Principais diferenças entre Incubadoras e Aceleradoras

Novos objetivos para empreender e crescer no mercado. Conheça as incubadoras e aceleradorasVocê empreendedor, que deseja abrir sua empresa ou deseja que sua empresa esteja em um local em que vão te auxiliar no seu desenvolvimento com toda certeza já deve ter ouvido falar em Incubadoras e Aceleradora de empresas.  Elas são grandes investidores que podem auxiliar na gestão, desenvolvimento, administração, recursos entre muitos outros aspectos que sua empresa pode precisar. Vale lembrar o que você deseja adquirir. Basicamente você deve ter em mente se quer um lucro rápido com seu projeto, ou se deseja construir uma base sólida e precisa para que sua empresa se adeque a todos os requisitos que você pensou em ter. Essas diferenças vão variar com o tempo que cada produto demanda e o planejamento de casa empresa. Com esse post você vai estar mais seguro em qual programa sua empresa se encaixa melhor sem dor de cabeça.

 

A Incubadora é a melhor opção para o meu tipo de empresa?

As pessoas que desejam iniciar uma empresa ou têm um projeto a desenvolver deparam com grandes oportunidades de começar o seu negócio. No entanto, junto com a vontade de empreender vêm como consequência várias dúvidas devido suas alternativas. Estamos aqui para esclarecer a vocês diferenças entre Incubadoras e Aceleradoras de empresas.Espaços confortáveis e agradáveis que uma incubadora pode oferecer a você.

Pesquisando notamos que as Incubadoras iniciaram no Brasil nos anos 80. Elas apresentam uma grande estrutura que possui a finalidade de criar, desenvolver e abrigar empresas principalmente na área da ciência e tecnologia. A Incubadora pode acompanhar desde o planejamento até as reais atividades. Vale ressaltar que empresas já existentes podem fazer parte das Incubadoras, basta desenvolver o projeto buscando melhoria no serviço e produto.

A sua essência não é o lucro, normalmente se encontram em universidades, centros de pesquisas, parques tecnológicos o que é a principal vantagem de inserir sua empresa em uma Incubadora, pois elas vão ser primordiais no desenvolvimento do negócio. Traz mais credibilidade a sua empresa e disponibiliza um espaço de aprendizagem para alunos daquela determinada área, gerando um benefício mútuo, pois a empresa ganha uma mão de obra a mais para desenvolver seu projeto e esse aluno cresce no mercado de trabalho.

O que uma Incubadora pode me oferecer?

As Incubadoras permitem que o dono do projeto esteja administrando e monitorando todas as áreas de sua empresa, por ser um espaço menor, possibilita também uma qualidade e proximidade na equipe incomparável. Elas vão oferecer todo auxílio que você necessitará.
Além do local, oferece recursos de marketing, apoio administrativo, acesso à internet, auxílio em gestão, várias linhas de financiamentos estatais. Em troca de toda a estrutura é preciso pagar uma taxa mínima para que cubra algumas despesas.
A BeeStart é uma empresa que optou pela Incubadora na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nós possuíamos uma proposta, buscamos desenvolver com mais tempo em uma Incubadora, e hoje o lucro retorna a nossa empresa, foi uma escolha de longo prazo.
Há vantagens como o aluguel diferenciado no mercado, proximidade com instituições de ensino que passa confiança para o cliente, estrutura com área de convivência que permite o diálogo com outros empreendedores, assim, ambos podem aproveitar do convívio.
É fundamental frisar que as Incubadoras não servem para qualquer empresa, e esses variam de programa á programa, o tipo de desenvolvimento e o tempo da incubação. A maioria das empresas ficam em média 3 anos nas incubadoras, mas não é uma regra. Também, sua taxa de sucesso vai depender exclusivamente de você, de quanto os seus negócios foram desenvolvidos, podendo ser de curto ou longo prazo. As Incubadoras têm a vantagem de desenvolver tecnologia e diversificar o meio econômico da região, possibilita treinamentos e dicas, mas também disponibiliza recursos para investidores da mesma cidade ou de cidade diferente que consegue aproveitar algumas vantagens da Incubadora.
Os projetos podem se desenvolver a partir de uma pessoa física e se empresa já existente será pessoa jurídica, representando o grupo empresarial com um desenvolvimento de base tecnológica.  A solicitação de vaga passa pelo Conselho da Incubadora o qual identificara as suas perspectivas a fim de decidir o melhor projeto para se enquadrar na vaga. Existem Incubadoras abertas e fechadas, a única diferença é que na aberta o espaço não é pré-definido e as empresas ficam dispersas em um local estabelecido. O Sebrae mostra outras vantagens de participar de uma incubadora de empresas. 

Principais pontos de uma Incubadora

As Aceleradoras são a melhor opção?

