O que é e como trabalhar o Marketing de Realidade Virtual?

Aprenda já a implementar o Marketing de Realidade Virtual em sua empresa a fim de otimizar a visibilidade de sua marca e conquistar clientes!Como você sabe, a tecnologia está em constante mudança, principalmente com relação ao marketing de realidade virtual. Essa estratégia é essencial para as empresas atuais, que visam agregar clientes e otimizar a experiência dos usuários.

Portanto, leia agora nosso conteúdo a fim de conhecer melhor essa estratégia para implementá-la em seu negócio, destacando sua empresa no mercado!

Primeiramente, o que é Realidade Virtual?

Realidade Virtual (RV) trata-se de uma experiência que otimiza cenários e locais virtuais, tornando-os mais reais. Dessa forma, você é “transportado” para um outra realidade.

Se estamos falando de um video game, por exemplo, é possível tomar controle dos personagens do jogo, realizando ações como esse personagem. A Realidade Virtual possibilita experiências de cenários e ações sem a necessidade da presença física de alguém.

Entretanto, essa imersão no jogo não é total; você se sente no jogo de forma parcial. Afinal, você consegue ver a televisão ou tela do computador onde o jogo está acontecendo, além do ambiente à sua volta.

Já nos jogos de realidade virtual, você migra para dentro do mundo do jogo. Por isso, você se sente como se estivesse dentro do jogo, como se você tivesse se tornado o personagem!

A partir disso, não existem telas e nem visão do ambiente real em que você está. Você se torna o personagem do jogo, vivenciando-o de forma mais realista!

Realidade Virtual X Realidade Aumentada

Apesar de serem termos constantemente relacionados, RV e RA (realidade aumentada) não são sinônimos. Portanto, é essencial diferenciá-los a fim de compreender a forma correta de investir no marketing de realidade virtual.

Como você já sabe, a RV permite uma experiência de imersão, seja em um jogo, um cenário, ou outros. Assim, você é colocado em um lugar que, na realidade, não está.

Diferentemente da VR, a realidade aumentada utiliza do ambiente real e presente para proporcionar uma experiência. Ou seja, os objetos e cenários da sua casa, por exemplo, passam a interagir com você.

Sendo assim, são utilizados os cenários e objetos reais do lugar em que você está para criar uma experiência de interação!

O que é Marketing de Realidade Virtual?

Como você já sabe, a realidade virtual é uma tecnologia que permite a experiência de cenários e ações sem a presença física em determinado local.

E como o Marketing se encaixa nisso?

O Marketing visa aumentar a visibilidade de uma empresa, diferenciar da concorrência e agregar mais clientes! Assim, o marketing de realidade virtual visa utilizar a tecnologia de RV para cumprir os objetivos do marketing citados acima!

Sendo assim, é possível otimizar o funil de vendas de um negócio por meio da RV, já que os usuários poderão interagir com o conteúdo de um site, por exemplo!

Quais as vantagens de implementar o marketing de realidade virtual em seu negócio?

Como você já sabe o que é o marketing de realidade virtual, chegou a hora de conhecer suas vantagens! Afinal, antes de implementar essa estratégia em seu negócio, é essencial saber como ela pode destacar seu negócio no mercado!

É parte de nossa realidade

Apesar de não parecer, a realidade virtual já é parte de nossa realidade. Assim como o marketing, a RV já é presente em diversas áreas de nossa vida. Afinal, quase tudo que fazemos demanda algum tipo de tecnologia, e é aí que entra a VR.

Apesar de parecer distante, a realidade virtual já é parte de nossa realidade e é bastante trabalhada por grandes empresas!Sendo assim, empresas que não se adaptarem poderão perder lugar no mercado. 

É fato que a RV é, normalmente, mais visível em grandes empresas, que possuem capital para realizar altos investimentos no marketing de realidade virtual. Entretanto, a RV pode ser aplicada em diversos setores do mercado, não sendo necessário investir muito para obter resultados!

