Por que investir em Inbound Sales?

Saiba já o que é e como o Inbound Sales pode otimizar as vendas do seu negócio!A estratégia de Inbound Sales revolucionou o setor de vendas – que não passava por mudanças há algum tempo. Atualmente, empresas que investem nessa estratégia conseguem vender até mais do que por meio de métodos tradicionais.

Portanto, se você pretende otimizar as vendas de sua empresa, atrair clientes qualificados e se destacar dentre seus concorrentes, continue a ler esse conteúdo sobre Inbound Sales!

Primeiramente, o que é Inbound Sales?

Inbound Sales refere-se às vendas com foco nos consumidores: suas dificuldades, medos, objetivos, sonhos e necessidades.

Sendo assim, o Inbound Sales é uma estratégia de vendas bem diferente das estratégias de venda mais tradicionais, como as cold calls, por exemplo.O Inbound Sales visa fazer com que os consumidores e leads busquem e encontrem empresas que possam vender os produtos que necessitam!

A estratégia cold call consiste em realizar ligações para possíveis clientes de uma empresa. Esses possíveis clientes têm interesse no produto ou serviço dessa empresa, e essa ligação é responsável por concluir a compra.

Já o Inbound Sale não trabalha de forma tão direta, apesar de ser bem mais efetivo!

A chave do Inbound Sales está relacionada aos leads!

Os leads de sua empresa irão falar sobre seu negócio para outras pessoas, que, consequentemente, irão buscar sua empresa para solucionar seus problemas. Portanto, seus vendedores não tem mais que procurar clientes e entrar em contato com cada um deles.

Com o Inbound Sales, seus potenciais clientes têm conhecimento de sua empresa e vão atrás de seu negócio!

Inbound Sales X Inbound Marketing

Como você já sabe, o Inbound Sales é a estratégia que faz com que os leads de um negócio falem sobre ele com outras pessoas. Assim, uma empresa agrega clientes através de seus leads!

Já o Inbound Marketing está relacionado às estratégias de Marketing para atrair clientes – e não mais ir atrás deles! Portanto, as estratégias do Inbound Marketing visam a criação de conteúdo, por exemplo, a fim de aumentar a visibilidade do site de um negócio, facilitando a busca de um usuário por um determinado produto ou serviço.

Apesar de serem estratégias que se diferem em alguns pontos, elas podem e devem ser trabalhadas juntas. O Inbound Marketing apresenta a solução certa para o consumidor certo.

Se o seu site trabalha com Marketing Digital, por exemplo, os seus leads irão encontrar sua página de conteúdos. Assim, eles serão qualificados, compreendendo mais sobre o tema lido e tendo certeza de qual é o problema que eles pretendem resolver. 

Os leads estão prontos para realizar uma compra que solucionará seus problemas!

Após os leads conhecerem mais sobre o problema, eles irão buscar uma solução para esse problema. E é aqui que eles irão encontrar o seu negócio!

A partir disso, se a sua empresa investe em Inbound Sales de forma efetiva, você conseguirá adquirir mais clientes de forma mais rápida!

Portanto, apesar de serem estratégias diferentes, podendo ser trabalhadas separadamente, é imprescindível investir conjuntamente em Inbound Marketing e Inbound Sales para otimizar o sucesso de seu negócio!

Se você se interessou pela estratégia de Inbound Marketing, dá uma olhada nesse conteúdo que fizemos sobre a diferença e entre Outbound e Inbound Marketing para tirar todas as suas dúvidas!

Como o Inbound Sales afeta no setor de vendas da empresa?

Com o Inbound Sales, os vendedores agilizam e efetivam seu trabalho e sua produtividade!Com o Inbound Sales, a produtividade de sua equipe de vendas é otimizada e efetivada!

Com a ausência dessa estratégia, os vendedores devem prospectar, analisar e trabalhar cada lead de maneira individual. Além de tomar bastante tempo, é importante considerar que nem todos os leads trabalhados irão resultar na compra. Ou seja, apesar de tanto esforço, ele não garante a aquisição do cliente!

Com o Inbound Sales, entretanto, os vendedores irão falar diretamente apenas com leads que já tomaram a decisão de compra.

Assim, tudo o que o vendedor precisa fazer é auxiliar o lead a realizar a compra!

Quais as vantagens de investir em Inbound Sales para sua empresa?

Você já percebeu que a estratégia de Inbound Sales é bastante interessante e útil para o seu negócio. Entretanto, você ainda não sabe o motivo de investir nessa estratégia.

Sendo assim, conheça agora as vantagens de investir em Inbound Sales no seu negócio!

Otimiza o funil de vendas

A primeira vantagem que vamos apresentar está relacionado ao funil de vendas. O funil de vendas é basicamente um modelo de vendas que guia e direciona o consumidor através de etapas de consumo até o processo final: a aquisição do produto!