É preciso analisar a sua proposta de desenvolvimento de ideia, o cofundador da BeeStart Davi Mattar  diz que “ Uma péssima ideia implementada vale mais do que uma boa ideia engavetada”. Então, é necessário procurar as duas propostas, conversar com o coordenador de cada instituição e estudar sobre o tema, assim você vai estar seguro.
É notável que as aceleradoras basicamente visam lucros e é uma empresa constituída por empresários e empreendedores de sucesso que pretendem investir na sua ideia para obter um lucro rápido que atinja um público maior.

Parece que a Aceleradora possui o mesmo intuito que a incubadora, e de uma forma é o mesmo, entretanto, existem diferenças que precisamos destacar para que não ocorra uma escolha indesejada. Além das Incubadoras serem mais amplas no Brasil é necessário reforçar que apesar do número ser maior que o de Aceleradoras, não significa que uma possui mais credibilidade que a outra, pelo contrário, são propostas diferentes, para o tempo necessário que o cliente deseja alcançar o seu sucesso. Porém, é notável que as Aceleradoras têm crescido cada vez mais no mercado tecnológico e de aplicações de investimentos.
Os lucros são mantidos por investidores até a empresa atingir o seu equilíbrio, fase conhecida como “break even”. As Aceleradoras investem e oferecem serviços além de financiar o projeto desde o início e torna-se sócia até o desenvolvimento completo quando é vendida a ideia para outros investidores.

O que uma Aceleradora pode me oferecer?

Existe a vantagem de os empresários apresentarem experiência na área pois eles sabem direcionar o seu projeto para que o sucesso seja certeiro e o seu público aumente de formaOpções diversificadas em uma aceleração progressiva. Isso mostra que deixar na mão de pessoas experientes pode gerar menos preocupação para você em questões burocráticas, além de ter a certeza que os desenvolvedores são pessoas que já estiveram em seu lugar, portanto sabem aonde você não pode aplicar o seu produto.
As Aceleradoras diferentemente das Incubadoras que aceitam ambos processos, elas priorizam startups escaláveis, ou seja, de forma uniforme, com alta demanda. Estudam o seu modelo de negócio, apostam  em uma boa ideia que gere lucro e que tenha uma boa equipe capacitada para o desenvolvimento, olhando menos para o seu plano de desenvolvimento a longo prazo.

Oferecem networking, sessões de mentoring (ou seja, reuniões para dar mentoria sobre o assunto desejado). Disponibilizam palestras ou conversas com os próprios empreendedores e o seu mentor. Disponibilizam também de forma diferente os acessos, pois a maioria do processo vai ser gerado pelos empreendedores, então a parte de acesso à internet e vários outros benefícios apresentados acima nas Incubadoras se restringem mais ao desenvolvedor, o que não significa que você não possa usufruir.
Um bom exemplo de Aceleradora é o Seed (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development) localizada em Belo Horizonte, um programa que busca inovação e proporciona experiências aos acelerados. Os editais são abertos e caso sua empresa for selecionada, eles disponibilizam contatos, palestras, toda estrutura física, investimento financeiro mensal para os participantes do projeto além de uma quantia para aquisição de serviços e materiais necessários.
Basicamente o cliente é beneficiado ao poder acompanhar o desenvolvimento tendo o ambiente propício para otimizar seu trabalho economizando tempo e está disponível todo tipo de contato e retirada de dúvidas que você almejar ao longo do percurso. O meio é bastante concorrido, quem busca um lucro rápido, é aconselhável buscar uma aceleradora para investir na ideia.

 

Principais diferenças entre Incubadoras e Aceleradoras

Incubadora

  • Período mais longo (até 3 anos)
  • Aceita todos os tipos de projetos de acordo com o objetivo de cada instituição.
  • Ligados a instituições como universidades
  • Visa estabilidade e crescimento da empresa
  • Foca na infraestrutura e desenvolvimento
  • Meio menos competido
  • O sucesso depende exclusivamente de você

Aceleradora 

  • Período curto (em média 6 meses)
  • Priorizam projetos escaláveis
  • Podem ser privadas ou programas do governo
  • Busca o faturamento e lucro da empresa
  • Foca em networking e gestão do negócio
  • Meio mais competido
  • O sucesso depende do seu empreendedor

Dessa forma notamos o quanto as diferenças entre Incubadoras e Aceleradoras podem ser essenciais na nossa decisão. Não existe uma melhor do que a outra e sim objetivos diferentes que precisam ser considerados para que sua escolha seja promissora e você obtenha sucesso do desenvolvimento do seu projeto, sendo de curto ou a longo prazo.  Fique atento aos prazos de inscrições e pesquise qual melhor Incubadora ou Aceleradora vai te satisfazer. Se gostou das nossas dicas , veja também  o porque investir em tempo de crise e sócio-capitalista- nova forma de  investimento.

 

 

[Total: 2    Média: 5/5]