Plano de negócios financeiro – Aprenda a ter o controle da sua empresa.

Construa um plano de negócios financeiro e veja a diferença no potencial da sua empresa!

Nós da BeeStart já abordamos o plano de negócios, o plano de marketing, e dessa vez, vamos falar do plano de negócios financeiro. Toda empresa precisa ter ele controlado, seja ela, pequena, média ou grande. Se você estabelece um plano de negócios financeiro e segue a risca suas metas você consegue ter um controle muito maior da sua empresa evitando que ela quebre e tendo uma chance muito grande dela progredir nos negócios. Vamos discutir alguns passos que você deve ficar atento para não arriscar o capital da sua empresa, afinal, só trabalhar e esperar que os resultados venham não funciona!

Importância de um plano de negócios financeiro:

Um plano de negócios financeiro não é algo que você vai digitalizar e seguir algumas regras, ele é mais do que isso, são ações realizadas dentro de um ano na sua empresa que vão ser projetadas pela sua situação financeira atual, que visam melhorar a sua situação, fazendo com que haja um crescimento muito grande em um tempo que você irá estabelecer.Ter um objetivo e lutar para conquista-lo é uma boa forma de melhorar sua empresa!

Para realizar um plano de negócios financeiro é preciso que você faça um planejamento, e para começar a organizar esse plano o primeiro passo é saber a real situação da sua empresa, assim, você sabe o que precisa ficar mais atento.  Coloque tudo no papel, desde o que sua empresa gasta, qual é o capital de entrada e de lucro, assim, você conseguirá obter o valor real. Outra ação que deve ser tomada é observar a situação do mercado e observar se a posição da sua empresa está adequada. Esse processo vai fazer com que você crie um rumo para começar a criar o seu plano de negócios financeiro. Pode ter certeza que se você pegar do zero para realiza-lo a dificuldade será maior.

 

Alguns cuidados devem ser tomados em relação ao financeiro.

Para você se precaver evite empréstimos, esses juros que você vai acabar com o capital lucrativo da sua empresa.  Além de você desestabiliza-la completamente, e com o plano de negócios financeiro, a ideia central é manter uma estabilidade e um controle maior para sua empresa no mercado.

Se você é um empreendedor inexperiente, fica aqui uma dica muito importante, separe o financeiro jurídico do físico. se você mistura os controles, eles não serão bem feitos, a chance de você se organizar é bem menor.  Outra dica para

Economias podem fazer a diferença no seu negócio!

um bom plano de negócios financeiro é fazer o planejamento anual, assim, você consegue ter um controle de caixa bem maior. Por exemplo, se você consegue fazer o controle mensal isso é favorável porque você se planejou para aquele mês, mas, fazer um planejamento anual é muito mais seguro para sua empresa, pois você precisa estar preparado para qualquer imprevisto que acontecer no meio empresarial.

Outra coisa que você precisa se atentar, é não fazer o plano de negócios em cima da hora, ou seja, no começo do ano, faça ele sempre no final do ano anterior, preferencialmente a partir de setembro, pois, dessa forma, você não precisa correr com os seus planejamentos.

Ações dentro da empresa que a fazem crescer em pouco tempo:

Se sua empresa não tem um analista comercial não dispense a ajuda de um consultor.  Se você ao pensar em organização de caixa, capital de giro, processos das contas para pagar e receber e perceber que estão desorganizadas é uma boa hora para ter como um auxílio um consultor, assim, você não desespera e consegue fazer o seu trabalho bem melhor. Dessa forma, vocês podem analisar as características individuais do negócio.

Caso decida não ter um consultor, aprenda a organizar determinadas coisas na sua empresa para você não atrapalhar o financeiro e cometer os piores erros nesta área.  A primeira dica é organizar um modo de pagamento e recibos da Metas facilitam o cotidiano da sua empresa!sua empresa, assim, você não perde o controle e sabe o quanto terá no seu caixa. Não registre apenas, monitore cada entrada e saída da sua empresa.

Toda empresa deseja crescer e para que isto aconteça é necessário que ela tenha foco nos seus objetivos, portanto, se você criou metas de crescimento uma boa forma de auxiliar para que isso aconteça é cortando gastos desnecessários. Entender a diferença de custos, despesas e perdas fará você reduzir muito os gastos desnecessários que sua empresa vem mantendo.

Como faço o plano de negócios financeiro?

Como já foi dito acima o intuito do plano de negócios, agora vamos demonstrar em que você precisa se dedicar para que esse plano de negócios financeiro funcione.

Para começar, você pode utilizar desde uma planilha do Excel á um software de gestão para colocar dados que você estipulou e ter um controle mais acessível. A escolha vai depender exclusivamente de você e a qual você se adapta melhor. Lá você vai lançar as entradas, saídas e o lucro da sua empresa.  Uma forma de auxiliar o planejamento financeiro da sua empresa é entender sobre capital de giro. Esses capitais são recursos que a empresa precisa manter para ter um bom controle de giro, ele é muito mais importante para pequenas e médias empresas, portanto, fiquem atentos para que desde o inicio façam um bom controle e assim, a chance da sua empresa crescer aumenta muito! O calculo do capital de giro é apenas somar o valor das contas a receber com o valor que tem no estoque e subtrair pelo valor somado de contas a pagar com impostos e outras despesas. O resultado deste cálculo lhe dará qual é o capital de giro necessário para sua empresa.

Também, ter cuidado com o endividamento é muito importante, já falamos aqui sobre o risco de pegar empréstimos, ele está totalmente relacionado ao plano de negócios financeiros de sua empresa, se você não tiver cuidado e controle com os gastos você aumenta o risco de sua empresa quebrar, além de comprometer a capacidade de pagamento dela, diminuindo sua credibilidade, além das taxas de juros altíssimas que já descrevemos como pode prejudicar vocês.  Essa situação não prejudica apenas o financeiro, mas também a imagem da sua empresa, pois atinge outros Ser consciente e cultivar os objetivos trazem recompensas rápidas para sua empresa!patamares dela, chegando a ponto de defasagem de compromissos.

Algo que auxilia no plano de negócios financeiro é a margem de lucro! O empreendedor deve ficar atento não só a margem de lucro, mas também a margem líquida e bruta da sua empresa. Há o planejamento estratégico que vai abranger não apenas o financeiro, as também todas as outras partes da sua empresa, ou seja, o financeiro fica atrelado a parte de produção e do marketing da sua empresa.

Diante de todas as dicas apresentadas esperamos que você tenha entendido que o plano de negócios financeiros basicamente é você analisar situações do seu meio de produção que vão atingir diretamente o lucro da sua empresa. Portanto, ter controle do seu dinheiro, saber analisar o mercado, saber analisar os seus concorrentes e colocar no seu plano de negócios metas de acordo com o que está sendo acompanhado, fará com que sua empresa tenha uma possibilidade de crescimento muito maior! Aproveitando que estamos apresentando um conteúdo de planos para sua empresa que tal você conhecer mais sobre o plano de marketing?

[Total: 0    Média: 0/5]