Como funciona a pesquisa por voz no Google?

Saiba como funciona a pesquisa por voz no Google e porque ela deve ser utilizada como estratégia de marketing de seu negócio.É fato que a forma como as pessoas realizam pesquisas está passando por transformações. Vivemos em uma era digital e conhecemos uma geração que não digita! E é aí que entra a pesquisa por voz no Google.

Isso deve-se ao fato do maior uso de smartphones e plataformas mobile. Além disso, há a crescente inserção de produtos que utilizam assistentes por meio da Inteligência Artificial para auxiliar nessas pesquisas. Portanto, como digitar está se tornando um esforço, a solução e a nova forma de busca de informações passa a ser a pesquisa por voz!

Como funciona a pesquisa por voz no Google?

A Pesquisa por Voz, ou Voice Search, refere-se a uma maneira de realizar uma pesquisa em um buscador, como o Google, por exemplo. O modo tradicional de pesquisar, através da digitação, é bem diferente dessa “nova” maneira de pesquisa: através da fala.

Esse modo de buscar informações já se tornou o principal meio de pesquisa em diversos lugares do mundo. E no Brasil não é diferente!A Pesquisa por Voz é a mais nova e prática maneira de procurar informações nos buscadores, como o Google.

Se você já pediu para a assistente pessoal do seu celular, como a Siri (Iphone), por exemplo, informações do trânsito, qual o melhor caminho para uma festa e até mesmo pediu para ela ligar para alguém da sua agenda de contatos, você já realizou a pesquisa por voz!

Portanto, através da fala, o seu smartphone capta as palavras ditas por você e as joga no buscador, realizando uma pesquisa sem que você tenha que digitar alguma coisa. Legal, não é? E sabe como isso surgiu?

Bom, para continuar inovando e sendo o buscador preferido dos usuários da internet, o Google está constantemente aprimorando o seu algoritmo de pesquisas e ranqueamento. Com isso, o Google visa apresentar os melhores e mais relevantes resultados para todas as pesquisas realizadas. Foi então que surgiu a Hummingbird!

Hummingbird

Em 2013, o Google realizou uma atualização para melhorar o desempenho da pesquisa por voz. Essa atualização foi apelidada de Hummingbird.

Com essa atualização, o Google passou a captar e entender melhor as buscas dos usuários. Isso deve-se ao fato de que, após a atualização, o buscador conseguia interpretar a intenção, o contexto e a real dúvida de quem está realizando uma pesquisa por voz no Google.

Anteriormente à atualização Hummingbird, o buscador examinava apenas o significado das palavras inseridas nele, apresentando somente resultados convenientes a partir dessas palavras.

Após a atualização, o Google passou a se preocupar mais com o que é realmente interessante e relevante para o usuário e quais as suas verdadeiras intenções ao realizar uma pesquisa.

Portanto, se esse algoritmo entende que algumas páginas são mais relevantes para um determinado usuário, elas irão aparecer para ele, mesmo não sendo ranqueadas na primeira página do Google!

Além disso, com a Hummingbird, até o funcionamento da pesquisa por voz no Google se tornou mais eficaz e ágil!

Personal Assistents

Os Personal Assistents auxiliam em diversos tipos de funções, como realizar chamadas, localizar um endereço, verificar previsão do tempo, etc.A primeira assistente pessoal do mercado mobile foi apresentada em 2010. De início, foi criada para realizar funções básicas, como realizar ligações, agendar um alarme ou lembrete, fazer anotações e checar a previsão do tempo.

Entretanto, após o crescimento do número de usuários das assistente pessoais, outras funções foram adicionadas a cada nova atualização. Logo, já era possível utilizá-la para saber sobre trânsito e até mesmo realizar reservas em restaurantes.

Os personal assistents surgiram há pouco tempo, mas já viraram febre no Brasil e no mundo. Apesar de existirem diversos assistents, com nomes diferentes, eles executam basicamente as mesmas funções. Portanto, cabe a você decidir qual o melhor personal assistent. Dentre eles:

Vale lembrar ainda da Tina, que ficou conhecida como a assistente pessoal revoltada!

