Produção de vídeos como estratégia de Marketing Digital

Ao utilizar vídeos como estratégia de Marketing Digital, você otimiza as oportunidades de sucesso de seu negócio!Em meio à velocidade de informação, os vídeos revolucionaram o modo de fazer Publicidade. Com isso, a maneira de localizar, atrair e converter clientes também passou por mudanças.

Portanto, para aprender a utilizar os vídeos como estratégia de Marketing Digital de forma efetiva, é necessário ter alguns conhecimentos para que esses esforços sejam efetivos.

Por que estabelecer estratégias de Marketing Digital?

É fato que a internet estabeleceu forte presença no cotidiano das pessoas em quase todos os lugares do mundo. Com a globalização, a publicidade teve que evoluir conjuntamente com os consumidores. Portanto, a maior parte dos consumidores e das empresas está presente no mundo digital.

E qual a melhor forma de falar com essas pessoas? Como fazer com que a comunicação de uma empresa seja efetiva?

Ocupando o mesmo espaço que elas!

Para que uma comunicação seja efetiva, você deve saber com quem está falando e como essa mensagem será transmitida. Portanto, se o seu público alvo é jovem, de renda média-alta, ele provavelmente está presente no mundo virtual. Ou seja, para falar com o seu segmento alvo, esteja presente nas plataformas que permeiam esse público.

Como citado anteriormente, com a globalização e a evolução da publicidade, tornou-se necessário conhecer os consumidores. Esse conhecimento deve ser, tanto no âmbito de grupos com interesses em comum como no âmbito individual. Há diversas maneiras de conhecer o seu público alvo e, primeiramente, devemos explicá-los separadamente, apesar de atuarem juntos.

Comunidades

O conceito de comunidades online ganhou força e importância no empreendedorismo digital. Isso deve-se ao fato de que as comunidades online são grupos de pessoas que têm interesses comuns. Além disso, elas utilizam desses interesses comuns para discutir e interagir nos ambientes online.As comunidades online têm a capacidade de criar tráfego orgânico para seu site ou blog, resultando em um aumento de vendas!

Um ponto muito interessante das comunidades, é que estas podem criar tráfego orgânico para o seu site, e-commerce, blog, entre outros. Esse tráfego orgânico refere-se ao número de visitantes que acessam suas propriedades virtuais. E como você não está utilizando de nenhum recurso pago, esse tráfego que atrai pessoas é criado de forma “gratuita”.

É claro que você deve estar pensando que nada é realmente gratuito. E você tem razão. Utilizamos as aspas na palavra gratuita para apresentar essa ideia.

O tráfego será realmente gratuito, já que as comunidades não estão sendo pagas para divulgar as ações comunicacionais da sua empresa. Entretanto, criar um conteúdo relevante, essencial e atrativo, demanda tempo e dinheiro, seja para realizar grandes produções ou pagar um profissional da publicidade.

Em conclusão, conhecer e utilizar das comunidades online para a propagação de sua empresa, é essencial para a sua estratégia de Marketing Digital.

Indivíduos

Já os indivíduos que têm interesse em sua empresa mas não fazem parte de grupos sociais, devem ser trabalhados a partir do Inbound Marketing. Essa estratégia irá tratar cada visitante de seu site, por exemplo, como um indivíduo que tem uma necessidade específica. E essa necessidade deve ser saciada de forma personalizada.

Imagine que você tem um e-commerce de objetos esportivos. O seu público, obviamente, são as pessoas que têm interesse em esportes: atletas (profissionais e amadores), amantes do esporte (praticam esportes como hobby),  entre outros. Para que essas pessoas encontrem a sua empresa, você deve conhecê-las.

Algumas ferramentas

Há diversas ferramentas e estratégias que auxiliam no processo de reconhecimento de seu público alvo. Dentre elas:

As três últimas ferramentas citadas são criações do Google e têm como foco principal, conhecer as decisões e processos de compra dos consumidores.

Vídeos como tendência no Marketing Digital

Como já reforçado anteriormente, estar presente no mundo virtual é imprescindível. Criar estratégias de Marketing Digital e implantá-las efetivamente, pode trazer diversos benefícios para o seu negócio. Entretanto, é necessário inovar e buscar maneiras diferentes para se destacar no mercado, como a produção de vídeos.

Os vídeos chamados Thumbstoppers são criados a fim de atrair a atenção dos usuários de uma determinada rede social.Os vídeos se tornaram tendência nos ambientes digitais, atraindo a atenção dos usuários, principalmente, de redes sociais.

Alguns vídeos chamados de “Thumbstoppers”, tornam-se virais em um curto período de veiculação na internet. Esses thumbstoppers são, geralmente, vídeos de no máximo um minuto, divulgados em redes sociais. Eles têm caráter animado e dinâmico a fim de atrair a atenção de usuários. Thumbstoppers refere-se aos vídeos que têm a capacidade de interromper a atuação online do usuários. São os vídeos que prendem a atenção dos usuários, fazendo com que esses assistam os vídeos por puro interesse ou curiosidade.

Portanto, diversas empresas e marcas estão utilizando de itens dos vídeos Thumbstoppers como estratégias de Vídeos Marketing.

O que é Vídeo Marketing?

Vídeo Marketing refere-se ao emprego de vídeos para divulgar o seu negócio nos ambientes digitais. Assim como o Mobile Marketing, a estratégia de Vídeo Marketing trabalha fortemente nas plataformas mobile. Ela também visa atingir um público específico através de um conteúdo visual.

