!

Portanto, é imprescindível conhecê-los a fim de otimizar a visibilidade de seu negócio. Sendo assim, há algumas formas de descobrir quem faz parte do seu público-alvo, como:

Assim, conheça seu público-alvo para que sua escolha de hashtag para Instagram seja efetiva!

Identifique oportunidades

Assim como você seleciona palavras-chave para sua estratégia de Marketing de Conteúdo, é preciso analisar as hashtags antes de utilizá-las! A partir disso, você poderá identificar as oportunidades de atuação nas redes sociais!

A partir disso, analise as hashtags utilizadas por seus concorrentes. Elas provavelmente são os termos utilizados pelos usuários e consumidores.

Além disso, verifique no Instagram quais as hashtags mais utilizadas. Se você digitar um termo no campo de pesquisa da rede, será exibida a quantidade de vezes em que uma determinada hashtag está sendo utilizada!

Entretanto, selecionar hashtags fortemente utilizadas pode não ser a melhor estratégia. Apesar de atraírem uma grande quantidade de pessoas, elas também aumentam a concorrência.

Portanto, é necessário analisar as palavras-chave utilizadas por seu negócio, a fim de decidir quais termos são mais efetivos!

Trabalhe com uma quantidade relevante

Muitos empreendedores acreditam que ao utilizar uma grande quantidade de hashtags para Instagram, eles irão atrair uma grande quantidade de pessoas. Entretanto, isso não é correto. O número de hashtags não é diretamente proporcional ao número de usuários atraídos.

Além disso, há um número limite de hashtags disponíveis em cada postagem feita. O número máximo de hashtags possível em uma postagem é 30. Entretanto, vale lembrar que não é necessário utilizar 30 em todos os posts. Geralmente, a média de hashtags utilizadas por empresas é no máximo 10. 

Tenha em mente que há algo mais importante que a quantidade de hashtags. Trata-se da qualidade das hashtags.Para páginas com menos de 1000 seguidores, é recomendado que seja utilizadas de 4 a 6 hashtags por post.

Entretanto, há algo mais importante que a quantidade de hashtags. Trata-se da qualidade das hashtags.

Utilize apenas a hashtag para Instagram relacionadas ao conteúdo postado. Sendo assim, mesmo que mais pessoas acessem o seu post, elas não irão realizar nenhuma ação relevante (clique, curtida, etc). Afinal, se as hashtags indicam algo não relacionado ao post, os usuários simplesmente buscarão outras postagens, ignorando o post de seu negócio.

Isso acontece porque elas não fazem parte do seu público-alvo. Então, se o seu post se trata de Machine Learning, por exemplo, não é nada relevante adicionar hashtags relacionadas a animais, comida, viagens, etc.

Portanto, não se preocupe com a quantidade de hashtags e, sim, com a qualidade dessas etiquetas!

Utilize ferramentas para facilitar a seleção

Para facilitar a seleção de hashtags para Instagram, é relevante utilizar ferramentas. Afinal, elas podem captar diversos termos diferentes que podem ser bastante úteis e positivos para sua empresa.

Portanto, para conhecer as principais ferramentas disponíveis no mercado, dê uma olhada no tópico abaixo!

Ferramentas para selecionar as melhores hashtags para Instagram

A fim de facilitar a seleção de hashtags para Instagram, é fundamental utilizar algumas ferramentas. Portanto, conheça quais são as principais e como elas funcionam!

Magnify

O Magnify é um aplicativo que visa encontrar as hashtags de seu interesse.O Magnify é um aplicativo que visa encontrar as hashtags de seu interesse. Assim, você encontra as hashtags com mais facilidade.

A única desvantagem do Magnify é a falta de termos em português. Entretanto, se você utiliza de palavras-chave em inglês, como Marketing, Landing Page, Web Designer, Inside Sales, etc, esse app será bastante útil para seu negócio.

TagBlender

Diferentemente dos apps acima, o TagBlender se trata de um site. Nele, é possível verificar os assuntos mais populares, mais comentados e curtidos do Instagram.

Assim, ele agrega as hashtags mais utilizadas dentro do seu segmento de interesse. Entretanto, a desvantagem desse site, assim como o Magnify, é a falta de termos em português.

TagsForLikes

O aplicativo TagsForLikes apresenta as hashtags mais populares do Instagram. Além disso, esse app encontra hashtags de vários segmentos diferentes.

Outro ponto interessante desse app, é a possibilidade de criar listas personalizadas com as hashtags que você precisa. Ele está disponível tanto na AppStore quanto na Google Play.

A desvantagem do TagsForLikes é que ele se trata de um aplicativo completamente pago, sem versões gratuitas.

Best HashTags for Instagram

O Best Hashtags for Instagram é um aplicativo que disponibiliza diversas categorias gerais de hashtags. Além disso, você pode criar e gerar suas próprias hashtags, personalizando as etiquetas utilizadas em seu Instagram.

Como testar os resultados com o Instagram Insights?

O Instagram Insights é uma plataforma dentro do próprio Instagram que visa apresentar todos os dados de uma página. Dentre essas informações estão:

  • Número de acessos à página;
  • Data e hora de engajamento dos usuários com seu perfil;
  • Quantidade de impressões;
  • Quantidade de cliques;
  • Rendimento das tags.

O Instagram Insights é uma plataforma dentro do próprio Instagram que visa apresentar todos os dados de uma página.

