Otimizar um site com o SEO do Google: aprenda como utilizá-lo

Aprenda como otimizar um site com o SEO do Google!Com a globalização e a propagação da internet, os consumidores e, consequentemente, as empresas, migraram para as plataformas digitais. Com isso, os anunciantes passaram a propor e seguir maneiras de serem visíveis aos potenciais clientes.  Apesar da grande quantidade de usuários e concorrentes no mundo online, há estratégias para otimizar um site com o SEO do Google! A partir disso, você tem grandes chances de se destacar no mercado!

O que é SEO?

SEO, Search Engine Optimization, traduz-se como Otimização das ferramentas (ou mecanismos) de busca. Trata-se de um grupo de estratégias, técnicas e práticas para alcançar melhores posições no buscador do Google. Os blogs sobre conteúdo digital são os meios especialistas em otimizar um site com o SEO do Google, obtendo mais visitas e divulgando sua empresa e seus produtos.

Já com relação às posições nos buscadores, utiliza-se o termo “rankeamento” para defini-las. Esse conceito visa definir a posição de sites, por exemplo, nos buscadores. Há diversos fatores que definem o rankeamento de um site ou blog nas ferramentas de pesquisa. Mas primeiro, deve-se levar em conta que há dois tipos de rankeamento:Há dois tipos de rankeamento, mas o importante é que você crie estratégias para otimizar um site com o SEO do Google!

Rankeamento pago:

Sites que possuem as melhores posições nos buscadores devido às estratégias de SEO e anúncios pagos. Os sites de rankeamento pago são os primeiros sites que aparecem no Google que trazem a palavra “anúncio” ao lado da URL.

Rankeamento orgânico:

Já o rankeamento orgânico, trata-se de páginas na web que sabem como otimizar um site com o SEO do Google e obter melhores resultados nos buscadores. Entretanto, diferentemente do rankeamento pago, as posições orgânicas devem-se somente às estratégias praticadas. Ou seja, a posição de seu site nos buscadores dependerá de suas estratégias de SEO.

Quais os fatores que influenciam o rankeamento?

Como dito anteriormente, são vários os fatores que podem influenciar, de forma positiva ou negativa, as posições nos buscadores. Entretanto, pode-se citar os cinco mais importantes e de maior interferência para otimizar um site com o SEO do Google.

1. Conteúdo para otimizar um site com o SEO do Google

Para otimizar um site com o SEO do Google, é importante estar atento ao conteúdo produzido!O conteúdo é o primeiro tópico, e considerado bastante importante, quando se trata de otimizar um site com o SEO do Google. No Marketing Digital, conteúdo refere-se ao conjunto de textos, imagens e informações com temas relevantes para o seu público alvo.

Essas informações podem ser: posts em blogs, e-books, white papers, vídeos, webinars, entre outros.

O conteúdo produzido deve servir como uma forma de atrair e fidelizar clientes, através da disseminação de assuntos relevantes. Além disso, a qualidade do conteúdo determina o rankeamento nos buscadores do Google.

1.1 Dimensão do conteúdo

Dentro do conteúdo, existem também diversos fatores que determinam a relevância e a influência desse conteúdo. O primeiro ponto a ser destacado é a dimensão do conteúdo. Isso significa que o tamanho dos textos de um blog, por exemplo, é um elemento importante para classificar o conteúdo como valioso.

Há uma dimensão ideal para os textos (2.500 palavras). Entretanto, não há a necessidade de ter exatamente essa quantidade de palavras em seu texto.

1.2 Autenticidade

Um fator importante para otimizar a qualidade de seus posts, é a autenticidade de seu conteúdo. Portanto, evite copiar textos de outros sites e blogs.Esteja sempre atento à relevância, autenticidade e valor do conteúdo para oferecê-lo aos seus clientes e potenciais clientes!

Esteja atento aos seus concorrentes para atualizar seu conteúdo e entender como você pode se destacar deles. Entretanto, não utilize os mesmos termos e nem as mesmas imagens. Faça de tudo para ter um conteúdo rico e autêntico!

Afinal, ter autoria sobre o conteúdo lhe ajuda a otimizar um site com o SEO do Google e influencia positivamente questões como: rankeamento e avaliação dos usuários.

