Como aplicar o Mobile First no Design de uma empresa?

Veja o que é e como o Mobile First no Design pode atrair clientes e otimizar as vendas da sua empresa!O Mobile First no Design é um método imprescindível para o sucesso de seu negócio, seja ele qual for. É essencial que você conheça mais sobre esse assunto para se destacar no mercado, ultrapassar seus concorrentes e agregar mais clientes!

Portanto, se você deseja aprender a implementar o Mobile First  no Design de sua empresa de forma rápida, prática e efetiva, continue a ler nosso conteúdo!

Primeiramente, o que é Mobile First?

Mobile First refere-se à responsividade de páginas web em dispositivos mobile. Ou seja, sites, landing pages e blogs que são adaptados aos dispositivos mobile.

Você já deve ter percebido que o tamanho das telas de um computador e de um smartphone ou tablet são diferentes, certo?O Mobile First refere-se às páginas web que foram criadas especialmente para as telas mobile - e não para telas desktop.

Além da questão do tamanho, há ainda a disposição das telas. Os elementos de uma tela de smartphone são apresentados de forma vertical. Entretanto, os elementos de uma tela de desktop são exibidos horizontalmente.

Portanto, é necessário adaptar um site a fim de exibir um conteúdo de forma correta em todo dispositivo.

Sendo assim, existem sites que são criados com responsividade apenas para desktop. Isso faz com que o acesso pelo smartphone ou tablet seja uma péssima experiência para o usuário. Afinal, quando um site não considera a responsividade mobile, toda a página é desconfigurada quando acessada por um dispositivo móvel.

Portanto, ao contrário de sites responsivos, o Mobile First no Design considera os dispositivos móveis primeiro. Ou seja, todo o site é criado com base no layout de um smartphone ou tablet. Apenas após a finalização do site, alterações e adaptações para o desktop são realizadas!

Mobile First X Mobile Friendly

Como ambos termos tratam sobre o mobile, muitos empreendedores tendem a acreditar que eles são a mesma coisa. Mas é imprescindível diferenciá-los a fim de implementar essa estratégia em seu negócio!

Como você já sabe, um site que trabalha o Mobile First no design é aquele criado para dispositivos móveis, ao invés de ser apenas uma adaptação de um site para desktop.

Entretanto, um site mobile friendly é aquele que possui uma versão personalizada e única para dispositivos móveis. Isso significa que um mesmo site é diferente em plataformas diferentes!

Assim, uma página web pode conter as mesmas imagens, textos e disposição de elementos. Entretanto, o site mobile friendly é criado com outro código, a fim de otimizar a experiência do usuário em um dispositivo móvel.

Muitas vezes, algumas empresas utilizam até mesmo um subdomínio (uma ramificação do site principal) apenas para a versão acessada por smartphones e tablets.

Mobile First X Site Responsivo

Diferentemente do mobile first, os sites responsivos são aqueles que apenas adaptam a página web para dispositivos mobile.Além do mobile friendly, é comum pensar que um site mobile first é o mesmo que um site responsivo. Entretanto, é fundamental diferenciar esses termos também.

A principal diferença entre um site mobile first e um site responsivo está relacionado à prioridade do dispositivo utilizado.

Isso quer dizer que, enquanto o mobile first é o site criado prioritariamente para dispositivos móveis, o site responsivo é criado para desktops e apenas adaptado para o mobile.

Entendeu a diferença?

Portanto, se você criar um site com base nas disposições de um celular, você está trabalhando o conceito de mobile first!

Por que aplicar o Mobile First em sua empresa?

A partir daqui, você já sabe bastante sobre o método mobile first no design; você conhece a estratégia e a diferença entre mobile first, design responsivo e mobile friendly.

Agora, os principais motivos que justificam a importância de implementar o mobile first no design de sua empresa são:

  1. Tendência dos dispositivos mobile;
  2. É um fator de ranqueamento do Google.

A tendência está relacionada ao aumento do número de pessoas que possuem e utilizam smartphones diariamente. Uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2016 apresentou que mais de 77% da população brasileira possui um aparelho móvel.