A Tina é parte de um aplicativo para android que foi criado por dois brasileiros, Fabio Brolo e Renato Xavier. A Tina se envolve e interage com o usuário como a Siri, apresenta respostas “ásperas” como a Cortana e o idioma em português do Google Now.

Apesar das grosserias, o app teve mais de 10 mil downloads na Google Play Store!

Propriedades da pesquisa por voz no Google

A pesquisa por voz no Google possui algumas particularidades que precisam ser compreendidas caso você deseja começar a utilizar essa estratégia em seu negócio!

1. Pesquisas através de frases mais longas

Quando realizamos uma pesquisa de forma tradicional, digitando, é comum utilizarmos poucas palavras e frases mais curtas para prevenir esforços.A Pesquisa por Voz funciona como uma conversa entre o usuário e o buscador!

Entretanto, quando utilizamos a pesquisa por voz, a nossa procura se torna uma conversa com o assistente virtual. A Inteligência Artificial (IA) é o que empodera o funcionamento da pesquisa por voz, fazendo com que ela seja otimizada a cada pesquisa realizada.

Se, por exemplo, você realiza uma pesquisa por voz no Google por cinema em seu computador, você provavelmente irá digitar “cinema horários sábado”. Mas, se você utiliza da pesquisa por voz em seu celular, irá falar “quais filmes estão em cartaz no sábado?”.

Percebeu a diferença?

Como não realizamos um esforço aparente para falar, as pesquisas por voz costumam conter palavras e frases longas, aparentando uma conversa!

2. Boa parte das pesquisas por voz visam informações locais

Segundo uma nota divulgada pelo Google em 2016, grande parte das pesquisas por voz no Google contêm os termos “perto de mim”. O Google informou que as pesquisas contendo esses termos cresceram mais de 100%, já que as pessoas geralmente consultam o buscador do Google para encontrar lugares e atividades para fazer próximas à elas.

Essa é uma boa notícia e uma ótima estratégia caso você tenha um negócio!

Além disso, o Google informou também que mais de 50% das pesquisas por voz realizadas de modo local, resultam na ida dos usuários às lojas pesquisadas! Portanto, já que os usuários têm interesse de comparecer aos locais que pesquisam em seus celulares, é importante trabalhar bem as palavras-chave de seu negócio!

3. Resultados instantâneos para otimizar a experiência do usuário

Tanto jovens como adultos passaram a utilizar a pesquisa por voz no Google de maneira efetiva, em diversas partes do mundo. No entanto, as buscas são geralmente ligadas aos personal assistents, e a pesquisa por voz é mais utilizada para realizar ligações, verificar previsão do tempo e questionar rotas para melhores tráfegos.

Para que a experiência de busca do usuário seja positiva, o Google fornece à ele serviços, produtos e negócios locais. Portanto, se um usuário procura por uma pizzaria, o Google apresenta as pizzarias próximas à localização deste usuário. Além disso, ainda são mostrados os horários de funcionamento das pizzarias, fotos do local, avaliações, etc.

Portanto, para que esse fator do Google seja um ponto positivo ao favor de seu negócio, você deve:Para aprimorar a experiência do usuário, o Google fornece informações completas sobre negócios locais após a realização de uma pesquisa por voz.

  • Inserir endereço;
  • Informações para contato;
  • Horário de funcionamento (incluindo horários especiais – eventos, feriados, etc);
  • Fotos do local;
  • Fotos dos pratos e comidas (caso seja mesmo uma pizzaria);
  • Fotos de alguns eventos interessantes que ocorreram no lugar;
  • Mapa do local e um ponto de referência;
  • Avaliações positivas;
  • Comentários e perguntas devem ser sempre respondidos;
  • Atualizar informações sempre.

Com isso, o seu negócio tem maiores chances de se tornar um featured snippet (vamos explicar esse termo mais adiante!).

Porque utilizar a pesquisa por voz no Google?

Caso você ainda não esteja totalmente a favor do uso da pesquisa por voz no Google, vamos apresentar algumas informações extras que comprovam que o uso desse tipo de pesquisa é importante, principalmente em empresas!

