Modelo de negócio ou plano de negócio: Qual fazer?

modelo-negocio-plano-startup-app-site

Depois de se ter uma boa ideia sempre ficamos na dúvida na estruturação do plano de negócio ou do modelo de negócio. Mas qual é melhor para uma startup?

 

Modelo de negócio ou plano de negócio: Qual fazer?

Como uma prática comum entre as pessoas, sempre que temos uma ideia e queremos transformá-la em um negócio todos nos recomendam fazer um plano de negócio ou um modelo de negócio. Porém muitas pessoas não sabem qual seria o mais adequado para se trabalhar naquele momento!

As duas estratégias de plano de negocio ou modelo de negocio são viáveis e apresentam tanto pontos bons quanto pontos negativos. Dependendo da situação atual do seu empreendimento um será mais adequada do que a outra. Para decidir entre um modelo de negócio ou um plano de negócio, vamos analisar cada uma das opções.

Modelo de negócio ou plano de negócio: Diferenças

plano-modelo-negocioO plano de negócio é muito mais utilizado pelo empreendedores e mais conhecido entre as pessoas do que o modelo de negócio. O próprio SEBRAE sempre estimulou as pessoas a fazerem um plano de negócio antes de iniciarem com investimentos e desta forma evitando possíveis prejuízos e falhas. A grande diferença entre o plano de negócio e o modelo de negócio é a velocidade em que podemos estruturar cada um deles.

O plano de negócio, diferentemente do modelo de negócio, pode ser entendido como um documento que representa toda a estrutura da empresa, abrangendo os mínimos detalhes. No plano de negócio, além de conter todas as estratégias para se alcançar as metas traçadas, também tem uma forte pegada na descrição financeira. Descreve o fluxo de caixa, retorno sobre o investimento e outros. Se torna um documento oficial do qual os gestores do empreendimento devem seguir. Normalmente o plano de negócio é feito com o objetivos de curto, médio e longo prazo.

Mas para conseguir reunir essa quantidade de informação tão precisa no plano de negócio exige-se muito tempo e dedicação. Muitas vezes os empreendedores gastam mais tempo fazendo o plano de negócio do que realmente pensando sobre o problema encontrado por ele e a solução que ele irá desenvolver para o mercado. Nesse sentido, o plano de negócio demora muito mais para ser elaborado do que o modelo de negócio.

Por outra via, o modelo de negócio é uma ferramenta muito mais dinâmica e adaptável do que o plano de negócio. O modelo de negócio se tornou difundido entre as pessoas com o livro Business Model Generation, escrito pelo holandês Alex Osterwalder e outros especialistas. No modelo de negócio o foque não é estruturar todas as variáveis com o máximo de detalhes, mas sim entender a oportunidade de mercado encontrada e propor uma solução viável, normalmente usado em Startup. Nesse quesito, o modelo de negócio se torna muito mais ágil para se elaborar do que o plano de negócio.

Em apenas algumas horas, fazendo um brainstorming, podemos fazer um modelo de negócio e ter uma visão mais ampla da cara do negócio. Enquanto isso, o plano de negócio demora meses para ser feito, em alguns casos até semestres.

Os principais pontos abordados pelo modelo de negócio são os seguintes:

  • Proposta de Valor
  • Segmento de Clientes
  • Relacionamento com o Cliente
  • Canais
  • Atividades Chave
  • Recursos Chave
  • Parceiros Chave
  • Estrutura de Custo
  • Estrutura de Receita

Modelo de negócio ou plano de negócio: Conclusão

medelo-plano-negocioTanto o plano de negócio, quanto o modelo de negócio têm suas utilidades. Em uma perspectiva de construção de um novo empreendimento, a melhor alternativa seria utilizar o modelo de negócio em um primeiro estágio. Com o modelo de negócio será possível refletir sobre as principais oportunidades e desafios, sem gastar mais do que uma semana para executá-lo. Feito o modelo de negócio e com o empreendimento em estágio um pouco mais avançado, podemos optar em fazer um plano de negócio, já que essa ferramenta será muito mais precisa para evitar surpresas desagradáveis, prever o fluxo de caixa e até mesmo convencer um possível investidor!

Para melhorar o desempenho do seu investimento , confira aqui tudo sobre Startup.

 

[Total: 3    Média: 4.7/5]