Além disso, em 2018 foi contabilizado que o Brasil já possui mais de 1 smartphone por habitante, superando a marca anterior.

Sendo assim, segundo a ANATEL, existem 210 milhões de pessoas no Brasil mas existem cerca de 220 milhões de smartphones ativos em todo o Brasil.

Portanto, os smartphones e outros dispositivos mobile já se tornaram tendência no Brasil e no mundo todo!Os smartphones já se tornaram tendências, não só no Brasil como em todo o mundo.

Com relação ao fator de ranqueamento, o Google possui mais de 200 fatores de ranqueamento que definem as posições dos sites em sua plataforma.

E um dos fatores mais importantes está relacionado à otimização da experiência de busca dos usuários do Google.

Como o Google sabe que as pesquisas estão sendo realizadas em grande parte por smartphones (já chega a 50% das pesquisas) o mobile first é um fator de ranqueamento.

Até mesmo a forma de realizar pesquisas no Google já passaram por mudanças.pesquisa por voz no Google também representa grande parte das pesquisas realizadas na plataforma!

Sendo assim, a partir desses dois motivos

Quais os benefícios de investir em Mobile First no Design?

Existem diversos benefícios ao implementar o mobile first no design de seu negócio. Afinal, como você leu no tópico acima, investir nesse conceito já é essencial para toda empresa.

Portanto, conheça agora quais as principais vantagens que vamos apresentar para complementar seus conhecimentos!

Otimiza o ranqueamento no Google

Em 2018, o Google apresentou uma mudança com relação à indexação e ranqueamento de sites em sua plataforma.

Segundo essa mudança, as páginas web serão ranqueadas no buscador do Google de acordo com as versões mobile. Sendo assim, se você possui um site mobile first, você terá maiores chances de ser melhor ranqueado no Google!

Aprimora a experiência do usuário

Trabalhar o mobile first no design de sua empresa garante que a experiência do usuário seja efetiva e positiva! 

Implementar o mobile first em sua empresa aprimora a experiência do usuário com relação à suas páginas web!A partir disso, as hierarquia da informação torna-se foco principal de uma página web ou até mesmo de um aplicativo. Com isso, o usuário não encontrará tantas dificuldades para acessar informações e realizar ações em um site ou app.

Além disso, as informações mais importantes em seu site serão mais acessadas pelos visitantes da página, já que elas serão vistas com maior facilidade!

Outro fator interessante da implementação do mobile first, é o fato de que o conteúdo do site será relevante. Isso acontece devido ao tamanho reduzido das telas móveis. Assim, a informação apresentada deverá ser completa e sintética ao mesmo tempo.

Dá maior visibilidade para uma marca

A partir da otimização do ranqueamento no Google e da experiência dos usuários, a visibilidade da sua marca também será otimizada!

A partir do momento em que as mudanças em seu produto ou serviço são realizadas, com foco no usuário e nos clientes, a sua marca agrega valor!

Além disso, o aumento da visibilidade de uma marca também acontece frente ao mercado. Ou seja, seus leads, concorrentes e parceiros podem encontrar sua empresa com maior facilidade com o aumento da visibilidade!

Potencializa o carregamento da página

Como você provavelmente já sabe, o carregamento de uma página web é um fator de qualidade extremamente importante para o algoritmo do Google.

Além disso, os dispositivos móveis têm como característica principal a instantaneidade. Ou seja, esses dispositivos exibem informações de forma imediata e sem grandes empecilhos!

Sendo assim, com o aumento de acessos à internet através de dispositivos móveis, é imprescindível que o carregamento de seu site seja o mais rápido e eficaz possível!

Apesar de parecer difícil, esse conceito é mais simples de ser implementado do que parece.

Então, como tornar uma página web mais leve a fim de agilizar seu carregamento?

O primeiro passo para responder à essa pergunta é: eliminando informações irrelevantes!Trabalhe a hierarquia da informação para otimizar a experiência do usuário, além de tornar seu site mais efetivo!

Como falamos no tópico anterior, implementar o mobile first no design já impacta nessa otimização de informação. Entretanto, é necessário trabalhar apenas com informações essenciais para otimizar seu negócio!