Para realizar a estratégia de Vídeo Marketing de forma efetiva, é necessário considerar os hábitos e comportamentos de compra dos consumidores. Cada vez mais os consumidores procuram informação e conteúdos relevantes.

Lembra que falamos sobre a mudança da Publicidade? Pois é, neste caso essa mudança torna-se ainda mais explícita. A antiga Publicidade visava a compra por impulso. Atualmente, a Publicidade trabalha o conteúdo e a informação, a partir da tendência da sociedade e de cada comunidade.

Portanto, ao utilizar os vídeos como estratégia de Marketing Digital, lembre-se de seus consumidores. Procure atender os seus desejos de forma inteligente, informando e oferecendo produtos e serviços de qualidade.

Benefícios de utilizar vídeos como estratégia de Marketing Digital

São vários os benefícios de utilizar vídeos como estratégia de Marketing Digital. Dentre eles:Ao realizar ações efetivas a partir de vídeos como estratégia de Marketing Digital, você pode atrair maior tráfego para o seu site.

  • Destaque no mercado;
  • Destaque entre os concorrentes;
  • Podem ser implementados em empresas, startups, negócios digitais, etc;
  • Aumenta o reconhecimento da empresa no ambiente online;
  • Cria proximidade com os consumidores e usuários online;
  • Atração de leads;
  • Maior chance de compartilhamento;
  • Fácil distribuição (diversas redes sociais);
  • Possibilidade de inovação (design, itens animados, etc).

Como produzir vídeos?

Ao contrário do que muitos profissionais pensam, produzir vídeos não é uma estratégia cara e muito menos impossível. É claro que em alguns tipos de vídeo, será necessário recursos financeiros mais elevados.

Entretanto, para criar um vídeo relevante e de qualidade, há diversas abordagens que necessitam apenas de conhecimento, dinamismo e criatividade. Portanto, vamos especificar quais as etapas e meios de criação de vídeos como estratégia de Marketing Digital.

Pesquise conteúdos relevantes

A criação de conteúdo é um fator muito importante de toda empresa que trabalha com o Marketing Digital. Portanto, deve ser tarefa de um profissional, geralmente do marketing, que possui os conhecimentos necessários para realizar análises e criar um conteúdo interessante.

Além disso, esse profissional deve ser responsável por conhecer o público alvo, a fim de não desperdiçar conteúdos de qualidade em um público de interesse diferente. Portanto, esteja atento aos assuntos de relevância, tanto para o seu público alvo, quanto para a sua empresa.

O ideal é que todo conteúdo criado esteja relacionado ao seu público e à sua empresa ao mesmo tempo!

Conheça o seu público

Para que o seu negócio se destaque no mercado, conheça o seu público alvo e otimize seu trabalho!Como foi reforçado anteriormente, conhecer o seu público é imprescindível para o progresso e sucesso de seu negócio. Atualmente, com tantos concorrentes no mercado, principalmente no digital, é fundamental conhecer o seu segmento alvo para realizar uma comunicação personalizada.

Com isso, você aumenta as chances de que seu público alvo escute o que você tem a dizer, além de conhecer a sua empresa.

Obter conhecimento  do seu público também pode lhe proporcionar uma redução de custos da empresa, já que você poderá pagar para falar com quem realmente interessa ao seu negócio!

Preocupe-se com o Design

Apesar de os vídeos serem focos de maior atenção por parte dos usuários de redes sociais, não são todos os vídeos que trazem resultados efetivos para as empresas.

Um fator importante a ser considerado para que os objetivos do vídeo sejam cumpridos, é o design. Como os vídeos são visuais e auditivos, manter um design simples e chamativo é essencial.

Portanto, estude a produção de vídeos e veja como grandes empresas digitais utilizam dos vídeos como estratégia de Marketing Digital.

Verifique mídias de maior engajamento

Para que seus esforços na produção de vídeos sejam efetivos, é importante saber que não basta apenas postá-los a qualquer hora e, muito menos, o tempo todo. Postar diversos vídeos o tempo todo não significa que você irá atrair mais clientes em menos tempo. Poupe os conteúdos e temas para criar vídeos de qualidade. Crie uma agenda para postá-los.

E para criar essa agenda de postagens, estude as redes sociais.

Há dias e horários específicos em cada rede social que são mais relevantes e de maior engajamento de seus usuários. O Twitter, por exemplo, é mais acessado às sextas-feiras, entre 9 e 10 horas da manhã.

Portanto, esteja atento aos horários e mídias de postagens para que seus vídeos sejam aproveitados de forma positiva.

Formatos de vídeo

Alguns formatos de vídeos utilizados para atração e conversão de potenciais clientes são:Há diversos tipos de vídeos a fim de atrair e converter leads.

  • Webinars;
  • Tutoriais;
  • Vídeo Case;
  • Stories (Instagram);
  • Q&A (“Questions and Answers” – Perguntas e Respostas);
  • Top 10;
  • Vídeos de Demonstração;
  • Teaser;
  • Institucional.

Portanto, agora que você conhece a importância dos vídeos como estratégia de Marketing Digital, que tal aprender sobre marketing de conteúdo para empresas digitais, a fim de otimizar as estratégias de seu negócio?

[Total: 0    Média: 0/5]