Portanto, é interessante implementar o marketing de realidade virtual em seu negócio. Principalmente se seus concorrentes ainda não o fizeram!

Influencia decisões de compra

As experiências de realidade virtual proporcionam diferentes sensações em nossos cérebros. A partir disso, caso a experiência seja positiva, ela pode nos influenciar a realizar uma compra, por exemplo.

Sendo assim, o marketing de realidade virtual resulta em vendas, encorajando os consumidores a comprar de uma empresa. Além disso, o marketing de realidade virtual tem a capacidade de atrair clientes e leads, otimizando o público interessado nessa determinada empresa!

Atua na produção e consumo de conteúdo

A produção e consumo de conteúdo passa por mudanças constantes, se atualizando e inovando sempre. Como uma das diversas tendências do Marketing Digital para 2019, está a produção de vídeos como estratégia de Marketing.

Afinal, conteúdos visuais como os vídeos e imagens atraem um grande número de usuários, aumentando a visibilidade de uma empresa!

Entretanto, isso não significa que conteúdos textuais devem ser excluídos ou finalizados. Eles continuam sendo imprescindíveis para qualquer negócio. No entanto, aliar o marketing de realidade virtual à sua estratégia de marketing de conteúdo pode alavancar sua empresa no mercado!

Apresentar produtos que ainda estão sendo criados

Alguns profissionais que já utilizam da RV para apresentar produtos que ainda estão em processo de criação são: arquitetos, engenheiros, designers de ambientes, etc.

O trabalho desses profissionais demanda tempo e, portanto, não pode ser apresentado aos clientes rapidamente. Entretanto, se os clientes não podem ver os produtos que estão consumindo, eles dificilmente irão comprá-los, certo?

Portanto, por meio da VR, os clientes conseguem visualizar o resultado dos projetos antes destes serem finalizados. Assim, os consumidores saberão exatamente o que esses profissionais estão vendendo, aumentando as chances de concretizarem a compra!

Otimiza a experiência do usuárioComo o marketing de realidade virtual proporciona experiências, a experiência do usuário é otimizada!

Por ser uma experiência positiva e dinâmica, a RV tem como capacidade a otimização da experiência do usuário

Além disso, conteúdos que possibilitam a interação com os usuários, são vistos de forma positiva. Afinal, com o marketing de realidade virtual, você consegue proporcionar momentos únicos e divertidos para seus clientes e potenciais clientes!

Agrega valor ao negócio

Como a RV é uma experiência interessante para as pessoas, os usuários tendem a criar visões positivas sobre um negócio que utiliza essa estratégia.

Sendo assim, da mesma forma que o Branding agrega valor a um negócio, o marketing de realidade virtual também otimiza a visão de uma empresa no mercado!

Como implementar o marketing de realidade virtual em sua empresa?

Por ser uma estratégia relativamente nova, não existem regras para implementar o marketing de realidade virtual em sua empresa. Além disso, a forma de implementar essa estratégia pode ser diferente em segmentos de mercado diferentes. 

Entretanto, a BeeStart criou algumas dicas práticas para facilitar a adaptação de seu negócio. Portanto, saiba agora como você pode implementar essa estratégia em sua empresa!

Estabeleça um plano a longo prazo

Assim como a estratégia de Marketing Digital, o marketing de realidade virtual também agrega resultados a longo prazo. 

É fundamental estabelecer um plano a longo prazo, já que o marketing de realidade virtual é uma estratégia que agrega resultados duradouros!Apesar de parecer um ponto negativo, resultados a longo prazo como os do marketing de realidade virtual significam resultados duradouros!

Ou seja, apesar de ser uma estratégia que demora a agregar valor, os resultados podem ser efetivos e permanentes!

Sendo assim, não espere resultados a curto prazo. Crie um plano a longo prazo, tendo em mente que os resultados positivos para sua empresa irão surgir! Assim, ao longo do tempo, é possível até mesmo realizar alterações, aprimorando seu trabalho de marketing de realidade virtual!