Esse funil de vendas trabalha com os leads, ou seja, os potenciais clientes que têm interesse em seu negócio. Investir em Inbound Sales potencializa e acelera o processo de vendas. Isso acontece porque o Inbound Sales faz com que os leads passem mais rápido pelas etapas do funil.

Além disso, o Inbound Sales ainda otimiza o processo final do funil, a conversão de clientes. Assim, o número de clientes de seu negócio será potencializado de forma rápida e eficaz!

Mas, como o Inbound Sales otimiza o funil de vendas?O Funil de Vendas é um modelo de vendas que direciona e orienta os leads durante todo o processo de compra, desde a atração até a conversão e fidelização desse lead!

Vamos apresentar essa resposta através de um exemplo prático. Imagine que alguém busca por informações na internet sobre como ser um investidor anjo. Essa pessoa não sabe muito sobre o tema, apenas ouviu falar. Por isso, ela precisa de uma resposta para sua dúvida.

A partir de sua pesquisa, ela encontra um site que fala sobre investimentos e investidores de startups e empresas. Dentro desse site, ela encontra um formulário para fazer parte da cadeia de email marketing do site dessa empresa.

A partir disso, essa empresa recebeu um lead! Esse lead, que ainda não sabe muito sobre o assunto, deseja obter informações do seu negócio.

Assim, os emails enviados a ele, contêm conteúdos relevantes e informativos sobre o tema de investimento. Alguns desses conteúdos podem ser:

  • Como ser um investidor anjo?
  • Qual a diferença entre um investidor anjo e venture capital?
  • Quais os riscos de ser um investidor?
  • Quais as vantagens de ser um investidor anjo?

A partir desses conteúdos, esse lead passa a saber mais sobre o assunto de investimentos, decidindo qual tipo de investidor ele se tornará!

Portanto, esse lead irá entrar em contato com a empresa para dar início aos seus investimentos. Então, a equipe de Inbound Sales irá fechar o negócio com esse lead – que se tornará cliente após a conversão final!

Percebeu como o funil de vendas tornou-se um processo mais rápido e efetivo? A empresa criou conteúdos relevantes que atraiu os potenciais clientes, sem precisar ir atrás de consumidores não decididos a fechar contratos!

Tem em mente o comportamento do consumidor

Anteriormente, as marcas e empresas não tinham o grande número de concorrentes que possuem hoje. Algumas marcas eram as únicas que produziam um determinado produto no mercado!

Sendo assim, os produtos e serviços não eram da melhor qualidade, não ofereciam diferentes opções e trabalhavam com preços bastante altos. Os consumidores tinham que adquirir os produtos que necessitavam, mesmo que não aprovassem a qualidade e o preço. Afinal, quem iria concorrer com esses grandes monopólios?

Entretanto, com o avanço das tecnologias, diversas empresas emergiram, tornando-se fortes concorrentes das grandes marcas no mercado. A partir disso, os consumidores obtiveram maior poder de escolha, selecionando produtos que realmente queriam e precisavam.

Hoje, com a presença de tantos consumidores no ambiente digital, a comunicação entre eles ficou mais fácil e acessível. Um potencial consumidor de uma marca consegue facilmente analisar o produto bem antes da compra. Basta acessar o site da empresa, as redes sociais da marca e até mesmo sites de análises de produtos, como o Reclame Aqui, e ele tem toda a informação que precisa para concluir ou não a compra.

Portanto, atualmente, é imprescindível ter em mente os consumidores, bem como seus desejos, necessidades e frustrações. Assim, o Inbound Sales é uma das estratégias que otimiza o valor do consumidor de um negócio!

A partir desse modelo, você constrói um relacionamento com seus leads, agregando valor ao seu negócio e conhecendo cada vez mais o perfil de seus consumidores!

Reduz o Custo de Aquisição de Clientes 

Com o Inbound Sales, o custo de aquisição de clientes de seu negócio é reduzido, já que os clientes são os que buscam a sua empresa!Como você sabe, o Inbound Sales trabalha com os leads. Através da criação de conteúdo útil e relevante, os leads encontram soluções para os problemas que pretendem resolver. Isso significa que as empresas não precisam mais ir atrás de potenciais clientes, que não estão prontos para comprar e se tornarem clientes de um negócio!

Portanto, o Inbound Sales tem a capacidade de reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC) de um negócio, já que faz com que os clientes procurem e cheguem até a empresa!

Otimiza a previsibilidade de crescimento de um negócio

O Inbound Sales é capaz de otimizar a previsibilidade do crescimento de:

  • Equipe da empresa;
  • Aquisição de novos clientes;
  • Presença digital de um negócio.

Portanto, essa estratégia ajuda a prever o crescimento de uma empresa por meio das estratégias trabalhadas nela. Assim, até mesmo a produtividade da equipe de vendas desse negócio é potencializada, já que há redução de custos para qualificar os clientes, bem como a redução de captação de clientes que não possuem interesse na empresa!