1.3 Concordância

Esse aspecto refere-se ao conhecimento e percepção de seu segmento alvo. É importante que o seu conteúdo seja relevante para os seus clientes, mas também para a sua empresa! Se você tem um negócio de contabilidade terceirizada, por exemplo, tratar de temas como área de saúde é certamente irrelevante. Além disso, não coincide com os serviços que a sua empresa oferece.

Com este exemplo, seria interessante, entretanto, criar conteúdo sobre o mundo financeiro, abordando temas como:

  • Organização da contabilidade de uma empresa;
  • Termos utilizados no âmbito contábil;
  • Novidades no ambiente financeiro global.

Portanto, saiba exatamente quem é o seu cliente potencial para melhor atrai-lo e atendê-lo. E para isso, você pode utilizar de estratégias como o mapa da empatia e a criação de persona.

2. Backlinks

Os Backlinks são links inseridos em outros sites que levarão ao seu site ou blog, e vice-versa. Isso é um fator determinante para o rankeamento, já que, basicamente, outros blogs confiam no seu blog para informar. A utilização de backlinks auxilia empresas a otimizar um site com o SEO do Google.

Ou seja, quanto mais backlinks são direcionados para o seu site, mais importância e melhor rankeamento o seu site recebe!

Entretanto, existem outros elementos relevantes nos backlinks. É claro que colocar vários backlinks em suas postagens é relevante para o rankeamento. Mas a quantidade não sobressai a qualidade. Os links só trarão resultados positivos se forem direcionados a sites que possuem um conteúdo bom e relevante.

Além disso, é imprescindível que os links direcionados tenham relação com o assunto que está sendo abordado em cada postagem. Essa é uma estratégia que ajuda a otimizar um site com o SEO do Google.

Portanto, tem-se como exemplo novamente que a sua empresa seja de contabilidade terceirizada. Se há um post sobre as principais dicas de como organizar a contabilidade de seu negócio, inserir links de sites que falam sobre turismo, não é uma estratégia significativa.

Ao mesmo tempo, receber backlinks para o seu site é ótimo, mas apenas se tiverem relação com o seu conteúdo.

 3. Palavras-chave

As palavras-chave são termos que traduzem os valores e serviços de um negócio. Defini-las de forma correta pode ser crucial para otimizar um site com o SEO do Google. São os termos que, ao serem pesquisados em buscadores como o Google, identificam empresas e produtos.A escolha de palavras-chave é bastante importante para otimizar um site com SEO do Google!

É claro que há palavras-chave que serão utilizadas igualmente por empresas que oferecem serviços parecidos, mas é imprescindível que a escolha desses termos se baseiem no que o seu negócio representa.

Se você possui uma empresa que desenvolve aplicativos, você pode definir algumas palavras-chave como:

  • Desenvolvedora de app;
  • Criação de software;
  • Criação de aplicativo;
  • Soluções em tecnologia;
  • Startup tecnologia;
  • Entre outros.

Portanto, pesquise bem as suas palavras-chave para que o seu site também apareça quando alguém pesquisar pelo seu produto!

4. Velocidade do carregamento do site ou blog

Um fator que é muito importante para otimizar um site com o SEO do Google, e quase nunca é considerado, é a velocidade de carregamento de uma página. O que você faria se clicasse em um site pela primeira vez e ele não carregasse? Você provavelmente entraria em outro site que pudesse acessar com maior rapidez!

Em plena era digital, quase ninguém irá aguardar que um site (desconhecido) carregue. Não se tratando de um site que as pessoas conheçam e precisam acessar, elas simplesmente irão clicar para voltar à página de busca inicial.

Portanto, utilize das estratégias de atração de clientes para o seu site, mas se certifique sobre o tempo de carregamento.

5. Experiência do usuário

A experiência do usuário trata-se da percepção que as pessoas que acessam o seu site. A velocidade do carregamento de um site ou blog também faz parte da experiência. Entretanto, a percepção refere-se a diversos outros elementos.