Crie possibilidades de interação

Mesmo sem o marketing de realidade virtual, é imprescindível criar possibilidades de permitir a interação dos usuários com sua empresa. Afinal, estabelecer uma comunicação com seus clientes é um passo para o sucesso de seu negócio!

Portanto, pense, desenvolva e crie oportunidades para que seus usuários interajam com sua marca e seu conteúdo! Com o marketing de realidade virtual, você pode criar experiências de testes do seu produto, por exemplo.

Assim, além de atrair a atenção dos usuários, você estabelece uma relação positiva com eles!

Crie e otimize conteúdo

É importante ter em mente que a realidade virtual não é o conteúdo em si. Sendo assim, a partir disso, você deve sempre criar conteúdos relevantes e de qualidade para sua persona!

A partir de conteúdos positivos e relevantes, encontre modos de implementar a RV para completá-los!

Procure inovar constantementePara que o investimento em marketing de realidade virtual seja efetivo, é necessário inovar sempre, atualizando seu negócios frente às novas mudanças!

Conforme afirmamos acima, o marketing de realidade virtual é uma estratégia que pode ser atualizada sempre. Afinal, para se manter relevante no mercado, não basta apenas implementar uma estratégia. É imprescindível inovar constantemente, otimizando seu trabalho a fim de otimizar a experiência dos usuários e clientes!

Portanto, conheça os cases de sucesso que utilizaram o marketing de realidade virtual. Entretanto, não utilize as mesmas estratégias e não se baseie 100% neles. Procure trabalhar a maneira mais adequada para seu segmento de mercado!

Quais as formas de investir no marketing de realidade virtual?

Há formas diferentes de investir na estratégia de marketing de realidade. Sendo assim, cabe a você e sua equipe decidir quais as melhores maneiras de realizar essa mudança.

Portanto, confira já quais são essas formas e como implementá-las em seu negócio!

Aplicativos de realidade virtual

Os aplicativos de RV têm a capacidade de fazer com que o marketing de realidade virtual seja um trabalho contínuo de atração de clientes. A partir disso, não é necessário criar campanhas específicas para colocar o marketing de realidade virtual em prática. 

Além disso, com os apps de VR, é possível conhecer mais sobre o perfil e o comportamento dos seus usuários. O que pode ser otimizado, quais erros podem ser eliminados e quais novidades podem ser agregadas!

Campanhas de imersão

Diferentemente dos apps de VR, as campanhas de imersão não são uma estratégia contínua – apesar de também trazerem resultados relevantes para um negócio!

Se você pretende investir em marketing de realidade virtual a fim de causar um impacto nos usuários, é possível criar campanhas de imersão. Essas campanhas visam uma comunicação forte e persuasiva, que aumenta a visibilidade de sua marca e atrai um grande número de clientes!

Diversos empreendedores contratam agências publicitárias que possam produzir essas campanhas de alto impacto. Nelas, é geralmente trabalhado o buzz marketing, que visa criar uma conversa sobre a novidade do mercado, como a campanha de imersão!

Cardboards

Cardboards são objetos que otimizam a experiência da imersão. Trata-se daqueles óculos feitos com materiais recicláveis, papelão, caixas, etc, a fim de otimizar ainda mais a experiência da realidade virtual.

O Google e o McDonald’s são duas das diversas grandes empresas que já criaram os próprios cardboards – Cardboard Google e os Happy Goggles!

Os Happy Goggles, criados pelo McDonald's, são cardboards que visam otimizar ainda mais a experiência da realidade virtual.

Assim, a partir disso, os usuários podem criar seus próprios visualizadores, de forma barata e personalizada, já que os equipamentos oficiais de RV demandam um pouco mais de investimento financeiro.

