Plano de marketing – aprenda a desenvolve-lo da melhor forma para sua Startup!

O plano de marketing trás diversos benefícios para sua Startup!O plano de marketing é essencial para qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, entretanto, muitos empreendedores possuem a dificuldade de estrutura-lo de uma forma que se encaixe com as características de sua empresa. Por isso, decidimos criar esse post, a fim de que você saia mais esclarecido e decidido a mudar ou criar um plano de marketing diferenciado para sua empresa!

 

 

 

 

Porque um plano de marketing é importante?

Nós já falamos no blog sobre plano de negócios e qual a melhor forma de construí-lo, mas o plano de marketing não é menos importante do que ele, porque o marketing é a parte que mostra a identidade da sua empresa, o que ela deseja passar, e para que isso seja feito com a melhor qualidade possível é necessário dedicação!

Um plano de marketing não é apena focado na área de comunicação. Ele também faz parte do planejamento do seu negócio. Ele auxilia a empresa a encontrar qual o seu objetivo. Basicamente baseia-se em análise de oportunidades e como selecionar o mercado correto. Após essas duas etapas concluídas a empresa passa a desenvolver estratégias focadas no objetivo da empresa e desenvolver o plano de marketing.
O plano de marketing pode também avaliar a empresa de forma interna e externa, assim, você consegue identificar O plano de marketing orienta sua empresa e trás facilidade no cotidianoas variáveis que são controláveis e incontroláveis e fazer os ajustes necessários, comparando sempre com o mercado para ver as nossas vantagens e ver o que podemos fazer para ultrapassa-los em alguns casos.
Sabemos que muitos de vocês ficam apreensivos com o orçamento, mas ao longo do nosso texto vamos mostrar que tudo tem solução e o plano de marketing não fica fora dos planos para sua empresa!

Você vai aprender as melhoras dicas para desenvolver um projeto claro, inovador e que consiga trazer a real confiança que o seu cliente vai depositar em você ao ver o seu trabalho!
O plano de marketing não envolve apenas o logo da sua Startup, mas vai estar presente na organização de dezenas de outros projetos que vão precisar ter um padrão. Por isso você precisa de alguém que te ajude e te oriente caso você não tenha experiencia e conhecimento sobre o plano de marketing.

Como agir para construir um plano de marketing!

Entre as dicas para um bom plano de marketing está uma equipe eficiente ou um curso com alta eficiência e aprofundamento no assunto. Nós acreditamos que é melhor você ter em sua equipe um parceiro que seja capacitado e faça bem o trabalho para você!

Se você não quiser adquirir alguém para trabalhar junto com você na sua empresa, você também pode fazer vários cursos disponíveis na internet nos quais vão te ensinar a identificar o público alvo e quais medidas você deve tomar para que consiga atraí-lo, mas, faça isso, tendo a consciência que mais um trabalho não irá sobrecarregar outro de sua empresa.
Pense bem, as vezes vale muito a pena saber dividir as funções através de sua equipe para que não fique sobrecarregado de funções. Se você está iniciando sua empresa, busque por sócios que serão seus parceiros ao Um bom plano de marketing faz sua empresa expandir negócios!realizar funções opostas de você.
Por exemplo, se você domina a parte de marketing busque alguém que domine a parte de TI , assim, já adianta as tarefas de sua empresa, pois elas vão estar bem divididas e com o tempo você vai agregando a sua empresa pessoas que tenham conhecimentos diferenciados as quais tendem a somar para produtividade, rendimento e inovação de sua empresa! Não se atrapalhe com muitas tarefas pois ao invés de economia você vai estar prejudicando a qualidade do seu trabalho!

Saiba investir! Aprenda a avaliar de onde está vindo o retorno de sua empresa. Aprenda a identificar o seu publico alvo e quais as redes sociais que ele mais está aparecendo. Não adianta investir em muitas redes sociais sendo que o retorno não vai ser de todas.

