Mobile Marketing: saiba o que é e como utilizá-lo

Saiba o que é e como utilizar do Mobile Marketing pode alavancar a sua empresa no mercado!Com a contemporaneidade, grande parte dos consumidores migraram para o ambiente online. A partir disso, as empresas e marcas também os seguiram, fortalecendo suas presenças no mundo digital. Com essa participação, as empresas buscam criar e divulgar conteúdo para agregar e fidelizar seus potenciais clientes. Para saber o que é o Mobile Marketing e como utilizá-lo em sua empresa, continue a ler o nosso post!

O que é Mobile Marketing?

Mobile Marketing é o nome dado à ações e estratégias de marketing realizadas nos dispositivos móveis. As empresas passaram a criar conteúdo para smartphones, celulares e tablets, buscando a aproximação com seus consumidores. Ou seja, essas estratégias desfrutam das aplicabilidades e características dos dispositivos mobile para estabelecer relação com o segmento alvo.Os consumidores migraram para as plataformas digitais, fazendo com que as empresas os seguissem!

As empresas e marcas interagem com clientes, bem como prováveis clientes, de seus produtos e serviços. Essa relação estabelece influência sobre esses públicos, seja de forma positiva ou negativa. Portanto, criar um bom relacionamento com seus clientes, dentro e fora do ambiente digital, é imprescindível.

Além disso, disponibilizar facilidade de contato por parte de sua empresa, é uma vantagem na visão dos consumidores. Resoluções de problemas, questionamentos e promoções são bem mais efetivos quando há a aproximação da marca com seu público.  É fato que ninguém vai comprar o produto de uma empresa que não oferece informação sobre seus serviços. E o meio digital é o lugar certo para disponibilizar os valores, intenções e serviços da sua empresa!

Quais os benefícios de investir em Mobile Marketing?

O principal benefício de investir em Mobile Marketing é a aproximação e maior relação com seu público, como descrito no tópico acima. Caso uma marca ou empresa seja distante do seu público, os clientes que tiverem algum problema irão recorrer à outras plataformas como o “reclame aqui”. E é claro que a sua marca pode estar presente nesses sites para amenizar as reclamações.

Utilizando do Mobile Marketing, você pode atrair mais clientes para sua empresa!Entretanto, um comentário negativo sobre seu produto ou atendimento pode fazer com que possíveis clientes desistam de realizar a contratação ou compra na sua empresa. Além disso, até os seus concorrentes têm acesso à sua presença (ou ausência) nas plataformas online. E eles podem utilizar esse fator a favor deles, criando desvantagem para você. Portanto, preocupe-se com as formas de atendimento dos clientes, afinal, sempre haverá algum problema para ser resolvido, não é mesmo?

Outro benefício a ser considerado, é a possiblidade de divulgação de seu produto. Isso deve-se ao fato de que o número de pessoas online é muito maior que o número de pessoas offline. Segundo um estudo realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, 92,3% de brasileiros possuem no mínimo um smartphone por residência. Em um âmbito global, cerca de 5 bilhões de pessoas têm no mínimo 1 smartphone. Além disso, cerca de 100 bilhões de buscas são realizadas mensalmente em todo o mundo. Apesar de a concorrência ser intensa, a ausência da sua empresa nas redes sociais é uma desvantagem definitiva.

Existem desvantagens no investimento em Mobile Marketing?

Não há nenhuma desvantagem externa para investir em Mobile Marketing. Ou seja, nenhuma desvantagem mercadológica, social e nem política. Você pode divulgar e anunciar sua empresa em diversas redes sociais e em diversas plataformas mobile. Entretanto, há a possibilidade de desvantagens internas caso você não tenha conhecimento sobre o marketing dentro dessas plataformas.

Mobile Friendly

Um dos maiores erros de quem produz conteúdo para mobile, é não fazer a adaptação necessária. O termo mobile friendly se relaciona ao nível de adaptação de um site, por exemplo, quando acessado por um dispositivo móvel.Saiba como fazer com que seu site seja Mobile Friendly.

O modo como o site aparece na tela de um computador é diferente de como aparece em um smartphone.  E esse fator influencia, e muito, na experiência do usuário com o site.

Tem-se, por exemplo, um site de e-commerce, cujo principal número de vendas é realizado através de um computador. Se, quando acessado por um smartphone, a aba de compras não funcionar como no computador, ou os tamanhos dos espaços para preenchimento de informações de compra ficarem diferentes, a experiência desse consumidor foi afetada negativamente. E há uma grande possibilidade da desistência dessa compra.

Design

Outro fator que influencia bastante, é o design do seu site. A forma de disposição de informações, dados e imagens. Até mesmo a tipografia pode causar admiração ou rejeição pelo seu site.

Para exemplificar o fator design de forma mais aprofundada, tem-se um exemplo prático: quando você faz a busca de um produto na internet, geralmente clica em um site que está nas primeiras posições do Google. Entretanto, se você percebe que o site não está visivelmente “bonito”, você rapidamente procura outro. Mas qual o motivo de você procurar outro site? O motivo é que associamos a ideia de confiável à termos como: funcional, bonito e de fácil acesso. E atualmente, essa associação é, quase sempre, correta.Saiba como o design de seu site pode influenciar no comportamento dos clientes.

Um site ruim e que não funciona, nos faz pensar que há a falta de cuidado por parte da empresa. Se há a falta de cuidado com o site, há a falta de cuidado com os produtos e serviços que oferecem. Mas será que é sempre assim?

Para responder a sua pergunta, não! Não é sempre assim! Há muitas empresas que não possuem presença digital positiva, mas são bastante competentes! Entretanto, não é interessante que você corra esse risco, certo? Então, se preocupe com sua presença digital, pois é a forma como as pessoas terão a primeira impressão de sua empresa.

Quais as maneiras de tornar meu site Mobile Friendly?

Você deve estar se perguntando quais as maneiras de adaptar seu conteúdo para dispositivos mobile. E uma maneira simples e efetiva de realizar o Mobile Marketing, é o Google Mobile Friendly.O Google possui uma ferramenta para tornar o seu site Mobile Friendly!

Essa plataforma do Google permite que você faça o teste de compatibilidade com smartphones e plataformas mobile. A partir daí você tem algumas possibilidades para fazer as mudanças necessárias:

Apesar de não ser grátis, contratar alguém com conhecimento e experiência pode tem um maior custo-benefício. Além disso, os riscos de algo acontecer serão bem menores.

Se a sua empresa está em um estágio avançado, você provavelmente já sabe sobre algumas estratégias de Marketing Digital. Caso não saiba, que tal ler um pouco sobre o que é Inbound e Outbound Marketing para otimizar as vendas da sua empresa?

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