Vídeos 360°

A partir dos cardboards feitos, é possível utilizar um simples smartphone para assistir aos vídeos 360°. Esses vídeos dão aos usuários a possibilidade de interação com o ambiente, otimizando a experiência dos seus clientes!

Empresas que trabalham o marketing de realidade virtual

Conforme falamos anteriormente, as grandes empresas já trabalham e inovam a partir do marketing de realidade virtual. Sendo assim, lembramos que não é necessário copiar essas ações.

Vamos apresentar os exemplos a fim de inspirar os empreendedores a implementarem o marketing de realidade virtual de forma efetiva, relevante e com resultados duradouros!

Google

Como estamos falando em negócios revolucionários, era imprescindível que o Google fosse citado! Portanto, o Google possui um site próprio de RV: Google VR.

Nesse site é possível trabalhar com a TiltBrush, que permite criar pinturas digitais, reais e dinâmicas! Além disso, você pode até mesmo “visitar” diversos lugares turísticos de todo o mundo através da realidade virtual!

The New York Times

O jornal americano The New York Times utilizou do marketing de realidade virtual para impactar seus leitores sobre as guerras atuais. Assim, através de um aplicativo e o cardboard mencionado anteriormente, os leitores conseguiram entender a visão das pessoas que fogem das guerras!

Com o vídeo chamado “The Displaced”, é possível ter uma visão 360° das consequências das grandes guerras atuais.

Hermes Pardini

A rede de hospitais Hermes Pardini reconheceu a dificuldade de enfermeiros e enfermeiras em vacinar crianças. Afinal, eles geralmente têm medo e complicando a vacinação. Portanto, a partir disso, foi criada a campanha “VR Vacina“, pela empresa Ogilvy Brasil.

Sendo assim, as crianças utilizam de óculos de realidade virtual e interagem com os jogos infantis enquanto recebem as vacinas!

National Geographic

A National Geographic utilizou da realidade virtual para mostrar a vida dos animais selvagens em locais de difícil acesso para humanos. Sendo assim, é possível ver como leões e elefantes sobrevivem, se comportam, interagem, etc, sem correr riscos ou interferir negativamente com o ambiente desses animais!

Além disso, é possível verificar pequenas mudanças e acontecimentos naturais que são imperceptíveis aos olhos humanos!

Veja o vídeo “Lions 360°” para acompanhar a sobrevivência de um grupo de leões através da tecnologia da realidade virtual!

Conclusão

Com a leitura deste texto, você viu conceitos e informações bastante diferentes. Portanto, é necessário rever os principais pontos desse conteúdo a fim de otimizar seu novo conhecimento!

Assim, é importante lembrar que:

  • Realidade virtual (RV) é uma tecnologia que permite a experiência sem levar em conta o ambiente atual;
  • A RV se difere da RA (realidade aumentada) com relação ao ambiente: a RA utiliza o ambiente atual para criar interações. Enquanto isso, a RV utiliza outros cenários para criar interação;
  • Marketing de realidade virtual refere-se às estratégias de comunicação e publicidade que visam atrair clientes e otimizar a experiência do usuário por meio das tecnologias de RV;
  • As principais vantagens de investir em marketing de realidade virtual é: já faz parte de nossa realidade; influencia as decisões de compra dos consumidores; atua na produção e consumo de conteúdo; permite a visualização de produtos em processo de criação; otimiza a experiência do usuário e agrega valor a um negócio; 
  • Para implementar o marketing de realidade virtual de forma efetiva é essencial estabelecer um plano a longo prazo, criar oportunidades de interação, criar conteúdo e inovar constantemente;
  • As principais formas de investir na realidade virtual é criar campanhas de imersão, desenvolver aplicativos de RV, criar cardboards e trabalhar com vídeos 360°.

Por fim, agora que você já sabe o que é e como implementar o marketing de realidade virtual em seu negócio, que tal aprender um pouco sobre Machine Learning para otimizar ainda mais as tecnologias de sua empresa?

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