O que é uma startup e suas várias definições?

Sem título-4Esse termo caiu na boca de todos com os sucessos de startups como o Dropbox, Easytaxi e Whatsapp. Mas o que é uma startup na realidade? São várias as definições e nenhuma é absoluta

 

 

O que é uma startup? – O Surgimento

Psurgimento-startup-definicaoara explicar esse fenômeno precisamos ir alguns anos atrás no tempo para entendermos quais foram as variáveis que influenciaram o ambiente e proporcionaram o surgimento das startups.

Antes mesmo do acesso com qualidade da internet, um dos fatores que foram fundamentais para entendermos o que é uma startup foi o aumento da acessibilidade dos computadores pessoais. A quem podemos creditar essa mudança? Claro, aos empreendedores mais conhecidos no mundo Steven Paul Jobs e William Henry Gates. Na corrida insana pela inserção no mercado, os dois empreendedores tecnológicos proporcionaram com o tempo que qualquer pessoa com alguma condição mínima pudesse adquirir um computador pessoal e ter acesso não somente ao mundo digital mas também a criar seus próprios empreendimentos na grande rede que estava surgindo. Obviamente estamos falando de como essas mudanças ocorreram nos EUA, pois aqui no Brasil esse acesso aos computadores pessoais foi um pouco mais adiante, assim como o boom das startups.

Bom, agora que as pessoas já tinham acesso aos próprios computadores para trabalharem, qual é o próximo fato histórico que nos ajuda a explicar o que é uma startup?

A banda larga tem seu papel fundamental no processo de entendimento sobre o que é uma startup! Com ela pequenas equipes de trabalho conseguiam se unir e executar atividades de maneira remota. Além disso, a quantidade de acesso a informação obteve um crescimento exponencial e possibilitou que pessoas com formações técnicas conseguissem migrar de área e executar tarefas diferentes.

Esse cenário perfeito foi aquecido com a bolha da internet nos EUA entre os anos 1996 e 2001. Período onde empresas conhecidas, como o Paypal, obtiveram crescimentos estrondosos em um curto espaço de tempo e com equipes minúsculas se comparadas as grandes empresas tradicionais do mercado.

Portanto, podemos agora ter uma definição mais assertiva do que é uma startup!

O que é uma startup? – Definição mais conhecida

o-que-e-startup-inovacao-crescimento

Para a maioria das pessoas que já tiveram algum conhecimento prévio sobre o assunto, a definição do que é uma startup se resume a duas características principais: custos fixos e variáveis muito baixos e capacidade de crescimento alto.

Nessa definição, startup seria qualquer empreendimento que tenha uma equipe muito enxuta de funcionários, baixíssimos custos (podem ser explicados pelo uso constante de computadores e internet) e uma possibilidade de crescimento a curto/médio prazo absurdamente grandes para o tamanho da empresa. Esse crescimento das startups pode ser explicado em boas ideias com produtos ou serviços que poderem ganhar escala mundial com o uso da internet. Portanto, uma startup localizada aqui mesmo no Brasil, se ela quisesse vender lá para a China seria possível. Temos como exemplo a Rockett, uma startup incubada na INOVA-UFMG que poderia vender para qualquer parte do globo, uma vez que o seu serviço é a construção de websites de uma maneira intuitiva e sem qualquer necessidade de conhecimentos técnicos.

Porém essa definição do que é uma startup é muito abrangente. Uma pequena empresa com um produto tradicional e uma equipe enxuta poderia se encaixar nessa definição. Como um restaurante familiar de comida japonesa que está para abrir seu empreendimento em um cidade ou Estado que não tem nenhum restaurante do tipo. Ele tem baixos custos, demanda latente e possibilidade de crescimento muito maior do que outros negócios.

Nos outros dois casos poderemos notar uma definição mais singular do que é uma startup.

O que é uma startup? – Definição das Incubadoras e Aceleradoras

Para boa parte das instituições que fomentam o ambiente das startups, como as incubadoras e aceleradoras, a última definição sobre o que é uma startup ainda não é suficiente para separar os diferentes tipos de empresas.

Nesse caso, não basta ter baixo custos e boas previsões de crescimento. Para você ser uma startup tem que ser uma empresa que também tenha base tecnológica em seu DNA empresarial. Essa base tecnológica pode ser em diversas áreas. Pode ser uma startup de Tecnologia da Informação, que abrange desenvolvimento de softwares. Pode ser uma empresa spinoff de pesquisa acadêmica, como a Wetlands. Ou até mesmo algum desenvolvimento de hardware em áreas como engenharia mecânica e outras.

O importante é que a empresa denominada como startup necessita ter também qualquer tipo de contato com alguma tecnologia. Dessa forma, o restaurante familiar do nosso querido japonês não se classifica mais no quesito de startup.

O que é uma startup? – Definição dos Investidores

Por fim, a definição mais radical do que é uma startup é mais utilizada entre pessoas com contato diário com business. Investidores têm uma característica em comum entre eles: o alcance dos maiores resultados financeiros com os menores investimentos possíveis.

É uma definição bem radical mas que realmente faz sentido quando analisada em conjunto com as principais startups conhecidas ao redor do mundo. Não basta ter baixos custos, potencial de crescimento e base tecnológica. Para você ser uma startup algo além deve ser alcançado!

Uma empresa somente é definida como uma startup caso ela tenha a capacidade de modificar abruptamente o mercado do qual ela está se inserindo. Mas como seria isso? O modelo de negócio de uma startup seria tão inovador que modificaria como as pessoas consomem, localizam, comunicam e etc. Mudaria totalmente as regras do jogo estipuladas em um determinado mercado. E, consequentemente, criaria centenas de novas oportunidades e declararia o fracasso de dezenas de outros empreendimentos.

Para melhor desenvolvimento da Startup é recomendado realizar um modelo de negócio para evitar falhas e prejuízos.

Confira aqui dicas de como implementar sua ideia inovadora.

[Total: 3    Média: 2.7/5]