Equilíbrio é a palavra chave, pois com ele você terá o controle dos seus gastos, vai conseguir um retorno de publico, o qual facilitará os outros projetos dentro da sua empresa e assim, saberá como agir e como atrai-los para virarem potenciais clientes!
Você deve associar ao equilíbrio a criatividade. Ou seja, trabalhe com campanhas criativas, com textos que potencialmente os seus clientes estão interessados. Não adianta martelar em apenas imagens com o logo da empresa, eles vão identificar os seu perfil, vão entender o que você quer passar, mas para que eles escolham sua empresa é preciso de algo a mais para atraí-los, é preciso que eles sintam a confiança, e identifiquem como o que você está propondo. Então planeje o seu negócio, implante-o e depois mantenha o controle das funções.

Dicas que não podem faltar em um plano de marketing:

Realizando um bom plano de marketing você gera mais leads, pode ser considerado referencia no mercado, pode trazer um publico específico que deseja, entre outros benefícios. Entretanto para tudo isso acontecer antes de qualquer coisa é necessário você ter em mente seus objetivos.

Principalmente se você acabou de criar sua Startup não As redes sociais são grandes parceiras para que o seu plano de marketing seja visto em ação!saia fazendo nenhuma ação sem planejamento, essa fase do inicio é fundamental para não cometer erros, é onde você vai criar o formato e a estrutura de sua empresa. Um bom conteúdo vai fazer toda a diferença , porque assim, atrai, envolve e gera valor nas pessoas.
A criação do conteúdo deve ser pensada para novos e antigos clientes. Manter conteúdos atualizados é uma boa estratégia, mas, criar conteúdos relacionados a antigos assuntos também é importante, porque assim, é uma forma de manter o seu cliente com você!

O seu papel está em esclarecer as dúvidas e manter o interesse dos seus clientes acesso para que ele sempre possa procurar você para gerar mais negócios.
Além de gerar conteúdos, campanhas e e-mails é necessário você acompanhar todos os processos, assim, você sabe quais deram certos, quais deram errados e o que precisa melhorar para que você consiga um retorno maior. Aprenda: tudo que for feito no marketing deve ser repetido, escalado e medido. Também, é necessário você documentar tudo que você realiza. Assim, você trabalha em cima dos resultados e ao invés de começar tudo novamente faz apenas os ajustes recomendados.
Você precisa entender que há uma nova filosofia de marketing, você não tem que correr atrás das pessoas para que elas fechem algum negócio com você. Elas vão te procurar pelo seu nome, pela sua qualidade, pelo seu trabalho. A sua marca é encontrada pela pessoa.
Após pensar nos objetivos que você deve atingir é necessário que você crie uma persona. A persona é um personagem

Se você realiza as etapas de um plano de marketing corretamente você recebe de volta grandes conquistas!

fictício que será o público no qual você vai gerar sempre novos conteúdos para eles. Realizando essa criação facilita um pouco para você entender os seus clientes e começar a trazer valor para a pessoa. As vantagens de se criar uma persona está no direcionamento dos esforços. Você humaniza o projeto para entregar conteúdos melhores.
As redes sociais são grandes parceiras do marketing, e existem algumas que vão alavancar a sua marca e até mesmo facilitar o seu serviço.

O blog por exemplo vai ser a central de conteúdos da sua empresa, umas das suas grandes qualidades é que ele agrega qualquer formato, é personalizável e possui tráfego próprio, assim, podendo gerar contatos.

Ele é responsivo, adepta a qualquer formato de tela, o que facilita muito a navegação de pessoas. Ao personaliza-lo você tem a oportunidade de colocar botões de compartilhamento, funções anti-spam , conversões de textos utilizando o modelo SEO de conteúdo e técnica. Por exemplo, utilizar parcerias as quais empresas podem escrever o seu site e você escrever no delas, isso gera nova audiência para sua Startup.