Como migrar para Inbound Sales?

Não existem regrar para realizar a migração das vendas tradicionais para Inbound Sales. Entretanto, vamos apresentar algumas dicas para otimizar e efetivar essa mudança!

Conheça seus leads e clientes

Antes de tudo, o primeiro passo para investir em Inbound Sales de forma efetiva é conhecer seus leads e clientes!Para investir no Inbound Sales de forma efetiva, é essencial que você conheça os leads e clientes de seu negócio!

Afinal, se você não sabe quem eles são, como você irá atraí-los?

Sendo assim, é imprescindível conhecê-los, tendo em mente informações como:

  • Faixa etária maioritária;
  • Gênero;
  • Região;
  • Nível de escolaridade;
  • Valor salarial médio;
  • Interesses, gostos e hobbies;
  • Hábitos de consumo;
  • Medos, frustrações e fraquezas;
  • Desejos, necessidades e sonhos.

É claro que você pode se aprofundar nessa etapa, já que as ideias citadas acima são exemplos de informações úteis. Saiba o máximo de informações relevantes sobre seus consumidores para efetivar sua comunicação e sua aquisição de clientes!

Para conhecer seu cliente, há algumas ferramentas e estratégias que você poderá utilizar para tornar esse processo mais fácil e efetivo, como:

  1. Criação de Persona;
  2. Mapa da Empatia;
  3. Análise SWOT;
  4. Criação de formulários.

Portanto, conheça e utilize essas estratégias para ajudar você e a sua equipe a conquistar mais clientes!

Estabeleça uma jornada de compra

Lembra que falamos sobre o funil de vendas? Dentro desse funil, há etapas por onde passam os leads. E essas etapas são a jornada de compra.

Para criar uma jornada de compra, você deve ter 3 fatores em mente:

  1. Aprendizado;
  2. Interesse;
  3. Decisão.

Na primeira fase, de aprendizado, o lead ainda busca compreender mais sobre o problema que possui. Portanto, ao criar conteúdos para essa fase, não apresente de cara a sua empresa.

Fique mais preocupado (a) em transformar seu site, blog ou landing page em uma fonte de informação!

Na segunda etapa, o lead já entendeu o problema e pretende resolvê-lo. Agora, ele (a) busca opções que solucionam esse problema da melhor maneira.

Portanto, apresente conteúdos relacionados à escolha que deverá ser feita por esse lead.

Na última etapa, de decisão, o lead está pronto para realizar a compra do produto ou contratação do serviço que solucionará seu problema. 

Assim, mostre as diversas vantagens e diferenciais da sua empresa frente aos concorrentes!

Crie uma base de apoio para o lead

Com essa base de apoio, nos referimos a um suporte para que os leads se mantenham dentro do funil de compra. Ou seja, um profissional à disposição para tirar as dúvidas dos leads – sem a pressão de fechar um contrato.É imprescindível estabelecer um profissional que responda às dúvidas, dê dicas e apresente mais informação sobre um tema para os leads da empresa!

Durante a jornada de compra, os leads sempre terão dúvidas e buscarão informações personalizadas para seus problemas. Assim, mesmo com conteúdos completos e relevantes, eles (as) irão realizar perguntas, bem como alguém que as responda.

Sendo assim, a partir disso, ter um profissional que possa apoiar esse leads, respondendo questionamentos, apresentando mais conteúdo e dando dicas, torna o funil de vendas ainda mais efetivo!

Além disso, a experiência do usuário é otimizada e a presença de sua marca no ambiente digital é potencializada, que agregam valor ao seu negócio!

Conclusão

Por fim, antes de finalizarmos o conteúdo, vamos revisar os pontos principais a fim de que você solucione suas dúvidas restantes e afirme tudo que você aprendeu!

  • Inbound Sales é uma estratégia de vendas que atrai leads e potenciais clientes prontos para realizar uma compra;
  • Inbound Marketing, diferentemente de Inbound Sales, é a estratégia que visa atrair clientes através da criação de conteúdo;
  • Apesar de serem diferentes, o Inbound Sales e o Inbound Marketing podem e devem ser trabalhadas conjuntamente;
  • Investir em Inbound Sales significa otimizar a produtividade dos profissionais da equipe de vendas;
  • Algumas das vantagens de investir em Inbound Sales são: a otimização do processo do funil de vendas, aprimora a experiência da jornada do consumidor e reduz o custo de aquisição de clientes;
  • Para migrar seu setor de vendas para a estratégia de Inbound Sales é preciso: conhecer os leads e clientes, definir uma jornada de compra e criar uma base de apoio para clientes e potenciais clientes.

Portanto, agora você já sabe muito bem o que é e como investir em Inbound Sales de forma efetiva! Sendo assim, que tal complementar seus conhecimentos e aumentar seus lucros a partir da estratégia de Pós-venda?

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