O primeiro elemento, e mais importante, é o quesito “mobile friendly”. Esse termo trata da capacidade de seu site de adaptação em diferentes plataformas (notebooks, smartphones e tablets).Se a experiência do usuário for positiva, a sua avaliação e percepção podem otimizar o rankeamento de um site!

O seu site pode ter o design perfeito em uma tela de notebook. Mas se não se adaptar, contendo as mesmas informações em uma tela de smartphone, a experiência do usuário pode se tornar negativa.

Esse fato é especialmente importante quando se trata marketing, já que um grande número de cliques em sites podem ser realizados por plataformas mobile. Exatamente por esses fatores, as empresas cujo público se encontra no mundo online, trabalham bastante com o mobile marketing!

Ferramentas para análise de rankeamento

Há diversas ferramentas para realizar a análise de seu site e de seus concorrentes. Com isso, você tem possibilidades de otimizar um site com o SEO do Google. Há também maneiras de verificar a relevância de palavras-chave, bem como saber em quais situações estão sendo utilizadas. Entre algumas das principais ferramentas estão:

Por que devo utilizar do SEO?

Utilizar das estratégias de SEO não é fator obrigatório. Entretanto, como foi dito na introdução desse texto, os consumidores migraram para as plataformas digitais. E é claro que as empresas os seguiram.

Para entender melhor a utilidade e o diferencial de utilizar SEO, responda mentalmente à algumas perguntas. Quando você precisa comprar algum produto ou adquirir um serviço, o que você faz? Provavelmente você faz uma pesquisa online, certo? E após a pesquisa, diversos sites aparecerão para você. Você clica em diversos links, lendo site por site, ou acessa os primeiros sites que aparecem em sua tela? Há grandes chance de você ter escolhido a segunda opção, não é mesmo?

Portanto, se você quer ter maiores chances de ter o seu site acessado e de converter os cliques em clientes, você deve entender como otimizar um site com o SEO do Google.

Como o Google analisa as estratégias de SEO?

O Google utiliza de robôs (os Google Bots) para analisar e definir as estratégias utilizadas pelos sites e blogs. O principal ponto para que esses robôs considerem seu site relevante, é a qualidade de seu site, que são os fatores descritos ao longo desse texto. Portanto, esteja atento às estratégias para otimizar um site com o SEO do Google!

Google BotOs Google Bots têm a função de rastrear, encontrando quais sites utilizam as estratégias de SEO de forma correta!

Os Google Bots têm a função de rastrear. Eles monitoram as páginas da internet, acessando links e analisando o que os sites apresentam. Com isso, os robôs organizam todo o conteúdo encontrado para segmentar e disponibilizar os melhores resultados nas pesquisas realizadas.

Se o seu conteúdo está de acordo com as estratégias que serão captadas pelo robôs, seu site ou blog terá grandes chances de terem um bom rankeamento nos buscadores. Portanto, aprender como otimizar um site com o SEO do Google é imprescindível para quem pretende afirmar sua presença no mercado!

Quais são as estratégias de SEO?

São várias as estratégias de SEO, chegando a mais de 200 critérios. No entanto, vale lembrar que o Google não declarou esse número exato. Esses 200 critérios são considerados a partir de afirmações de profissionais do Google e pesquisas realizadas por especialistas no mercado de mecanismos de busca, como a Moz.

Como são consideradas 200 estratégias, não é necessário que você utilize de todas elas. E é menos necessário ainda que você memorize todas as 200. Lembre-se de que existem estratégias de maior relevância para você e para quaisquer dúvidas, é possível pesquisá-las na internet sempre que precisar.

Se você quer a dica da BeeStart, as principais estratégias têm relação com os usuários. O tipo de conteúdo que será oferecido para eles, a experiência de pesquisa dele, relevância dos sites encontrados, entre outros.

Outra dica que podemos dar a você, é a importância de ler todas as estratégias. Sabemos que são muitas, mas à medida que você realiza a leitura delas, saberá quais serão mais relevantes para você. Além disso, você também pode evitar se preocupar com as que não são relacionadas ao seu negócio.

Portanto, agora que você aprendeu bastante sobre como otimizar um site com o SEO do Google, que tal ler um pouco sobre Inbound e Outbound Marketing para otimizar a atração de clientes?

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