Sendo assim, além de priorizar a exibição de outros conteúdos, você ainda torna seus sites mais leves. A partir disso, o carregamento é otimizado!

Além disso, é imprescindível também ter em mente ao conteúdo visual utilizado no site. Imagens e vídeos tendem a ser arquivos pesados – principalmente os de altas resoluções -, reduzindo a velocidade de carregamento em uma página.

Portanto, você pode compactar imagens que serão utilizadas, além de modificar os formatos (JPG, PGN, PDF, etc) para reduzir o peso delas.

Para se orientar com relação ao peso dos arquivos, tenha como objetivo principal a utilização do mínimo de dados móveis de um usuário. Se o seu site consome os dados móveis de forma rápida, veja o tamanho das imagens e vídeos utilizadas em seu site e reduza-as!

Como aplicar o Mobile First no Design de uma empresa?

Para aplicar o mobile first no design de uma empresa de forma efetiva é necessário ter em mente alguns fatores. Continue a ler abaixo para saber quais e como esses fatores devem ser trabalhados!

Crie um site mobile friendly

Se você já possui um site, seja ele responsivo ou não, é interessante criar um site mobile friendly. Como você já sabe, esse tipo de site é um específico para o acesso através de dispositivos mobile.

Verifique quais são as informações que realmente não podem faltar em sua página web. Adicione também calls-to-action que agilizam ações esperadas pelos usuários.

É possível, por exemplo, adicionar um botão de whatsapp em seu site mobile friendly que direciona seus leads e clientes a entrar em contato direto com sua empresa!

A partir disso, você pode exibir informações de forma hierarquizada, priorizando dados mais relevantes e otimizando a experiência do usuário!

Otimize o tempo de carregamento de uma página

Como você já sabe, a velocidade de carregamento de uma página é extremamente importante tanto para o ranqueamento quanto para a experiência do usuário. Sendo assim, otimizar essa velocidade é imprescindível!A ferramenta completamente gratuita Test My Test, do Google, apresenta pontos que devem ser melhorados para otimizar seu site!

Portanto, utilize ferramentas para calcular a velocidade de carregamento de seu site para realizar mudanças. Uma ferramenta gratuita e bastante interessante para calcular o tempo de carregamento do seu site em dispositivos móveis (dentre outras funções) é o Test My Site, do Google.

Assim, para reduzir o tempo de carregamento, reduza o tamanho de imagens e vídeos, selecione textos relevantes e priorize o que realmente deve estar na sua página!

Utilize o Search Console

O Search Console é uma ferramenta Google que apresenta um diagnóstico do seu site ou blog. Ela aponta quais erros estão impactando negativamente seu site para que você entenda melhor sobre o funcionamento da sua página web.

Além disso, ela ainda apresenta os elementos que podem ser melhorados a fim de potencializar o alcance do seu site, bem como reduzir a taxa de rejeição.

Conclusão

Agora que você leu bastante informação sobre a implementação do Mobile First, chegou o momento de revisar os principais pontos e tirar algumas dúvidas que podem ter surgido durante a leitura!

  • Mobile First é o método de criação de sites, blogs e landing pages que considera os dispositivos mobile primeiro;
  • O mobile friendly se difere do mobile first por se tratar de páginas específicas e personalizadas para os dispositivos móveis;
  • Um site responsivo é aquele que apenas adapta sua página para os smartphones e tablets;
  • O mobile first no design deve ser implementado pois grande parte das pesquisas são realizadas por dispositivos móveis;
  • O Google considera como um dos 200 fatores de ranqueamento a utilização do mobile first;
  • Implementar o mobile first no design otimiza o ranqueamento, a experiência do usuário e a visibilidade de uma marca no mercado;
  • Para implementar o mobile first no design, é necessário diminuir o peso de imagens e vídeos em uma página web, além de utilizar ferramentas que exibem o funcionamento de um site.

Sendo assim, você já pode implementar essa estratégia em seu site!

Agora, se você gostou desse conteúdo, que tal ler sobre Mobile Marketing para otimizar ainda mais o seu negócio nas pesquisas realizadas em dispositivos móveis?

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