Portanto, essa ferramenta é essencial para seu negócio, principalmente durante mudanças da página, novas hashtags, etc. A partir disso, você irá conseguir visualizar quais hashtags atraíram mais clientes e foram mais efetivas!

Cases de sucesso com o uso das hashtags nas redes sociais

Diversas empresas criam campanhas de sucesso próprias para as redes sociais, utilizando várias estratégias. Dentre elas, estão as hashtags.

Sendo assim, conheça alguns cases de sucesso para se inspirar e reproduzir ações em suas postagens e campanhas do Instagram.

Bob’s

A empresa Bob’s trabalhou com os consumidores a campanha da “maior hashtag do mundo“. Sendo assim, os clientes Bob’s postavam fotos dos lanches comprados e adicionavam uma hashtag para Instagram. Nessa tag, eles deveriam adicionar um adjetivo que melhor caracterizasse a nova sobremesa da empresa.

Assim, as hashtags consideradas únicas e relevantes, resultavam em um desconto para a próxima compra do cliente. Ao fim da campanha, a hashtag possuía quase 20 mil caracteres e atraiu milhares de consumidores à rede fast food!

A empresa Bob's trabalhou com os consumidores a campanha da "maior hashtag do mundo", atraindo milhares de consumidores às lojas!

Nike

A Nike possui uma forte presença no ambiente digital, principalmente em redes sociais como o Instagram.

Durante uma campanha que estimulava a prática de esportes e exercícios físicos, a Nike criou a hashtag para Instagram #WeRunDirty (nós corremos sujos). A partir disso, uma grande quantidade de pessoas de todo o mundo passou a postar fotos de suas corridas, adicionando sempre essa hashtag.

Além da popularização da hastag, os usuários que postavam suas fotos estavam, geralmente, utilizando os tênis de corrida da Nike. Assim, gerando grande visibilidade para a marca!

Portanto, além de criar engajamento com os seguidores da página, a Nike ainda teve seu produto exibido continuamente, sem pagar nada por isso!

Netflix – Santa Clarita Diet

Para anunciar a nova temporada da série Santa Clarita Diet, a Netflix trabalhou com influenciadoras digitais, divulgando a hashtag para Instagram #santaclaritadiet.

Como a série trata de uma mulher em transformação para zumbi, ela se alimenta de carne humana.

A partir disso, todas as influenciadoras realizaram postagens em seus perfis segurando um copo oficial da marca da série. Nas legendas, elas adicionaram textos curtos que falavam sobre o poder de uma dieta, afirmando como estavam felizes com as novas mudanças de suas formas físicas. Ao fim, elas adicionavam a hashtag para Instagram.

Para os usuários que eram fãs da série ou sabiam do que ela se tratava, tornaram-se fortes engajadores das postagens e da hashtag.

Com isso, a Netflix conseguiu atrair milhares de usuários ao seu perfil. Além disso, o maior resultado foi com relação à série, uma produção original da Netflix. A partir dessa campanha, centenas de usuários começaram a assistir à Santa Clarita Diet!

A Netflix utilizou de uma hashtag para Instagram com relação a uma série. A partir disso, centenas de usuários começaram a assistir à Santa Clarita Diet!

Urban Hilton

A marca de roupas Urban Hilton criou uma campanha que estimulava os consumidores a visitarem suas lojas. Assim, a partir disso, os consumidores deveriam postar selfies com a hashtag para Instagram #UrbanSelfie.

Caso fizessem isso, elas recebiam um desconto de 20 dólares na compra. Por isso, centenas de consumidores foram às lojas, consumindo diversos produtos e criando engajamento com a hashtag para Instagram da Urban.

Portanto, nesse caso, além de aumentar a visibilidade da marca, a Urban Hilton ainda realizou a união das hashtags com as promoções que visam aumentar as vendas!

Conclusão

Sendo assim, agora que você já sabe bastante sobre a melhor hashtag para Instagram, chegou a hora de revisar tudo que foi aprendido. Assim, você reforça ainda mais seus conhecimentos, estando pronto para implementar suas ideias!

  • Hashtags são etiquetas que diferenciam e segmentam assuntos nos ambientes digitais;
  • As hashtags são capazes de aumentar o engajamento das páginas sociais em até 12,6% – segundo a Simply Measured;
  • Utilizar hashtags de forma efetiva podem: organizar postagens de uma página, otimizar a experiência do usuário e atrair mais usuários ao perfil da empresa;
  • Uma desvantagem das hashtags é o fato de que elas podem ser utilizadas de forma incoerente: usuários postam conteúdos que não coincidem com a hashtag utilizada;
  • Para selecionar a melhor hashtag para Instagram é necessário conhecer seu público-alvo, identificar oportunidades de palavras-chave e selecionar um número relevante de hashtags de qualidade;
  • Uma outra etapa importante para selecionar as melhores tags, é o uso de sites e aplicativos a fim de facilitar esse trabalho;
  • Diversas marcas relevantes como Nike, Bob’s, Urban Hilton e Netflix utilizaram uma hashtag para Instagram em suas campanhas, obtendo sucesso.

Assim, agora você já sabe como utilizar e implementar a hashtag para Instagram de forma efetiva! Agora, que tal aprender ainda sobre visibilidade marca a partir da estratégia de Branding?

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