Acesso à internet por aparelhos mobile

No ano de 2016, a quantidade de aparelhos mobile ultrapassou o número de computadores quando falamos do uso da internet. Ou seja, o mobile já se tornou o principal meio de pesquisa!

A partir disso, é fato que as empresas devem também utilizar dessa estratégia para estar próximo aos seus clientes. Portanto, o mobile marketing pode ajudar o seu negócio a se destacar e a ser campeão de vendas!

Facilidade de acesso à informação

É fato que as gerações mais recentes são as mais propensas a aceitar e utilizar as novas tecnologias. Entretanto, devido à facilidade de acesso à informação pela pesquisa por voz no Google, os consumidores adultos e da terceira idade também se tornaram fortes usuários da pesquisa por voz, bem como dos personal assistents.

Como otimizar a sua estratégia de marketing digital através da pesquisa por voz?

Foque nas perguntas

Como você já viu, a pesquisa por voz no Google tem foco nas perguntas. Trata-se de uma conversa entre o usuário e o personal assistent.

Portanto, ao colocar títulos para as postagens de seu conteúdo, foque nas perguntas. Faça com que os títulos sejam mais parecidos com perguntas que serão feitas a partir das dúvidas dos usuários.

Os bots do Google, a partir de seu algoritmo, têm a capacidade de compreender o contexto de uma pergunta. Com isso, você tem a oportunidade de ser encontrado se utilizar termos equivalentes em seus conteúdos.

Google Meu Negócio

Já que estamos falando de pesquisa por voz no Google, é fato que os smartphones são bem mais utilizados para realizar essa ação. E lembra quando falamos que grande parte das pesquisas por voz são buscas locais?

O Google Meu Negócio é um cadastro feito no próprio sistema do Google para que você tenha melhor ranqueamento a partir da busca de um usuário no Google.

Utilize os Featured SnippetsOs featured snippets são previews de respostas que surgem de uma pesquisa por voz ou uma pesquisa tradicional.

Quando um usuário realiza uma pesquisa por voz no Google através de seu smartphone, ele provavelmente quer uma resposta rápida. Ou seja, o usuário deseja uma resposta na página principal do Google. E muitas vezes, sem a necessidade de abrir algum site.

E é aí que entram os featured snippets! Estes são previews de respostas que estão na página inicial do Google após a realização de uma pesquisa por voz.

Portanto, para utilizar essa ferramenta de forma efetiva, foque nas palavras-chave e em textos curtos como resolução de problemas!

Mobile Friendly

Aqui entra mais uma questão devido ao grande uso de plataformas mobile para pesquisas por voz no Google.

Para que o seu site seja melhor ranqueado e mais acessado através de uma pesquisa por voz, é necessário tornar o seu site Mobile friendly. Isso significa que o seu site e conteúdo são instantaneamente adaptados quando acessados de diferentes plataformas: smartphones, tablets, web, etc.

Perguntas frequentes

Sabe aquelas perguntas que são dúvidas comuns entre seus clientes e potenciais clientes? Sabia que existe uma maneira de responder essas perguntas de maneira conjunta?Ao criar uma página de perguntas frequentes, você otimiza tanto a experiência do usuário quanto a produtividade de seu negócio!

Para facilitar a resolução de problemas de usuários da internet, crie uma página de perguntas frequentes.

Com isso, além de otimizar a experiência online de usuários, você também aumenta a produtividade de sua empresa!

E como descobrir quais são as perguntas frequentes?

Apesar de não existirem regras a serem seguidas, vamos mostrar algumas ferramentas práticas que podem te ajudar:

Portanto, ao utilizar a pesquisa por voz no Google, esteja atento à facilidade que essa

Conclusão

A pesquisa por voz no Google pode agregar diversos benefícios ao seu negócio, como, por exemplo:

  • Aumento de tráfego para seu site ou blog;
  • Otimizar a percepção da sua empresa no ambiente online;
  • Aumento de vendas;
  • Atração de novos leads.

Portanto, você já conhece a necessidade de atualizar e adaptar sua estratégia de marketing digital a fim de alavancar o seu negócio! Então, que tal aprender sobre automação de marketing de conteúdo para efetivar suas oportunidades de sucesso?

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