O plano de marketing visa várias funções até mesmo no blog de sua empresa, pois você deve pensar em palavras chaves, tráfego de qualidade, o tamanho do seu conteúdo, links relacionados a sua matéria que não seja de sua produção, links internos para atrair novos leads. Várias dessas funções facilitam para que seu conteúdo seja ranqueado e você consiga referencia e visualização do seu trabalho.
Em qualquer rede social, você precisa começar a pensar nas respostas de algumas perguntas básicas para facilitar na produção do seu conteúdo. Pense no plano, para que você está produzindo, qual o conteúdo, qual a frequência, para qual pessoa você está produzindo. Entenda o formato de cada rede , invista na interação com o seu publico.
O Facebook é uma ótima rede social de divulgação, lá você cria sua fan-page e propaga os trabalhos de sua startup. Busque imagens e capa do perfil de sua empresa que representem bem a cara de sua empresa.

Os conteúdos são As personas facilitam você identificar as características cada projeto deve adquirir!menos formais, o que é uma boa maneira de estar mais próximo ao seu público. Utilize de frases e citações que trazem esse engajamento com o leitor e o motive!

Também compartilhe notícias de sua área para que ele fique atualizado, e também, é uma boa forma de compartilhar os seus trabalhos e postagens em blogs! Esse trabalho feito no facebook pode ser implementado em algumas outras redes sociais como Linkedin, twitter, google +.

E para facilitar o seu trabalho existem diversas ferramentas na internet que otimizam o seu tempo. Como o buffer, que você consegue postar e agendar as suas publicações ao mesmo tempo!
O E-mail pode ser utilizado para vínculo com o cliente, negociações, propostas de continuidade de trabalho, e geração de leads através de campanhas. Aprenda a utiliza-lo sem gerar spam para os seus clientes e sem ser inconveniente ao ponto de incomoda-lo. Através do e-mail você consegue manter o fluxo de acordo com os seus contatos , adquiridos no blog, em contratações de sua empresa, ou em outras redes sociais. Essa captura de contatos deve estar no seu plano de marketing e é importante você sempre mante-la atualizada para que sua divulgação atinja as pessoas corretas.

Concluindo as finalidades de um plano de marketing:

Não podemos esquecer do funil de vendas. Aprenda que a primeira parte é o marketing, na qual você vai atrair as O funil é uma ótima estratégia para que você baseie suas ações no cotidiano da empresa!pessoas, divulgar conteúdos. Depois, você vai oferecer a solução para os problemas e utilizar meios de convencimento para geração de leads. Após essas etapas, você vai citar exemplos positivos, podem ser feitos por você, ou que você conhece e sabe que é capaz de fazer até melhor. Assim, você inicia o processo de contratação.

Cada etapa é importante e deve ser feita com muita cautela. O topo do funil possui maior alcance, lá você gera autoridade para sua empresa. O meio as pessoas querem a solução para os problemas que elas desejam acabar então é a parte que você deve focar para capturar potenciais clientes.

Você deve aprender a nutri o seu lead, busque engaja-lo através de e-mails de uma maneira que ele fique confiante e prossiga com você até a última etapa do funil que é a contratação.
Alguns planejamentos de marketing dão errado por cometerem sempre os mesmos erros. Por isso enfatizamos que é preciso você sempre fazer o mapeamento do seu conteúdo, atribuir personas para capa etapa. Aprenda a deixar o texto mais fluido e menos técnico. Funções básicas assim, devem ser mantidas e não pode haver preguiça de sempre olhar o alcance para que você analise os seus erros e acertos!
Por fim, mantenha-se organizado. Anote seus compromissos , tenha uma rotina de estudos, crie uma agenda e por fim comece a trabalhar! Lembre-se uma produção de conteúdo com a opinião que sua empresa realmente quer passar gera uma marca única, você vai lançar a sua forma, o seu potencial trabalho! Esperamos que nosso post tenha contribuído para seu conhecimento e aplicação do plano de marketing. Aproveitando, leia nosso post sobre como otimizar sua Startup!

 

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